Urutau

Urutau Larissa Brasil

Resenhas - Urutau

Gessyka.Loyola 13/08/2023

Ave Fantasma
Caramba, quase tive um treco até descobrir o assassino. O livro é bem descritivo, tem algumas histórias paralelas que de primeiro momento a gente não entende nada, mas adiante tudo se encaixa e é muito bom.
O mistério é bem original e o plot me surpreendeu e convenceu.

Karol 20/08/2022

Sensacional
Não só amei a escrita como a história. É plausível, bem fechadinha (embora vá ter um segundo livro e me deixou super ansiosa pra isso), com personagens reais, cenário bom. Da página 160 pra frente não da pra parar, cada página que vc lê mais da vontade de ler. Conheci a autora na Bienal e é por essas e outras histórias que precisamos valorizar autores nacional. A gente tem mta coisa boa por aqui.
LuaTeresa 05/11/2022minha estante
Pode me dizer os gatilhos?
Me diz se tem hot? Não gosto

Karol 05/11/2022minha estante
Gatilhos: abuso infantil, doenças psiquiátricas, que me lembre é isso. Zero cenas hot, é livro investigativo

Ok. Obrigada por me dizer

Santz 16/02/2023

Simplesmente não foi
Racionalmente, eu entendo que esse é um livro bem escrito, mas só ser bom não é suficiente, tem que ser divertido de ler.

Simplesmente não consegui me conectar a história, para mim nenhum dos personagens me pegou, o mistério não me trouxe interesse e a escrita, que é muito elogiada, na minha opinião é muito destoante, me tirando da história o tempo todo e tirando meu interesse pela trama.

Eu só continuei porque achava que em algum momento eu iria me apegar, mas esse momento nunca chegou. Esse livro é o melhor exemplo de que mesmo que um livro seja bom, quando o santo não bate, não adianta insistir.
Gabriela3319 11/08/2023minha estante
Finalmente uma resenha que critica a escrita da autora. Não é possível que só eu achei a escrita pobre, rasa e até clichê

eueduardalima 24/08/2023

Incrível!! Devorei o livro em 4 dias. Tive várias suspeitas mas não passei nem perto de descobrir quem era a ave fantasma verdadeira. Para a minha sorte a continuação já saiu e vou começar a ler hoje mesmo, porque não estou me aguentando de curiosidade.

Isabel 29/01/2023

Excelente
Muito bem escrito. Uma leitura muito rápida, apesar do livro ser grande. Gostei dos personagens, tanto mocinhos (as) quanto vilões (ãs). Ansiosa para a continuação.

Brina 16/02/2023

Adorei um thriller com protagonismo feminino 100%.
Escrita maravilhosa, um plot twist muito bom ?
Ate q enfim um livros policial onde a relevância das mulheres são de fato enfatizada, em sua maioria elas so servem para par "romântico" (eufemismo para sexo). Aqui elas tem histórias, relevância, desenvolvimento, erros e acertos como qualquer pessoa ?
Fiquei muito contente em saber q a continuação ja esta pronta. Amei ?
O Brasil tem essa gama de representação literária de qualidade agora so falta a fama ?
LuaTeresa 19/02/2023minha estante
A continuação sai quando? Tem previsão?

Brina 20/02/2023minha estante
O novo livro Chama "Irebu" ta em campanha no Cartase. Ate onde eu sei o projeto foi bem sucedido. Agora basta esperar o envio ?

Dai Solyom 15/03/2024

Ave da expectativa
Eu me apaixonei pela capa e pelo título, porém o suspense não me envolveu.

A história até teve alguns pontos interessantes, mas a protagonista é muito rasa, o que fez com que eu não conseguisse criar empatia por ela.

Nenhum personagem interessante, nem ao menos os vilões.

Diálogos pouco elaborados.

Não foi um livro para mim.

AlessandraD. 23/05/2023

Eu ameiii???
Surto atrás de surto! Eu nunca ia conseguir adivinhar quem era, fiquei tensa o livro todo e não consegui largar até terminar.

