Não foi por acaso

Não foi por acaso Vinícius Grossos

Resenhas - Não foi por acaso

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 03/12/2021

Não foi por acaso, de Vinícius Grossos
“Não foi por acaso”, escrito por Vinícius Grossos, publicado pela Editora Nacional, narra os dramas de jovens que — assim fez o destino — ao ficarem presos em um elevador, relatam através de seus relatos, expressam seus maiores fantasmas enfrentados durante a vida.

Após uma pane no elevador de um hospital, os jovens, Helena, Miguel e Fernando, se veem presos, sem prazo estipulado para regularização por parte do setor técnico.

Embora ambos não se conheçam, por conveniência, puxam conversa sobre a atual circunstância e cada qual vão se conhecendo e, mesmo que não imaginam, nascia ali uma amizade improvável. Se trombassem na rua, possivelmente não se falariam e jamais formariam uma amizade.

Seja por conta da situação onde se encontram ou por obra do destino, ambos se abrem relatando seus dramas, medos, conquistas; suas histórias.

Intercalada entre o passado e o presente, a obra traz a construção de cada personagem desde a infância, cada qual ligada ao sentimento que carregou a vida toda e ali no elevador, desabafam sem pudor. Assim quis o destino.

“Não foi por acaso”, é um livro onde o destino é o narrador, uma forma sagaz que o escritor Vinícius Grossos se permitiu escrever. Essa sacada foi a cereja do bolo, da obra que trouxe como pano de fundo as questões mais sensíveis, tais como a gordo fobia, gravidez na adolescência e a homofobia.

Confira a resenha completa no blog Irmãos Livreiros:

site: bit.ly/iLPost0212
Booklucca 25/09/2022minha estante
H

fer 03/10/2021

E o Vinícius não decepciona NUNCA
Amei demais o livro, quando começa é difícil não terminar de ler, os personagens são bem desenvolvidos e bem complexos, com uma história linda.
Chorei desde a dedicatória.

nina 25/10/2021

Incrível, maravilhoso, sem defeitos.
É uma daquelas resenhas que nem sei como escreve, só como sente.?
A escrita to Destino ? é intrigante, tras os eventos só quando são pertinentes, nem vi a hora passar enquanto lia a história desses três (e seus agregados) ??
Personagens bem explorados, narrativa reflexiva e final perfeito.

Noah 12/12/2022

Não foi por acaso
Muito bom, é um livro que te faz pensar muito. Ele trabalha questões super importantes. Como sempre Vinicius Grossos acertando!

Booktoti 31/10/2021

Uma história real sobre pessoas reais
Não foi por acaso é um daqueles livros que me encanta por ter o foco no relacionamento dos personagens, e aqui eles são construídos de uma forma linda e muito real, você se encontra em pelo menos algum dos protagonistas, eu encontrei um pouco em cada um deles, sendo assim acompanhar a jornada deles de autoconhecimento se torna um processo ainda mais lindo, um livro cheio de reflexões que todo jovem de 14 pra cima deveria ler

Taki 09/11/2021

O Destino prega peças em nossas vidas, e os protagonistas deste livro vão sentir isso, mas vão ver também que nem sempre o acaso é algo ruim. Leitura rápida e reflexiva.

Vinicius39 09/10/2022

Legal,mas não foi 100% para mim...
Eu peguei esse livro para ler,por indicações de pessoas que falaram muito bem dele e eh descidi dar uma chance,ainda mais que é um livro nacional. Eu gostei,é uma leitura fácil, rápida e bem fluida,mas tbm senti que ele não foi muito para mim,achei algumas coisas meio clichê e bem bobinhas,achei os personagens coadjuvantes muito mais legais e interessantes. Achei que o autor exagera em alguns momentos com os personagens,tem momentos ótimos,mas tbm tem momentos bem bobos,acho que funcionaria mais se eu fosse mais jovem,esse livro da super certo com pré adolescentes e pessoas mais novas.

luísa 07/01/2024

é um livro típico pra ler em um dia só?.

tem uma mensagem interessante, mas os personagens são todos insuportáveis e com marcar na linguagem muito ruins

Tina 27/02/2024

Leitura gostosa e fluída
Um livro nacional sobre jovens e suas diferentes dificuldades. Tem livro melhor para se identificar?

É muito sobre a diversidade e desigualdade brasileira, mas sem perder o bom humor. O narrador da história é o Destino, que resolve reunir os três jovens em um elevador parado. Cada um com sua vida, cada um com os seus problemas, mas interligados e obrigados a interagir. Li super rápido e foi maravilhoso.

Natan 28/09/2021

Mensagens importantes, um ritmo maçante
Leitura bem rápida e com temas bem importantes num cenário bem legal. Mas também as narrativas de cada personagem e uma discussão que nunca saia de "me sinto culpado fiz merda" ou "me sinto frustado pq não me conheço/me conhecem" deixaram tudo meio saturado. A "personalidade" do Destino, sarcástica e interrompendo até demais, foi algo bem chato de lidar.
Não é o mesmo ritmo de Feitos de Sol, sabia que não seria, esperava muito e não fui cativado por nada. Uma virada que nunca veio, uma discussão que nunca encerrava, uma competição de "quem é a pessoa com mais problemas aqui" que nunca acabava e talvez nem precisasse acontecer.
Mas ainda sim, as mensagens do "Destino" são bem notáveis e ao menos dá pra esperar que os personagens saiam mais maduros e saudáveis de tudo isso.

Carol 07/10/2022

tava querendo ler a mt tempo e não me decepcionei!!!!!
Oq posso dizer deste não é msm

Simplesmente meu segundo livro do Vinicios Grosso e eu não tenho nada a reclamar dele, ele sempre me prende, terminei no msm dia por ser um livro q prende e c uma leitura fácil e tranquila, quando eu percebi já tinha acabado de ler.

Se vc quer um livrinho leves pra ler a tarde esse é perfeito pra isso, ele é curtinho, tranquilo, fácil e te prende!!!

Nmrl Vicinios vc é o MAIOR

duda 16/08/2022

eu amo demais a escrita do vini, é incrível e super fluída, por isso faz esse um livro super rápido de ler.
a história é interessante e mostra problemas cotidianos q podem ser identificáveis oq é muito bom, mas no geral achei um livro normalzinho.

Grailson 02/11/2021

Lido em um dia
Uma leitura maravilhosa, eu tinha muitas expectativas por ser outro livro do Vinícius Grossos e outra vez, ele não decepcionou em nada.
A história é incrível, sendo um ponto muito positivo, ser narrada pelo destino, algo diferente e inovador.
Gostei do modo como foram abordados assuntos sérios, sem que a história perdesse a sua leveza e carisma ao longo das páginas.
Virou favorito e com certeza, mais um que eu vou indicar muito para todos que eu puder.