Se a casa 8 falasse

Se a casa 8 falasse Vitor Martins

Resenhas - Se a casa 8 falasse

Luhran 09/08/2022

não é um livro com grandes acontecimentos
É 2020, a pandemia alastra todos os moradores do mundo, e Beto, de Lagoa Pequena está entre as estatísticas dos reclusos em casa e entediados. Com sua mãe trabalhando remotamente no cômodo ao lado, o garoto não vê a hora daquilo tudo acabar e conseguir se dedicar a fotografia, numa cidade grande. O que ele não esperava, é a chegada de sua irmã mais velha que decide ficar mais próxima de sua família em tempos tão difíceis como aquele.

Dez anos antes, a moradora da mesma casa 8 onde Beto atualmente mora, é uma mulher determinada e com uma locadora na garagem da casa. A tia de Greg não desistiu das locações de filmes, mesmo após a revolução da tecnologia e o sobrinho vai passar um tempo com ela em Lagoa Pequena enquanto seus pais finalizam um divórcio difícil. Greg sabe que a tia vive reclusa e não gosta de companhia, mas sua ajuda pode mudar as coisas naquela casa tão solitária.

Já na virada no milênio, em 2000, a casa 8 abrigava Ana e seu solitário pai. Que após anos vivendo na cidadezinha, precisam recomeçar em outro lugar com maiores oportunidades. A garota se sente traída e receosa, porque seus dias com a namorada estão contados e ela não estava pronta para uma despedida tão dolorosa. Mas recomeços são necessários e Ana e seu pai merecem viver.

Se a casa 8 falasse é narrado e ambientado na própria casa. Tudo que lemos, foi visto e ouvido pela charmosa casinha de Lagoa Pequena. Com três histórias distintas, três famílias que precisam de apoio e três jovens sonhadores, o livro carrega a responsabilidade que lares possuem no caminho de cada um de nós. É onde podemos chorar, abraçar, tomar decisões difíceis, se apegar e até mesmo deixar ir.

O Autor mesmo descreve, que Se a casa 8 falasse, não é um livro com grandes acontecimentos e mais com diálogos e ele está certíssimo. Foi muito difícil se apegar aos personagens, justamente por serem historias distintas, mas o livro em si carrega uma mensagem acolhedora. Achei o último capítulo desnecessário e que fugiu da narrativa e da casa 8. Fora que alguns acontecimentos foram jogados na narrativa sem precisão nenhuma.
É um livro rápido para se ler num fim de semana, e fofo em diversas partes. Mas novamente, não esperem grandes acontecimentos.

Maria10364 22/12/2021

"A nossa casa é a gente"
Eu amei esse livro. Ele é muito gostosinho de se ler. A história dele é muito bonita. Eu adorei a ideia de ele ser narrado por uma casa, e mesmo com os capítulos irem meio que viajando no tempo eu n fiquei perdida em momento nenhum.

Me apeguei muito aos personagens e me identifiquei um pouquinho kk. Os romances são muito fofos e dão quentinho no coração.

A casa é com certeza uma das minhas personagens favoritas. Ela é muito sarcástica, ri muito com ela.

Eu queria q o livro durasse pra sempre

Emilia 30/12/2021

a melhor parte dos livros dele sempre é a escrita <3
a escrita de vitor martins sempre é o que me faz voltar a ler suas obras. eu adoro como parece uma conversa, a forma simples com que ele expõe os pensamentos dos personagens torna tudo muito real. é o que garante o meu interesse em ler tudo!
se a casa 8 falasse é um livro relativamente simples, que conta três histórias diferentes, interligadas pelo lugar em que se passam: a casa 8 da rua girassol, em lagoa pequena. eu gostei do livro no geral, mas acho que é a história mais fraca do autor, até o momento. embora os personagens tenham sido adoráveis, acho que o livro foi muito curto (e o autor não teve tempo suficiente para desenvolver tão bem as narrativas).
além disso, não entendi muito bem o motivo da escolha da casa como narrador... achei que no final talvez isso ficasse mais claro, mas não ficou para mim.
ainda assim, recomendo a leitura para quem já é fã do autor. para quem não conhece o trabalho de vitor, aconselho que o primeiro contato seja pelos outros livros dele!

Mandark 12/06/2022

Eu gosto desse tipo de livro.
Vitor mais uma vez me conquistou completamente. Terceiro livro, terceiro encontro de almas. Chorei, sorri e varei madrugada sem perceber, completamente envolvido pela história da casa 8 e seus moradores. Amei a narrativa, a narradora e a forma divertida como Ana, Greg e Beto convergiram para o mesmo lugar no tempo, pra reforçar que o mundo ainda pode ser especial.

Sharinha1 01/05/2023

A casa número 8 é uma boa contadora de histórias.
Ana, Greg, e Beto moraram na mesma casa porém em tempos diferentes. Essa casa da Rua Girassol, número 8, decide contar a história de cada um dos moradores, não deixando de fora as fofocas e coisas que ela notava neles.
Ler sobre cada história dos personagens, e como a casa foi importante pra eles, me deixou simplesmente com o coração quentinho.
O livro se passa na época de pandemia, não sei os outros leitores, porém me identifiquei muito com os personagens e seus pensamentos sobre aquela situação crítica, onde sabiamos que tudo ficaria bem, porém, tinhamos medo de que tudo durasse pra sempre, e também medo do futuro.
Enfim, é um livro incrível onde pude ver que a casa não era só uma casa, ela era um lar, onde eles se sentiam seguros e amados...
Recomendo muito a leitura, gostei bastante do livro.

