Urutau Larissa Brasil

Resenhas - Urutau

Carla.Zuqueti 16/04/2024

Urutau
?A mãe contava uma lenda, que o urutau era um espírito da noite e que quando cantava era hora de crianças irem para cama ou o urutau os levava para outro mundo.?

A inspetora Nanda Noronha é convocada para retornar ao trabalho. Ela fora afastada após seu embate com o serial killer conhecido como Ave Fantasma, ou Urutau, onde seu marido Saulo foi assassinado e ela gravemente ferida.

Após um intervalo de 18 meses, um assassino com o mesmo modus operandi volta à cidade e o delegado Jorge Rocha convoca Nanda para comandar novamente a força tarefa para capturar a Ave Fantasma. Ela é a pessoa que melhor conhece o assassino, pois esteve frente a frente com ele.

Nanda não o conhece. Ela não viu diretamente seu rosto e sofre de estresse pós traumático e não se lembra muito bem da noite que mudou toda sua vida. Mas está preparada para buscar seu algoz e tem uma fera escondida, pronta para atacar. E isso também pode ter consequências.

Só que, mesmo com tantas semelhanças - a escolha das vítimas, a posição dos corpos, o coração retirado - o assassino não parece ser o mesmo. Ele acrescenta algumas mudanças como se quisesse mostrar alguma coisa. Ou ele quer ser capturado. Ou trata-se de um imitador. Ou são duas pessoas.

Primeiro livro que li da autora Larissa Brasil, me chamou a atenção pelo nome, por fazer pouco sentido para um livro de suspense. Ja estava na lista e decidi ler para o desafio de abril.

O livro me surpreendeu positivamente: muita ação, muitas pistas, um bom quebra-cabeças para solucionar.

Está disponível no Kindle Unlimited.

Priscila700 05/04/2024

Razoável
Li este livro por influência de vários comentários, mas a mim, não agradou. Achei muito arrastado. Continuei insistindo e não dava, não me prendia. Terminei mesmo porque nunca deixo um livro pela metade. Mas foram bem cansativas essas mais de 500 páginas!!!

Carlinha 31/03/2024

Bonzinho
Uma história muito boa. Comecei sem expectativa e até a metade do livro eu estava muito interessada.

Uma série de crimes bárbaros, uma investigação complicada e frenética, um enredo eletrizante!

Gostei do protagonismo feminino, mas teve momentos que foi um pouco forçado. Ações da personagem principal bem imaturas, às vezes parecia que nenhum dos policiais estavam preparados para atuar no caso. O assassinato parece um quiabo de tão liso.

Começa bom, fica maçante na metade e acaba bem ruinzinho.

Abre o caminho para o próximo livro, mas não sei se vou continuar a saga.

Dai Solyom 15/03/2024

Ave da expectativa
Eu me apaixonei pela capa e pelo título, porém o suspense não me envolveu.

A história até teve alguns pontos interessantes, mas a protagonista é muito rasa, o que fez com que eu não conseguisse criar empatia por ela.

Nenhum personagem interessante, nem ao menos os vilões.

Diálogos pouco elaborados.

Não foi um livro para mim.

Valkenz 14/03/2024

NOSSA! Que grata surpresa foi essa leitura! Sabem quando iniciamos algo sem expectativa alguma? Apenas pelo hábito da descoberta? Foi página atrás de página de algo contendo uma proposta muito inovadora e gostosa de ler! Eu saquei quem era a vilã da história por causa de uma única frase, porém, a tensão da descoberta persiste até a grande revelação.
ADENDO: não consegui ler as palavras cruzadas pelo kindle, fonte MUITO PEQUENA em relação ao restante do texto.

LimaOLimao 03/03/2024

Lido com a Mari.
Enredo - 3,0 estrelas ( Bom

A construção dessa história, ao longo do livro, foi baseada somente em um acontecimento: o assassinato e os traumas que decorreram posteriormente na mente da personagem principal.

Isso foi ao mesmo tempo bom, porque a investigação e a história dos assassinos foram boas para mim, mas ruim, porque a autora só tem como foco um único assunto por 400 páginas. E ainda deixou pontas soltas, que fazem referência a esse livro, para o segundo, o que achei desnecessário.

Fora as situações bem anormais, assim, querendo fazer algo dar certo no enredo, mas me fez parecer uma situação fantasiosa até de mais. ( Principalmente, e na maioria das vezes, as partes na Delegacia )

Personagens - 2,5 Estrelas ( Razoável

A descrição dos personagens, digamos assim, nem existe. Só umas míseras características, mas nada substâncial, nada que eu consiga ter na mente, até o final do livro, como que cada personagem seja, além de só ter descoberto que tem arte da personagem principal só no final do livro.

Nanda Noronha, a personagem principal, que não foi uma das minhas personagens favoritas, mas que também não foi impossível de acompanhar a história do ponto de vista dela, fez com que eu entendesse de um modo geral o jeito dela, a forma imprudente de agir, e o que (talvez) a autora quisesse demonstrar com essa personagem imperfeita. (digo isso, porque li com a minha amg Mari, e ela achou a personagem insuportável)

Escrita - 3,0 estrelas ( Bom.

