Iguais perante a lei

Iguais perante a lei Augusto de Arruda Botelho

Resenhas - IGUAIS PERANTE A LEI

Cicero.Marques 14/02/2022

Excelente livro. Elucidativo, simples, e muito útil para entendermos um pouco mais sobre direito e suas aplicações em nosso cotidiano. Recomendo para todos, principalmente aos que vociferam opiniões sem sequer conhecer o básico das leis brasileiras.

Rafa 15/10/2021

Direito para leigos
É preciso ter em mente que se trata de um livro proposto ao público leigo no que se refere ao conteúdo jurídico, aliás, o próprio autor assim o direciona. Particularmente, sou uma entusiasta desse formato, porque acredito na propagação do Direito de forma simples à população que não estudou e/ou não trabalha na área. Afinal, todos deveríamos ter conhecimento daquilo que a nossa Constituição nos garante!

Outro ponto é que as muitas situações narradas são referentes à área criminal, fato que não poderia ser diferente, já que o autor é um advogado criminalista. Nesse sentido, eu adorei a contemporaneidade dessas situações descritas e achei que são muito propícias para a realidade do país.

No mais, ainda que a proposta desses livros seja simplificar e trazer uma maneira pontual de compreender direitos, é comum verificar o uso constante e quase excessivo do juridiquês nas explicações, dificultando textos que teriam como propósito facilitar o entendimento do Direito. E está aí o meu grande elogio ao livro, porque o juridiquês é usado aqui com parcimônia e quando necessário, com notas de rodapé explicando os termos e as expressões, inclusive.

Achei muito interessante a abordagem e, sem dúvida, recomendaria a todos que querem ter uma noção dos seus direitos garantidos por lei e o que fazer diante de determinadas situações jurídicas. É uma leitura rápida, direta e que agrega uma percepção muito legal do Direito.

Deza 27/01/2022

Cumpre o que promete
Um livro didático, com uma linguagem leve e simples para deixar a leitura agradável a todo tipo de leitor. Augusto tem esse dom de transformar o juridiquês em informação simples, e é extremamente necessário, para que as pessoas entendam pontos tão importantes da justiça.
No mais, para estudantes ou operadores do direito, é um livro para se inspirar exatamente quanto a essa didática que é a essência do autor, de humanizar o direito (que anda bem difícil), cumprindo uma função social de dividir conhecimento.

May 20/02/2023

Defender direitos, não pessoas.
Um livro excepcional aos novos amantes de direito. Apesar de ser renomado e ter opiniões concretas em casos polêmicos, Augusto é extremamente parcial ao defender o direito dos cidadãos, independente de cor, raça, religião e posicionamento político. Faz parte do indispensável projeto contra o analfabetismo constitucional e instrui, de maneira simples, como garantir seus direitos e até mesmo o que não fazer. Sempre bom lembrar, que se você ,assim como eu, estiver iniciando no mundo jurídico, as informações podem precisar ser relidas, pesquisadas e até mesmo não compreendidas em primeiro momento. O que tá tudo bem!

"A defesa não quer dizer o panegírico da culpa ou do culpado. Sua função consiste em ser, ao lado do acusado, inocente ou criminoso, a voz dos seus direitos legais.?
-Ruy Barbosa

Mirella Pupo 27/10/2022

Um bom livro, com linguagem fácil de entender, para conhecer algumas leis brasileiras e como elas realmente funcionam na prática.

carolmc_ 31/10/2021

Para leigo
Uma breve explicação de como o Direito funciona de um modo geral, bem mastigadinho, para leigos como eu. Aprendi bastante.

queimando.e.ressignificando 11/01/2022

Livro excelente para o que se propõe
Augusto De Arruda Botelho, grande advogado criminalista, em menos de 200 páginas nos apresenta as noções básicas atreladas ao direito: o sistema jurídico, como funcionam processos criminais, mitos e um "guia" prático à garantia de seus direitos.

Isso, direcionado ao público leigo (-presente!), dando uma concepção das ferramentas da justiça disponíveis aos cidadãos.

Ótima leitura! Entretanto, se você já tem uma base sobre os aparatos legais a obra, infelizmente, não servirá.

Neto 13/01/2022

Augusto de Arruda Botelho é umas das figuras nacionais que defendem o direito das quais eu mais admiro, talvez por isso esse livro entre nos meus favoritos, afinal sou suspeito a dizer quando se trata dele. Com certeza um livro pra leigos, mas que não deixa de ser surpreendente, se toda conversa de bar a respeito de política tivesse pelo menos essa obra lida, muita besteira deixaria de ser ouvida ou falada?
Afinal o direito é uma ciência, e pelo menos o básico em alguns assuntos você deve dominar para entrar em qualquer questão. Recomendo para todos!!! ?

Carolfreitasnf 08/01/2022

Iguais Perante a Lei
Pra quem está ou esteve no meio jurídico, seja trabalhando ou estudando, sabe bem aonde melhor se informar sobre o direito, seja ele de qual ramo for.
E assim como a introdução do livro diz, talvez ele não seja para nós.

Infelizmente, nesse ponto tenho que discordar do autor, pessoa que descobri no Twitter durante a quarentena e passei a admirar profundamente.

O Augusto consegue de forma brilhante conversar com aqueles que não estão acostumados com os termos e jargões usados no mundo jurídico. Faz isso com facilidade e maestria tremendas.

Acredito que apesar desse livro não ter nenhum cunho acadêmico, podemos aprender muito. Ainda que seja a nos comunicar de forma simples e eficiente com a parcela da população que não compreende o direito.

Em momentos onde o WhatsApp virou fonte de pesquisa e informação, saber comunicar às pessoas o real significado das leis e suas aplicações faz muita diferença.

Pra mim que faço parte do time dos que estão ou estiveram no meio jurídico essa foi a principal lição tirada da leitura.

Pra você que não está, esteve ou nem mesmo pretende ingressar nesse universo chamado Direito o livro é excelente e traz muitas explicações bem práticas sobre o processo, principalmente o penal.

Uma das minhas partes favoritas nesse livro foi o fato de que vários mitos são esclarecidos e explicados.

É um livro de leitura bem fácil, então pra quem tiver interesse em realmente entender e aprender um pouquinho desse mundo louco e cheio de depende do Direito fica aqui minha sugestão de leitura.

Ana Carolina 10/07/2022

Ótima leitura
O livro trás uma linguagem acessível para todos. Mesmo que não tem conhecimento jurídico consegue compreender perfeitamente o conteúdo do livro. É muito bem explicado, e as situações são apresentadas de forma leve e divertida, facilitando a compreensão.
É um livro que recomendo muito.

Cortina 17/12/2022

Ótimo
Excelente livro, recomendaria para todos aqueles que se interessam na área do direito, mesmo sem saber nada sobre o assunto!