Sob Ossos

Sob Ossos Raianne Viana

Resenhas - Sob Ossos

Nelci 27/11/2023

Tive que pular algumas partes pra chegar ao final do livro, é uma história interessante mas achei meio arrastada

Ivan 12/02/2022

Luta pela liberdade
Mais um livro de uma autora brasileira, desta nova safra de autores de livros que estamos vendo no mundo moderno. Só pela coragem de escrever e publicar um livro já merece ser valorizada! Raianne Viana, apesar de muito jovem, já escreveu 7 livros.

Num mundo dominado por vampiros, os humanos são escravizados e tratados como gado, já acostumados a serem submissos a eles. Sem opção além de trabalhar nas fábricas que provêm tudo que os vampiros têm, a maioria dos humanos torce apenas para passarem despercebidos e não se tornarem o alimento da noite.

Freya, nossa protagonista, é uma humana que usa seu parco tempo livre tentando melhorar a vida dos humanos e descobrir as fraquezas dos vampiros. Até que ela descobre um segredo para derrotar vampiros: Freya enxerga a oportunidade de salvar a humanidade. Ele é destemida, corajosa e divertida. Um pessoal incrível e singular, em um mundo em que a maioria já aceitou a dominação sem lutar pela liberdade.

Sim, um livro de fantasia, com um tema interessante e uma história muito bem construída. Os personagens bem estruturados e caracterizados. Tanto os principais quantos os secundários. E a ambientação, o cenário da história, muito bem definido. Toda a obra se desenvolve com bastante ação, com um romance de fundo e algumas críticas sociais.

A escrita é bem leve, tranquila e fluida. Narrada em primeira pessoas pela Freya, o enredo é bem interessante e a história prende o leitor.

Como crítica construtiva, algumas situações do livro para otimistas demais, pela complexidade que seria na vida real. Parece que tudo sempre funciona bem, sem grandes dificuldades. Poderia ampliar o suspense, trazer mais profundidade para a história e construir mais dificuldades na trama. Como comentei, o enredo que ela criou é muito bom, e poderia ter sido melhor explorado. Também poderia trabalhar um pouco melhor a escrita, mas posso estar sendo muito crítico pois li vários clássicos recentemente.

Mas é um livro que vale a pena ler, principalmente se você gosta de um estilo mais moderno e uma leitura mais leve.

Bia 26/04/2022

Eu estava com expectativas meio altas pra esse livro então talvez por isso eu tenha me decepcionado um pouco, mas foi uma leitura divertida e agradável.

O universo criado pela autora é simples e usa elementos fantásticos que a gente já conhece, mas é até bem interessante como ela estruturou essa nova sociedade que a história traz.

A protagonista tem uma personalidade bem legal e marcante, só achei que os outros personagens no geral não tem tanto aprofundamento, mas mesmo assim são divertidos e ajudam na fluidez da narrativa.

O romance é bem fofo, gostei do desenvolvimento dele e da dinâmica do casal. Achei que a representatividade foi colocada no livro de maneira muito boa e natural. Gostei muito de ter uma protagonista assexual, e principalmente de ter um romance com ela, porque eu acho difícil encontrar histórias que tenham romance com algum personagem ace.

Mas acho que, por mais que o livro tenha tido uma boa proposta de enredo, o desenvolvimento dele foi bem fraco. As coisas se resolviam muito fácil e tudo dava certo, então ficou um pouco chato e conveniente demais.

No geral achei uma leitura leve e divertida, só não foi tão boa quanto eu esperava. Mas eu recomendo se você quiser ler uma fantasia com vampiros que seja rápida e boa pra passar o tempo (e ainda é nacional! apoiem nacionais galera).

Thata 11/10/2021

Tudo de bom
Vampiros
Representatividade assexual
Livro único
Completo
Para os amantes de ação e fofura

Sob Ossos tem tudo. Você se apaixona desde o início

Os vampiros escravizam os humanos, e quando Freya descobre uma forma de matar eles, decide que está na hora de acabar com essa escravidão.

E daí só amor pela causa!

Acho legal que a Rai constrói história com sensos e objetivos tão legais e não se prende a criar um vilão. As vezes tem alguém que faz esse papel vilanesco, mas não é a figura central, e sim a trama.

