Se a Casa 8 Falasse

Se a Casa 8 Falasse Vitor Martins

Resenhas - Se a casa 8 falasse

Lua 26/11/2021

Como o próprio autor escreve é uma história de "meu Deus, essas pessoas só vão conversar? Não vai acontecer nada?" mas ele conseguiu com que me sentisse imersa naquela realidade ao ponto de querer saber como cada personagem seguiu suas vidas após deixarem a casa 8 na rua girassol em lagoa pequena.

SanderleyAlves 26/11/2021

Essa é sim uma história de amor!
Vitor Martins, ou a casa 8, mentiu ao tentar dizer que essa não seria uma história de amor. Bom, é claro que ele - ou eles - admitiram que sim, era um história de amor.

"Se a casa 8 falasse" é comovente, hilário e de despertar emoções. É o amor a vida e seus pequenos detalhes. É Vitor Martins com sua habilidade natural com as palavras e a simplicidade das histórias.

"O silêncio aqui é o som do nascimento improvável de uma paixão adolescente de cidade pequena que acredita poder vencer todos os obstáculos do mundo."

Marih 25/11/2021

Esse foi o segundo livro que leio do autor e posso falar que não me canso de sua escrita, tanto que essa foi uma leitura de duas noites. A minha história favorita foi a do Greg e acabei não me envolvendo tanto na de Ana, não posso deixar de comentar que Keanu Reeves roubava as cenas e ter lido uma história narrada por uma casa foi um ponto que acabou me surpreendendo positivamente.
Como temos três histórias com uma diferença de dez anos eu teria preferido ler uma e depois iria seguindo para as outras, mas as histórias iam se intercalando. Desse modo, quando eu me envolvia em uma o outro capítulo já contava um pouco da outra e por assim em diante, então isso acabou me atrapalhando em alguns momento.

Adorei conhecer a casa 8 na rua Girassol e as histórias que fizeram parte dela, tanto que fiquei reflexiva como cada lugar pode guardar milhares de momentos, sejam eles bons ou ruins. Ana com seus milhares de pensamentos ao dormir, Greg esperando o Thiago trazer seu almoço e Beto vendo a beleza nas pequenas coisas através da lente de sua câmera, foram alguns dos momentos que a casa 8 presenciou. ? Contém gatilhos a homofobia e a pandemia. Ah, essas três histórias se interligam, não deixando um final aberto, então fique tranquilo(a) que você vai saber o final de cada personagem e espero que assim como eu, sinta o coração quentinho.

Tamires 25/11/2021

Leve
E um livro leve, fluido e divertido. Leitura rápida que explora o cotidiano de três pessoas que moram na mesma casa em décadas diferentes.

Lorena.Castro 25/11/2021

criei muita expectativa, poderia ter sido melhor, achei o final bem ruim. Masss me entreteu em algumas aulas de química

Dani 25/11/2021

Uma história perfeita!
Eu amei tanto esse livro, a escrita dele é ótima, não é cansativa, e é fácil de entender (como todos os livros desse autor)
A história conta sobre os moradores de uma casa, e mostram eles a cada década
A história não foca especificamente em romance, claro, você vai encontrar, mas a história fala de uma casa e seus moradores, fala de despedidas, descobertas, frustrações, e um vira-lata de três patas chamado Keanu Reeves
Você irá viajar no tempo lendo esse livro, mas, ja aviso desde já, você não irá conseguie fazer qualquer outra coisa da vida até terminar esse livro!

Isaias Gamma 24/11/2021

É normal se emocionar por causa de uma casa?
Que livro maravilhoso e gostosinho de ler. Foi muito tocante e emocionante no fim, como sempre me enxergo em cada livro que o Vitor escreve , recomendo demais essa leitura e já estou ansioso para os próximos livros do autor.

