Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo

Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo Benjamin Alire Sáenz

Resenhas - Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo

Iris.Kawane 08/03/2024

"Não podemos permitir que levem nosso amor embora."
Ai ai aii, esse livro é muito bom, apesar de eu ainda ser mais apaixonada pelo primeiro.
Aqui temos uma evolução no relacionamento do Ari com todos à sua volta e, é claro, com Dante.
Eles estão descobrindo o quanto se amam. É muito bonito, dá vontade de sorrir o tempo todo.
Mas o livro não é só flores. Nesse segundo volume, o autor apresentou o cenário da pandemia na época, em que milhões morreram de aids. E Ari e Dante se veem nesse cenário. Ari nunca para de pensar, então ele pensa muito nisso também. Por outro lado, ninguém mais se importa com os homens e rapazes que estão morrendo de aids, a não ser pessoas próximas ou os próprios gays.
Temos em paralelo a essa dor que começa a bater no Ari, a dor que bate no pai dele, pois ele lutou na guerra do Vietnã (isso já é apontado no primeiro livro). Ambos tomam as dores das muitas mortes em si. Por isso o Ari e seu pai se parecem tanto. Eles também ficam mais próximos nesse livro.
Ari finalmente se aproxima mais de outros amigos além de Dante, e isso é muito bonito de ver, dá uma sensação quentinha no coração...
Temos muito sobre arte, sobre poesia, cartografia filosófica, problemas no relacionamento, família, morte, dor e amor.
Eu achei que houve muito choro, senhooor amado. Tanto que o próprio Ari diz em um momento que queria desligar a torneira kkkkkk
Todos parecem estar à flor da pele. Um deles é Dante. Ele está mais sensível que no primeiro livro. Agora penso que é porque no início, ele se segurava muito para não mostrar a todo o tempo que amava o Ari. Agora que ele pode amar, ele não se segura mais. E ele sofre mais quando se magoa com o Ari.
Eu amo tanto esses dois personagens, sério.
Leiam.

Obs: uma pequena parte que me arrepiou foi quando Cassandra citou a bíblia.

Nerd Book's 04/03/2024

Tocando as Águas da Juventude
"Aristóteles e Dante Mergulham nas Águas do Mundo", escrito por Benjamin Alire Sáenz, é uma obra que mergulha profundamente nas complexidades da adolescência, amizade e descoberta pessoal. Ambientado no Texas dos anos 1980, o romance narra a história de dois jovens, Aristóteles "Ari" Mendoza e Dante Quintana, que se conhecem por acaso e desenvolvem uma amizade improvável.

O livro é uma jornada emocionante que explora temas universais como identidade, sexualidade, família e aceitação. Ari e Dante são personagens ricamente desenvolvidos, cada um lidando com suas próprias lutas internas enquanto tentam entender quem são e como se encaixam no mundo ao seu redor.

A narrativa é conduzida de forma sensível e poética, com uma prosa envolvente que transporta o leitor para o calor escaldante do Texas e os conflitos interiores dos protagonistas. Sáenz aborda questões profundas com uma delicadeza tocante, capturando os altos e baixos da adolescência com uma autenticidade impressionante.

Além disso, a história de Ari e Dante é complementada por uma variedade de personagens secundários interessantes, cada um contribuindo para a riqueza da narrativa e acrescentando camadas adicionais à experiência de leitura.

Em suma, "Aristóteles e Dante Mergulham nas Águas do Mundo" é um livro comovente e profundamente humano que ressoa com leitores de todas as idades. Sáenz oferece uma história poderosa sobre amor, amizade e autodescoberta que deixa uma marca duradoura no coração dos leitores.

jaine75 03/03/2024

Lindos meus aridante simplesmente perfeitos amo meus filhos, só tenho isso a declarar sobre esse livro

Sophia 02/03/2024

Simplesmente pra aquecer o coração!!!
Simplesmente um livro maravilhoso! Arrisco dizer que é até melhor do que o primeiro!
Amo os capítulos curtinhos, que deixam a leitura mais fluida.
Amei acompanhar a relação dos dois, mas principalmente, o amadurecimento de Ari em relação a ele mesmo e a ele com o próximo.
Amei essa reviravolta final, achei perfeito e o último capítulo é simplesmente de aquecer o coração!!! ?

