Forward

Forward Veronica Roth...

Resenhas - Forward

Bookarina 31/08/2021

Muito bom!
Gostei muito dos contos, inclusive gostei o suficiente para ir atrás de alguns dos autores que não conhecia!
Os contos tem uma vibe black mirror e trazem vários dos melhores aspectos de ficção científica! É delicioso para quem gosta do gênero.
Fox.017 24/01/2024minha estante
Acabei de ler o primeiro e pensei a mesma coisa que tem vibe de Black Mirror hahahaha

MissDLeBeau 27/09/2023

?Qual a sensação de mudar o mundo ??
Já digo que li totalmente influenciada pelo Rodolfo.

São seis contos de ficção científica, que me introduziram nesse gênero que ansiava a tempos começar a ler.

Um ou outro conto não tem todo aquele desenvolvimento que deveria ter, porém já era de se espera afinal são histórias curtas e por isso ficaram rasas demais.

O primeiro e o penúltimo conto me surpreenderam de formas diferentes, e provavelmente foram o que mais me prenderam no livro.

Não atingiu as expectativas que eu tinha antes de começar essa leitura. Mas eu gosto bastante no final.

Isabele Haskel 02/10/2023

Conto 1 ?????
summer frost - blake crouch

conto 2 ????,5
pele de emergência - n. k. jemisin

conto 3 ????,5
arca - veronica roth

conto 4  ???,5
você chegou ao seu destino - amor towles

conto 5 ????,5
a última conversa - paul tremblay

conto 6 ??
randomizando - andy weir
Gessyka.Loyola 02/10/2023minha estante
Adorei sua forma de avaliar um livro de contos! ???

@tigloko 22/01/2024

Cenários perturbadores mas que trazem boas reflexões
Nos 6 contos desta coletânea, cada um escrito por um autor de destaque no cenário contemporâneo da ficção, são abordados caminhos possíveis do futuro através da tecnologia, apresentando os prós e contras do avanço científico em diversos tópicos como por exemplo inteligência artificial(I.A.), manipulação genética ou computação quântica.

Das histórias presentes, deixo como destaque as três que me chamaram atenção:

??? Pele de Emergência, por N.K.Jemisin - Basicamente mostra um futuro em que os habitantes da Terra colonizaram outros planetas e o nosso foi abandonado. Acompanhamos um viajante em missão para Terra em busca de algo e descobrimos como o planeta está depois de anos. Gostei da forma que é utilizado o ponto de vista nesse conto, em que o narrador é uma I.A e o personagem principal não tem voz. Além do estilo de escrita da autora ser bem envolvente. Ela ainda consegue tratar questões raciais, ainda que sutil, de forma brilhante.

?? Arca, por Veronica Roth - Nesta história acompanhamos os preparativos para salvar as espécies da fauna e flora do nosso planeta em uma arca e a saída iminente, já que um meteoro vai colidir com a Terra e destruí-la. Apesar do clima de fim do mundo que a história desenvolve, gostei do estilo contemplativo deste conto, por tratar da questão do luto e da importância dos pequenos momentos de felicidade.

?? Você chegou ao seu destino, por Amor Towles - Em uma clínica de fertilidade avançada, Sam é apresentado não apenas às características do seu filho que virá, como também à possibilidade de escolher como será seu futuro, sendo apresentado a três opções. Acho que esse foi o conto mais destoante da coletânea, não passa uma sensação de ficção científica, me pareceu mais uma história dramática com elementos de FC. Mas ele traz uma sensação de inquietação, de imaginar as possibilidades e as escolhas que fazemos na nossa vida que é interessante de ler. Foi a minha história favorita desta coletânea.

É sempre difícil classificar um livro de contos, ainda mais um que tem vários autores e seus diferentes estilos de narrativa. Mas eu gostei da experiência de leitura, são assuntos que estão em evidência e trazem reflexão no nosso cenário atual. Além de conhecer autores que sempre tive curiosidade.
Núbia Cortinhas 22/01/2024minha estante
Adorei a resenha e também de acompanhar o diário de leitura, Tiago! ?? ?? ??

@tigloko 23/01/2024minha estante
Obrigado Núbia ??

Queria Estar Lendo 02/11/2021

Resenha: Forward
Forward foi o livro do Intrínsecos de Setembro, para o aniversário de três anos do clube, e não poderia ter sido uma leitura mais incrível e instigante. Um deleite da ficção científica, essa coletânea traz cinco histórias de cinco mentes brilhantes do gênero, questionando avanço tecnológico e humanidade da melhor maneira possível.

Essa antologia foi criada pelo Blake Crouch, autor de Recursão - que também assina um dos contos - e reúne cinco dos maiores nomes da literatura de fantasia e ficção científica da atualidade: N.K. Jemisin, Veronica Roth, Amor Towles, Paul Tremblay e Andy Weir.