Se joguem nesse universo para ficarem como eu, com gostinho de quero mais!!!
TonCorre@ 29/01/2022minha estante
Super legal, deu vontade de ler porém eu nunca despertei por livros de vampiros.

Thata 29/01/2022minha estante
Esse é diferente, não tem aquela pegada dos romances não haha acho que ia gostar

TonCorre@ 30/01/2022minha estante
Show, excelente dica! Assim que for possível irei incluir na lista de livros para lê.

Ketlin.Canalle 27/08/2022

Autora brasileira, gostei muito dessa primeira leitura dela
Neste livro escrito pela jovem Raianne Viana, escritora brasileira, conhecemos a história de Freya, escravizada juntamente com o restante dos humanos por vampiros e servindo de alimento vivo para essas criaturas.

Cansada de viver assim, está sempre criando invenções que ajudem a facilitar a vida de sua comunidade, ao presenciar a morte de alguns vampiros consegue desenvolver uma arma a partir do corpo de um deles e com isso as coisas começam a se transformar?

Me surpreendi muito com esse livro, quando comecei a ler achei que fosse outro, mas acabei gostando muito e pretendo ler outras obras dessa autora.

Super indico! ????

Gabizoca 06/11/2021

Eu amo histórias de vampiros, mas MEU por essa eu não esperava!! Foi completamente diferente!!

Além da leitura ser extremamente fluída, a autora ambientou a história em um tipo de feudo com uma estrutura hierárquica bem construída, o que vai nos trazer ao plot da história, e assim.... Simplesmente amei!!

Os personagens possuem características muito diversas uns dos outros e isso vai ser uma peça chave pro enredo. (A pp definitivamente minha fav)

Eu que já tinha lido outros livros da autora, me surpreendeu, pois é muito diferente das suas outras obras.

Kiri 25/09/2021

Uma ace que caça vampiros, quer coisa melhor?!?!
O que me atraiu pra esse livro foi, ironicamente, o aviso de gatilho de acefobia pq denunciava a principal ser ace, mas tá longe de ser uma história incômoda. Ao contrário, é mto gostosinha e perfeita!! A protagonista é legal, forte, independente e criou uma forma de caçar vampiros bem interessante.
A escrita é leve (o q acho mto importante) mas ainda assim bem construída, dando vontade de só largar o livro qdo chegar no final e ainda pedindo continuação!!
Os secundários tbm são bem interessantes. Foi uma surpresa mto boa ter trombado com esse livro tão do nada!

Thay 25/06/2023

Sob Ossos
Comecei essa leitura porque soube que tinha protagonista ace. Achei a abordagem do tema bem delicada e o relacionamento da Freya com o Cyrus bem fofo. Também é bem fofa a relação dela com o pai, ele a apoia, respeita e incentiva em tudo.
A temática de um mundo com vampiros dominando e escravizando humanos me pareceu interessante e promissora, mas ao longo da história acabou ficando arrastado e meio previsível. Também achei a resolução meio fácil demais e as batalhas sem tanto impacto. Com isso a conclusão ficou mais fraca. O acontecimento com um humano no fim de tudo, pra exemplificar que a maldade não está em ser vampiros, mas na ganância achei meio desnecessária, como estender o livro em algo que não é impactante sendo que a grande batalha já tinha acontecido.
Não foi ruim, mas também não foi bom.

elle 31/07/2022

"Você dois são tão unidos, por que não o matam juntos?"
Eu devo dizer que estou completamente rendida por esse livro.

A autora criou um mundo incrível e com revoluções mais incrível ainda, tudo se encaixou perfeitamente e não teve furos na história, mesmo sendo livro único. Além de que a leitura era super fluída e ocorreu tudo perfeitamente, eu não consegui largar o livro até o terminar.

Uma coisa na minha visão que eu amei é que eu passei o livro todo com medo, pensando "o pai vai ser traidor" "tem algo com o C (n sei escrever o nome dele)" "vão descobrir e um monte de gente vai morrer", pq na minha visão, eu estou tão acostumado com tragédia que agora tudo para mim vai dar errada, eu fiquei aliviada ao ver que não foi dessa vez.

