A Garota dos olhos esmeralda

A Garota dos olhos esmeralda Ana Beatriz Brandão

Resenhas - A Garota dos olhos esmeralda

Isabelle 01/02/2024

A garota dos olhos de esmeralda
Eu tô com um ódio desse Skoob. Eu tinha feito uma resenha bonitinha desse livro que eu adorei do começo ao fim e ele não salva. E eu não vou fazer denovo. Mas saiba que eu adorei, uma história com muitas camadas, relações com a família, etc.
Cida Zientarski 11/03/2024minha estante
Ué? Que estranho essa de não salvar???

Lety 18/01/2024

Um livro muito profundo e encantador
Todos os livros dessa trilogia são, de certa forma, profundos. Mas esse toca ainda mais no coração, ainda mais sendo nacional e com protagonismo LGBTQIA+.
Esse livro faz ainda mais sentido se você ta na mesma fase da Helena, faculdade e tudo mais, conflitos internos, tudo magicamente faz sentido. Além de claro, trazer outros personagens antigos complementando a história e trazendo um coração quentinho.
Cada capítulo tem uma música e a gente vai se apaixonando e se entendendo junto com a Helena. Foi tudo um processo e por mais que ela não enxergasse, ela foi forte e recomeçou todas as vezes que caiu.
Não tenho o que dizer, foi perfeito demais. Se tornou um dos meus nacionais favoritos e sou feliz demais de ter lido. Todas as reflexões, todos os ensinamentos, tudo fez sentido, principalmente pra mim, mulher e LGBTQIA+ criada num ambiente majoritariamente religioso.
E pode ter certeza, vou recomendar muito esse livro e mais: vou fazer a receita da nossa querida Bia.
Obrigada amigo que me recomendou esse livro, não me arrependo de ter lido e como disse em outras resenhas da trilogia: me arrependo de demorar demais para ler.

givplaces 14/01/2024

Perfeitinho demais ?
A vida da Helena (personagem principal) que é contada nesse livro é simplesmente emocionante. Eu consegui sentir um pouco do que ela estava passando mesmo não sentindo muito na pele.
O romance dela com a Abigail é muito fofo. Amo elas duas juntas e como se ajudaram na história.
O livro tem um ar de luto, pois a Helena está passando pelo luto. Porém, dá pra acompanhar a evolução da personagem diante dessa situação e de outras coisas que acontecem também.
É um livro sobre aceitar a si mesmo, aceitar o passado, e seguir em frente. Sobre dar valor às pessoas que já estão ao nosso lado que às vezes ignoramos.
Amei demais esse livro nacional!

leiajehleia 09/11/2023

Só queria mais uns love... ;3;
Me lembro de uma manchete de jornal que virou meme:
"Esperou flores. Vai receber tir0s!" haueshauheus

Brincadeiras a parte, é um livro de capa bem fofinha (alias, AMO), mas não se engane, meus amigos: o enredo tem uma carga bem pesada, sensível, e foca muito mais nas questões pessoais e dores da Helena, e não tanto no amor sáfico das duas.
Eu compreendi que esse romance delas é o estopim para a Lena despertar e tentar resolver as pendências de sua vida, embora eu ache que poderia ter tido muito mais delas, acompanhado de muitas superações e terapia.
Elas são umas queridas. São reais.
Há a quebra de expectativa delas não viverem um romance perfeito, mas é uma história carregada de gatilhos e que nas partes da Lena me fez ter ansiedade pq muitas das coisas eu me identificava kkkkkkk
Eu também não sou muito de igreja, então o final me pegou um pouco, mas eu ressalto o quanto a escrita da Ana é impecável e bem estruturada. E, Ana... AGORA VOCÊ DEVE UM LIVRO FOCADO NA ABIGAIL.
E acho que você continua fazendo bem o seu papel de sádica torturadora de leitores hauehsushs sz

eu.karoliny 24/09/2023

Ana Beatriz Brandão tá me devendo uma sessão de terapia??
Eu sou absurdamente suspeita pra falar quando se trata de algum livro dessa mulher esplêndida. Desde que li 'O Garoto do Cachecol Vermelho' tenho uma certa dependência emocional a TUDO que seja relacionado a esse universo, ou até mesmo ao Daniel.