Summer Frost - Blake Crouch
O conto que abre essa coletânea explora realidade virtual e inteligência artificial em seus extremos. A protagonista, Riley, é uma programadora trabalhando em uma NPC de um novo jogo de mundo aberto, com exceção do fato de que a inteligência dessa NPC se sobressaiu e a tornou especial o suficiente para estudos paralelos - até se tornar uma IA revolucionária e espetacular por sua existência.

Eu fiquei vidrada no desenvolvimento desse conto. Tem um pouco de mistério para entender mais da Max - a NPC em questão - e seu relacionamento com sua criadora. Tem um pouco de drama porque a vida da Riley começa a descarrilhar ao mesmo tempo em que os estudos e avanços da Max se tornam gigantescos. Tem terror, porque o tempo todo temos a sensação de que a inteligência artificial está indo longe demais simplesmente por existir; mas é errado, no fim das contas? Ou pessoas que podem usá-la para o mal é que são realmente ruins?

Brilhante e aterrorizante em todo o desenrolar da história, Summer Frost foi uma abertura excelente para o que essa antologia propõe, que é estudar os avanços da tecnologia como a conhecemos, mas levando-as a extremos que podem se tornar perigosos e incontroláveis ou mesmo grandiosos demais para o mundo que os conhecem como tão ínfimos.

Pele de emergência - N.K. Jemisin
Abram alas para a rainha da fantasia e da ficção científica e da minha vida que é N.K. Jemisin. Pele de emergência acompanha uma IA enviada a um planeta chamado Tellus; lá, essa criação precisa seguir as direções das vozes artificiais em sua mente para recuperar alguma coisa que pode salvar seu planeta natal.

Esse conto envolve apocalipse, recomeço e questões de raça; Jemisin tem uma narrativa afiada e extremamente enervante, do tipo que você não consegue parar até o fim. O conto explora esse planeta, que deveria estar destruído mas sobreviveu e segue em grandes avanços, e os motivos que levaram o povo do planeta natal da IA a abandonar o lugar.

Eu gostei demais de como esse conto aponta o dedo para diálogos sobre superioridade de raça e inteligência, como bate de frente com racismo e misoginia de maneira certeira. Jemisin é uma voz em bilhões e eu tenho muito orgulho de gritar o quanto sou devota das histórias dessa mulher.

Arca - Veronica Roth
A história da Roth fala sobre a nossa Terra prestes a encontrar a extinção. Há vinte anos, um cometa tomou curso para o planeta e a humanidade passou a se preparar para o fim de tudo, construindo arcas para evacuar pessoas em direção a um novo planeta e construindo estações de pesquisa para garantir que a maior parte da vida animal e vegetal fosse catalogada e colocada em duas arcas. Samantha, a protagonista, é uma horticultora e está em seus estágios finais de estudo e catalogação.

Eu não achei que fosse chorar com esse conto, mas chorei. O tom que a Veronica Roth estabelece para essa história é mórbido desde o princípio, e fala muito sobre luto e perda e sobre aquele peso que nunca passa realmente, não importa quanto tempo se passe. É uma história triste e sensível sobre o fim de tudo, ainda que haja tantos preparativos para um recomeço.

Samantha e sua relação com as orquídeas, que ela ajuda um velho doutor a estudar, são dois pontos dolorosos de acompanhar. Eu não sabia o que encontraria nesse conto e ele acabou se tornando um dos meus favoritos ao fim. E que fim!

Você chegou ao seu destino - Amor Towles
Esse conto explora a possibilidade de inseminação artificial num nível extremo de controle e manipulação genética; aqui, o protagonista visita uma clínica para descobrir que eles podem não apenas ajudar ele e a esposa a conceber, mas também podem determinar como vai ser o futuro e a personalidade da criança que vão ter de acordo com códigos genéticos e, claro, sua preferência.

Eu achei todo o conceito muito Black Mirror no sentido de ser extremamente bizarro e medonho; a ideia de que os pais podem controlar o futuro do filho com uma única escolha é controladora e, conforme o protagonista vai vendo, nem um pouco recompensadora. Não importa qual futuro escolha, sempre existe aquele momento de provação e de desespero e de perdição que todos experimentam na vida.

E aí começam questionamentos que o conto abordou muito bem, tanto em relação ao controle assim como o quanto esse controle não pertence realmente a quem está escolhendo. Não conhecia nada do autor, mas fiquei curiosa pelas obras dele.

A última conversa - Paul Tremblay
Certamente a história mais confusa por mexer com o desconhecido durante quase toda ela. No conto, você é o protagonista, mas não sabe o que está acontecendo. Você acorda em um quarto escuro e a voz de uma mulher te informa de que tem algumas tarefas a cumprir para se sentir mais saudável; o motivo? Ele vai ser revelado lá no final.

