Se a casa 8 falasse

Resenhas - Se a casa 8 falasse

Luísa 14/03/2022

Se a casa 8 falasse
PERFEITO!!
Tava procrastinando um pouco pra ler esse livro, mas me arrependo muito de não ter lido antes.
Nessa história, a gente acompanha 3 gerações de moradores da casa 8 da rua girassol, como a vida deles mudou e o que a casa significou pra cada um deles, as histórias vão se entrelaçando maravilhosamente bem, me deu muita pena de terminar essa experiência e o final me emocionou demais.

xelaoloc 22/01/2022minha estante
adoro esse livro??

roses in winter 05/09/2022

se a casa 8 falasse - 2022
não estava esperando muito desse livro, mas fui surpreendida. que história fofa! o vitor martins consegue escrever livros tão lindinhos e fofos, não sei como ainda fico surpresa.
eu simplesmente amei a ligação no final dos pov's! gosto muito quando tem essa relação de histórias entre os personagens, e isso foi o que me conquistou nessa obra, principalmente o último ponto de vista.
por ser uma obra rápida de ler, recomendo a leitura em uma tarde entendiante. cinco estrelas.

Bianca.Leite 24/01/2022

A casa 8
Amei conhecer as histórias de Ana, Greg e Beto e me envolvi com os personagens. A casa, Keanu Reeves, Orlando, Celso, Catarina... Como não amar as relações e as vivências nessa casa? As histórias nos levam a perceber coisas que, no dia a dia, passam despercebidas e me levou a refletir e dá importância ao agora!
Simplesmente perfeito!! ????
Nicoly.Martins 24/01/2022minha estante
me apaixonei por esse livroooo, perfeito

Bianca.Leite 24/01/2022minha estante
Me apaixonei tbm ?

Biblioteca Álvaro Guerra 25/04/2023

Se você esperava ler sobre duas pessoas se conhecendo e se apaixonando perdidamente para então viverem felizes para sempre, sinto muito, mas não é sobre isso que vai encontrar nesse livro. Bem, na verdade, você até pode encontrar, mas esta história não é sobre isso. Esta história é sobre uma casa e seus moradores. É sobre despedidas, descobertas, frustrações, e um vira-lata chamado Keanu Reeves. (E, vai, é um pouquinho sobre amor também.)

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786588131312

Juliete 06/11/2021

Coração quentinho ??
Segundo livro que leio desse autor e tenho que me repetir no título da resenha, porque não tem jeito melhor de descrever os livros desse autor, é como se você estivesse sendo abraçado enquanto lê.
Amo a escrita do Vitor, o jeito que ele faz com que eu me importe com todos os personagens, como se está história de fato estivesse acontecendo. O tipo de autor que quero ler todos os livros que forem publicados, pelas emoções que me transmite, a sensação de identificação, a nostalgia e no geral um entretenimento de qualidade, recomendo muito!

Mateus Ferreira 06/08/2023

Conhecemos três personagens que moraram em épocas diferentes na casa 8, e ele vai fofocando sobre a vida deles, muito booooooooom, mas pra min ficou um pouco chato ter a história interrompida no momento épico e só retornar dois capítulos depois, fora isso eu amei a leitura.

eduarda 25/09/2022

?nossa casa é a gente.?
só queria deixar registrado a experiência maravilhosa que foi esse livro. ele é muito ?meu deus, essas pessoas só vão conversar?? e eu amo muito isso, meio sessão da tarde sabe
eu me identifiquei com todos os personagens, tipo todos, com a letícia, com a ana, a catarina, o greg, o tiago, o beto, enfim
eles não tem nada em comum e mesmo assim tudo?? confuso, mas são personagens tão reais que dá uma sensação de familiaridade que é incrível
leiam que não vão se arrepender

Bia 30/12/2021

??????
Vitor Martins é o maior!!!! E digo mais....

Que livro incrível e criativo. Eu simplesmente amei a proposta da história ser narrada pela nossa querida casa 8.
Aqui o autor escreve três histórias de vida (e de amor também, vai) de três diferentes moradores da casa 8. A escrita do Vitor é perfeita, nunca consegui achar um defeito até hoje!!!!! A representatividade desse livro é uma coisa lindíssima de se ler. Pra mim o mais surreal é que eu sempre consigo me enxergar um pouquinho em cada personagem dos livros dele. Isso é bom demais, não tem preço!
Todas as histórias são muito envolventes, a que mais me cativou foi a do Greg, a que mais me emocionou, a da Ana e a que eu mais me identifiquei (e chorei), sem dúvidas foi a do Beto. Me apeguei muito aos personagens, fechei o livro chorando porque não tava preparada pra "deixar" esses histórias incríveis. O epílogo foi um dos mais divertidos que já li e me emocionou bastante. Com certeza eu vou reler muitas vezes no futuro.
Acho que deu pra tirar muitas lições do livro sobre família, relacionamentos, amizades e muitas outras coisas. Mas a lição mais valiosa de todas foi: Nossa casa é a gente.