Eu quero muito uma continuação, mas tomara que a autora não faça, pq se n algo vai dar errado e a autora dessa vez n vai ter dó e matar todos (mas se tiver dó, eu amaria muito estar com agonia o livro todo).

É isso, é uma leitura incrível e eu super recomendo.

Fernanda2168 05/01/2022

Favorito da vida
Eu ia ler esse livro pra MLV, mas eu tive um probleminha. Não consegui largar. Kkkkk Esse livro tem tantas camadas. É tão intenso, tem ação, tem suspense, terror, romance bem fofinho, tem amizade, tem questão política. TEM TUDOOO. Por favor, leiam muito. Leiam sempre. ESSE LIVRO É UMA PRECIOSIDADE.

Isa Freitas 06/01/2023

Maravilhoso!!
Livro leve, nacional e com representatividade assexual. Narrativa que te prende e com uma pitada de romance, muito bommm!!
Bianca 19/01/2023minha estante
Eu já vi sobre esse livro e já tinha me interessado, em breve adiciono às minhas leituras

Marilis 25/12/2021

"(...) mas pra mim cicatrizes são coisas boas...
...Querem dizer que você sobreviveu a algo forte o bastante para deixar uma marca."
Esta é uma história forte o bastante para deixar uma marca u.u Uma marca de  amor e aceitação, um quentinho imenso no coração e muita inspiração!
Sob ossos não é sua típica história de vampiros, nesse mundo os vampiros se cansaram de viver escondidos dos humanos e os dominaram. Os humanos agora são escravos (e comida), e essa é a realidade há muito tempo, até que Freya, uma humana maravilhosa e inventiva, tem uma ideia que pode salvar todos dessa vida terrível.

Eu tenho MUITOS motivos para amar esse livro, mas vou tentar não me empolgar muito pra essa resenha n virar uma dissertação. Vamos lá!
Motivo número #1: a Freya. Acho que não tinha como escolher outro motivo pra começar, a mocinha dessa história é simplesmente incrível. Ela é inteligente, prática, sensível (apesar de achar que não é), uma ótima amiga e uma pessoa maravilhosa. Ela pensa no bem de todos, ela é muito inteligente, sabe disso e n se sente superior aos outros por ser a mente por trás do plano que pode salvar todos os humanos que conhece. Inclusive uma das cenas mais bonitas do livro é dela explicando como existem formas diferentes de inteligência, e que a dela era apenas uma.
Motivo número #2: o Cyrus. Esse menino é a pessoa mais fofa em linha reta que eu já li. Ele é carinhoso, atencioso, inteligente e respeitador. Ai gente, sério, tem mil cenas entre ele e a Freya que me fazem derreter (eu amo um boy que cadela), n vou nem comentar aqui pra n entregar o ouro.
Motivo número #3: o seu Otávio. O pai da Freya é maravilhoso. Assim como ela, ele vem há tempos melhorando a qualidade de vida das pessoas. Além de ser um pai excepcional, sério ele deu um baita exemplo de "homem que preste" pra filha, e ela NUNCA se contentaria com menos. Sem falar que é tão bom ler pais que prestem em fantasias (me lembrou o pai do Jesper de six of crows, no quesito ser um pai para todo mundo).
Motivo número #4: Danika e Niara. As amigas da Freya são muito fofas, ai sério, tem uma cena que eu me emocionei horrores (sério, se tu n se emociona ali tu n tem amor no coração). Como cadelinha de amizades oficial desse site, eu fiquei mt contente com elas u.u
Motivo número #5: a cestinha. Melhor sidekick de todos os tempos. Presente em todos os momentos, muito útil e adorável u.u CESTINHA&FREYA4EVER!
Bom, vou parar por aqui pq se não eu passo direto. A leitura é fluida, os acontecimentos são empolgantes, o Vampirão também é tudo pra mim (ai, morro de rir com a audácia da Freya). A autora é de uma delicadeza ao representar uma personagem ace, e escreveu coisas tão bonitas q acho q eu marquei alguma coisa em cada capítulo.
Eu vou indicar esse livro pra todo mundo que respira u.u inclusive, ei parça, já lesse Sob Ossos???

jeni ramos 28/10/2022

Uma leitura memorável e encantadora
Em "Sob Ossos" conhecemos Freya, uma jovem que vive em um mundo governado por vampiros, onde os humanos, assim como ela, possuem uma única função: servir aos vampiros ? em todos os sentidos possíveis.

