Catástrofe Niall Ferguson

Resenhas - CATÁSTROFE

Dirtyharry82 12/02/2024

Uma obra com altos e baixos
Em sua obra, Nial Fergusson nos propicia uma reflexão interessante sobre o modo como os diferentes desastres afetaram a humanidade ao longo da História e os impactos deles na experiência coletiva, pontuando principalmente, a dificuldade humana para antevir cataclismas e crises abertamente previsíveis.
Outrossim, o historiador também dissemina uma visão abertamente sinofóbica em relação à pandemia da Covid-19, muito provavelmente, resultante da produção da sua escrita em pleno início da ascensão da doença. Outra questão a ser destacada é a sua percepção anti-comunista, principalmente ao analisar a consolidação da experiência soviética ao longo das décadas de 1930 e 1940.
Entre altos e baixo, a obra apresenta uma percepção interessante mas que precisa ser analisada com cuidado e livre de influências midiáticas liberais.

Nilson 16/01/2024

PAREI
Na página 34 (o significado da morte). No momento nao me acho em condições psicológicas de continuar a leitura. Tem os que sabem o que esta por vir, tem os que fingem não saber e os que não querem saber embora sintam que algo muito devastador virá.
Já tenho muito stress com os problemas em meu entorno ...voltarei à leitura oportunamente.

Yasmin460 12/12/2023

Catástrofe
Esse livro é muito chato, decepcionante, ele tinha tudo pra ser uma leitura interessante, mas em algum momento o autor começa a divagar e falar de IA super poderosa da China, Tiktok e etc.
O começo do livro é sobre uma coisa e os outros capítulos sobre outra, fica desconexo e muito muito chato, uma leitura insuportável

Knots 17/10/2023

Interessante, mas puxa muita sardinha para EUA e Europa!
Maior parte do livro (capítulos 2, 3 e 4) são bem reflexivos, entretanto sempre que vai apresentar dados relativos aos EUA e Europa coloca como status superior, sempre esquecendo da parte imperialista e destruidora nas colônias que elas fizeram. Outros capítulos como 6 e 8 totalmente chatos e não tem conexão com o seguimento do livro.
No geral, leitura densa e caso não tem senso crítico vai sair jurando a banheira dos nossos colonizadores!

Kenvilly.Eduarda 13/09/2023

Catástrofe
É um livro interessante, não me prendeu muito, mas é útil pra bloqueio de leitura, fui lendo aos poucos.