Se a Casa 8 Falasse

Se a Casa 8 Falasse Vitor Martins

Resenhas - Se a casa 8 falasse

Ana Colo 13/10/2021

"Nossa casa é a gente."?
O tanto que eu amei esse livro, sem condições; foi minha primeira esperiência com o autor e não decepcionou?

Eu ri, surtei e me emocionei lendo esse livro e não queria que acabasse?????

É impressionante como eu amei os personagens, as histórias, o cachorro e uma casa em um único livro.

As histórias desse livro não são sobre amor; mas despedidas, decepções e descobertas, e, cá entre nós, sobre amor também?

Em seus +50 anos de existência, a Casa n°8 da rua Girassol tem histórias pra contar, e, se ela falasse, contaria sobre Ana, Greg e Beto, que viveram ali em décadas e situações muito diferentes, mas que acabam sendo unidas por esta casinha da rua Girassol?

Conheci, entendi e adorei cada personagem dessa história; os personagens são cativantes e fáceis de se identificar, tanto com eles, quanto suas situações (especialmente a do Beto, de 2020, bem no começo da pandemia);

Tia Catarina e Keanu Reeves (o cachorro) são incríveis, e vou sentir saudades; não só deles, mas de cada morador/morador honorário da Casa 8?

"--Pelo amor de Deus, todo mundo que morou nessa casa é gay"????

Recomendo muito, e boa leitura povo?
Ana 13/10/2021minha estante
Quero muito ler

Bru :) 13/10/2021minha estante
Eu amo tantoo os livros do Vitor, louca pra ler esse!! (Inclusive, amei a resenha??)

Ana Colo 13/10/2021minha estante
@Bru :) bgdd, quero muito ler outros livros dele?

Nessa 14/10/2021minha estante
Quero muito ler?

Joao.Vitor 25/09/2021

não queria me despedir dessa história!!!
incrível a habilidade do vitor de trazer conforto com seus livros, nos fazer rir e se sentir tão próximo de seus personagens com tanta facilidade.
obs: greg, keanu reeves (o cachorro) e tia catarina possuem especialmente todo meu coração!!!
juu 26/09/2021minha estante
ganhou aquela bolsinha com a pré venda?

Joao.Vitor 27/09/2021minha estante
@juu siim

juu 27/09/2021minha estante
aaaa que legal

Jp_verdun 29/09/2021minha estante
Nossa SIM, pra mim a melhor história foi a do Greg tbm

Priscila 17/10/2021

Nossa casa é a gente
Uma história leve que mistura romance e família e como a sociedade mudou em alguns aspectos mas continua igual em outros. Ótima leitura para quem precisa dd uma leitura fácil.

booksdreamz 27/11/2021

uma leitura muito boa
vitor martins não decepciona nenhuma vez! achei a leitura muito boa com personagens e histórias cativantes, recomendo a leitura!

Norberto 10/10/2021

Bom demais ler livro bom, né?

Mais uma vez Vitor escreve uma história CHEIA de humor que vai te conquistando rapidamente e quando você percebe, está totalmente envolvido pelos personagens.

Eu sou bem apegado a várias coisas que estão na história então não deu certo deixar o sentimental de lado e tentar segurar as lágrimas em alguns momentos, o que me fez marcar a tabela de "derramei lágrimas em um livro que me fez dar gargalhada uma página antes" de novo.

Seguimos dando cinco estrelas por aqui.

Laraa 24/10/2021

Casa 8
Li esse livro em tão pouco tempo, foi um livro que me deu muito conforto. A história da Ana, greg e Beto foi tão linda. O Vitor fez um livro sensacional, desde tudo que escreveu e cada detalhe da capa.
Esse livro me mostrou vida de um jeito diferente. Cada história em tempos diferentes. Só não coloco 5 estrelas por conta de ter finais felizes demais, esse livro mostrou a realidade em si mas os finais foram perfeitos demais. Uma ótima leitura para um final de semana.