Ginakellycruz 28/02/2023

Um thriller policial envolvente
Sabe aquela história que te prende do início ao fim? Urutau é uma dessas histórias. É um romance policial que gira em torno da personagem principal a inspetora Nanda, que tem uma personalidade forte, carismática e que luta pelo que quer. O livro aborta temas importantes no cenário atual, como dramas familiares, abuso sexual, ansiedade, sociopatia, etc. Eu indico a leitura do livro pra quem gosta desse estilo de suspense e saiba que se vc é daquelas pessoas que consegue desvendar o mistério logo nos capítulos iniciais, esse vai ter mais dificuldade, pois a autora conseguiu esconder bem o desfecho ?. Já estou ansiosa pela continuação!

Janise Martins 10/09/2023

Urutau

A escrita é ótima e a história prende a atenção do início ao fim. A história parece um quebra cabeça onde peça nenhuma se encaixa hehehehe… Mil e uma conjecturas e nenhuma certa. O final, pura agonia. O ruim é uma pontinha solta que ficou, na verdade, está mais para caminho para o próximo livro.

Inspetora Nanda está voltando ao serviço depois de 4 meses afastada de seu último serviço, onde quase morreu, mas seu marido não teve a mesma sorte.

Agora ela está diante de um serial killer, que mata meninas de 13 anos em todo um ritual. E aqui, não é somente a inspetora que é inteligente, o “serial” também. Mas a inspetora conta com uma boa equipe e o delegado.

Um livro que recomendo, e o bom, está no Kindle Unlimited, da Amazon

E foi isso.
Bjoo.

site: https://janiselendo.blogspot.com/2023/09/urutau.html

Leonardo.Heffer 28/11/2021

Universo expandido
Desde que li os primeiros contos com a detetive Nanda Noronha, Areia Movediça e O Machado da Casa de Pedra, quis conhecer um mundo vazto das histórias dessa policial.

Em Irutau finalmente tive a oportunidade passar mais tempo, de conhecer mais a fundo a competência e ao mesmo tempo as fores e fraquezas dessa detetive. E claro, com a competência da escrita de Larissa Brasil, da qual me apaixonei desde A Gatota da Casa da Colina.

Em Uretau acompanhamos de peto o desenrolar das investigações de um assassinato na cidade não tão fictícia no estado de Goya. Depois de uma série de crimes cometidos em 2018, o assassino desapareceu e nunca foi descoberto pela.policia. até que volta a atacar a cidade novamente.

Com seus problemas, Nanda volta ao caso para descobrir quem é o assassino e evitar que ele continue assassinando meninas de 13 anos que vivem nas ruas.

Aviso mto importante: Uretau fará parte de uma saga estendida, com histórias que se passam no universo de Nanda Noronha, então se prepare para novas aventuras mto em breve.

Adorei o livro, a escrita. Tudo. Como sempre, não me decepciona essa Larissa Brasil

Guilherme.Ribeiro 24/02/2024

"Vivo entre meias verdades e mentiras inteiras"
Eu ADOREI esse livro! Sério, bom demais, fico sempre tão feliz quando encontro autores nacionais tão talentosos quando os gringos, e Larissa Brasil é uma delas, com certeza.

Sua escrita em primeira pessoa deixa todo o caso muito intimista, e o quebra-cabeça que vamos montando junto da Nanda te faz devorar uma páginas atrás da outra, especialmente pelo tamanho dos capítulos, sempre na medida certa.

Fiquei ainda mais feliz quando terminei e descobri que acertei quem era a assassina hehe ela sempre esteve ali, no meu radar, justamente como a ave agourenta, e a satisfação de ter desvendado um livro tão complexo fechou com chave de ouro.

Todo o trabalho da Lari de pesquisa e estudo aparece nitidamente nas páginas, nas personagens e em como tudo se fecha (com exceção daquilo que nos leva ao segundo livro, claro). Não chegou a ser 5 estrelas, pois logo próximo ao final senti que houve uma leve... desacelerada, o ritmo se perdeu em algum momento, mas logo retomou com um frenesi de revelações.

Viva a literatura nacional!

LuaTeresa 05/11/2022minha estante
Qual a ordem dos livros?
Pode me dizer os gatilhos?
Me diz se tem hot? Não gosto

Geovana Rodrigues 05/11/2022minha estante
Então, esses que eu citei, saí contos, não tem ordem pra ler. Aparece a personagem Nanda em ambos. Mas sugiro ler antes.
Os gatilhos são: cenas explícitas dos corpos das vítimas, violência física e verbal.
O hot é bem pouco, se não me engano, apenas uma cena, mas nada muito explícito.

