Me leve com você David Levithan
Jennifer Niven

Resenhas - Take Me With You When You Go

Aline Cristina Moreira 16/10/2021

Necessário!
Esse livro ainda não saiu em português, mas como é de dois autores que eu amo, tive que ler em inglês mesmo

A história se resume a uma troca de e-mail realizada, principalmente, entre dois irmãos, Beatrix e Ezra. Bea fugiu de casa sem levar muita coisa e sem deixar qualquer meio para que as pessoas de sua vida entrem em contato com ela, exceto Ezra, para quem ela deixa escondido um endereço de e-mail pra que possam se comunicar.
Se a gente não ler a sinopse, esse momento inicial pode parecer algo como uma birra juvenil de uma jovem de 18 anos, porém logo descobrimos que, definitivamente, não se trata de uma birra.
A vida da casa de Bea e Ezra é um verdadeiro pesadelo, pois o marido da mãe deles é um homem extremamente violento em todos os sentidos, ele humilha os dois, os trata como se não fossem mais do que um estorvo na casa, quebra as coisas deles e também bate neles quando acha necessário; o pior de tudo é que a mãe deles não vê nada de errado nisso.
Foi por isso que Bea decidiu buscar uma vida melhor, em algum local para onde pudesse levar seu irmão assim que fosse possível, porém não é simples entender esse ato "rebelde" quando você é aquele que fica para trás afinal, Bea e Ezra cresceram sabendo que só podiam contar um com o outro... Ao menos foram forçados a acreditar nisso até este momento.
A princípio pode ser difícil de enxergar, mas a verdade é que o fato de estarem separados, ao menos fisicamente, faz com os dois percebessem que muitas das vezes em que acreditamos estar sozinhos, presos em um mar de tormento, há pessoas a quem podemos recorrer; e, mesmo estando em outra cidade, Bea conhece pessoas incríveis que também estão dispostas a ajudá-la.

Foi difícil ler algumas partes, principalmente no que se refere à violência familiar que eles viviam; e nem falo da parte física. Acho que deve ter poucas coisas piores do que uma mãe abandonar os filhos à própria sorte desse jeito dentro de sua própria casa. Não consigo imaginar o quanto isso mexe com o psicológico de alguém, acreditar que não merece ser amado nem pela própria mãe. É muito triste mesmo.
Mas o crescimento emocional desses dois durante a história, ao descobrirem que merecem, sim, ser amados, é uma coisa linda de se ver. E eu fiquei encantada com a forma sensível e delicada que os autores conseguiram transmitir isso.

Amei demais esse livro, e mal posso esperar que saia em português pra eu tê-lo na minha estante! É realmente uma lição de vida

Quote favorito: "É maravilhoso quando outra pessoa vê você, o seu eu verdadeiro, mas - e esta pode ser a coisa mais profunda que eu já pensei ou disse - talvez o mais importante é ver a si mesmo."

Quando tiverem a chance, leiam esse livro porque ele é magnífico!
Amanda 12/10/2022minha estante
Acabei de ler agora. E... estou sem palavras. Nunca pensei que iria gostar tanto. Desde o jeito que foi escrito, até da temática. Chorei. Senti o que os dois sentiam. Entrei de verdade como se estivesse passando com eles cada situação. Só acho que poderia ter terminado de algum outro jeito.

Dear.Manoel.Neto 23/06/2023

Irmãos unidos desvendando coisas de forma quase meh
Começando de forma bem desinteressante, mas intrigante, vamos acompanhando a troca de e-mails entre dois irmãos, onde Bea fugiu de casa e vamos tentando descobrir seus motivos e Ezra, deixado para trás, tem que lidar com a ausência de sua irmã e a convivência conturbado com mãe e padrasto.

Mas sinceramente, não entendo como dois autores incríveis conseguem criar personagens principais tão chatos, não sei se é a trama inicial ou a prooosta de e-mails que atrapalha a clareza de entender o ponto de vista deles, mas as coisas demoram para ficar interessantes.

E mesmo que demore começarmos a nos importar, ainda conseguimos refletir sobre os pensamentos de um lar abusivo, e a esperança de conseguir se reerguer e alcançar uma situação melhor.

?Se você não gosta da sua vida, faça algo para mudar. Para de reclamar e seja a mudança que quer ver no mundo.?

junirou 20/01/2023

Esse livro é um sentimento.
? Eu quero que esse livro possa ser um pequeno lugar de conforto para pessoas que vivem em lares abusivos, e que não se identificam mais como si mesmos, e precisam aprender a dar outro significado ao termo família.
Um lar não é necessariamente um teto sobre nossa cabeça, mas sim um lugar de conforto. E naquele momento era tudo que esses dois personagens, Ezra e Bea precisavam.

