Tudo o que você precisa saber sobre Psicanálise

Tudo o que você precisa saber sobre Psicanálise Silvia Ons

Resenhas - TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE PSICANÁLISE

Ders 04/01/2024

Resumo em tópicos
É um livro que traz conceitos gerais da psicanálise e serve muito para aproximar ao tema ou para rever os conceitos. Não é um livro para se aprofundar. Gosto da maneira como a autora organizou a obra.

Nielson.Silva 26/11/2023

Uma boa introdução
O título, como todo título que se propõe a tanto, é um exagero. A psicanálise aqui é apenas a de Freud e Lacan, não abrange nem parte da atual diversidade. O título deveria ser "Uma introdução à psicanálise de Freud e Lacan." É isso.

Vênus_Alice 21/09/2023

Tudo sobre a psicanálise
É um livro bem introdutório, legal para quem quer conhecer a psicanálise e adentrar em assuntos que ela se propõe a discutir. É raso, mas bom de início, apenas pode ser um pouco difícil para quem nunca teve contato com Lacan.

É um texto que discuti muito a base da psicanálise, mas trazendo as mudanças de acordo com a sua evolução. Demonstrando que o analista deve estar produzindo de acordo com a sua época e que toda ciência é passível de revisão e reescrição.

Joy Barreto 24/08/2023

Leia com a mente aberta
Como a psicanalista define: o livro é uma espécie de cavalo de troia só que ao contrário, 3le desperta.

Não julgo uma leitura fácil, não é desses livros que você lê co. Fluidez é consegue finalizar em pouco tempo. O livro exige pesquisas, atenção em diversos pontos, mas principalmente, uma mente aberta em relação às suas crenças e ao que já aprendeu até aqui.

O livro conta com um sumário de 49 subcapítulos, cada um deles abordando um tema diferente que é pontuado a origem dos termos, estudos e crenças que iniciaram alí com Freud e teve aprofundamento com Lacan e outros.

Porque eu disse sobre ter a mente aberta? Bem, a era da psicanálise em que vivemos hoje passou por muitas evoluções, e nem sempre sequer se parece com sua origem, então há muitos pontos com pensamentos primários ainda, que já fomos muito além do seu primeiro entendimento. Algumas coisas parecem até meio absurdas. Mas essa é a história.

Alice 09/08/2023

Ideal para ter uma visão ampla acerca dos principais conceitos da psicanálise. Leitura agradável e didática.

gilmarpsicologo 09/06/2023

De modo bastante pragmático, a autora passa por todos os conceitos psicanalíticos de modo que constrói uma linha do tempo e suas devidas descobertas.

Aline 01/05/2023

Interessante
Interessante e informativo.
Linguagem acessível sobre essa teoria tão complexa.
Um resumão detalhado.

Cicin 08/01/2023

O livro é uma ótima introdução para quem quer entender um pouco sobre psicanálise, um livro totalmente didático

emilymendes 30/07/2022

Bom.. Mas poderia ser mais didático.
O livro é uma ótima introdução sobre a psicanálise, mas achei que a escritora poderia ter usado um vocabulário mais do dia a dia para explicar os conceitos.

Monique | @moniqueeoslivros 05/06/2022

Todo lo que necesitás saber sobre psicoanálisis
{Leitura 27/2022 - ?? Argentina}
Tudo o que você precisa saber sobre Psicanálise - Sílvia Ons

Sempre tive curiosidade com Freud, desde a escola. Na faculdade, vez ou outra ele era mencionado, porque Psicanálise e Linguagem são coisas que se complementam. E depois, com a pandemia, aí sim, a Psicanálise chegou pra ficar por aqui.

Mas eu sou apenas uma entusiasta que tem amigos que indicam boas leituras. E uma dessas boas leituras foi esse livro, que é muito interessante pra quem quer conhecer mais sobre o assunto e também pra quem quer usar a Psicanálise como referencial teórico ou base para alguma outra coisa, como a gente fazia no curso de Letras.

O livro é totalmente didático, organizado como se fosse um dicionário. Você tem ali as principais teorias, os principais sintomas, os principais pensadores. Há também linhas do tempo e um Glossário muito bom no final.

Em linhas gerais, você aprende sobre Freud e Lacan, complexo de Édipo, pulsão, prazer, traumas, neurose, id, ego e superego... enfim, um livro realmente pra aprender e consultar.

Pra quem quer conhecer mais sobre Psicanálise, não tenha dúvida que esse livro é uma boa porta de entrada. Ele joga luz de uma forma simples e direta, e dá as coordenadas pra você se aprofundar no tema depois. Porque você vai descobrir que isso tudo é só o início.

Luccrazy 27/02/2022

Uma necessidade atual e libertadora
Adorei o texto educativo para mim como leigo. Por vários anos os conceitos do Complexo de Édipo, Transferência, Pulsão, Transferência, e demais eram reais mas com clara dificuldade de converte-los em 100% inteligiveis.
A autora é brilhante em elucidá-los, exemplificá-los e traduzir do Freud e Laucan original
para uma linguagem de fácil compreensão.
Leitura fundamental para aqueles q querem entender um pouco mais de si, das suas relações, das neuroses e oorque não do mundo atual.