Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo

Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo Benjamin Alire Sáenz

Resenhas - Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo

Ana Lu 28/01/2024

Acho que esse foi um dos livros que mais mexeram comigo, o jeito que a relação do ari com o pai dele vai se desenvolvendo me recorda demais a minha relação com o meu pai, as pautas sobre aids sempre tratadas de uma maneira que mostra e faz você sentir o mesmo medo que eles sentiam na época.
O livro me trouxe como uma adolescente bissexual ensinamentos que definitivamente me mudaram como pessoa, as amizades, a família e o amor tratados no livro me fizeram se em casa, totalmente acolhida e livre de julgamentos, creio que este livro deveria ser lido ao menos uma vez na vida

Felipenho 27/01/2024

WOW!!
Continuação INCRÍVEL!!

O segundo livro, que finaliza a história do romance entre Aristóteles e Dante, tinha a obrigação de ser, no mínimo, do mesmo nível do primeiro. Agora, se ele superou "Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo" são outros 500.

Quanto à escrita, Benjamin Alire Sáenz manteve a boa condução da história: prendendo o leitor às páginas de maneira graciosa, transmitindo mensagens importantes, trazendo reflexões, e muito mais. Imagino que a maior lição que o autor queira passar é que "Nem sempre a vida justa, mas isso não é desculpa para se reprimir, para não se permitir evoluir".

Neste livro, teremos um Aristóteles muito mais maduro, mas ainda com resquícios do Ari que conhecemos no início da história. Está mais amoroso, inabalável, mas ainda não consegue se aceitar. Ele aprende que nem tudo na vida sai como queremos, e vida que segue.

Quanto a Dante, percebo que, por já ser um jovem muito responsável no primeiro livro, ele não amadureceu tanto quanto Ari. Ele continua com alguns de seus conflitos internos, mas reparamos que, no fundo, é só medo. Medo do mundo, do futuro, do amor.

Alguns pontos negativos que citei no livro anterior foram corrigidos neste: Gina e Susie aparecem com mais frequência, temos uma relação melhor desenvolvida entre Ari e suas irmãs, e afins.

Um ponto muito positivo para essa série está atrelado às capas. No livro 1, a capa tem tonalidade mais escura, podendo indicar o estado de Ari antes de Dante: tímido, sem perspectiva de vida, não tinha amigos; obscuro. Já no livro 2, a capa é mais clara, indicando o estado de Ari depois de conhecer Dante: amoroso, amigável, decidido; iluminado.

Ainda assim, pude perceber um deslize do autor quanto ao assunto "amadurecimento". Senti que, no final, alguns personagens tinham uma personalidade muito semelhante. Quase como se uns fossem cópias dos outros, mas com detalhes que os distinguisse. Sendo que nem sempre foi assim.

Acho que, assim como no primeiro livro, Benjamin poderia ter incluido capítulos mostrando o ponto de vista de Dante. Dessa forma, conseguiríamos saber o que passava por sua cabeça e entender melhor algumas de suas decisões durante a narrativa.

Sinceramente, se fosse lançado um terceiro livro eu compraria. O final me deu vontade de ler mais 400 páginas dessa história, mas creio que este tenha sido o encerramento definitivo.
Uma duologia INCRÍVEL como essa merece um reconhecimento infinitamente maior. Melhor romance LGBTQIAP+ que já li.

Aqui jaz meu trecho favorito do livro:

"[...] Mas, para mim, uma coisa era amar. E outra, a mais difícil de todas, era se permitir ser amado."

Nanda 27/01/2024

MLV 2024
Demorei 2 anos pra ler esse segundo, mas chegou

já começo dizendo que foi tão espetacular como o primeiro, tem o tão sonhado romance mas continua com as mesmas mensagens do primeiro

amo o quanto essa história explora todos os lados da vida, o amor, a família, o luto, a dor, o preconceito etc
é um livro sobre o viver, sobre estar presente em sociedade, sobre ser humano

em um dos diários de leituras, eu comentei que toda vez que leio sobre aristoteles e dante, me desperta uma emoção que eu não sei explicar
é algo que nunca outro livro já me fez sentir, não são as palavras bonitas e nem as poesias que me fazem sentir isso, acredito que seja a forma do autor detalhar coisas simplesmente de uma forma linda

amo o quanto a escrita se adapta ao que está ocorrendo na vida do pp nos momentos dos livros (quando um determinado momento, os dias dele passam sem ele ver, porque ele está sentindo a vida passar sem ele saber o que está acontecendo) e a escrita segue isso e trazendo ainda mais emoção

