Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo

Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo Benjamin Alire Sáenz

Resenhas - Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo

Jkjmlovely 12/02/2024

O mundo, o universo, e Aristóteles e Dante.
Sinceramente? Nao existem palavras existentes capazes de demonstrar o que foi a itensidade desse livro, a continuação mais que perfeita e incrivelmente emocionante.

É incrível o amadurecimento principalmente vindo da parte do Ari, a história toda bem desenvolvida e bem escrita, demonstrando por si só o quanto mesmo que nao reais, mostra o quanto sao humanos e correm em busca de conhecimento e autoaprendizado.

Eu chorei com eles, ri e fiquei feliz, surreal de emocionante é eu ja sinto saudade, recomendo a todos a leitura de tão incrível que é!!

"Se tivermos sorte, se tivermos muita sorte, o universo vai nos enviar as pessoas de que precisamos para sobreviver."

Mirelle56 12/02/2024

Eu nunca fui de ler romances gays, porque gosto de me identificar com o protagonista que narra, como se fizesse parte da história, então nunca me interessei em ler.
Mas vi esse livro em promoção na americanas, e comprei sem perceber que era um, decidi dar uma chance, afinal já havia comprado e li.
Me surpreendi demais, não esperava nada e me entregou tudo, aquela história...
Chorei as últimas cem páginas como uma manteiga derretida, tinha que parar várias vezes para respirar.

gabsrmsa 11/02/2024

E os demônios internos da homossexualidade venceram ?
Aridante não precisava de uma sequência, mas a que recebemos fez juz ao primeiro e me arrisco ao dizer que ela superou o original. No primeiro, temos um Aristóteles tentando se entender LGBTQIA+, já no segundo, o mesmo passa a enxergar e fazer parte desse mundo. É um livro sobre o amor, sobre amar e ser amado.
A escrita de Benjamin é fluida, poética e bem centrada quando o assunto é passar uma mensagem.

Gui 10/02/2024

Emocionante e com mensagens lindas
Sinto q foi uma leitura um pouco mais travada para mim porque ficou um pouco "apenas a vida acontecendo" e eu fiquei um pouco sem rumo, mas acho q isso tem haver com o momento em que eu estava vivendo também.
Independente disso, as mensagens e lições que cada uma das relações nos passa é extremamente emocionante, profundas e necessárias. Me fez pensar na conexão que quero ter com meus pais, com meus amigos e com aqueles que amo. Me fez chorar com situações extremamente tocantes e que mexem com quem eu sou
Estou muito feliz com essa leitura, espero q olhar para esses dois livros com um quentinho no peito ???

Leeon 09/02/2024

Perfeito como precisa ser.
Sou perfeccionista demais pra querer linkar meu top de melhores livros. Tenho receio de não dar o devido lugar para uns e esquecer de outros, o que não significa que eu não gostei.

Mas esse livro aqui, ele é muito bom, na verdade ele é ótimo. Poderia dizer que esse volume é melhor que o primeiro? Não. Não porque um precisa do outro pra existir, pra fazer sentido. Um sem o outro não teria nexo, não teria verdade, não teria amor.

Aristóteles e Dante nos ensinam como ser corajosos, como ter compaixão e como enfrentar os problemas de um universo que é cheio de problemas. Eles não são os donos da verdade ou os donos da certeza. Eles são a maneira como devemos viver, como enxergar os outros.

Se eu pudesse indicar um livro pro universo ler, esse livro seria Aristóteles e Dante descobrem o segredo do universo e Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo.

Obrigado, pelo amor rapazes ????

JJosu 08/02/2024

Acredito que todo mundo que esteja à procura de autoconhecimento deveria ler esse livro! Ari e Dante são frutos de dois personagens totalmente distintos, que estão à procura de saber o espaço que ocupam no mundo. Uma leitura linda...

pollyrezende 07/02/2024

Acho que nunca vou smsr alguém tão bonito quanto você
Amar enquanto somos jovens é complicado. Durante a leitura me peguei várias vezes me colocando no papel de Dante e de Ari, eles passaram por muito e cresceram muito desde a primeira página.

Renan.Arantes 06/02/2024

Apesar das grandes emoções, a única explicação possível para esse final corrido seria se ou a editora deu um limite de páginas ou o escritor quer muito correr uma maratona.

Isaac 06/02/2024

Eu li o primeiro livro ano passado e se tornou meu livro favorito, então eu comprei o segundo e estava animado para ler mais sobre Ari e Dante. Gostei do livro, da abordagem da aids, da evolução da relação do pai do Ari com ele, das novas personagens e dos momentos do Ari e Dante. Só que diferente do primeiro livro, esse eu não me prendeu tanto, e dei uma pausa de alguns dias e depois continuei. Outra coisa que gostei foi as frases que tem no final dos capítulos. Gostei do desfecho do livro e acho que não precisa de uma continuação, mas se tiver vou ler do mesmo jeito. Por ser uma continuação, eu acabo comparando com o primeiro e ele fica com 4 estrelas mesmo.

Taynara.Barroso 06/02/2024

Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo
Uma história voltada para mostrar os pontos importantes na vida, para mostrar que não estamos sozinhos na nossa insegurança, para mostrar que tudo bem cair, mas que devemos lembrar de levantar e levantar mais fortes.
Acredito que seja uma leitura importante para adolescentes na transição para a vida adulta, uma vez que vem esclarecer fatos e momentos da vida que todos nós passamos ou iremos passar.

Lais.Gorab 04/02/2024

Bom, a verdade é que eu amo "Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo", já li e reli o livro mil vezes, tenho partes guardadas na memória até hoje. Então, obviamente, quando eu peguei "Aristóteles e Dante Mergulham nas Águas do Mundo", tinha uma expectativa alta.

O livro é bonito, Sáez tem um lirismo muito bonito, sua narrativa é poética, o que combinou muito com o primeiro, já nesse... Não sei, o autor tentou inserir muitos elementos na narrativa que, no fim, não se desenvolveram em seu potencial máximo. A questão da dona da galeria, por exemplo, achei muito rasa, um pouco jogada.

O desenvolvimento da amizade com Susie, Gina e Cassandra também, especialmente a Cassandra, sinto que o autor pecou muito em não descrever aquela primeira conversa.

A sensação que tive é que a história é feita de retalhos. Retalhos do romance com o Dante, retalhos da amizade com as amigas, um retalho dele falando com um irmão, retalho com um colega de turma, um retalho da professora racista....

Muitos elementos que, no fim, não foram desenvolvidos. O romance também foi meloso, mas ao mesmo tempo não sei se é digno de crítica, visto que são adolescentes de 17 anos.

Mas sim, o principal incômodo foi essa narrativa recortada, diálogos muitas vezes pouco críveis, talvez até forçados.

Entretanto, a narrativa de Sáez é linda, poética. Arte.

Não queimaria o livro, foi satisfatório, supre algumas lacunas deixadas no primeiro, mas também não sei se leria novamente.

"Aristóteles e Dante Mergulham nas Águas do Mundo" é lindo, sim, mas o seu antecessor é arrebatador, o que torna mil vezes mais difícil de ser superado.

Obs.: o último plot twist podia ter acontecido antes, já que o autor fez questão, muitas vezes o livro se tornava monótono, muito linear.