O Brasil holandês

O Brasil holandês Evaldo Cabral de Mello

Resenhas - O Brasil holandês

Gustavo 07/02/2022

Extremamente pessoal a nota
Eu não sei se foi o momento errado, ou se eu não estava preparado, mas o que acontece é que foi extremamente difícil de não só finalizar o livro, mas prosseguir com a leitura. Tive dificuldade em me prender as explicações, minha cabeça não conectava e nem formulava as dissertações do autor, o que acabou tornando o livro maçante e consequentemente mais complicado ainda de finaliza-lo... Pra ser sincero quando chegou em 90% eu estava a ponto de só largar o livro, mas foi nesse ponto que o livro acabou. Infelizmente eu saio dessa leitura assim como entrei, absorvi pouquíssimo e isso me deixa meio chateado.
Como disse essa nota é extremamente pessoal, onde acredito que o meu momento tenha prejudicado minha leitura. É uma leitura com um ritmo diferente do que estou acostumado de até mesmo livros de cunho jornalístico, teve momentos que a única forma de fazer o texto me trazer sentido, era lendo em voz alta. Talvez da forma que eu esteja descrevendo aparente ser um livro extremamente difícil e complexo, coisa que nao é e que acredito que a maioria das pessoas não irão achar, mas o problema é que mesmo assim eu simplesmente não conseguia conectar em ordem cronológica e nem mesmo de contexto todos os registros que foram expostos no livro. Talvez a densidade de informação tenha afetado também e eu deveria ter lido com mais calma.

Volnei 18/09/2017

O Brasil holandês
A região nordeste do Brasil esteve por alguns anos dominada pelos holandeses que invadiram a região e ali permaneceram durante alguns anos com a intenção de fazer da região uma extensão da Holanda . Seu domínio durou pouco pois foram expulsos pelos brasileiros da região com apoio da coroa brasileira

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br