Manu 06/12/2021

nossa casa é a gente
esse foi o meu primeiro livro do Vitor e eu amei de verdade, amei os personagens e ainda mais os secundários, todos com muita personalidade, só não consegui gostar tanto assim no Beto mas o Greg e a Ana são tudo pra mim, amei como as histórias se cruzam e toda vez que isso acontecia eu ficava surpresa kkkkkkkkkk obrigada por esse livro e eu te amo casa 8, amo teu senso de humor e como tu é bisbilhoteira

Juliete 06/11/2021

Coração quentinho ??
Segundo livro que leio desse autor e tenho que me repetir no título da resenha, porque não tem jeito melhor de descrever os livros desse autor, é como se você estivesse sendo abraçado enquanto lê.
Amo a escrita do Vitor, o jeito que ele faz com que eu me importe com todos os personagens, como se está história de fato estivesse acontecendo. O tipo de autor que quero ler todos os livros que forem publicados, pelas emoções que me transmite, a sensação de identificação, a nostalgia e no geral um entretenimento de qualidade, recomendo muito!

Gabiii 12/10/2021

se a casa 8 falasse
AAAAAAAAAAAAAAAA

Nesse livro nos (e a casa 8) vamos ver as histórias da:
Ana, que vive em 1999 e esta indo para 2000. Ela vive com seu pai. Na virada do ano seu pai diz a ela que ela (e ele obv) vai ter de se mudar para o rio de janeiro. Mas ela não é muito fã dessa ideia, já que teria de deixar a casa e sua namorada para trás.
O Greg, que vive em 2010 mora em São Paulo e seus pais mandam ele passar uns dias na casa da sua tia, Catarina, enquanto eles resolvem umas coisas (não diz que eu te contei, mas é sobre divórcio). Quando ele chega na casa da sua tia, ele finalmente se sente em paz.
O Beto, que vive em 2020 no (inferno) meio do covid. Ele vive com a sua mãe, que é piscicologa, e com a sua irmã (que chegou do nada kkkkk). Beto, ama fotografar e sempre posta suas fotos no tt e com isso faz amigos virtuais. Um deles é o nicolas, que o Beto gosta. Mas nunca falou nada kkkkk

Agora para as minhas opiniões.
Esse é um livro do Vitor martins, oque literalmente significa "eu não consigo ser ruim".
Então é claro que esse é um livro absurdamente bom!!

É claro que a gente tem historias favoritas (a minha é a do Greg). Mas todas são muito bem contadas e sempre muito gostosas de ler. Juro por deus que do nada eu tinha acabado de ler.

Cada personagem é tã bem desenvolvido q eu nem sei oque falar kkkkk.
SERIO LEIAM, É PERFEITO.
aaaa e feliz dia das crianças.

12/outubro

John 08/10/2021

Retiro para gays problemáticos
Eu amei muito esse livro!
Ter três protagonistas, cada um em uma época diferente, e ainda ter a história narrada pela casa foi uma ideia incrível.
Cada protagonista é muito interessante, e é muito legal ver os detalhes da época no enredo de cada um.
Os personagens são maravilhosos. Sério, é difícil terminar de ler sem se identificar com no mínimo um deles. Todos são bem interessantes e engraçados. A própria casa chega a ser um personagem interessante. Seus comentários e sua narração são um grande charme do livro. Amo os três protagonistas, mas Ana (e a Letícia) é minha favorita. Celso também é um dos meus pais favoritos da ficção.
Nem preciso comentar o quanto a escrita é fluida e engraçada, como tudo do Vitor Martins.
Porém, não consigo dar 5 estrelas porque acho que o livro poderia ser maior para explorar mais os personagens. Já que são três protagonistas e o livro tem só 336 páginas, não dá pra aprofundar 100% na história deles. Eu entendo que o protagonista da história é mais a casa e tals, mas sei lá, queria ver mais dos personagens. Me incomoda um pouco que nenhum dos três tem amigos. Sério, três protagonistas e nenhum deles tem algum amigo que chama pra casa? Os personagens só interagem com os membros da família e o interesse amoroso. Queria que tivessem algum melhor amigo ou algo assim e ver a casa comentando sobre eles.
Inclusive, sobre a narração da casa, acho que poderia ter sido mais explorada. Não estou dizendo que é ruim, é ótimo! Mas poderia, por exemplo, ter mostrado a casa narrando sobre os vizinhos ou sobre algum evento que acontece na rua. Ainda mais que a casa se considera fofoqueira, seria legal ver ela comentando sobre eventos, que não necessariamente acontecem com os seus moradores, ao seu redor que ela consegue perceber. E também pelo livro ser narrado pela casa, senti falta de ver os personagens em outros ambientes. Sei que não tem como, a casa não vai sair do lugar e acompanhar o personagem. Mas os personagens podiam pelo menos comentar algo sobre outros lugares que foram e coisa do tipo. O bom da história do Greg é que tem essa mudança de ambiente com a locadora na garagem.
Talvez essas críticas nem sejam muito válidas já que o livro é também é sobre a casa. Pode não ter tido essas coisas por esse motivo, poderiam ser meio irrelevantes para o contexto da casa. Mas sei, lá senti falta.
Mesmo assim, o livro atendeu meu hype. Adorei ele e recomendo muuuito!

