O Castelo Rackrent

O Castelo Rackrent Maria Edgeworth

Resenhas - O Castelo Rackrent

Ralibô 29/08/2021

Um conto
Maria Edgeworth realmente me surpreende, como a imaginação de um autor pode criar cenários e personagens tão distintos. É um livro para se ler em uma tarde, não é para se tornar o preferido, mas tem alguma genialidade com a qual a escritora permeia. O livro trás uma pequena biografia da autora, o que na minha opinião trás um bônus ao livro.

Paola 31/08/2021

Interessante
Gostei bastante da narrativa e confesso que fiquei bastante surpresa com as atitudes de dois personagens conforme o final foi se aproximando. Uma, em especial, me deixou bem decepcionada, mas o livro é legal e foi uma boa leitura!

Carol 05/01/2022

Impressões da Carol
Livro: O Castelo Rakrent {1800}
Autora: Maria Edgeworth {Inglaterra, 1768-1849}
Tradução: Catharina Schnell
Editora: @pedrazuleditora
120 págs.

#1001livrosparalerantesdemorrer

A romancista britânica mais célebre e lida no início do século XIX não foi Jane Austen, como muitos poderiam imaginar. Mas sim, a anglo-irlandesa Maria Edgeworth, de quem Janinha era fã.

Spoiler: quem está no projeto #lendojaninhatodinha lerá a defesa que Jane faz do romance "Belinda", da "grande Maria", na "Abadia de Northanger" :)

Maria Edgeworth foi criada num ambiente intelectual propício, tendo acesso a uma educação de boa qualidade e variada, sempre apoiada pelo pai (um proprietário de terras, inventor e, podemos dizer, um coelho, pois teve 22 filhos, com 4 esposas diferentes). É a Maria quem cabe administrar as terras e os negócios da família, quando seu pai morre.

Ela publicou diversos livros infantis, ensaios e romances, obtendo sucesso de crítica e de público e influenciou toda uma geração de autores, como Jane Austen, Sir Walter Scott e William Thackeray.

Publicado em 1800, "O Castelo Rackrent" traz a história da derrocada dos Rackrent, geração a geração, narrada pelo mordomo da família, o pobre Thady. É uma sátira exuberante e bem humorada que explora cenas da vida cotidiana irlandesa.

À época da publicação, havia um esforço por parte dos intelectuais e escritores anglo-irlandeses em ambientar suas obras na Irlanda, que não possuía ainda uma literatura nacional. Havia interesse em diminuir a visão estereotipada do irlandês, como um povo rude e indisciplinado. "O Castelo Rackrent" é, assim, considerado um dos principais romances nacionais.

Maria Edgeworth costumava dizer que seus romances tinham propósitos morais. O que posso dizer é que tais propósitos não sobrecarregam sua escrita, que é muito envolvente: enredo, personagens, humor, tudo na medida certa.

"O Castelo Rackrent" veio na Caixinha Dublin do @clubedeleitorespedrazul, um clube especializado em obras de literatura clássica de língua inglesa esgotadas ou nunca traduzidas para o português. Um prato cheio pra quem segue o desafio do 1001 Livros. Recomendo!

Aninha 24/09/2021

Um castelo e seus herdeiros
O livro é narrado por Thady Quirk, um funcionário da família Rackrent. Ele conta a história dos membros desta família com extrema lealdade.
A história começa com Sir Patrick, herdeiro do castelo que gostava de festejar. Em seguida temos Sir Murtagh casado com uma mulher mesquinha e egoísta.
Na família Rackrent temos também Sir Kit, o irmão mais novo de Sir Murtagh. Este irmão casou-se por interesse com uma herdeira rica judia. E após algumas desavenças do casal, o marido cruel deixou a esposa trancada no castelo durante anos.
Por fim, temos o Sir Condy, o integrante da família preferido por Thady. O destino deste membro da família Rackrent foi determinado por uma moeda numa aposta cara ou coroa, e o resultado seria o seu casamento entre a rica Miss Isabella Moneygawl ou a pobre Judy M?Quirk (sobrinha de Thady).
Gostei muito do livro, sobretudo a narração irônica composta por Thady para mostrar a relação entre os inquilinos e senhorios. Além disso, o texto extra contido na introdução da editora Pedrazul enriqueceu o livro.

