Sob Ossos

Sob Ossos Raianne Viana

Resenhas - Sob Ossos

lid 16/12/2023

Leiam leiam leiam
Eu tinha comprado esse livro há muito tempo e me arrependo muitíssimo de não ter lido antes.
Que obra-prima!!!
O final foi fácil depois, por ser livro único, mas que delícia!! Adoraria que tivesse continuação para ver o que aconteceu depois.
Personagens cativantes, plot interessante, tudo bem amarrado.
Só leiam ?

Nelci 27/11/2023

Tive que pular algumas partes pra chegar ao final do livro, é uma história interessante mas achei meio arrastada

Geovana119 27/08/2023

Humanos e vampiros
Antes de mais nada eu gostaria de te fazer uma pergunta: se você se torna um vampiro você automaticamente se torna mau? Ou a ruindade e falta de caráter tem muito mais a ver com a índole da pessoa em si e não com o que ela é?
Esse foi um dos questionamentos apontados em Sob Ossos, mas não irei respondê-lo aqui. Deixo para vocês lerem a história e pensarem por si próprios.
No livro de fantasia de volume único acompanhamos a jovem Freya que vive em um mundo dominado por vampiros e um ponto que vale a pena ser destacado é a criação do mundo onde a história se passa. Raianne nos leva em uma viagem a um mundo novo e caótico para os seres humanos que são obrigados a viverem servindo aos vampiros. É perfeitamente bem descrito ao longo da história e é inevitável se sentir parte dele.
Falando em descrição, a história possui uma narrativa gostosa de acompanhar e a escrita da autora ? que eu já havia conhecido em Flor do Vento ? torna a experiência da leitura muito mais fluida.
Os personagens da história também foram muito bem construídos e desenvolvidos ao longo da história, sendo os que mais me chamaram a atenção a própria Freya, Cyrus e o vampiro Souta. É incrível como a autora soube trabalhar perfeitamente todas as camadas de cada um deles, mostrando suas qualidades e defeitos.
Sob Ossos é uma história surpreendente, que nos deixa com gostinho de quero mais, mas não deixa pontas soltas. No fim, tudo se encaixa deixando uma esperança de que um futuro melhor aguarda pelos personagens, não só neles, mas em nós também.
Helena1004 17/09/2023minha estante
amg, lê ?Ruínas de Minaster? da mesma autora!!! vc vai amar, é uma série com 4 livros que tem no ku e são TAOOO bons mas infelizmente não tem nenhum reconhecimento

Geovana119 18/09/2023minha estante
Vou adicionar na lista e ler assim que der!!!

Helena1004 18/09/2023minha estante
Vou acompanhar suas reações!!!

Laís E. 26/06/2023

Bem escrito, história interessante.
Mas não me prendeu.
A "emoção" é muito concentrada no final, deixando o desenvolvimento meio morno.

Thay 25/06/2023

Sob Ossos
Comecei essa leitura porque soube que tinha protagonista ace. Achei a abordagem do tema bem delicada e o relacionamento da Freya com o Cyrus bem fofo. Também é bem fofa a relação dela com o pai, ele a apoia, respeita e incentiva em tudo.
A temática de um mundo com vampiros dominando e escravizando humanos me pareceu interessante e promissora, mas ao longo da história acabou ficando arrastado e meio previsível. Também achei a resolução meio fácil demais e as batalhas sem tanto impacto. Com isso a conclusão ficou mais fraca. O acontecimento com um humano no fim de tudo, pra exemplificar que a maldade não está em ser vampiros, mas na ganância achei meio desnecessária, como estender o livro em algo que não é impactante sendo que a grande batalha já tinha acontecido.
Não foi ruim, mas também não foi bom.

Dy 31/05/2023

Os humanos agora são obrigados a servir os vampiros, sendo forçados a trabalhar não só em fábricas ou cuidando das mansões deles, como também servindo de rebanho para alimentá-los. Freya não é como os humanos do feudo em que vive. Obviamente ela detesta essa vida de servidão e é exatamente por isso que ela está sempre procurando uma maneira de melhorar a vida dos humanos que vivem ali.
Infelizmente, não há uma forma fácil de exterminar os vampiros. Sua única fraqueza é o sol, até porque estacas de madeira ou ferro não fazem nem cócegas neles. Mas se existisse um material mais resistente e que penetrasse na pele tesa deles...

