Se a casa 8 falasse

Se a casa 8 falasse Vitor Martins

Resenhas - Se a casa 8 falasse

lau 08/02/2024

Tudo o que temos é o agora. ?
Como todo e qualquer história de Vitor Martins, essa não poderia ser diferente e tão incrível! A forma como ele descreve o cotidiano de Ana, Greg e Beto é emocionante e fascinante ??

Pela primeira vez temos Vitor escrevendo com mais foco um romance entre duas mulheres e eu amei demais!!! Mesmo tendo sentido muita falta da palavra lésbica, e assim o único motivo pra eu não ter dado cinco estrelas a esse livro. ?

A descrição de Beto durante a pandemia é tão necessário que nos faz compartilhar de absolutamente tudo o que ele vivenciou no período.

Amo demais meu escritor nacional favorito, obrigada por tanto Vitor! ?

Amazonia 04/02/2024

Uma narrativa diferenciada
A proposta narrativa desse livro foi a que mais me chamou a atenção, geralmente os livros são em 1º pessoa com um ou mais personagens ou em 3º pessoa, no caso desse livro foi narrado em 1º pessoa por uma casa, achei a ideia criativa e muito original

O livro conta sobre a história de três moradores dessa casa e todas muito diferentes, confesso que a mais me deu vontade de ler sobre foi a da Ana, em seguida a do Grey e por último a do Beto que sinceramente não me cativou muito, mas foi muito boa a proposta de relatar sobre a pandemia que foi um acontecimento marcante para o mundo. As referências e a conexão de todos esses personagens no final do livro foram muito boas

É um livro bom,leve e divertido de se ler, particularmente gosto da escrita desse autor, já li outro livro dele que foi 15 dias que simplesmente amei!!!. Adoro o cuidado que o autor tem de toda a estética da capa,contracapa e principalmente a aba do livro que sempre tem algum desenho em referência a alguma parte do livro

juan_rubin 03/02/2024

Mais uma vez Vitor Martins me surpreende!
Comecei o ano com pé direito, uma leitura incrível! A princípio, o fato do livro ser narrado pela casa me deixou apreensivo. Não que a ideia me parecesse ruim, mas junto com elas vinham diversas complicações. Porém, a maneira como essas limitações não apenas não atrapalharam a leitura, elas foram usadas de maneira muito bem pensada!

Os personagens abriram um espaço especial no meu peito. Pelo fato de cada capítulo ser focado em um personagem diferente, em tempos diferentes, temi me apegar de mais a uma história mais do que a outra. Porém, afirmo com toda convicção, depois do 2º capítulo de cada personagem, já estava completamente envolvido. Talvez o fato de me encontrar no mesmo lugar da vida em que os personagens tenha gerado uma conexão maior com os mesmos, mas ainda assim, sinto que cada personagem tem uma característica exclusiva que pode ressoar com todos.

Meu veredito final é de que, se ler esse livro, não irá se arrepender.

James48 28/01/2024

Maravilhoso!!!
Que livro !!!
O Vitor, é um escritor incrível. Suas obras são maravilhosas, e "A Casa 8" não fica atrás. Amei cada personagem. A construção deles, o desenvolvimento, e suas histórias. O livro é gostosinho, uma leitura fácil e fluída. Recomendo muitoooo !!!

B. Russo 28/01/2024

A casa conseguiu viver mais que eu
Pensem em um livro EXTREMAMENTE aconchegante e tranquilo!!! ?Se a Casa 8 falasse? tem uma premissa bem simples e meio genérica, e por isso eu enrolei anosssssss pra finalmente começar a leitura. E se você estiver à procura de um livro com plot twists, com uma história super mirabolante e diferentona, esse realmente não é a melhor leitura para ser indicada. É uma história de pessoas reais, que só faz te refletir sobre a vida!

É unânime que a melhor história é do Greggggg. todos os personagens da história dele são cativantes! eu só esperava que o capítulo do Greg chegasse logo para eu ler as interações do garoto com o queridinho do Tiago, além de eu estar super ansiosa para descobrir aos poucos todas as facetas ?misteriosas? da tia Catarina! Eu também adorei a história da Ana com a Letícia. Ver certas complicações de ser da comunidade lgbtqia em tempos de ainda mto preconceito (anos 2000), mas como elas conseguiram manter o relacionamento e o apoio do pai da Ana foram fatores incríveis!