Ver a evolução da Helena, o relacionamento dela com o Danizinho, matar a saudade da Mel, foi uma sensação de nostalgia e paixão que eu quase não sei descrever. Reviver alguns dos lugares do primeiro livro foi como visitar na memória um lugar onde eu já estive por uma perspectiva diferente, agora estando acompanhando uma outra pessoa.

Mas enfim, esse livro é sobre A Helena, sobre como ela conseguiu ser forte e enfrentar TUDO de ruim que ela nem mesmo poderia ter imaginado. Ter que lidar com a perda do pai, logo em seguida com a do irmão ? que diga-se de passagem, era sua fortaleza ?, lidar ainda com a rejeição e homofobia da sua mãe, foi tudo MUITO rápido e intenso. A autora conseguiu transparecer isso muito bem a cada página, ela conseguia tratar esses assuntos que de certa forma são pesados sem pesar na escrita, fazendo da leitura leve e fluida. Ela conseguiu também atrair ainda mais o leitor para perto dos personagens enquanto construía o desenvolvimento da Leninha.

É um livro lindo e especial??/??

SabatiniR 07/08/2023

Que livro lindo, sensível e necessário. Ele trata se assuntos como perda e luto, saúde mental, aceitação e religião de um jeito muito bonito e real. Foi incrível conhecer a Helena e ver a evolução dela, o final me deixou extremamente feliz e orgulhosa.

?? Acho importante salientar, que como eu citei antes o livro pode conter alguns assuntos que possam ser algum gatilho para algumas pessoas, então leia se se sentir bem e preparado.
SabatiniR 07/08/2023minha estante
Mudei pra 4 estrelas pq acredito que faltou aprofundar e resolver alguns assuntos que eram importantes pra história, mas no geral não interfere na experiência toda.

Sand 29/07/2023

Muito bom!!
Leitura safica nacional muito boaa. O final é super fofo mas me fez derramar muitas lágrimas nos capítulos finais. Apenas leiam e apoiem a leitura nacional!!

Mileee 28/07/2023

Gostei Um pouco
Eu sou muito chata Para livro?com certeza sabe sou muito chata mesmo
Esse livro não é ruim óbvio que não mais não foi muito meu gosto sabe não é muito meu estilo

amanita :) 19/07/2023

A garota dos olhos esmeralda
É um livro bonitinho que entrega o que promete. Me identifiquei muito com a Helena em certos momentos e foi lindo ver ela encontrar seu lugar perante o amor de Deus. Recomendo que verifiquem os gatilhos antes de começar a leitura!

lissamed 18/07/2023

A Garota dos Olhos Esmeralda - Ana Beatriz Brandão
A garota dos olhos esmeralda é a nova e apaixonante história do universo de O garoto do cachecol vermelho. Você vai rever personagens especiais e conhecer outros, em mais um livro cativante de Ana Beatriz Brandão. Depois de perder duas das pessoas mais importantes de sua vida, Helena se vê sem rumo em meio ao caos que se tornou sua existência. Distante de sua fé, passando por um momento complicado no relacionamento com a mãe e enfrentando a rotina intensa da residência em medicina, ela tenta reencontrar forças para lidar com seus anseios e medos.

Primeiramente, a história não chega a ser ruim, por mais que eu tenha me irritado em algumas partes meio mal desenvolvidas. Porém, é um livro muito bom, principalmente pois é possível ver os acontecimentos que se passam depois de O garoto do cachecol vermelho e as consequências desta história.

É muito interessante ver como esse livro não é apenas um romance, mas sim uma história bem complexa que envolve luto, problemas familiares, intolerância religiosa e muitos outros.

Outra coisa muito agradável de observar é a evolução dos personagens dos livros anteriores, e de outros nem tanto.

O romance em si, por mais que seja muito bonito com suas falhas, mostrando que nem todos os relacionamentos são perfeitos, acredito que tenha acontecido muito rápido, mas tirando esse fato é um ótimo livro.