? Eu não tenha nada de ruim a dizer desse livro, a forma em que os autores abordaram as situações, e os desfechos dos personagens foram de extrema responsabilidade, e sensibilidade. O livro vai te tirar algumas lágrimas, e vai te acolher. Principalmente se você se identificar, e se colocar na pele desses protagonistas que carregam consigo uma dor que por muitas vezes eu carreguei, e outras mil pessoas por aí...

? Com um talento impecável de como é saber mexer com as palavras, e tocar os leitores Jennifer Niven e David Levithan entregaram tudo nesse livro.
O tanto que eu torci por esses personagens!
As lições que os irmãos tiram de todo o processo da distância, e a constante fuga dos problemas, buscando forças pra continuarem lutando um pelo outro, de tentar se reencontrar, e se enxergar, tendo em vista tudo que eles acreditavam sobre o passado do pai biológico, e o futuro que eles precisam construir. Forte, responsável, sensível e delicado!

Maira 25/07/2022

expectativas atendidas
uma história difícil e dolorosa, contada de maneira sensível e até imersiva. por ter uma narrativa diferente ? ficamos sabendo da história através de e-mails trocados pelos personagens, o enredo é bem fluido e não senti dificuldade para me ambientar na história de Erza e Bea. me emocionei em alguns trechos e torci pelos irmãos.
Loony 02/08/2022minha estante
Amg, vc tem o epub desse livro??

Jess 03/09/2023

Encarei esse livro como se ele fosse uma enorme fofoca sobre a vida de duas pessoas que eu não sabia nada sobre e, adivinha só? Li tudo em menos de um dia.

É um livro muito fácil de ler. É o tipo de leitura que te tira da ressaca literária se você estiver em uma, o que não era o meu caso, mas me deixou contente ter uma leitura mais leve, em seu formato de escrita e não de conteúdo, para me perder em um final de semana.

Andrea Lacombe 13/08/2022

Beatriz e Ezra são irmãos e o principal apoio um do outro. Desde que a mãe deles se casou novamente, a vida dos dois ficou bem mais complicada. Mas Bea sempre fez questão de ocupar o posto de encrenqueira da casa e dar tudo de si para proteger Ez dos adultos. Até agora.
Quando Bea vai embora sem avisar ninguém, a situação do garoto muda complemente ? ainda mais dentro de casa. Dividido entre a saudade, a raiva e a preocupação, Ez agora só pode contar com a irmã à distância, já que tudo que ela deixou para trás foi um endereço de e-mail secreto para se corresponder com ele.
Enquanto Bea vai em busca de segredos do passado na esperança de mudar seu futuro e Ez tenta encontrar seu lugar no mundo sem a irmã, os dois vão precisar aprender a confiar em si mesmos até poderem se reencontrar.

Babis Schuina 19/05/2023

Nem tudo são flores.... Nem esse enredo
O que me chamou atenção inicialmente foi ser um livro co-escrito pela Jennifer Niven (e a capa ser linda cof cof), então eu sabia que das duas uma: ou esse livro ia ser mega fofo ou mega triste.
Gosto dos personagens, gosto da complexidade e da forma como os mesmos lidam com os sentimentos e seus contextos familiares, eu me identifiquei muito com a Bea e a suas questões de auto sabotagem, insegurança e sua fuga na tentativa de procurar um caminho melhor, eu entendi e me vi em Ezra e sua busca por um lugar, a tentativa de acalmar seu furacão interior. Eu gosto como a narrativa flui através dos emails, deixando tudo dinâmico e te puxando para a história.
Mas há um porém, e isso me pegou várias vezes. Esse livro exige uma suspensão da descrença relativamente alta, e muitas vezes eu me via pensando: isso é um Thriller? Bea realmente está escrevendo? Onde eu vou chegar?
Bem, minhas dúvidas e suposições estavam erradas, e eu ainda acho que algumas coisas pareciam que iam tornar um suspense do nada, e isso acabou me pegando em alguns momentos porque exigia e muito que eu ignorasse esses pontos (o mistério sobre o homem do Twitter e tudo que vem com ele) e nesses momentos eu me sentia empurrada pra longe da história.
No mais, acho um bom livro, não é meu preferido da Niven e provavelmente vou me esquecer dele em algum momento mas foi tocante.

Naraiane.Martins 13/05/2022

RESENHA- Me leve com você | @aquarelandosonhos
Jennifer Niven escreve de uma forma muito poderosa, então entrei nessa leitura esperando uma enxurrada de sentimentos, já David Levithan é um autor que li alguns livros, mas nenhum me fez morrer de amores. Entretanto, a parceria entre Niven e Levithan, era TUDO o que eu precisava, só não sabia disso.