Wallace50 01/03/2024

"Sabe,a vida às vezes dá umas rasteiras.Acho que nunca fui boa em esquivar"

Não diria que foi uma sequência desnecessária ou algo do tipo,porque foi eficiente em aprofundar a humanização de certos personagens e também esclarecer certas questões,mas o primeiro quarto dele me soou bastante comtemplativo,parecendo mais como uma revisita do que como uma nova obra,sem falar que quase toda situação se tornava um problema exagerado na cabeça de Ari,depois de uma boa quantidade de páginas até melhorou,só que assuntos que podiam render acontecimentos envolventes,foram abordados de forma trivial (como a rotina colegial do protagonista),apesar dos pesares,as relações humanas não deixaram de ser seu maior êxito,sendo bem exploradas em quase todas oportunidades.

nolaxco 27/02/2024

Muito diferente do primeiro, não me empolguei tanto com a leitura, mas gostei algumas partes eu fiquei tipo ??????? Outras ???? mas a maioria ???
Acho que teria gostado mais se o livro fosse menor, epílogo, cap extra ou um conto, sei lá.

Duda1610 27/02/2024

"Você é a chuva, Dante."
Uau. Ainda não consigo processar o que eu acabei de ler. Esse livro é tão bom. Bom em todos os sentidos que eu posso imaginar: trama bem criativa e harmoniosa, personagens cativavantes e realistas, plots muito bem pensados e trabalhados e obvio, essa capa linda. Acredito que lendo eu pude me permitir sentir tudo, de me identificar com os personagens, com o que eles lidam, me colocando no lugar deles, e realmente parar e refletir sobre tudo que esse livro traz para discussão. Os assuntos trabalhados são muito pertinentes, e te fazem refletir muito sobre, saindo dessa leitura com um pensamento completamente diferente, sabe? Com uma visão diferente de tudo.
O casal é um dos pontos altos desse livro. Possui química pra caramba (tipo, de você sofrer com os flertes que ele ficam falando um para o outro), uma trajetória longa demais até criarem confiança para se assumirem, com medo do que as pessoas podem pensar ou fazer contra eles. No mesmo instante que o Ari está nessa batalha de se entender, nós vemos o Dante ajudando-o de todas as maneiras possíveis. E ao contrário também: quando o Dante se sente triste, o Ari está sempre ali para colocar ele para cima. Isso é lindo demais, de comparar com o primeiro livro e perceber o quanto eles amadureceram, e amadureceram ainda mais durante o segundo livro, e mesmo tendo os altos e baixos na relação, é impossível ver o quanto eles se amam. É sim um amor de dar inveja.
Aristóteles e Dante mergulham nas águas do Mundo é um livro que fala de amadurecimento, de estar sempre mudando, porque às vezes é essencial mudar, e claro, se permitir amar quem você quiser, pois o amor é permitido a todos, não importa quem você ame, apenas... ame enquanto estão aqui.
anajss 29/02/2024minha estante
Agora eu tô com uma vontade absurda de ler esse. Preciso?

Duda1610 29/02/2024minha estante
LÊ AMIGAAAA é muito bommm. Esse é o segundo da saga, e o primeiro é perfeito também ????

anajss 29/02/2024minha estante
Simm eu li o primeiro e fiquei muito apaixonada neles? Já vou botar na lista pra lembrar de ler esse também

Duda1610 29/02/2024minha estante
aí coloca na lista, pq é bom demais ?????

kiki.veve 11/03/2024minha estante
verdade fala mesmo duda

Duda1610 11/03/2024minha estante
JAKAKAKAKAKKAKA

alsdrdgs 27/02/2024

é lindo!
Essa continuação é bem mais densa em seu conteúdo que o primeiro livro, os personagens Aristóteles e Dante amaderecem diante de nossos olhos, conhecemos novos personagens e novas histórias se desenrolam.
os temas tratados nesse livro são abordados de maneira muito singular, tendo as experiências de Ari como ponto de vista.
gostei muito da leitura, me emocionei bastante em várias partes da história, me encantei mais uma vez por Ari e sua relação com os pais, amigos e com o Dante.
só não dei 5 estrelas pq acredito que o livro poderia ter sido um pouco menor... mas não chega a ser algo que estrague a experiência de leitura, com personagens tão cativantes como Ari, o enfado da leitura é quase nulo.
recomendo muito!