eu chorei, sorrir, senti gratidão, raiva e todos os sentimentos possíveis

e eu poderia passar horas e mais horas escrevendo sobre o quanto esse livro foi importante pra mim, o quanto essa história significou

e eu não sei se cheguei a falar isso no primeiro livro
mas esses 2 livros eu acho ideal pra quem é homofóbico (eu não sei explicar, só sinto), é IMPOSSÍVEL alguém ler essa história e achar que tudo isso é errado

o amor de aristoteles e dante é puro

Thauanni 26/01/2024

Oh glória, não foi uma bomba!
O tanto de medo que eu tava sentido de ler essa continuação e ser ruim, não tava escrito. Porém, o livro foi uma maravilha de ler, o autor acertou bastante.

A melhor parte foi, sem sombra de dúvidas, a escrita. É tão bonita, sensível e tocante, eu simplesmente enchi de marcações de tantas frases linda, sério. Mas, como nem tudo são flores tiveram umas poucas partes, bem poucas mesmo, que senti que foi um pouco forçado por parte do autor, como se ele estivesse tentando lacrar. Mas foram pouquíssimos momentos, de resto achei tudo coerente e lindo.

Ari e Dante...o que falar desses dois, são maravilhosos. O livro é muto mais focado no Ari e na sua evolução, confesso que as vezes senti como se o Dante tivesse sido jogado de escanteio. Acho que posso ter sentido isso porque no primeiro livro era literalmente só o Dante e o Ari e aqui os dois começam a ter mais amigos. , mas não tenho certeza.

Outro ponto sensacional do livro é a relação dos dois com os pais, que negócio lindo, pqp. Eram diálogos tão maravilhosos, foi perfeito ver o Ari se tocando de que os pais dele não era só os "pais dele", eram pessoas maravilhosas, encantadoras, cativantes e cheias de vida. Foi perfeito demais.

Enfim, achei o livro muito bom mesmo, mas faltou algum tchan, alguma magia pro livro me pegar de jeito mesmo. Recomendo muito essa continuação, não precisava existir, mas ainda bem que existe.

“Você me viu e deixei de ser invisível. Você me ensinou a nadar. E não tenho mais que sentir medo da água. Você me deu palavras suficientes para renomear o universo em que eu vivia.”

Gustavo 25/01/2024

Excelente
É muito difícil encontrar uma continuação que seja melhor ou tão boa quanto o primeiro volume, mas este me surpreendeu bastante, focando mais no desenvolvimento pessoal de Aristóteles e Dante, esse livro teve um pico maior de emoção que o anterior, gostei do final, só gostaria que o autor tivesse trabalhado melhor com o irmão de Aristóteles, e não tratado como uma ponta solta qualquer. O livro apresenta uma linguagem bem fluída e com muitos diálogos, o que dá a sensação do leitor ler mais rápido

Sophie.Faro 25/01/2024

Adorei
É um livro acolhedor sobre jovens descobrindo sobre si mesmos, desvendando suas sexualidades e sobrevivendo ao 3°ano do ensino médio. Achei incrível e muito assertivo com os sentimentos expressados pelos personagens, facilmente você vai se identificar com uma ou mais (ou quem sabe todas) as mentes brilhantes dessa história de amor e aprendizado.

liwgpd 25/01/2024

AED 2
Nao sei o que falar da experiência... Foi o segundo livro que eu li através de ebook/audiobook e quanto a isso não tenho críticas...

Só não achei necessário uma continuação, o primeiro já estava subentendido que haveria muita luta e força de vontade para que Ari e Dante ficassem juntos, porém, não tem como apagar a força e representatividade que esse livro trouxe. Talvez seja isso, o propósito maior foi essa luta e não um pretexto em si.

Particularmente, não gostei muito do livro, achei enrolado e tinha partes que simplesmente não fluia, não se compara ao primeiro, mas trás um conforto para aqueles que amaram a obra.

Achei alguns itens meio jogados na história, sem contexto ou necessidade, mas ainda sim, considero uma leitura boa, pq afinal, todos os livros nos servem de aprendizado.

PS: sai extremamente apaixonada por Cassandra Ortega.

Stephany.Biava 25/01/2024

Achei esse livro muito lindo. Amo o Aristóteles e amo o Dante, amo também o amor deles. Amo como esse livro é escrito. Inclusive concordo com o autor sobre o primeiro livro ser "leve". Essa continuação é definitivamente é tudo menos leve. Amei ver o Ari se tornando uma nova pessoa, aprendendo a amar mais o Dante, suas amigas, sua família e ele mesmo.