Beatriz e Ezra, não fazem parte de uma família feliz e estruturada, eles vivem em meio a um pesadelo. Desde que a mãe deles se casou novamente, a vida dos irmãos ficou complicada. Com o abandono da mãe e o tratamento agressivo do padrasto, os irmãos se tornaram os principais apoios um do outro.
Bea, sempre ocupou o posto de ?filha rebelde? para proteger Ez, até o momento em que ela decide ir embora.
Dividido entre o abandono, a saudade de bea, a raiva que consome seus sentimentos e a preocupação, Ezra só pode contar com a irmã à distância, já que tudo que ela deixou para trás foi um e-mail para conversar com ele.
Enquanto Bea sai em busca de uma vida melhor, ela se depara com segredos do passado que podem mudar o seu futuro. Já Ez, precisa aprender a juntar seus cacos e tentar encontrar seu lugar no mundo sem a irmã.
Ambos vão precisar aprender a confiar em si mesmos e nos outros, até encontrarem uma forma de estarem juntos novamente.

Me leve com você, me arrebatou de um jeito diferente, pois entrei nessa história esperando a vida comum de 2 irmãos, mas encontrei uma família desestruturada, um padrasto violento e uma mãe negligente.
No início da história, podemos encarar a fuga de Bea como uma forma de rebeldia, mas adentrando o universo em que os irmãos vivem, fica claro as situações violentas em que os dois foram expostos desde a infância, e para Bea, a única forma de mudar isso era sair em busca de uma vida diferente.
Essa é uma história sobre solidão, que mostra que nem sempre o ambiente familiar é um lugar seguro e amoroso. Mas acima de tudo, é uma história sobre resiliência, sobre renascer das cinzas e nunca desistir.

Rafael 21/05/2022

"Acho que é um dos efeitos colaterais de crescer em uma casa que nos odeia: a gente não sabe como agir quando se depara com o amor."
David Levithan e Jennifer Niven estão entre meus autores favoritos, por isso fiquei muito animado com o anúncio desse livro. E agora, após terminá-lo, só sei que preciso de mais dessa parceria.

Eu amei Bea e Ezra. Eles, claro, são o ponto alto do livro e a cumplicidade dos dois é muito bem construída. Perdi as contas de quantas vezes minha garganta travou ao ler o que eles passaram (ou passam), pois são tantos momentos de abusos, que você se vê tão sufocado quanto eles, e tudo o que quer é abraçá-los e dizer que tudo vai dar certo. Mas o mais bonito é ver a força dos irmãos em buscar algo melhor, mesmo diante disso - algo que Jennifer e David sempre fazem muito bem em seus livros.

A relação deles com outros personagens também me conquistou, principalmente a de Bea e outros dois. Unido à toda a boa construção de "universo", o fato do livro ser todo em troca de e-mails entre os personagens só ajudou a leitura a voar.

"Me Leve com Você" é uma história de dor e perdas, mas acima de tudo, de superação. De lutar pelo seu direito de viver. De ser feliz. Jennifer e David: obrigado por essa história, por esses irmãos e pelas palavras.

Luuma 23/05/2022

Que experiência foi essa leitura
Intensa, uma história para refletir?
David Levithan e Jennifer Niven fizeram algo incrível aqui, com certeza uma história que vou levar pra sempre!

Jaque @blogmalucadoslivros 19/11/2022

Me leve com você
Eu já conhecia a escrita do David Levithan, mas não a da Jennife Niven e apesar disso, quando este livro chegou aqui em casa não tinha expectativas nenhuma quanto a leitura, e acabou sendo uma grata surpresa.

Beatrix e Ezra além de irmãos sempre foram grandes amigos. Desde que a mãe deles se casou novamente com um cara super babaca os dois viviam um inferno dentro da própria casa.

Até que um dia Bea resolve simplesmente fugir de casa sem levar celular e nada que possa dar pistas sobre seu paradeiro. Mas ela não podia deixar Ezra sem notícias, então ela deixa apenas para ele, um endereço de e-mail no qual os dois começam a se comunicar.

Bea agora quer ir atrás de informações importantes sobre o passado enquanto Ezra começa a sofrer ainda mais pressão dentro de casa e na escola por causa do sumiço da irmã. O que ninguém percebe é o tanto que estes dois irmãos sofrem neste lar tão complicado e tóxico.

“(…) A vida é assim Ez. A gente nunca sabe aonde ela vai nos levar.”