Esse conto me deu vibes de Black Mirror também, justamente por trabalhar aquela coisa da tecnologia com o bizarro e o mistério que funciona bem pra construir a tensão durante a leitura. A narrativa dá pequenas pistas do que pode estar acontecendo, até revelar tudo num final pra lá de chocante. Acho que vale a pena manter o mistério do que se trata nesse conto para garantir que a imersão seja completa quando você for ler.

Randomizando - Andy Weir
Por fim, uma história de trambiqueiros futuristas mexendo com física quântica, basicamente. Eu comecei esse conto um pouco confusa, numa Las Vegas que está tentando evitar golpes em cassinos gigantescos e então dois golpistas tentando tirar a sorte grande mesmo assim.

O conto explora bastante da física quântica para leigos, porque usa explicações compreensíveis e fáceis de acompanhar. Como alguém que se formou em faculdade de humanas, te garanto que não tem como se perder aqui. Achei toda a concepção do golpe e de como ele se alia à tecnologia muito interessante, e o desenvolvimento inesperado do final também. É uma história rápida e bem construída.

No geral, Forward foi uma surpresa maravilhosa. Resolvi ler fora da TBR porque eram contos e pareciam interessantes e encontrei histórias intensas, reflexivas e críticas; terminei esse livro querendo conhecer mais dos autores que não conhecia e completamente apaixonada pelas histórias da Jemisin e da Roth, com quem já era familiarizada.

Se você curte ficção científica em seus mais diferentes sub-gêneros, procura Forward porque vai adorar!

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2021/11/resenha-forward.html

CAkune 11/06/2023

Bons contos de ficção científica
Eu sou grande fã ficção científica e especialmente no caso desse livro a maioria dos contos abordam temas utópicos e distópicos sobre o futuro. Também acho interessante a proposta de montar um livro com contos de diferentes autores e que seguem um tema principal.
As histórias não esbarram entre si, todas se mantem dentro do tema e seguem caminhos diferentes dentro dos gêneros cyberpunk e solarpunk.
Nem todas as histórias são cativantes e/ou envolventes, isso não se trata necessariamente de um gosto pessoal, pois apesar de uma das histórias ser de um tema que me interessava ela acabou sendo um pouco arrastada. Isso pode acontecer com qualquer livro, sendo ele de contos ou não, todos estão sujeitos a ter um momento da história que o leitor não se interessa tanto.
Por fim eu acredito que a pior parte de alguns contos é que eles são apenas contos e não um livro ou uma trilogia inteira.

Rodolfo 08/12/2021

Forward é uma coletânea de seis contos de alguns dos maiores autores de ficção científica da atualidade.
Com uma temática que imagina a tecnologia da atualidade (já bem avançada) no futuro, vamos sendo apresentado a visões sobre a vida humana, a fauna e flora, bem como a intrínseca relação das tecnologias com a humanidade.
Confesso que os dois primeiros contos foram os que mais me agradaram, sendo que me peguei em muitos momentos "trazendo" aquele cenário distópico para o nosso cotidiano.

Jane.Mello 03/10/2021

Intrigante...
Forward é aquele livro que te faz viajar nas teorias e ficar até intrigada em certos partes.
O livro trás vários autores e estória que juntos nos fazem pensar em um futuro talvez próximo ou distante que pode ou não não se concretizar...
Dos seus contos o que mais gostei foi Arca e a última conversa...

Anna caldieri 25/09/2021

QUE LIVRO!!!!! Dos seis contos, gostei muito de 4.

Me decepcionei com o conto da Veronica Roth, que tava bem animada por amar os livros dela.. mas achei ele bem fraco. E não curti o ultimo conto.

Mas os outros quatro ganharam meu coração. Muito criativos e com diversas criticas sociais sendo debatidos.

Um dos meus intrínsecos favoritos do ano!

Maisa @porqueleio 14/03/2022

Para refletir sobre nossa dependência de inteligências artificiais
'Forward' é uma coletânea de contos organizados pelo autor Blake Crouch, com seis contos que misturam ficção especulativa e ficção científica.

SUMMER FROST: O conto que abre a coletânea é do organizador Blake Crouch, e que pretende explorar a realidade virtual e a Inteligência Artificial. Com uma linha do tempo ágil, teremos uma discussão fantástica sobre o desenvolvimento de uma IA, e os limites entre o virtual e o real.

PELE DE EMERGÊNCIA - N.K.Jemisin: o protagonista é enviado ao planeta Terra – chamado por sua sociedade de Tellus, em uma missão que pode salvar os remanescentes da raça humana. Um conto que foi tão fantástico que eu preciso saber o que aconteceu após o final da estória...

