Se a casa 8 falasse

Se a casa 8 falasse Vitor Martins

Resenhas - Se a casa 8 falasse

poddejambu 15/04/2024

Só gay mora nessa casa?!
Esse livro mudou a química do meu cérebro, sinto genuinamente que não CONSIGO ser a mesma depois de ler essa obra prima. Não consigo porque tudo me cativou, cada época da história, cada personagem? que delícia foi ler cada piadinha sobre ser uma casa.
Vitor Martins nos trouxe uma perspectiva pouco usual, uma personagem não muito explorada na literatura e agora, depois de ler esse livro, me pergunto como as pessoas não escreveram mais sob essa perspectiva, porque isso mexeu de verdade comigo. O livro consegue ser doce, doloroso e totalmente GAY! Senti tantas emoções e chorei tanto na reta final? só consigo agradecer por ter lido esse livro e por ele ter despertado tantos sentimentos em mim.
As histórias de entrelaçando, fatos do que acontece em uma cidade pequena (todo mundo se conhece), amores lindos terminando por questões maiores e depois reatando porque o futuro é bom quando o presente é bom também? Tô feliz, apaixonada pelo cachorro mais carismático da literatura brasileira e totalmente emotiva. Obrigada mais uma vez Vitor Martins, seu livro me fez a lésbica mais feliz do mundo.

molivvv 14/04/2024

Não consegui terminar de ler essa bomba, e olha que tentei muitas e muitas vezes, é um livro super cansativo, um dia qm sabe eu dou mais uma chance

KatNip0 14/04/2024

Se a casa 8 falasse?
Tenho muito e pouco ao mesmo tempo para comentar sobre esse livro. Ganhei de presente e como tenho problema, eu preciso terminar um livro antes de ler outro.

No geral é uma leitura envolvente, que me fez querer ler tudo, só que ela não é boa o suficiente para me fazer gostar. Se você está em dúvida se compra ou não, não compre. A trama não tem nada de muito emocionante, e parece que os personagens só sabem reclamar da vida e de como é difícil ser homossexual. Chega a ser cansativo essa insistência no mesmo ponto.

Tem alguns pontos positivos: os contos são alternados e possuem um tamanho da medida certa, além disso, no final tudo se conecta e da uma sensação boa para o leitor. Um bom desfecho, mas história é repetitiva e sem surpresas.

Não merece música.

Marina.Majella 09/04/2024

Livro gostoso de ler
É um livro levinho e fácil de ler, excelente para relaxar, principalmente após um dia cansativo. Gostei muito de acompanhar a historia de Ana, Greg e Beto.

yasneryst 06/04/2024

Fofinho. Bonitinho.
Eu gostei do livro, acho super relevante a representatividade que ele carrega. Não existiam livros com tantos personagens LGBT quando eu tinha a idade dos protagonistas.
Gosto que seja um livro curto, para um público jovem, um livro de entrada, talvez, para quem está começando a ler.
No entanto, acho que ao mesmo tempo que falta profundidade tem, algumas vezes, um excesso de informação. Essas duas coisas podem conviver? Acho que nesse caso sim.
É muito criativo que a casa seja a narradora do livro, no entanto, ela é, algumas vezes, presente demais... Saber pensamentos? Não deveria, na minha humilde opinião.
Mas pensando no público talvez eu entenda que seja assim, tudo bem. E entendo que talvez não funcione para mim, estou meio velha, acho.
Em uma breve síntese provavelmente não vou ler outra vez, foi um livro gostoso de ler, mas é só para uma leitura. E se fosse recomendar prestaria muita atenção na idade e na experiencia de leitura que a pessoa tem.

Rodrigo 05/04/2024

?Talvez família seja mesmo uma coisa só do coração?
Não é novidade que considero Vitor Martins um autor brasileiro que muitos de nós mereceríamos ler. Adoro seu humor autocrítico de dizer que escreve histórias que ?não acontecem nada, as pessoas só conversam? mas ele sabe que acontece muita coisa sim, não só nas suas histórias, mas dentro de nós leitores. Sempre saio de seus livros com um calor no peito e olhos chorosos com seus finais. ?Se a casa 8 falasse? é um daqueles livros que os elementos básicos se tornam fantásticos: 1) a casa é a narradora contando 3 histórias em tempos diferentes (2000, 2010, 2020); 2) um cachorro de 3 patas chamado keanu reeves; 3) uma tia rabugenta que ama filmes e tem muita referência. Isso me divertiu demais haha. Obrigado Vitor Martins, por me lembrar que a leitura, a vida e nosso lar podem serem coisas leves.

?Essa sensação de lar não vem de um lugar. Vem de dentro.?

Geovana.Gomes 31/03/2024

Esse livro é totalmente diferente dos livros que costumo ler, quando li algumas resenhas aqui no Skoob me animei mais para lê-lo, mas não foi um livro que me surpreendeu, pois como o próprio autor brinca não é um livro em que acontece muitas coisas. Mas no geral gostei das histórias, Greg e tia Catarina conquistaram meu coração, gostei dos outros personagens também (CelsoNota10 kkkkkk), mas foi mais legal ler sobre a década em que eu já estava nascida e que não se passa na pandemia.
Confesso que fiquei esperando algo que ligasse os três personagens principais, além do que acontece no final, mas não há um plot nem nada do tipo.
Adorei que a narração é do ponto de vista da casa e no final é do cachorro.
Foi minha primeira leitura do autor e gostei da narrativa, nem senti os capítulos passando.