Geovana Rodrigues 05/11/2022minha estante
Espero ter ajudado ??

LuaTeresa 06/11/2022minha estante
Obrigada

Thaise @realidadeliteral 08/09/2023

A inspetora de polícia Nanda Noronha acaba de voltar de licença depois de meses afastada por conta de um transtorno psicológico, o TEI (Transtorno Explosivo intermitente), que desenvolveu após o trauma de ter encarado a Ave Fantasma e ter sobrevivido.
Um Serial Killer que foi apelidado de Ave Fantasma - Urutau - e assombrou a cidade de Goya alguns anos atrás está de volta. Seu modus operandi consiste em matar meninas, retirar seus corações, pintá-los de preto e colocar pétalas saindo de suas bocas.
Nanda que além de uma excelente investigadora, sempre teve uma intuição afiadíssima, perdeu o marido e quase perdeu a vida para esse assassino e fará de tudo para que a Ave não escape novamente.

Com uma narrativa rebuscada, cheia de nuances, que várias vezes beira o lirismo, Larissa Brasil nos apresenta personagens reais, protagonismo feminino e um thriller eletrizante e sufocante de primeira linha. Eu mal respirava enquanto lia várias passagens dessa história, perdi algumas noites de sono também, porque não precisava dormir, precisava de respostas e quando as tive me veio a certeza de que quero ler tudo que a Larissa escrever, porque essa mulher é uma gênia do suspense que não fica atrás de nenhum escritor(a/e) gringo famoso.

Urutau vai muito além do que um suspense policial comum, com seus personagens cheios de camadas, com problemas tão reais que os tornam totalmente palpáveis. Amores complexos, colegas de trabalho insuportáveis, pessoas com vida dupla, enfim, a vida como ela é. E ao longo da narrativa vamos conhecendo também a história dessa Ave Fantasma e entendendo as suas motivações e traumas, o que torna a história ainda mais instigante. Nada é preto ou branco, nenhum ponto fica solta, tudo e todos são meio cinzentos e a história toda pra mim se desenrolou na penumbra, que é quando a Ave entoa seu canto.

E claro que temos reviravoltas de cair o queixo. Eu jamais teria sonhado com aquele final! Nem preciso dizer que fiquei apaixonada pela escrita da Larissa e não vejo a hora de ler a sequencia dessa história. Leitura mais que recomendada para quem gosta do gênero e está procurando algo novo e de quebra já aproveita e dá aquela força pra literatura nacional.

Regina 13/11/2021

Eletrizante!
É novidade pra alguém que eu amo a Larissa Brasil? Não!! A novidade, e talvez nem tanto, seja que a cada livro lançado, ela consiga me fazer apaixonar mais e mais por suas histórias! Seu amadurecimento como escritora é perceptível. Me lembro perfeitamente de quando li o início de Urutau em sua concepção e disse a ela que esse seria seu melhor trabalho, até hoje, porque sei que os próximos irão superará-lo sem sombra de dúvidas.

Ok, ok vamos ao livro.
Quem me acompanha também sabe que não curto muito thrillers, então quais motivos me cativaram em Urutau?

É aquele tipo de thriller que não segue a receitinha dos convencionais, em que o único objetivo é descobrir a identidade do assassino. Há algo de lírico em Larissa que é usado para trazer a tona temas  importantes, mostrando personagens mais palpáveis e próximos da nossa realidade. Lírico não quer dizer fantástico, quer dizer que a autora escreve de forma bonita e usa sangue no lugar de tinta nesse caso, só isso.
Basta ler os capítulos que voltam ao passado pra entender o que quero dizer, são pesados e garanto que muita gente pode se identificar com algumas cenas descritas.

A história se passa em linhas de tempo diferentes (AMO), ora contando o presente e ora o passado de algumas personagens, inclusive a protagonista Nanda Noronha, inspetora e que na minha opinião, é a melhor personagem criada por Lara até hoje. Nanda consegue passar vários momentos de identificação, além de nos convidar à entrar em seu "palácio mental" que espero visitar novamente

O livro já começa com uma cena espetacular e fica impossível deixar de lado, a narrativa fluida e os capítulos curtos nos carregam por cidades, passado e presente de personagens, e sério, descobrir quem é o assassino, é só a cereja desse bolo mega saboroso.

Vemmm logo Nanda Noronha em ?????.