ARCA - Verônica Roth: o foco não está na tecnologia, mas sim na destruição do planeta. Sublime e poético, mesmo parecendo ser sobre perda, trata-se sobretudo de recomeços. E a reconexão que ela faz com suas raízes por conta de uma coleção de orquídeas e o pesquisador é terno, triste e promissor.

VOCÊ CHEGOU AO SEU DESTINO - Amor Towles: trata de inseminação artificial, mas com opção de escolhas tão minuciosas que chegam a dar medo, porque a escolha é limitada por um algoritmo que deduz quais seriam os possíveis caminhos dentro das possibilidades do seu grupo na sociedade. Pois é, ascender dessa forma também é difícil...

A ÚLTIMA CONVERSA - Paul Tremblay: é absolutamente aterrorizante! Só existem dois personagens – você e Anne. Claro que você quer saber quem é e o que aconteceu, mas quanto mais próximo você chega das respostas, mais apavorado fica! A ignorância é uma benção...

RANDOMIZANDO - Andy Weir: traz trambiqueiros misturados com física quântica! Se os jogos de Vegas são à prova de fraudes, porque não usar um QI elevado para burlar a segurança?

No geral, Forward foi uma surpresa instigante, com reflexões e críticas intensas, e que envolvem o leitor de tal forma, que fica impossível largar.

site: https://www.instagram.com/p/CaaZUUxvxv7/

Joao366 01/04/2024

Forward
Eu não sou muito chegado em livros de contos, então já não botei expectativas nesse livro aqui. São 6 contos, tenho que admitir que são bem escritos, mas nem todos são bons, e nem todos prenderam minha atenção, alguns são muito arrastados e enrolados, de vez em quando eu ficava um pouco perdido nas tramas, são muitos termos científicos e muita tecnologia envolvida kkk
Eu tô começando a achar que apesar de ficção científica ser bem interessante não é pra mim kkkk
Não vou comentar cada conto individualmente porque se for essa resenha vai ficar enorme e cansativa, mas de modo geral foi um livro mais ou menos, levando em consideração que nem todos os contos me prenderam e alguns foram bem arrastados também.
Todos são bons escritores, mas como gostei mais do conto que o Blake Crouch escreveu vou procurar outras obras dele pra ler.

DaniloVeronezzi 26/09/2022

Diferente
O livro é composto por seis contos sobre tecnologia e possíveis formas de fim do mundo. É interessante e gostoso de ler. Já conhecia um autor de um dos contos, e gostei bastante de conhecer outros. Recomendo!

Bruna - @libros.et.libri 09/03/2022

Interessante
Coletânea composta por seis contos que abordam momentos-chave da criação de tecnologias que tem o poder de mudar a humanidade. Tecnologias que podem levar ao fim do mundo como o conhecemos, à destruição da humanidade, manipulação genética, viagens interplanetárias….

Com nomes de peso da ficção cientifica e fantasia contemporânea, Forward conta com Blake Crouch (Matéria Escura e Recursão), N.K. Jemisin (A Terra Partida, Cem mil Reinos e Nós Somos a Cidade), Veronica Roth (Divergente), Amor Towles (Regras de Cortesia e Um Cavalheiro em Moscou), Paul Tremblay (O chalé no fim do mundo e Na Escuridão da mente) e Andy Weir (Artemis e Devoradores de estrelas).

Os meus contos favoritos foram:

Pele de Emergência da N.K. Jemisin, não consigo ser imparcial, adoro tudo que ela escreve e esse conto não foi diferente, a autora aborda com maestria temas como opressão, preconceito, racismo, machismo, ideias extremistas e o comportamento humano.

Arca da Veronica Roth, a chegada iminente de um asteróide dá inicio a contagem regressiva para com o fim do mundo. A poucos meses da colisão catastrófica a Arca Fauna e a Arca Flora, que levam a preservação de plantas e criaturas vivas para a Terra 2, que devido ao tempo de viagem não será conhecida por nenhum habitante da Terra, somente por seus descendentes. Aborda temas como perda, a importância do lar, família, pertencimento e esperança.

A Última Conversa de Paul Tremblay tem um enredo que deixa o leitor totalmente no escuro, assim como o personagem principal, o que aumenta a empatia por ele e pelo que ele está passando, e quando conseguimos entender o que realmente está acontecendo é um choque que te leva a reanalisar tudo o que você leu até ali. Aborda temas como solidão, amor, família, respeito e o poder de escolha.

Achei incrível essa coletânea e quero os livros dos autores que ainda não conhecia.

site: https://www.instagram.com/libros.et.libri/

Andrea141 04/01/2024

Mehhh
Os dois primeiros são muito bons, os demais.. nem tanto. Ainda assim, valeu a leitura para passar o tempo.

Aninha 26/07/2023

Eu costumo não gostar muito de livros de contos, e esses são bons mas é difícil se aprofundar em poucas páginas neh?