Me leve com você é narrado em forma de e-mail e foi uma leitura rápida e cativante desde o início. Ez e Bea são o apoio emocional um do outro e ao longo da trama a gente fica só torcendo para que tudo dê certo pra eles e que eles nunca mais fiquem perto da mãe e do padrasto (que são dois loucos abusivos mas que infelizmente sabemos que existem vários por aí).

Apesar da trama trazer essa temática um pouco pesada, a escrita dos autores e a forma com que a história é narrada torna a leitura bem mais leve do que parece.

Me leve com você me emocionou mais do que eu esperava. A trama não traz grandes reviravoltas mas conseguiu me cativar com Ez e Bea, que foram personagens muito bem construídos. Recomendo!

site: https://www.instagram.com/p/CibIBjSrVlE/

JAlia56 08/03/2024

Me leve com você
Eu amo a escrita da Jennifer e do David e, quando descobri que teria um livro escrito por eles dois, fiquei muito ansiosa para ler!
Essa história é contada através de emails entre a Bea e o Ezra que são irmãos, e esse formato deixou a escrita mais leve e um tanto reflexiva também.
A história é super envolvente e fluída, daquelas que se você começar o livro agora, no mesmo dia termina, além de ser muito boa para quem está de ressaca literária.
Esse livro possui alguns gatilhos como violência doméstica, psicológica e entre outros, e que são extremamente necessários e que precisam ser falados.
Eu gostei dos personagens, consegui me conectar com eles e entendi ambos os lados. Achei muito bonito a irmandade e o companheirismo entre os irmãos apesar dos pesares e como o livro acaba rê-significando o verdadeiro conceito e significado de família.
É um livro muito bom e muito triste, me emocionei em algumas partes e eu super recomendo!!

Karini.Couto 14/11/2022

Quem me conhece de longa data, sabe o quanto eu sou apaixonada pela escrita de David Levithan e em parceria com a Jennifer Niven já sabia que seria um livro que tocaria bem fundo na minha alma.

Sobre a trama:

Temos um casal de irmãos que moram com a mãe e o padrasto, Bea e Ezra, 18 e 15 anos. Eles não tem nenhum contato com o pai biológico e sofrem abusos psicológicos constantemente daqueles que deveriam ser amorosos e cuidar deles.
A mãe, parece uma alienada que culpa os filhos por cada abuso praticado pelo padrasto, vendo como uma espécie de "punição merecida". Sendo assim, imaginem um lugar onde não é um lar de verdade e não tem segurança, amor, apoio. Foram diversas situações difíceis ao longo do crescimento deles e um dia Bea foge de casa, já cansada. E é aí que tudo muda. Ela deixa um endereço de e-mail e aí vamos acompanhando as conversas entre ela e seu irmão. Ezra vai ter que lidar com a mãe e tudo que ficou, enquanto Bea se aventurar em um mundo estranho.

O que eu achei:

O enredo é bem pautado e embasado, característica dos autores colocar temas relevantes e reflexivos, para não apenas atingir o leitor, mas para que possamos de fato pensar a respeito de situações que acontece ainda nos dias atuais em diversas casas após as portas se fecharem, e me parece que muitos ao redor, simplesmente fecham os olhos pela comodidade em não se envolver em situações que não estão dispostos, preocupados com a própria vida! As pessoas pensam em abuso como pancadas, mas existe o abuso psicológico, que posso dizer com propriedade que é tão pior quanto o físico. Causa inseguranças, medos, fobias, depressão, e muito mais. Esse tipo de abuso bate de uma maneira que como a protagonista diz, a gente acredita, no que estão falando, por mais que quem esteja de fora achei insano, quem sofre esse tipo de abuso, vai sendo moldado pelas coisas que escuta, a ponto de se perder de si mesmo.

O enredo acontece de maneira cadente, através da troca de e-mails dos irmãos; quando percebi já estava em prantos por diversas vezes, com vontade de acolher e dar uma solução para tanta dor. E tanto Bea quanto Ezra são jovens que vemos amadurecer de tal maneira que meio que dói, pois não tiveram a oportunidade de vivenciar de maneira saudável as fases de suas vidas.

Apesar de tanta dor e descaso, eles tem um ao outro e essa relação construída é nítida e palpável, não tenho irmãos com os quais cresci. Tenho uma irmã, que não tivemos uma criação juntas e imagino de diversas maneiras o quando teria sido bom ter uma irmã presente para partilhar todos os momentos e assim nos fortalecermos na dor e no amor.