? Nada. Só um encontrinho aqui em casa.... Mas vamos ficar por aqui mesmo. Aqui é um lugar seguro..

sah 26/07/2022

Um livro sobre uma casa ?
O Vitor Martins é perfeito em tudo que se propõe a fazer.
Lendo a premissa desse livro eu não esperava que essa história ia me pegar tanto a ponto de arrancar lágrimas de tristeza e de felicidade na mesma medida.
Não é uma história sobre amor romântico apenas, é uma história sobre amor fraterno, paternal e familiar. Sobre se descobrir e encontrar seu lugar no mundo, sobre ser feliz em ser quem é, e lugar pelo que acredita.
Os personagens são tão apaixonantes, cada um a sua maneira, que você simplesmente não consegue evitar de torcer pelo bem deles, pra que cada um consiga aquele que eles desejam, que sejam felizes.
Não imaginei que conseguiria me sentir apegada por uma CASA ??? Ainda mais sendo uma casa fictícia, mas o Vitor consegue fazer isso com tanta sutileza e empatia, foi inevitável não me apaixonar e passar a achar importantes os sentimentos não só dessa casa, mas me fazer refletir sobre todos os momentos que minha própria casa presenciou ao passar dos anos.
Não a toa o Vitor é meu escritor nacional favorito, e com certeza tá no top 5 autores da minha vida, recomendo qualquer coisa dele de olhos fechados e fico ansiosa aguardando a próxima história que ele vai nos presentear.

bella 30/12/2021

se a casa 8 falasse
se a casa 8 falasse é o terceiro livro de lançamento do vitor martins.
esse livro vai ser a história dos moradores que já viveram na casa 8 ao longo dos anos.
a casa fica em lagoa pequena (irônico pq a lagoa de lá não é pequena) que é uma cidadezinha no interior de são paulo.

nós iremos conhecer a Ana, Greg, Beto e claro as companhias deles.
o livro tem três épocas diferentes 2000, 2010 e 2020 (sim a pandemia)

eu recomendo esse livro demais. ele fala sobre primeiros amores, conexão familiar, aproveitar os pequenos momentos e sobre viver um dia de cada vez.
eu achei ele lindo e a única coisa que me deixou um pouco decepcionada foi que teve muito foco no romântico. e eu não entendi de como um personagem foi de melancólico pra feliz "só por aproveitar os pequenos momentos" mas enfim é entendo a importância deles e foi uma leitura muito divertida e leve.

obrigada vitor martins por tudo!

Manu 06/12/2021

nossa casa é a gente
esse foi o meu primeiro livro do Vitor e eu amei de verdade, amei os personagens e ainda mais os secundários, todos com muita personalidade, só não consegui gostar tanto assim no Beto mas o Greg e a Ana são tudo pra mim, amei como as histórias se cruzam e toda vez que isso acontecia eu ficava surpresa kkkkkkkkkk obrigada por esse livro e eu te amo casa 8, amo teu senso de humor e como tu é bisbilhoteira

#Anafox 22/10/2023

A casa 8 é uma casa peculiar, pois é ela quem nós narra a história de pelo menos três famílias que viveram em suas dependências. Acompanhamos, paralelamente, os tempos de 2000, 2010 e 2020, e as agonias da transição da adolescência para a vida adulta de seus personagens, moradores de uma pequena cidade em São Paulo

roses in winter 05/09/2022

se a casa 8 falasse - 2022
não estava esperando muito desse livro, mas fui surpreendida. que história fofa! o vitor martins consegue escrever livros tão lindinhos e fofos, não sei como ainda fico surpresa.
eu simplesmente amei a ligação no final dos pov's! gosto muito quando tem essa relação de histórias entre os personagens, e isso foi o que me conquistou nessa obra, principalmente o último ponto de vista.
por ser uma obra rápida de ler, recomendo a leitura em uma tarde entendiante. cinco estrelas.

xelaoloc 22/01/2022minha estante
adoro esse livro??

Daniele 12/12/2021

Recomendo!
Livro levinho, que traz aquele quentinho no coração ??

Amei a dinâmica das histórias e como elas se interligam, mais uma vez me surpreendendo com o Vitor Martins!

"Nossa casa é a gente!"

eduarda 25/09/2022

?nossa casa é a gente.?
só queria deixar registrado a experiência maravilhosa que foi esse livro. ele é muito ?meu deus, essas pessoas só vão conversar?? e eu amo muito isso, meio sessão da tarde sabe
eu me identifiquei com todos os personagens, tipo todos, com a letícia, com a ana, a catarina, o greg, o tiago, o beto, enfim
eles não tem nada em comum e mesmo assim tudo?? confuso, mas são personagens tão reais que dá uma sensação de familiaridade que é incrível
leiam que não vão se arrepender