Uma teoria feminista da violência

Uma teoria feminista da violência Françoise Vergès

Resenhas - Uma teoria feminista da violência

Jorlaíne 08/07/2022

É um tanto repetitivo quando já se leu o livro anterior da autora (feminismo decolonial), que é excelente. Trata algumas outras questões importantes, como o encarceramento como forma de controle social dos não brancos e pobres, mas que não é aprofundado.
É uma leitura muito boa para entender parte da luta do feminismo decolonial.
Recomendo!

Marina516 25/06/2023

Li esse livro pra um trabalho em que abordei sexo e violência e acho que saí com muitos pontos doloridos dessa leitura, precisando ler mais sobre encarceramento em massa, estado que racializa o punitivismo e a perspectiva decolonial das mulheres contemporâneas

Vitória Gomes 15/09/2022

Interessante mas sem grandes surpresas
Pra quem já conhece os debates da decolonialidade esse livro não traz grandes e novas contribuições. É um livro interessante, mas o que pode ser considerado como novo são algumas análises que faz sobretudo com relação às gestões de diferentes governos e a pandemia, e como o Estado é indissociavelmente um aparato de produção de violências.

Rillari0 25/09/2022

Uma aula em forma de livro
Sensacional. Um chamado à luta. Um chamado à luta contra o Estado, contra a violência estatal. Vergès usa de muitos exemplos (atuais, inclusive) para basear sua tese, o que deixa o livro mais sensacional ainda.

Geanne 06/08/2022

Linguagem acessível, reflexões intensas
A autora já parte de conceitos de decolonialismo, trazendo a estrutura do racismo e patriarcado como fundantes e de extrema importância para as violências que vivenciamos. Questiona o feminismo em seu viés punitivista e traz uma lente de ruptura com a busca pelo encarceramento como solução da violencia estrutural contra as mulheres, que segue colocando pessoas periféricas e marginalizadas para a centralidade do sistema carcerário. Excelente para quem busca mais informações no tema e não é extremamente técnico. Uma abordagem necessária nos dias atuais.