Manuela222 31/03/2024

"Eu sou uma casa"
Quando comecei a ler esse livro eu não coloquei muita fé, achei a ideia bem original. ( Sério, quem pensa em ter uma casa como narradora?!?). Mas essa história conseguiu me prender e me fazer rir e chorar, várias vezes.
Só pra evitar incoerências, eu disse história mas esse livro possui três histórias. A da Ana, do Greg e do Beto. Todas igualmente especiais.
É um livro bem querido que tem suas falhas mas é um docinho de livro que me ganhou.

Mari Noguti 29/03/2024

Gostoso de ler
Sabia que uma casa pode contar uma história?

Pois é, é assim que acontece com a casa 8 da Rua Girassol, engraçada, afiada e super deliciosa de saber o que ela sabe desses moradores.

É sobre uma casa onde seus moradores vivem com 3 décadas diferentes.

Despedidas, descobertas, frustrações e esperança.

Quem procura um livro leve e que está de ressaca literária, esse livro é pra você!!

Meu primeiro contato com o Vitor Martins, fiquei com mais vontade de conhecer outros livros dele.

Kamilla90 28/03/2024

Se a Casa 8 Falasse
QUE LIVRO LINDINHO?
Achei ele extremamente fofinho, amei o humor da casa KKKKKKKK e amei principalmente as histórias dos moradores da casa e como todos ele são gays mas em anos e situações diferentes e como as histórias deles se conectam. Eu senti um mix de emoções lendo esse livro, uma gracinha, muito bom, amei tudo nesse livro.

Fireheart 28/03/2024

Não é muito meu estilo de livro,mas é interessante,esperava uma outra proposta, mas foi significativo.
tem uma certa dinâmica pelas narrações diferentes e linguagem fácil e tranquila, só a história não tem a parte emocionante q geralmente pede e essa casa atrai gays,pq só morou gay lá KKKKKK
acho inclusive que poderia ter tido uma abordagem talvez mais crítica,no sentido de trazer preconceito e a dificuldade da família aceitar e coisas assim,mas acho q a intenção era ser leve mesmo.
gostei?

Vinic0nst1 28/03/2024

Resenha: Se A Casa 8 Falasse
?Se A Casa 8 Falasse? é um livro nacional que por mais que diga muitas vezes que não é sobre romance, é sim.
A divisão de capítulos com épocas diferentes não me agradou muito, porque quando a história parecia estar tomando um rumo legal e se tornando interessante acabava e ia pra outra, e isso foi frustrante.
As duas primeiras histórias são verdadeiramente boas, principalmente a segunda, e eu super leria um livro sobre elas, porém a terceira e última parte parece estragar tudo. Eu achei a terceira parte muito ruim mesmo! Acho que foi por ser uma história que se passa na pandemia e com um protagonista muito emocionado e chato. Por mim poderiam tirar a última parte e esse livro ganharia até mais estrelas, por eu achar muito ruim mesmo e totalmente desinteressante.
É um livro bem mediano e que em vários momentos tem uma leitura cansativa, mas ele tem sua parte boa que é bem boa, e também tem sua parte ruim, que é verdadeiramente ruim!

SeuEdu 27/03/2024

?Nossa casa é a gente!?
O meu livro favorito!
Sou completamente cadelinha pela escrita do Vitor Martins e esse livro onde é todo narrado por uma casa! Não tinha como ser melhor?
O livro inteiro me deu um conforto inexplicável, me deu uma segurança tão forte e me deixou com o coração quentinho em diversas partes
Não tem como não se apaixonar por todos os personagens, todos são bem desenvolvidos e tem várias evoluções impactantes que só mostra o porquê de eu ter esse livro como favorito
Poderia falar por horas sobre esse livro, mas aqui tem limite de palavras :(
Então só vou deixar os meus sinceros: Se você está com vontade de se aprofundar em uma história e se apaixonar de verdade por um livro, leia ?Se a casa 8 falasse?, você não vai se arrepender e isso é uma promessa!
?Aquele seu cd ainda está comigo?
?Pode ficar com ele o tempo que precisar?

OliverCN 27/03/2024

A narração é uma graça, mas alguns personagens e histórias são melhores que os outros, tipo o Beto, que eu achei bem chatinho. Mas eu vou falar um a um:

Ana: amei todos os personagens dessa história, e me emocionei um pouquinho.
Greg: FOFOS. Foi o casal q eu mais gostei, além do Keanu Reaves que roubava toda cena.
Beto: como já falado ele é chato. Por a história se passar na pandemia me trouxe uma ansiedade por lembrar daquela época, o que acabou influenciando pra eu não gostar tanto da história dele.
E dei três estrelas porque não achei a história muito marcante, mesmo gostando de muitas coisas.