Dominicky0 26/02/2024

Eu tô sem palavras ainda, calma!
Eu sou bem suspeita para falar sobre Ari e Dante porque eu sempre gostei muito do primeiro livro e coloquei bastante espectativa em relação a essa continuação, mas vamos lá...

O enredo me supreendeu muito! Deu sim, um foco no relacionamento dos dois, mas não foi só isso!

Esse livro não falou só sobre o relacionamento de dois garotos na década de 80. Falou sobre stigma, luto, amor (principalmente o amor na amizade e dentro da própria família, não apenas romântico), raiva, injustiça, separação e conflito sobre o que seria se tornar um alguém (no contexto do Ari, o que seria se tornar um homem).

É uma obra que pega onde dói, faz refletir, mostra verdades doloridas sem precisar fazer sensura. O desenvolvimento é perfeito, assim como no primeiro livro. Entretanto, algo que me incomodou um pouco, foi o final corrido. As coisas aconteceram mais rápido do que eu imaginava, tirando isso, minha experiência foi impecável!

Por ser sob uma perspectiva jovem e inexperiente acerca do mundo e de outras pessoas, não era mostrado um lado "feio" do Dante. Nesse segundo livro, a personalidade forte dele é mais explorada, o que eu gostei muito. No primeiro livro ele é descrito como perfeito, aqui no segundo, como um garoto normal; cheio de conflitos e ações dignas de um garoto da idade dele. Eu adorei essa nova perspectiva sobre o Dante.

Eu amo essa obra e tudo o que ela representa; é lindo, verdadeiro e indescritível. Eu realmente amo esse livro.

iasmyn4u 25/02/2024

"Como homem invisível, eu tinha sido um fracasso."
Sou suspeita para fazer uma resenha imparcial, o primeiro livro tomou meu coração e não foi diferente com esse.
Esse é um livro mais sobre o labirinto que é a mente de Ari, o autoconhecimento e empatia que sempre teve mas estava adormecido. Ari passava muito tempo pensando e subjugando, "inventava" a personalidade de quem conhecia. Então é uma abertura de olhos de Ari, é uma redenção. Se permitiu conhecer, perdoar e se aproximar daqueles que achava que conhecia. O relacionamento de Ari e Dante evoluiu, mas contínua ingênuo, e por isso é tão lindo e sincero.
Muitos tópicos importantes surgiram, o luto, o silêncio da humanidade que existe até hoje, a amizade.
É lindo ver as novas amizades de Ari (e Dante) Gina, Cassandra e Susie. São meninas "mulheres" muito fortes, e também ajudaram muito Ari a não sair da linha, são uma base assim como as amizades deveriam ser.
O assunto de Ari descobrir que seus pais são humanos é um máximo, na maioria das vezes só enxergamos mãe e pai mesmo. A ligação com a mãe e com o pai, o compartilhar histórias, Ari vivia numa casa com um pai e uma mãe, e descobriu que vivia com dois jovens iguais a ele que só tinham crescido.
Não sabia que Aristóteles e Dante precisavam de uma continuação até ler esse livro, e agora está nos meus favoritos.
Enfim chorei muito e dei muita risada, é bom dividir as emoções com um livro assim.

Isa 24/02/2024

Adorei o livro e acompanhar um pouco mais do ari e do dante, a escrita me emocionou e me fez rir assim como no primeiro livro, foi bem fluído, claro que o primeiro foi mais emocionante e foi o que me fez me apegar aos personagens, foi completo e não achei q fosse ter mais um, mas esse segundo não deixou de ser maravilhoso.

Gustakakkoii 22/02/2024

MAGNÍFICO
Quando comecei a ler, não dei nada ao livro, esperava mais um clichê de romance adolescente. Estava errado, acabei de encontrar meu mais novo livro favorito.