Canção da Mudança

Canção da Mudança Amanda Gorman

Resenhas - Canção da Mudança

Gramatura Alta 20/10/2021

Amanda Gorman é uma poetisa e ativista americana que se destaca em questões de opressão, feminismo, raça e marginalização. Seu primeiro livro de poemas foi publicado em 2015, quando Amanda tinha 17 anos de idade. Em 2017, ela ganhou seu primeiro prêmio literário. Em 2021, Amanda se tornou a poetisa mais jovem a ler em uma posse presidencial, a de Joe Biden.

Em CANÇÃO DA MUDANÇA, Amanda se junta com o artista Loren Long, famoso por seu personagem Otis, que está sendo adaptado para a televisão, e cria um poema simples para contar a história de uma garotinha negra que toca violão e resolve reunir um grupo de diferentes crianças para formar uma banda. Nesse jornada, a garotinha fala sobre liberdade, igualdade, respeito, inclusão, esperança, sobre mudanças em uma sociedade corrompida pelo preconceito e egoísmo.

CANÇÃO DA MUDANÇA começa com a garotinha andando pela rua com seu violão preso às costas. Ela admira o desenho de Martin Luther King desenhado em um muro e encontra um garoto catador de lixo carregando uma tuba. Ela ajuda o garoto a limpar um parque e retomam a caminhada juntos. Depois encontram um outro garoto que parece pertencer a uma gangue de bairro e que toca trompete. Os três ajudam uma garota cadeirante que toca tambor, os quatro ajudam um garoto que toca trombone, os cinco ajudam uma garotinha que toca pandeiro. Ao fim da caminhada, os seis formam a banda. E a página final é a oferta de um instrumento para o leitor tocar e se juntar à turma.

O poema de Amanda em CANÇÃO DA MUDANÇA fala sobre isso, sobre mudança de posicionamento, sobre união, sobre respeito. Através da música, ela reúne diferentes crianças em um objetivo comum. E com essa união, ela demonstra como seria possível fazer o mesmo com as pessoas do mundo. Unidos, nós podemos concretizar qualquer coisa. Separados, vivemos em disputas por justiça e respeito.

CANÇÃO DA MUDANÇA é direcionado para crianças e o poema conversa perfeitamente com elas. Mas, obviamente, também deve ser lido pelos adultos, ainda mais numa época tão conturbada e confusa como a que vivemos hoje em dia. Mudanças acontecem, independentemente de se gostamos ou não. O importante é que essas mudanças sejam para tornar o mundo um lugar melhor. Para fazer pessoas melhores. Só depende de nós. E é isso que o poema explica. Lindo demais!

site: http://gramaturaalta.com.br/2021/10/20/cancao-da-mudanca/

Myres 18/10/2021

"Eu sou a voz que transforma a liberdade em canção.
Você é o amor que transborda de seu vasto coração".

Obrigado Skoob por esse mimo, eu ameeei! lindo demais.

Jamille Santos 04/07/2022

Canção da mudança
Em um mundo onde as crianças são o tempo todo incentivadas a serem egoísta. Esse poema é fundamental e deve ser lido para o máximo de crianças. Além do poema ser belo, ele tem uma lição/incentivo para sermos pessoas melhores.

Camila.Nunes 13/07/2023

Belíssimo texto e ilustração
Livro infantil muito lindo! Ilustrações impecáveis, texto sobre diversidade e inclusão. Ensinando que a diferença é importante para formar um grupo com pensamentos e características diversas que se respeitam e se aceitam em harmonia.

Biblioteca Álvaro Guerra 03/02/2023

"Consigo ouvir a mudança cantarolar sua mais bela e grandiosa canção. Sem medo da mudança que vai chegar, eu canto junto, então."

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786555603125

livrotonina 26/02/2022

#livrotonina
Amanda Gorman é a poetisa mais jovem a ter participado de uma cerimônia de posse do atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Nesse livro infantil ela traz um poema lindo onde a inclusão faz parte da vida dessa garotinha da capa e assim ela “salva” outras crianças do mundo sombrio onde vivem através da música. É um livro bem fofo e cheio de ilustrações para as crianças entenderem bem as cenas com as frases do poema. Recomendo!

“Uso meu corpo e minha razão para dizer que sou contra a opressão.” pág. 10

site: https://www.instagram.com/livrotonina/

Pipoca Nerd 13/06/2022

Resenha Canção da mudança
Amanda Gorman é a poetisa mais jovem a ter participado da cerimômia de posse da presidência dos EUA. Isso não é pouco.

Esse livro é de uma lindeza, gente! A poesia de Amanda, sobre tempos de mudança, é tocante e bonito demais pra permanecer escondido do mundo. Vamos espalhar essa palavra pra todos..

A obra é sobre inclusão, sobre agir a mudança que queremos no mundo, sobre conseguir ouvir a mudança nos jovens,sobre uma geração inteira que clama por mudanças.

Vivemos num mundo tão caótico e cheio de problemas, que ver essa geração ativista e movimentando essa mudança é maravilhoso. É como ver um fiozinho de esperança surgindo, um pouquinho de luz em tempos tão turbulentos.

Canção da Mudança é sobre agir. Não adianta querer um mundo florido se a gente não planta nada, né?

O perdão, o amor, a tolerância... tudo isso tem que ser distribuído. É sobre empatia.
Eu adorei a leitura e achei a edição a coisa mais linda. Em capa dura e super colorida, com ilustrações de Loren Long, o livro é um presente excelente de fim de ano.

Para ler e praticar, Canção da Mudança tem todo meu amor. E você, já cantou hoje?

"Consigo ouvir a mudança cantarolar
Sua mais bela e grandiosa canção.
Sem medo da mudança que vai chegar,
Eu canto junto, então."

Texto e foto @nidees

site: https://www.instagram.com/p/CVWSrGxLDVl/

Leticia 07/09/2023

Um poema lindo, acompanhado de uma ilustração cativante, que fala sobre questões atuais. Eu o indicaria para crianças um pouco maiores, pois é um livro que permite discutir assuntos mais complexos (como o problema climático), que não tenho muito certeza de que crianças de sete anos pra baixo conseguiriam entender facilmente.