Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo

Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo Benjamin Alire Sáenz

Resenhas - Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo

juciele.dutra 18/04/2024

Esse livro é de uma sutileza, beleza e uma coisa linda de tantas formas que me fez render muito
O casal me deixou muito 🤬 #$%!& e reflexiva sobre muita coisa
Recomendo muitissimo
Aylane Nunes 18/04/2024minha estante
Ja li o primeiro... Faltou ler esse.

Bruno 16/04/2024

Juventude
Acho que o livro mostra como era ser um jovem na década de 80 e passar por todas as questões que o protagonista enfrenta. Mas a melhor parte do livro não é o romance que acaba sendo leve e fluído, mas sim é a parte da amizade como foi no primeiro livro. A amizade se transformando em amor romântico e nesse livro Ari conhece outros tipos de amor, os provenientes dos amigos e também da família. A realidade é dolorida mas isso que torna esse livro único, pois a vida acaba sendo uma surpresa atrás da outra e tanto positivas como negativas. E o luto nesse livro deixa isso claro mas também como a vida continua apesar dessa dor viver em nós. Todos esses aspectos deixou o livro belo e incrível!

Cinara... 15/04/2024

Ah foi choro...
"Ninguém pediu para nascer. E ninguém quer morrer. Não viemos sozinhos ao mundo e, quando está na hora de partir, a decisão também não cabe a nós. Mas o que fazemos com o tempo entre o dia em que nascemos e o dia em que morremos é o que constitui uma vida humana. Você terá que fazer escolhas - e essas escolhas vão mapear a forma e o rumo da sua vida. Somos todos cartógrafos - todos nós. Todos queremos escrever nossos nomes no mapa-múndi."

O começo foi difícil de engrenar, foram páginas e páginas até eu animar, afinal Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo se tornou um favorito e eu sempre vou com pé atrás em sequências de livros favoritos. Do nada eu já estou chorando e chorando e favoritando a sequência. Tudo ficou mais adulto, mais sério, e mais triste, a realidade sempre é devastadora mesmo que seja apenas em livros.

Nath @biscoito.esperto 14/04/2024

"O ódio é uma escolha, sim. O ódio é uma epidemia emocional para a qual nunca encontraremos cura. Escolham amar".
Esta resenha não terá spoilers de nenhum dos dois livros!

Segundo meu Skoob (que é religiosamente atualizado todos os dias), eu li "Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo" pela primeira vez em 2015.

Ao longo de nove anos, reli este livro três vezes. Se tornou uma leitura de conforto, uma história para a qual eu sabia que poderia voltar e me sentir abraçada. Eis que o autor publicou uma continuação, e é claro que reli o primeiro livro em 2024 (pela quarta vez!), a fim de ter a história fresca na memória antes de ler o segundo livro.

O segundo livro conseguiu ter tudo o que estava faltando no primeiro. Em "Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo" nós temos:

- Personagens muito mais bem desenvolvidas (e personagens novas super interessantes!).

- Um perceptível amadurecimentos dos protagonistas em todas as áreas da vida.

- Discussões mais aprofundadas de temas sérios, como homofobia, xenofobia, AIDS, violência contra pessoas trans, o horror da guerra e luto.

Mesmo abordando todos os temas acima, a narrativa nunca perde sua delicadeza e leveza. É um livro gostoso de ler e emocionante, mas o autor nunca manipula o leitor emocionalmente.

Enfim, recomendo demais a leitura desta duologia. O primeiro livro é incrível, mas o segundo é uma obra prima.

site: www.nathlambert.blogspot.com

Deivid60 13/04/2024

Incrível!
Mergulhei na história, eu consegui ter empatia por todos os personagens e sentir todos os sentimentos. É uma história sobre amadurecimento tão boa de ler. Se comparar com o livro anterior tem uma grande crescente nos personagens que ficam ainda mais cativantes e apaixonantes.

Thayne. 11/04/2024

O amanhã é apenas uma ideia
Uma continuação que constrói o amadurecimento dos meninos. Em meio a dúvidas, dor e luto, eu diria que esse livro é sobre as várias faces do amor - e não apenas o amor romântico -.

Essa leitura me destruiu mas também me acalentou em muitos sentidos. Amei poder voltar para a história deles. Ari&Dante, contem comigo para tudo.

Mary 11/04/2024

Eu amoo esses dois personagens com todo meu coração, então a minha opinião pro segundo é totalmente parcial, eu amo o amadurecimento dos dois durante o livro todo, amei as novas amizades do Ari, amei os dois descobrindo sobre o amor juntos, assim como no outro livro, eu sorri, gargalhei e chorei em vários momentos desse livro, os choros em especial foram os mais frequentes, pq eu chorei tanto com coisas tristes que aconteceram no decorrer do livro como com apenas fofuras, eu me apeguei tanto aos personagens que eu chorava com com coisas que apenas aqueciam o meu coração, como o Ari falando ?Mãe, nunca me senti tão feliz?.
O final me deixou completamente satisfeita? Não, acho que foi muito rápido do 0 ao 100, porém isso não faz eu diminuir nem uma estrela, pq o sentimento lendo esse livro, pra mim, é indescritível!

Jeniffer.Mainardes 04/04/2024

Achei a história muito mais desenvolvida do que a do primeiro livro. O livro flui muito melhor e tem tantas cenas emocionantes. Muito bom.

SemAria.Freire 04/04/2024

Não é que eu não tenha gostado e que não foi para mim. Eu achei arrastado, repetitivo e sei lá. Teve um momento que eu queria pular as páginas por que parece que já tinha lido. Mas adoro tanto o Dante como o Ari.
Maria021 04/04/2024minha estante
Também achei muito arrastado esse livro. Gostei mais do primeiro, a leitura foi mais fluída.

duda ð¤ 04/04/2024minha estante
esse foi o livro que eu mais gostei entre os dois kkkkkk e entendo seu ponto: as vezes ficou um pouco arrastado

Izadora 02/04/2024

?????
Uma bomba, estava com muita expectativa para o segundo livro, e com grande medo de superar o primeiro(que é meu xodó?), não acho que superou, mas é incrível igual ao primeiro, ver os dois juntos foi uma sensação incrível ????.

Jhemily:) 31/03/2024

+/-
Adorei o livro e os personagens novos q foram introduzidos, o desenvolvimento deles com o protagonista foi incrível, porém a escrita do autor não é das minhas favoritas, muitas coisas ficam vagas ou tem uma descrição vaga, eu entendo que esse é só o jeito do autor de escrever e se expressar, mas como disso não é meu tipo de leitura favorita.
Apesar disso gostei bastante e recomendo muito.

kim 31/03/2024

Lindo
Esse livro é lindo, do início ao fim, até mesmo nas partes difíceis, talvez seja justamente aí q o livro se torna ainda mais bonito e especial. É bonito ver como Ari e Dnate lidam com as coisas, nem sempre a vida vai estar colaborando conosco, mas os sentimentos vivos e reais são superiores a essa dificuldade, talvez essa seja a maior lição desse livro. Ver a vida se forma bonita, leve quando der, e tranquila é muito Ari e Dante.