Não deixem esse livro morrer nunca. A história da Ana, do Greg, do Beto (e dos nossos queridos personagens secundários) merece ser contada!!!!!!

Ayshinhaa 01/10/2022

Se a Casa 8 Falasse
4,8/5

Talvez seja bom dizer aqui desde o início que sou cadela de Vitor Martins... Sim, eu tenho uma pré tendência a gostar de tudo que ele escreve, logo não foi diferente com SC8F. (Parece uma senha)
A história transita em 3 personagens diferentes, que se passam em 3 décadas diferentes, ou seja, Ana em 2000, Greg 2010 e Beto em 2020. Por si só isso ja é bem legal, e sempre que você esta no ápice do capítulo, ele acaba e transiciona para o próximo personagem.
Acho que é óbvio, mas quem narra nossas histórias é a Casa 8, Oito para os íntimos. Em grande parte da história, funciona muito bem, ela é uma casa muito engraçada e nada imparcial, então é divertido. Mas sempre que os personagens saeem da casa, nós não sabemos o que esta acontecendo com eles, eu sei que essa é a intenção, mas me deixou extremamente agoniada (por isso os 0,2).
Ana é fofa, da pra ver as inseguranças dela, os pensamentos de uma jovem de 17 anos em pleno 2000, o pai dela também é sensacional. Greg foi o meu favorito, ele é engraçado e bobinho, o Keanu (dog) também ajudou uns pontinhos, além do Tiago ser o melhor de todos, e claro Cararina, eu venero aquela mulher. Beto, ele é sensível, ver as questões dele dentro da pandemia, agora que já saímos dela (de certa forma), eu só lia e pensava "vai ficar tudo bem", fiquei tristinha pelo Nick, por que não tivemos uma conclusão, mas tudo bem.
No fim, são boas histórias, bons personagens, a ideia da casa ser narradora é simplesmente das melhores. Eu gostei de verdade e da pra se identificar de muitas formas com esse livro!

@juliaavictorino 23/01/2022

Levinho e bom pra passar o tempo, mas não me prendeu como imaginava.
Das três linhas do tempo, a que eu mais gostei foi a da Ana. Seu relacionamento com a Letícia é fofo e todas as referências aos álbuns dos anos 2000 me fizeram sentir bem nostálgica. Mas o que amei mesmo foi a relação dela com o pai. Acho que nunca vi um pai solteiro (viúvo, mas sozinho eu digo) que fosse tão compreensivo quanto a sexualidade da filha. E nesse caso eu nem quero dizer sobre ela ter se assumido lésbica para ele e ele ter aceitado de boa não, digo dele entender que sua filha já não é mais uma criança e precisa de seu espaço, além de estar mais do que apta a conversar sobre assuntos "adultos", tão tabu na casa deles.

Já na linha temporal de Greg, teria gostado bem mais se o ponto de vista fosse de sua tia ou até mesmo do Orlando. Eles são ótimos personagens que acabam um tanto ofuscados pelo drama adolescente de Greg. Achei um tanto conveniente esse encontro dele com Tiago, mas dei esse desconto, já que o projeto da locadora cine clube foi sim bem interessante. E me diverti bastante com as piadinhas da casa e com Keanu Reeves, o cachorro, é claro!

A terceira e mais recente linha do tempo foi a que menos gostei. Foi legal ver a questão do isolamento social ser retratada nesse romance, ainda mais que a gente AINDA tá vivendo essa péssima fase, mas o drama exagerado de Beto e toda coisa de rede social me deu uma canseira. Achei o personagem bem egoísta, competitivo ao extremo e até de forma desnecessária com a irmã, e ele não parece perceber isso.

O saldo até que foi positivo, mas não esperava mesmo que as três linhas do tempo fossem ter adolescentes como protagonistas e assim o romance romântico dramático toma mais espaço do que eu gostaria. Gostaria de protagonistas mais distintos, de idades diferentes. Talvez Ana, Orlando e Lara? Celso, Catarina e Beto (mas menos chato, pelamor)?

