Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo

Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo Benjamin Alire Sáenz

Resenhas - Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo

alsdrdgs 27/02/2024

é lindo!
Essa continuação é bem mais densa em seu conteúdo que o primeiro livro, os personagens Aristóteles e Dante amaderecem diante de nossos olhos, conhecemos novos personagens e novas histórias se desenrolam.
os temas tratados nesse livro são abordados de maneira muito singular, tendo as experiências de Ari como ponto de vista.
gostei muito da leitura, me emocionei bastante em várias partes da história, me encantei mais uma vez por Ari e sua relação com os pais, amigos e com o Dante.
só não dei 5 estrelas pq acredito que o livro poderia ter sido um pouco menor... mas não chega a ser algo que estrague a experiência de leitura, com personagens tão cativantes como Ari, o enfado da leitura é quase nulo.
recomendo muito!

Dominicky0 26/02/2024

Eu tô sem palavras ainda, calma!
Eu sou bem suspeita para falar sobre Ari e Dante porque eu sempre gostei muito do primeiro livro e coloquei bastante espectativa em relação a essa continuação, mas vamos lá...

O enredo me supreendeu muito! Deu sim, um foco no relacionamento dos dois, mas não foi só isso!

Esse livro não falou só sobre o relacionamento de dois garotos na década de 80. Falou sobre stigma, luto, amor (principalmente o amor na amizade e dentro da própria família, não apenas romântico), raiva, injustiça, separação e conflito sobre o que seria se tornar um alguém (no contexto do Ari, o que seria se tornar um homem).

É uma obra que pega onde dói, faz refletir, mostra verdades doloridas sem precisar fazer sensura. O desenvolvimento é perfeito, assim como no primeiro livro. Entretanto, algo que me incomodou um pouco, foi o final corrido. As coisas aconteceram mais rápido do que eu imaginava, tirando isso, minha experiência foi impecável!

Por ser sob uma perspectiva jovem e inexperiente acerca do mundo e de outras pessoas, não era mostrado um lado "feio" do Dante. Nesse segundo livro, a personalidade forte dele é mais explorada, o que eu gostei muito. No primeiro livro ele é descrito como perfeito, aqui no segundo, como um garoto normal; cheio de conflitos e ações dignas de um garoto da idade dele. Eu adorei essa nova perspectiva sobre o Dante.

Eu amo essa obra e tudo o que ela representa; é lindo, verdadeiro e indescritível. Eu realmente amo esse livro.

iasmyn4u 25/02/2024

"Como homem invisível, eu tinha sido um fracasso."
Sou suspeita para fazer uma resenha imparcial, o primeiro livro tomou meu coração e não foi diferente com esse.
Esse é um livro mais sobre o labirinto que é a mente de Ari, o autoconhecimento e empatia que sempre teve mas estava adormecido. Ari passava muito tempo pensando e subjugando, "inventava" a personalidade de quem conhecia. Então é uma abertura de olhos de Ari, é uma redenção. Se permitiu conhecer, perdoar e se aproximar daqueles que achava que conhecia. O relacionamento de Ari e Dante evoluiu, mas contínua ingênuo, e por isso é tão lindo e sincero.
Muitos tópicos importantes surgiram, o luto, o silêncio da humanidade que existe até hoje, a amizade.
É lindo ver as novas amizades de Ari (e Dante) Gina, Cassandra e Susie. São meninas "mulheres" muito fortes, e também ajudaram muito Ari a não sair da linha, são uma base assim como as amizades deveriam ser.
O assunto de Ari descobrir que seus pais são humanos é um máximo, na maioria das vezes só enxergamos mãe e pai mesmo. A ligação com a mãe e com o pai, o compartilhar histórias, Ari vivia numa casa com um pai e uma mãe, e descobriu que vivia com dois jovens iguais a ele que só tinham crescido.
Não sabia que Aristóteles e Dante precisavam de uma continuação até ler esse livro, e agora está nos meus favoritos.
Enfim chorei muito e dei muita risada, é bom dividir as emoções com um livro assim.

Isa 24/02/2024

Adorei o livro e acompanhar um pouco mais do ari e do dante, a escrita me emocionou e me fez rir assim como no primeiro livro, foi bem fluído, claro que o primeiro foi mais emocionante e foi o que me fez me apegar aos personagens, foi completo e não achei q fosse ter mais um, mas esse segundo não deixou de ser maravilhoso.

Gustakakkoii 22/02/2024

MAGNÍFICO
Quando comecei a ler, não dei nada ao livro, esperava mais um clichê de romance adolescente. Estava errado, acabei de encontrar meu mais novo livro favorito.

booksdalaus 20/02/2024

Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo
Na aguardada continuação de Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo, Ari e Dante vão lutar com todas as forças para transformar o mundo em um lugar onde possam ser livres juntos e sem medo.