Vale ressaltar a relevância do tema abordado:

Abuso não são apenas as pancadas ou sexuais.
Existem muitos tipos de abusos e um deles e tão doloroso como qualquer outro é o abuso psicológico, que inclusive é crime previsto em Lei e também praticado não apenas nos meios familiares, que fiquei claro! A opressão acontece em muitos meios, as pessoas proferem palavra, inclusive nas redes sociais, achando que é terra de ninguém, mas se liguem! Pois você pode estar segredo abuso ou sendo o abusador sem ser dá conta. Procure ajuda! Procure os meios legais. Mas não se cale!

Sobre os personagens:

Ezra é o tipo de personagem que nos encantamos de cara, queremos dar colo e cuidar. Enquanto Bea, já é mais difícil, por assim dizer. Ambos tem uma bagagem emocional fortíssima e isso também os faz quem são. Bea é corajosa, mas um pouco egocêntrica, enquanto Ezra é altruísta.

Uma coisa que sempre digo na minha vida, desde os 16 anos, quando tudo mudou, é que não podemos controlar tudo, nem sempre temos oportunidade de escolher, e as coisas não saem como gostaríamos. Mas algumas vezes podemos transformar nossa vida através de nossos escolhas. Mas tem situações na vida, que não temos escolhas. Que são como são.

Esse livro não fala apenas sobre a história de Bea e Ezra, fala sobre liberdade, sobre desertos, sobre se ver só, sem perspectiva, sobre como cada um lida com as situações que a vida lhe impõe.. entre outros.
Mas sobretudo, sobre a coragem de deixar para trás tudo aquilo que te faz mal, sem saber ao certo o que está por vir!

Fiquei impactada e arrebatada.
Esse livro é de uma profundidade que apesar de saber que os autores sozinhos já causam, juntos, são algo que ainda não achei palavras suficientes para descrever.

Uma história real, imaginável, crível e que não tem como não mexer com qualquer leitor que se disponha a ler essas páginas. ❤️

site: https://instagram.com/alempaginas

Borboletário 09/07/2023

Eu levo no peito.
Eu amo a Jennifer Niven e toda vez que fico na dúvida pq amo, eu lembro um livro dele e isso fica óbvio na minha cabeça. Nossa, juro! Eu tô tão triste e sozinha com o fim dessa história que a primeira coisa que fiz foi abraçar o livro quando acabei.

Eu amo a relação entre os irmãos e como tudo aconteceu. Eu amo como esse livro é lindo e sincero quando a dor de uma vida complicado e mesmo assim, existe saída do fim do poço. Eu amo como a Jennifer é sensível e única escrevendo sobre relações familiares e você fica sem chão mesmo assim. Eu tô feliz em ter lido essa parceria entre ela e o David, não sou fã dele, mas ele ganhou meu carinho sim com esse livro.

Mas, obrigada por escrever e me ganhar todas as vezes, Jennifer Niven. Obrigada pela Bea e Ezra. Eu tô triste mas tô feliz pq eles vão viver, talvez não como queriam, mas vão viver bem e serem felizes, como realmente merecem. ????

Miauzitchas 10/05/2022

um novo favorito
? Esse é um daqueles livros que podem mudar a sua perspectiva sobre a vida.

? Sabe aqueles pensamentos - principalmente os angustiantes - que nos invadem um pouco antes de cairmos no sono? Aqueles que a gente nunca se lembra durante o dia, mas que sempre voltam de noite? Pois é, eu sentia como se a Jennifer e o David tivessem sequestrado todos esses meus pensamentos e os colocado em um livro.

?É engraçado como, se ouvirmos uma coisa sobre nós mesmos várias vezes, passamos a acreditar.?

? Eu nunca achei que um livro pudesse me ensinar tanto sobre mim mesma.

?? Eu terminei ?Me leve com você? sentindo como se o mundo tivesse ficado um pouquinho mais claro. Foi uma experiência incrível, diferente e muito crua.
?? Os personagens são TÃO reais e bem representados que simplesmente DÓI acompanhar o desenvolvimento dos dois. Terminei o livro com a sensação de que eu conhecia a Bea e o Ezra de uma forma muito íntima, e acho que é mágico quando o livro consegue nos fazer sentir isso.
?? O livro é narrado através de e-mails trocados entre os dois protagonistas e a escrita dos autores é simplesmente impecável! Espero que eles façam mais livros juntos, eu leria todos!

?Você às vezes se sente pequeno? Tão pequeno que caberia no próprio bolso? [?] Me sinto tão pequena que me pergunto se estou invisível?

? ?Me Leve Com Você? definitivamente se tornou um favorito, quero convencer todo mundo a ler KKKK (talvez exista alguém aí que precise muito desse livro, só não saiba ainda hehe).

?? resenha: @onemorebook1