Hamilton 24/11/2021

Um livro tão doce, e uma escrita tão boa, que eu perdi, e quando vi já estava perto do final, e temendo pelos personagens, que eles não ficassem felizes, que fosse um fim aberto, etc,
Mas isso não aconteceu graças a Keanu Reeves (o cão). Além de ter ótimos protagonistas, e histórias de amor tão perfeitas, que me fazem sorrir só de lembrar, em resumo adorei o livro.

laurakkkj 22/11/2021

EU CHOREI LENDO MEU DEUS DO CÉU QUE LIVRO BOM EU AMEI DEMAIS NOSSA. um ótimo livro para aliviar a mente depois de ter lido tantos livros técnicos para a faculdade!!

madugm 21/11/2021

A casa 8 da rua girassol de lagoa pequena ?
QUE LIVRO MAIS FOFO, LINDINHO, DA QUENTINHO NO CORAÇÃO ?

Sem contar no humor da casa 8 que é maravilhoso. Acompanhar Ana, Greg e Beto pela visão da casa foi diferente e surpreendentemente BOM.

Estava em uma ressaca literária e esse livro me salvou.

Vanessa Simão 21/11/2021

Leitura deliciosa
Um livro super fácil de ler, com personagens muito fofos, diálogos leves e bem humorados, relações humanas de afeto bem construídas e emotivas.

Luna 19/11/2021

sou suspeita pra falar de algo do vitor martins, qualquer coisa que ele escrever eu já sei que vou amar, o jeito que ele narra e as personagens que cria são sempre incríveis, então é óbvio que amei esse livro que conta três histórias diferentes, mas ao mesmo tempo semelhantes. os 3 protagonistas são bem construídos mas meu arco favorito com certeza foi o do greg e fiquei doida pra conhecer o keanu reeves (o cachorro), a tia catarina e o tiago. mas as histórias e dilemas de todos os três personagens principais são interessantes e relacionáveis. a escolha de colocar a casa como narradora foi ótima também.
é aquele tipo de livro que te diverte e deixa o coração quentinho. e, no fim, o sentimento que ficou pode ser resumido em uma palavra: lar.

Wanessa Rastoldo 19/11/2021

Que leitura gostosa! Vitor Martins tem um talento surreal de te fazer ficar preso do começo ao fim da trama. A história é bem gostosa e te faz rir, chorar e refletir. Não é uma história de amor, porém, há amor nela.

Amei os personagens e amei a forma genial de ser uma Casa a narradora da trama. Obrigada, Vitor Martins, por ser tão genial e por escrever essa obra tão incrível. Meu coração tá quentinho demais!

Panquecadebis LM 19/11/2021

A casinha mais amada do Brasil
Eu amei tanto esse livro, foi difícil pra mim a parte da história do Beto porquê ela se passa na pandemia (a história se passa em 3 décadas está na sinopse) e apesar de eu amar todos os protagonistas eu ficava meio sufocada com ele por quê eu também não podia sair de casa, mas mesmo assim é uma história que me emocionou muito principalmente a parte da Ana e do Greg, é realmente uma história de despedidas, fechamento de ciclos e inícios de novos ciclos e é retratado de uma forma linda, desenvolvida e sensível assim como todas as obras do Vitor Martins e eu amei o cachorrinho de três patas Keanu Reeves kkkkk.

Lucia | @lucia_esta_lendo 19/11/2021

Fofo e sensível
Mais uma leitura do Vitor Martins e ele não decepciona.
Acho que por esse livro ter sido escrito durante a pandemia, ele soube trazer uma avalanche de sentimentos para esse livro.
Temos aqui 3 histórias sendo alternadas, mas contadas pela mesma personagem: a casa 8 da Rua Girassol, em Lagoa Pequena.
Através de 3 décadas (2000, 2010 e 2020), vivenciamos 3 famílias moradoras da casa 8.
São tantos temas abordados, relações amorosas, familiares, descobertas, perdas...e a casa acompanha todos os seus moradores nestas transformações.
Amei o último capítulo, em que encontramos os desfechos das 3 famílias sendo contados pela visão de Keanu Reeves, o simpático vira lata tripé de Catarina.
Com escrita leve, Vitor Martins consegue nos cativar e deixar uma mensagem muito importante: nossa casa é a gente, não um lugar.