Jhamyle 24/01/2024

Ari ama Dante. Dante ama Ari.
Depois de 2 anos matei a saudade de uma das minhas histórias favoritas e é incrível o quão próxima posso me sentir de Ari é Dante.

gostei muito de pautas trabalhadas como o Ari e a sua autoaceitação, a forma como ele se vê e se percebe, principalmente sendo um >homem< gay. isso foi o que mais gostei!

a forma como ele se relaciona com os pais e com um "novo mundo" também me chamou muito atenção, pq percebi ele crescendo, assim como eu, na idade dele e isso foi mágico.

mas, ao longo do livro, percebi dante mais distante da narrativa, uma repetição em termos e conceitos que não precisava ter, às vezes sentia os diálogos rasos e superciais, como se o autor quisesse botar palavras legais e enfiar goela adentro do leitor.

por ter uma grande memória afetiva com o livro, dei 4??, porém tb daria 3.5.

leobalarin 23/01/2024

ARISTÓTELES E DANTE MERGULHAM NAS ÁGUAS DO MUNDO
É a continuação do livro Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo, confesso que por ter gostado muito desse primeiro demorei bastante para ler e fiquei com um pé atrás da história se perder e não dar a continuação que de fato merecia, porém me surpreendi. ?
A história consegue mostrar uma linha de continuação que faz sentido, onde os protagonistas Dante e Ari estão mais maduros e precisam lidar com outros conflitos. A presença se outros personagens que são os amigos deles faz com que a história ganhe um novo ritmo e conversas importantes para o enredo acontecem nesses encontros. ?
A história chega no final dos anos 80 e ali temos a epidemia de AIDS nos Estados Unidos sendo pauta e trazendo a sensação de medo para os protagonistas.?
Ari finalmente tem o encontro com o irmão que foi preso por matar uma travesti, Dante precisa fazer uma escolha importante, existe também uma grande perda para Ari e faz com que suas percepções da vida mude um pouco e sem mais delongas, vale a pena ler a continuação sim!

Gu Vaz 22/01/2024

O ódio é uma pandemia emocional
E aqui encerramos - eu acho - a história de Ari e Dante, em toda sua perpetualidade. Neste segundo livro temos garotos que deixam suas infâncias e adolescências para trás, ou melhor, carregam consigo uma versão dolorida, mas madura dos meninos que já foram. Ari ainda lida com a reflexões da própria sexualidade, enquanto se encontra como ser humano para além do amor avassalador que possui com Dante. Sua trajetória com a família é marcante e seu coração se abre para amizades nunca antes permitidas. O pano de fundo é uma pandemia desoladora tanto socialmente quanto politicamente, os preconceitos mais acentuados que nunca. Porém, com leveza e um senso de fraternidade interligado em cada pessoa que importa, Benjamin Alire Sáenz eleva a história destes dois personagens apaixonados e os mergulha nas águas do universo.
edu basílio 03/02/2024minha estante
que poética sua resenha ?

giisz 22/01/2024

Ari e Dante
Neste segundo livro acompanhamos a continuação de Aristóteles e Dante. Durante a leitura senti que o livro só joga vários acontecimentos que não levam a lugar algum. Em algum momentos o livro é muito bom, mas depois perde o rumo. Infelizmente me decepcionei esse segundo livro. ?

Caio191 22/01/2024

Não se compara ao primeiro
Como o próprio autor fala no final do livro ele não tinha a intenção de escrever o segundo livro e acho que isso fica relativamente claro. Não que eu não tenha gostado do livro, mas ele não se compara ao primeiro, sendo bem sincero eu abandonei o livro várias vezes porque o ritmo do início dele é relativamente lento e de forma geral nada se compara ao primeiro que eu acredito ser um livro muito bom. Fora issobos arcos do pai dele e de Cassandra são muito bem desenvolvidos, só achei o final bobo e mal aproveitado, só que se for analisar o todo a obra é um livro bobinho que serve pra desopilar a mente.

mandi 22/01/2024

Ari e dante crescendo
Esse livro, muito mais do que o anterior, fala do amadurecimento dos personagens. Confesso que fiquei um pouco angustiada ao começar a leitura, pois não sabia como o autor iria desenvolvido o relacionamento dos dois, porém sinto que a leitura ao todo valeu a pena.

Deiliane.Pereira 22/01/2024

Leitura fluida
Achei essa obra muito boa principalmente porque foi uma leitura fácil e fluida, gostei bastante dos personagens tanto principais como secundários, a história mostrou bastante sobre o desenvolvimento de Aristóteles entre outros personagens. Te amo família Mendoza e Quintana ??