Freya nunca gostou desse modo de viver que ela e todas as outras pessoas ao seu redor tinham que seguir. Sem tempo para quase nada, já que os humanos precisavam se dividir entre trabalhar nas fábricas para produzir tudo que os vampiros precisam, e, em seguida, ainda cuidar de suas próprias tarefas humanas como plantar e colher, ainda sim, a jovem tentava arranjar um jeito de usar suas habilidades e inteligência para fazer algo que poderia mudar a vida de todos para sempre.

Uma arma. Uma arma forte o suficiente para poder matar os vampiros, e assim libertar todos os humanos de seus terríveis destinos.

Só que para isso, Freya terá que contar com a ajuda não só de amigos e outros humanos como ela, mas também de um de seus principais inimigos: um vampiro.

" -- Ele não acha a cicatriz horrível?

? Bom... Eu não acho, e você?

Ele parou pra pensar.

? Eu não sei. Achei que todos tivessem medo dessas cicatrizes grandes.

? Tem umas horríveis mesmo, mas para mim cicatrizes são coisas boas. Querem dizer que você sobreviveu a algo forte o bastante para deixar uma marca. [...]"

Começo dizendo que ler essa obra foi sem dúvidas uma experiência extremamente incrível, surpreendente e cativante.

"Sob Ossos" é uma fantasia única muito bem construída, que nos deixa aquele gostinho de quero mais ao terminamos a leitura. Por mais que seja um volume único, com um final fechado e bem estruturado dentro da história, não seria hipocrisia de minha parte dizer que leria facilmente mais dois ou três livros que se entrelaçassem a esta obra de tão encantada que fiquei com toda a construção de mundo.

A autora soube trabalhar com maestria na construção dos personagens, dando a eles características únicas que nos encantam e trazem aquela sensação de apego ao longo das páginas. Acompanhar Freya, Cyrus, e todos os outros personagens ao longo de suas jornadas é algo muito prazeroso, pois podemos notar todas as evoluções presentes neles ao longo de cada capítulo.

Outra coisa que me encantou bastante foi o fato da autora ter inserido na obra uma personagem assexual e, deixo aqui registrado, que a inserção desta representatividade foi feita com muita responsabilidade e destreza. Em algumas passagens do livro, cheguei a ficar um pouco emocionada com as falas da Freya, pois eu conseguia me visualizar ali, nos sentimentos da personagem, em todas as suas angústias, certezas e dúvidas. Foi um dos pontos que mais gostei no livro.

A obra conta também com uma pitada de romance, apesar de não ser foco do livro, e é impossível não shippar o casal em questão desde o primeiro momento ? mesmo sendo um romance slowburn, então já prepara o coração pra surtar!!!

"Sob Ossos" entrou pra lista dos meus favoritos de 2022, e também da vida, tamanha foi o meu apego a todos os personagens que pude conhecer nessa tão incrível aventura. Com certeza vou panfletar esse livro com todas as minhas forças!!!

meowjess 03/01/2022

Legalzinho...
O livro é bem legalzinho, mas tem aqueles parágrafos cansativos que descrevem muuuitas reflexões, porém, o que me pegou nele foi a curiosidade de saber como a protagonista iria se sair para acabar com os vampiros que eram tão superiores aos humanos.

sky 06/10/2021

eu deixaria a freya me caçar tranquilamente
a protagonista é perfeita, ela é uma inventora muito foda e também é amorosa, cuidadora, inteligente, forte, corajosa e tudo que há de bom no mundo!!

o pai dela é maravilhoso, cuida dela de um jeito muito lindo que teve cenas muito HAJSMEJEJSB além da found family perfeita que tem aqui.

o romance, QUE SABOR!!!! não é o foco principal, é slow burn mas é tão lindo *cry*

Além da representavidade ace maravilhosa