A vida de Aristóteles mudou completamente desde que conheceu Dante Quintana. Com Dante, Ari aprendeu a achar graça nas pequenas coisas da vida e descobriu o coração enorme que tem, capaz de amar muitas pessoas ? inclusive outro garoto.
Agora, os dois estão prestes a começar o último ano do ensino médio e, mesmo sabendo que em breve terão que fazer escolhas importantes para o futuro, estão se abrindo para novos amigos, novos lugares e para as próprias famílias ? até que Ari sofre uma perda terrível e, mais do que nunca, precisará do apoio de Dante.
Nesta continuação de Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo, reencontramos nossos heróis no momento em que o primeiro romance termina, para seguir com eles pelas águas de um mundo novo, que pode ser perigoso e difícil, mas também vasto e cheio de possibilidades.
yaspqr 20/02/2024minha estante
Esse livro vale a pena p ler???tipo, acrescenta na história? Queria saber antes de ler...se puder ajudar fico grato!

jmath 20/02/2024

Uma continuação desnecessária.
Uma leitura cansativa do início ao fim. O livro é muito extenso para uma história simples e, em alguns momentos, pecou em trazer personagens e não desenvolvê-los, o que impossibilitou gostar e criar vínculo com os personagens novos. A história também trouxe conflitos um pouco infantis demais. Não consegui me conectar tanto como no primeiro livro, que já foi um dos meus favoritos.

Alice1666 20/02/2024

Silêncio= morte
Eu amei essa continuação. O primeiro é bom mais como o próprio autor falou "[...] Não sei o porquê, mas pareceu leve demais.". Tive muito medo do Dante morre kkkkkkk. É incrível vê o amadurecimento do Ari e como sua visão do mundo pode mudar tudo a sua volta. É tanta coisa junta, te ensina tanto, fala sobre: homofóbico, racismo, machismo, se autoconhecer, nacionalidade, aceitação, amor, principalmente sobre o amor e todas as suas formas. E tem personagens secundários incríveis.

lina39204829 20/02/2024

Este livro foi super necessário SIM!!
Quando li "Aristóteles e Dante Descobrem os segredos do universo" achei que o livro tinha acabado com um final perfeito, dois gays felizes (na medida do possível) juntos. E POH@ eu estava super errada vey.
"Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo" foi um livro super necesario e completo, que me fez chorar muito.
Sério, o descubrimiento do Ari sobre si msm e sobre o seu amor pelo Dante é incrível, os dois são encriveis!!
quero me acabar com eles, ou ser a cachorra do ari.
Sério, o jeito como o ari amadurece é surreal.
Os amigos que amam ele são incríveis.
Os srs. Quintana são maravilhosos, um amor de pessoa.
Os pais do ari são incríveis.
fiquei muito feliz por ter lido esse livro, ficaria com um grande vazio se não o lê-se.
Vou chorar, foi uma leitura muito boa ?

Eduarda2505 18/02/2024

Mergulhando em Águas Tempestuosas
O volume dois do romance mais profundo e filosófico de todos continua exatamente de onde a história parou. Mas não, não é igual ao primeiro, os personagens mudaram e continuam mudando ao longo de cada página, evoluindo cada vez mais. E foi uma experiência linda e emocionante acompanhar todo esse desenvolvimento.

Como o autor fala nos agradecimentos, este é um livro menos leve que o volume um, quando se trata dos temas abordados. Todos os personagens e as linhas da história se desenrolam e se atam em um grande enredo com frases icônicas, cenas emocionantes, pautas importantes, demonstrações de amizade sinceras e, principalmente, AMOR.

Pessoalmente, o volume um já havia me cativado de uma forma tão linda que, mesmo sem querer, as expectativas para o dois estavam altíssimas, ainda que não soubesse o que seria abordado nele. E as expectativas foram alcançadas. Como citei à cima, são focos diferentes, mas são ambos perfeitos para mim. Vou levá-los em meu coração por toda a vida.

JaqueSiim 17/02/2024

Não estava gostando da continuação da história dos dois no início.. demorei muito pra passar da primeira metade do livro. Mas a partir do momento que o foco saiu um pouco dos dois comecei a me interessar mais, e o fim me rendeu muitas lágrimas

malibusina 17/02/2024

Lindo, lindo, lindo, lindo ??
Foi uma experiência muito verossímil e tocante vivenciar o amor do Ari e do Dante meio à epidemia de aids nos Estados Unidos, quando o preconceito estava mais violento do que nunca. Homossexuais eram mortos cotidianamente e pessoas trans tinham tratamento médico recusado. O medo, a angústia e o sofrimento de viver nessa época me contaminou de tal forma que Ari e Dante serão meus companheiros de vida. A luta deles será também a minha luta, e não posso me sentir mais orgulhosa por isso! ??