Matheus 27/09/2021

Vitor prometeu muito e entregou ainda mais.
Quero começar dizendo que nunca imaginei me envolver tanto à uma casa, o bom humor e a naturalidade de uma narrativa inesperada e incrível. Todas as histórias apresentadas despertaram amor em mim (ironico diante da insistência em falar que não é sobre amor), os personagens me conquistaram desde o olá, os enredos são fortes e bem trabalhados diante de todas as características da respectiva década. É leve, faz bem, te entrega a sensação de não querer terminar. Na minha experiência houve até choro, me carregou para sentimentos conflitantes e dolorosos como em relação à pandemia, mas também nostálgicos e empáticos. Em resumo, Vitor conseguiu de novo, li o livro em menos de um dia. A capa é linda e se você não se convenceu ainda eu digo que tem um cachorro maravilhoso de nome Keanu Reeves. Provavelmente um dos melhores do ano.

site: www.instagram.com/cadapaginaumaviagem

Cami 30/11/2021

Eu te AMO VITOR MARTINS EU TE AMO!

Eu amei tanto esse livro e mesmo este sendo o terceiro livro que leio do autor, eu acho incrível como ele ainda consegue me fazer sentir tão "vista".

São personagens completamente diferentes de mim mas que ao mesmo tempo encontro muitas coisas nas quais me identifico.

Eu criei um carinho tão grandioso pela casa que sinto que eu mesma morei lá. Consigo imaginar a garagem, as paredes, o teto... tudo. E que casa simpática, a minha com certeza falaria horrores de mim.

E EXISTE COISA MELHOR DO QUE UM CACHORRO CHAMADO KEANU REEVES?
rwithh 30/11/2021minha estante
ESSE LIVRO É TUDO DE BOM

Rodolfo_Domingos 16/10/2021

O poder da nostalgia
Há alguns anos eu li dois livros que me marcaram. "Enclausurado" (narrado por um feto) e "Aqui" (graphic novel que conta o que aconteceu no mesmo lugar por milhares de anos).

Foi dessa sensação que me lembrei quando vi que "Se A Casa 8 Falasse" é narrado por uma casa.

O mais legal de um narrador não humano é que você tem limitações que fazem com que a narração de algumas cenas precise seguir caminhos não tão óbvios. Nesse sentido, o Vitor faz um ótimo trabalho.

Mas esse livro não é sobre a técnica, é um livro de coração. Ele, sem dúvida, desperta em nós as diferentes faces da nostalgia.

Eu gosto muito da coisa de ficar preenchendo os anos entre as histórias com a mistura das minhas próprias referências de vida com as aspirações de cada personagem.

Apesar disso, eu só sinto que às vezes o livro passa do ponto entre os diálogos bregas propositais e o brega de verdade.

O ponto de vista da casa às vezes cai na repetição de conceito e, depois de alguns capítulos, a narrativa do inanimado não tem mais muito a oferecer de novidade.

Em resumo: recomendadíssimo!

madu 27/11/2021

Nossa casa é a gente
É um livro super tocante e divertido na minha opinião e eu AMEI todos os personagens e me identifiquei bastante com algumas situações.
No final quando as histórias foram se conectando foi incrível, melhor parte da história!!!
Eu torci bastante para os casais da história ficarem juntos e felizmente o final não ficou aberto e esclareceu o que aconteceu :))
Mais um livro incrível do Vitor Martins que mora no meu coração.

Jest Granger 27/09/2021

"Essa história não é uma história de amor"
Sim gente, esse livro não é uma história de amor.
Diferente dos outros livros do Vitor Martins, esse livro é sobre despedidas, família e o mais importante:Casa.
Onde cada um encontra seu lar.
Eu amei esse livro do começo ao fim e me apaixonei pelos personagens e por suas histórias.
Terminei o livro querendo mais.