Achei fluída, tem uma escrita bem dinâmica, não foi nada difícil, ou maçante pra mim.

Só teves uns momentos em específico que a autora deu mais ênfase nos sentimentos da personagem principal, talvez querendo dar mais peso a tristeza dela ou algo poético, que pra mim, não fez eu ter tanta emoção assim. Em relação a outros pontos de vista, eu gostei bastante.

Tem arte no livro, tanto no início quanto no final, o que me surpreendeu, até; A divisão dos capítulos são com uma imagem de Palavras cruzadas, e a palavra certa fica grifada em preto e eu achei a capa muito lindo, o livro em específico é lindo de mais.

mari.rsp 02/03/2024minha estante
adorei a resenha, diva

Gabyz.z 03/03/2024minha estante
Urutau tipo literalmente a mãe da lua?

LimaOLimao 03/03/2024minha estante
Sim, tem essa referência no livro.

Danielli.Assis 27/02/2024

E será que pode mesmo uma ave matar várias crianças?
Um livro de lendas urbanas, que te prende até o final.

Manoel.Ramalho 27/02/2024

Fantástico...
Que grande surpresa a obra de Larissa Brasil. Thriller fabuloso, inteligente, criativo inesperado, tenso, que cativa. Não deixa nada à desejar diante de literatura estrangeira... e o melhor (ou pior), várias pontas soltas para iniciar o segundo volume... leiam e apreciem... Vale cada página...

Guilherme.Ribeiro 24/02/2024

"Vivo entre meias verdades e mentiras inteiras"
Eu ADOREI esse livro! Sério, bom demais, fico sempre tão feliz quando encontro autores nacionais tão talentosos quando os gringos, e Larissa Brasil é uma delas, com certeza.

Sua escrita em primeira pessoa deixa todo o caso muito intimista, e o quebra-cabeça que vamos montando junto da Nanda te faz devorar uma páginas atrás da outra, especialmente pelo tamanho dos capítulos, sempre na medida certa.

Fiquei ainda mais feliz quando terminei e descobri que acertei quem era a assassina hehe ela sempre esteve ali, no meu radar, justamente como a ave agourenta, e a satisfação de ter desvendado um livro tão complexo fechou com chave de ouro.

Todo o trabalho da Lari de pesquisa e estudo aparece nitidamente nas páginas, nas personagens e em como tudo se fecha (com exceção daquilo que nos leva ao segundo livro, claro). Não chegou a ser 5 estrelas, pois logo próximo ao final senti que houve uma leve... desacelerada, o ritmo se perdeu em algum momento, mas logo retomou com um frenesi de revelações.

Viva a literatura nacional!

Erica 17/01/2024

Um mistério bem escrito, personagens complexos, achei difícil acertar quem era o assassino, cada hora a gente muda de opinião. Gostei mto de ler.

Fabiana.Windjaba 24/12/2023

Um bom livro
Ufaaa, enfim eu acabei!

A escrita da autora é envolvente e intensa, criando redes e conexões interessantes nos fazendo ler não apenas como espectadores, mas como um componente a mais na equipe de Nanda Noronha. Sensacional!
Contudo, achei o livro muito extenso, às vezes cansatigo, com partes da história que poderiam ser mais condensadas de forma a garantir o ritmo e a tensão.

Carol.Scagliusi 13/12/2023

Urutau
Urutau é o primeiro livro em que acompanhamos a jornada da detetive Nanda Noronha. Ela investiga um assassino em série que mata meninas de 11 anos, deixando-as sem coração e este pintado de preto e invertido.

Nanda tem um histórico horrível quando investigava a primeira aparição dele, porém agora é chamada de volta para retomar o trabalho.

A história é incrível, com personagens muito bons e toda a investigação tem sentido, tanto as mortes, como o motivo.

Uma segunda parte já foi lançada com o nome de Irebu e está a venda no site da autora e também disponível no Kindle unlimited.

Fafhy 10/12/2023

Urutau
Eu realmente amei esse livro! Muito mesmo!
Não foi o primeiro livro que eu li da Larissa Brasil, mas esse é muito melhor que A Garota da Casa da Colina.
Comecei Urutau por uma indicação e foi uma experiência incrível.
O mais incrível desse livro é que o "antagonista ", no caso A Ave Fantasma é uma mulher, uma assassina muito bem elaborada.
Gosto dos detalhes, é perfeito em minha opinião.
Não sou muito fã da personagem principal, acho a Nanda muito explosiva, e em certos momentos me identifico com ela.
Eu suspeitei de quem seria a assassina de crianças logo no início, porque sou muito detalhista, mas ter a certeza foi gratificante.
O livro é muito bom.
A literatura brasileira agradece Larissa Brasil.

"O passado é como um pássaro no escuro, à espreita do melhor momento. Não há como deixa-lo para trás, ou você o enfrenta ou ele te agarra lá na frente ".

PatrAcia146 03/12/2023

Maravilhoso!
Torcendo para um crossover da Inspetora Nanda Noronha com o Ramiro do Rodrigo Santos! Fariam um bom par de investigadores mesclando cultura indígena com religiões de matriz africana. Já quero!