Jenni.Castro 18/09/2021

Um pequeno livro de contos! Foi meu primeiro contato com a autora e eu amei. O mordomo é muito amorzinho, eu me encantei com um morador do castelo. Ansiosa para ler Leonora.

Dri 02/05/2022

Aspectos da vida na Irlanda
Acho que eu estava com muita expectativa por ter estudado a escritora em um curso e me decepcionei. Esperava um relato mais sério, mas mesmo assim foi possível aprender um pouco sobre os costumes irlandeses. Um mordomo que trabalha no Castelo Rackrent conta um resumo, de forma irônica, de várias gerações de proprietários.

Larinha 06/02/2022

Costumes
Livro curtinho, mas que é um livro muito bem escrito. Traz a história de uma família e suas gerações.
Thady, criado fiel da família, conta a passagem dessas gerações, até o seu preferido assumir e perder o controle do castelo.
Muito interessante como a autora fala dos costumas da Irlanda da época e como a questão do feudalismo e da servidão ainda estava muito arraigado na sociedade Irlandesa da época.
Ps: as notas de rodapé tornam a história mais interessante ainda. Amei demais!

JAssica31 28/02/2022

"O Castelo Rackrent" é conhecido como o primeiro romance histórico. Uma estória que, apesar de curta, é bastante envolvente. Gostei!

Souza.Barbosa 20/11/2023

Cara ou coroa.
Meu primeiro contato com a autora, amei.
Quero todos kkkkk
Livreto com muitas reviravoltas e intenso em poucas páginas.
Eu amei a escrita e o desenrolar dos personagens
O senhor Thady, que lealdade no serviço para essa família maluca e desestruturada cada herdeiro pior que outro.
Agora esse Jason que pilantra totalmente diferente do pai, cobra ?
A dica: Cuidado com as decisões tomadas por brincadeira ou supetão traz trágicas consequências. É fato
Leia

_bbrcam 08/10/2021

O meu erro foi ter lido depois de Leonora,
mas é um livro super bacana que te prende, apesar de ser praticamente um conto. Gostei da história e da reviravolta rs.

ramiromat 22/11/2022

Eu gosto bastante quando o autor conversa com o leitor, desde que seja na medida certa. Esse livro é um ótimo exemplo. O personagem que narra sabe colocar limites em seus pensamentos. É uma história triste, sim, sobre a decadência de uma família e todo o seu poderio. Que ódio daquele Jason, nem nos últimos momentos ele deixou de ser ganacioso. Fica a lição de que nem sempre a sorte pode ser uma amiga, pois de qualquer maneira, o Sir Condy teria sua desgraça.

Ale 22/12/2021

Thady o empregado do castelo narra todos os herdeiros que passaram pelo castelo. Mostra quem é o seu preferido e como todos vão ao declínio. Uma boa história para conhecer Maria Edgeworth

Marília 07/05/2022

Nesse livro podemos ver como mesmo grandes fortunas quando mal administradas e disperdicadas um dia acabam.

Patty 10/07/2023

O Castelo Rackrent, ambientado na Irlanda de 1782, ele conta a história de várias gerações da família Rackrent. Narrada por Thady Quirk, um servo fiel, e comentada por um narrador anônimo. O herdeiro preferido de Thady é Sir Condy Rackrent, um parente distante e pobre que acabou se tornando o soberano no Castelo Rackrent. Thady relata o amor de Sir Condy por Judy e como seu futuro foi determinado pelo "cara ou coroa".
O livro, que está quase mais para um conto, é curtinho e fácil de ler, e me conquistou mais do que Leonora, o outro livro que li da autora.
É interessante ver sobre a cultura e tradições da Irlanda do século XVIII, além de mostrar como até grandes fortunas podem acabar se não forem bem administradas.
Me encantei com Thady, odiei o Jason e vivi um amor e ódio com Sir Condy.
Assim como o outro livro da autora, esse não é o meu favorito do Clube de Leitores da Editora Pedrazul, mas ainda foi melhor que Leonora, aqui a autora de fato conseguiu me cativar mais do que no outro.
É um bom livro, que vale a leitura, talvez eu é que não esteja na "vibe" de clássicos e por isso não tenha gostado tanto dele.