Eu não cheguei a desgostar de nenhuma história, mas a que não me cativou igual às outras foi a do Beto, e isso principalmente por se passar durante a pandemia, quando ninguém saía de casa e nada interessante acontecia. É uma crítica muito boa a se pensar, já que todos nós vivemos isso e a história dele de fato vai ser beeeeeem mais monótona e chata por causa do isolamento social e a falta de novidades que as outras histórias tinham.

Eu tenho zero costume de ler livros desse estilo, porque eu sempre dou preferência para histórias super agitadas e fantasiosas lkkkkkkkkkkk. Mas eu me surpreendi o quão presa eu fiquei e o quão fluido foi todo o enredo para mim! Leia essa livro se vc procura alguma coisa tranquila e gostosinha de se ler!

Maria Laura 27/01/2024

Como já conhecia o Vitor e suas obras, iniciei a leitura com expectativas muito altas e acabei me frustrando um pouco. Esse é sim um bom livro e bem divertido, mas confesso que achei algumas partes bem arrastadas o que torna esse livro o meu menos favorito do autor.

oisofa 26/01/2024

Que livro lindo :(
Claramente feito com muito amor, porque isso transparece em cada momento dessa historia. Sútil. São vidas simples, sem grandes dramas complexos e sem solução, mas são reais, e isso é lindo!!

Dudu 26/01/2024

Não tenho nem palavras pra descrever esse livro, gente. pelo amor de deus, façam esse favor para vcs mesmos e leiam Vitor Martins. ler ele é um sentimento completamente diferente de td q ja senti na vida...todos os livros desse homem me passam a mesma sensação!!! sério. leiam Se a casa 8 falasse!!!

b.furrtado 25/01/2024

Se a casa 8 falasse
Não ganhou uma nota maior pq não é o tipo de leitura e narração q eu tenho gostado de ler, mas gostei muito de como todas as histórias se interligam em algum momento, é um livro bemmm adolescente e recomendo para adolescentes que gostam de se identificar na propria leitura

Blue10 25/01/2024

Adorei a escolha textual da narrativa ser feita através do ponto de vista de uma casa!! A intercalação entre as histórias faz com que a história se torne ainda mais interessante. O autor tem um estilo de escrita leve e muito gostoso de ler.

julioornellas 24/01/2024

Essa resenha é sobre mim
Decidi fazer a 1º leitura do ano com algo que tinha certeza que ia gostar, e já tendo lido UMDFF e QD sabia que pegar algo do Vitor ia fazer eu começar meu ano bem.

E não sei como, mas precisava que um livro me disse que minha casa sou eu.

De tantas forma diretas e indiretas, entendi.

Amei toda a construção do livro.

A história da Ana me pegou muito, nunca li nada sáfico e amei. Chorei de soluçar no último capítulo dela. (sou fraco para romances rs)

Greg me lembrou minha adolescência, a ida pra faculdade e como eu encontrei em outra cidade é outra casa um lar, uma família de amigos e como não queria voltar (pra casa), mesmo amando todo mundo (mãe, irmã, amigos). Por que amava mais minha versão na nova cidade.

O que leva a pandemia, que me OBRIGOU a voltar. E por mais que de todas as 3 histórias, a do Beto não tenha me pegado muito, me identifiquei com o fato de querer muito que algo acontecesse, de sentir algo.

Também viveu um amor na pandemia?

Isso me lembrou muito a música ?Super? do Jão, ?Eu não me sinto mal, eu só não sinto nada?

Esse livro me fez sentir muito, pé direto nas leituras de 2024.

Obrigado Vitor!

Yasmin.Rodrigues 24/01/2024

Amei esse livro,as histórias de cada personagem,como elas se conectam entre si,como cada personagem tem seu jeitinho único!recomendo muito!a leitura é extremamente fluída,envolvente,te prende a atenção de uma forma,li em um dia,amei.

Higor 21/01/2024

Incrível
Ah, esse livro é sensacional, vale demais a leitura. Li em dois dias de tão envolvente que são as histórias. só leia!