Sthellxs0 12/10/2021

se a casa 8 falasse
AAAAAAAAAAAAAAAA

Nesse livro nos (e a casa 8) vamos ver as histórias da:
Ana, que vive em 1999 e esta indo para 2000. Ela vive com seu pai. Na virada do ano seu pai diz a ela que ela (e ele obv) vai ter de se mudar para o rio de janeiro. Mas ela não é muito fã dessa ideia, já que teria de deixar a casa e sua namorada para trás.
O Greg, que vive em 2010 mora em São Paulo e seus pais mandam ele passar uns dias na casa da sua tia, Catarina, enquanto eles resolvem umas coisas (não diz que eu te contei, mas é sobre divórcio). Quando ele chega na casa da sua tia, ele finalmente se sente em paz.
O Beto, que vive em 2020 no (inferno) meio do covid. Ele vive com a sua mãe, que é piscicologa, e com a sua irmã (que chegou do nada kkkkk). Beto, ama fotografar e sempre posta suas fotos no tt e com isso faz amigos virtuais. Um deles é o nicolas, que o Beto gosta. Mas nunca falou nada kkkkk

Agora para as minhas opiniões.
Esse é um livro do Vitor martins, oque literalmente significa "eu não consigo ser ruim".
Então é claro que esse é um livro absurdamente bom!!

É claro que a gente tem historias favoritas (a minha é a do Greg). Mas todas são muito bem contadas e sempre muito gostosas de ler. Juro por deus que do nada eu tinha acabado de ler.

Cada personagem é tã bem desenvolvido q eu nem sei oque falar kkkkk.
SERIO LEIAM, É PERFEITO.
aaaa e feliz dia das crianças.

12/outubro

20/12/2021

E SE A SUA CASA FALASSE?
Em Se A Casa 8 Falasse, onde uma casa com um humor irônico conta 3 histórias de seus moradores, cada uma com 10 anos de diferença, 2000, 2010 e 2020. Foi o livro que eu não sabia que queria mas, que precisava. Tem uma narrativa tão gostosinha que eu fui avançando na leitura sem perceber e as 3 histórias vão se alternando nos capítulos, o que me deixou ainda mais envolvida, simplesmente perdi a noção do tempo.

Me apaixonei pelas 3 historias, por todos os personagens e suas trajetórias. Acompanhei suas dores, seus medos, seus momentos de felicidade. Senti que eram pessoas queridas para mim, que eu realmente conhecia cada um deles.. Esse é o poder do autor, faz o leitor sentir que é amigo dos seus personagens, independente do livro.

Todas as 3 histórias são fofas e com representatividade, abordam temáticas importantes e vemos fortemente as marcas do tempo em que cada uma delas se passa. Não consegui escolher uma favorita, todas as 3 me conquistaram a sua maneira. Enfim, o livro aclamado!

O final do livro foi a coisa mais fofa do mundo. De alguma forma o autor conseguiu deixar tudo ainda melhor com aqueles últimos trechos. Eu amei, me marcou na alma o ensinamento passado!

Confesso que após concluir essa leitura, fiquei um tempo me questionando se meu apartamento era como a casa do livro, se assistia minha vida e ouvia meus pensamentos. Uma loucura? Sim, eu sei! Mas, o livro foi tão bem escrito, que é impossível não pensar que as casas realmente tem vida.

Recomendo muito essa leitura para todos! Ele é simplesmente perfeito. Me fez rir em diversas cenas, chorar em outras, me deu lições que irei carregar para a vida e deixou o meu coração quentinho. Vale super a pena ser lido e merece demais o reconhecimento!

elliecg 12/12/2021

Que livro mais fofo! Não aceito a casa falar que não é uma história de amor, pois história de família é de amor sim!
Há plots que eu gostei mais do que outros (Greg vc é o maioral, saiba disso), porem quando deram sinais lá em 2010 sobre uma atleta já captei e fiquei muito feliz por darem sinais do plot da Ana, e depois em 2020 sobre o plot do Greg. O interessante é que ambas as referências eram sobre o namorada/namorado deles e não propriamente eles.
Achei tão fofa o email do Greg pro Beto e como isso se resultou no capítulo final deles voltando para ver a casa.
Ai que livro mais lindo, o Vitor é um achado tão grande pra mim na literatura.