Raianne utiliza alguns elementos vampirescos mais incomuns que dão um tom único para o enredo, deixando a história muito mais instigante. Sob Ossos trata de um mundo distópico, com uma pitada de romance que não te dá vontade de largar.
Temos representatividade com personagens bi e aces. Além de um romance slowburn em pano de fundo do foco principal da premissa, mas é impossível não shippar aqueles dois. Raianne ganhou meu coração com seus personagens e descrições.

dlwinvu 22/01/2023

eu gostei muito da forma como o universo e a história foram construídas, a explicação sobre é tão detalhada e completa, que ao longo da leitura você não se perde ou tem dúvidas, você só sabe. e o que falar sobre a freya, tão doidinha e também tão corajosa, ela só tinha um sonho e sua caixa de ferramentas e acabou fazendo a revolução. eu amei que a representação ace, foi tão natural, sem ser aquela coisa forçada e 100% explicativa, é totalmente leve. os outros personagens são uns queridos e a amizade deles é tudo pra mim.

Isa Freitas 06/01/2023

Maravilhoso!!
Livro leve, nacional e com representatividade assexual. Narrativa que te prende e com uma pitada de romance, muito bommm!!
Bianca 19/01/2023minha estante
Eu já vi sobre esse livro e já tinha me interessado, em breve adiciono às minhas leituras

arabells 04/01/2023

Uma leitura boa e divertida pra começar o ano. Não existe muito aprofundamento nos personagens e a respeito do universo, mas não considero isso negativo se vc estiver buscando algo mais linear. E a respeito do universo, é que os humanos vivem em ignorância a respeito de tudo, entao natural a Freya não entender como o mundo é. Achei o plano bem louco, mas gostei que ele teve várias etapas.
Apesar de não curtir muito vampiro, comecei a ler por conta da representatividade assexual.

keila 24/11/2022

Muito bom!
Gostei muito desse livro. Comecei a ler por ter uma personagem principal ace e por ter vampiro como tema e adorei! Muito bem escrito e desenvolvido. Muito bom!

Juni 01/11/2022

Boas promessas, execução ruim
Um livro sobre humanos em luta por liberdade contra vampiros parecia exatamente dentro do meu gosto e algo ótimo para passar o tempo, mas infelizmente não entregou muito.

A construção de mundo é rasa e um tanto confusa, coisas que deveriam ser estabelecidas simplesmente são deixadas passar sem muita explicação para quase nada que ajudaria a ter uma profundidade nesse mundo.

Os personagens não são muito melhores, a maioria deles é apenas um nome adicionado no conflito sem muito para eles em caracterização além do papel deles, temo O Pai, O Interesse Romântico, O Vampiro, A Amiga, O Babaca, etc, etc. A pessoa mais detalhada é nossa protagonista e mesmo assim não por muito.

Constante temos lembretes de como ela é inteligente e criativa, mas o tempo todo só me perguntava como qualquer um daqueles planos chochos e mal executados dela funcionou. Tem um limite do quanto pode ser explicado com "nossos protagonistas são subestimados então ninguém viu o plano deles vindo" e tudo que aconteceu nesse livro passa longe desse limite.

Mas o maior problema é: é entediante. A história se arrasta com narrações chatas descrevendo lista de ações e preparações sem graça por tempo demais, só para ter uma resolução corrida e que acontece fácil demais para o perigo que a própria história estabeleceu.

No fim foi tudo mediano, algumas ideias interessantes com execução que deixa a desejar.

jeni ramos 28/10/2022

Uma leitura memorável e encantadora
Em "Sob Ossos" conhecemos Freya, uma jovem que vive em um mundo governado por vampiros, onde os humanos, assim como ela, possuem uma única função: servir aos vampiros ? em todos os sentidos possíveis.

Freya nunca gostou desse modo de viver que ela e todas as outras pessoas ao seu redor tinham que seguir. Sem tempo para quase nada, já que os humanos precisavam se dividir entre trabalhar nas fábricas para produzir tudo que os vampiros precisam, e, em seguida, ainda cuidar de suas próprias tarefas humanas como plantar e colher, ainda sim, a jovem tentava arranjar um jeito de usar suas habilidades e inteligência para fazer algo que poderia mudar a vida de todos para sempre.

Uma arma. Uma arma forte o suficiente para poder matar os vampiros, e assim libertar todos os humanos de seus terríveis destinos.

Só que para isso, Freya terá que contar com a ajuda não só de amigos e outros humanos como ela, mas também de um de seus principais inimigos: um vampiro.

" -- Ele não acha a cicatriz horrível?

? Bom... Eu não acho, e você?

Ele parou pra pensar.

? Eu não sei. Achei que todos tivessem medo dessas cicatrizes grandes.

? Tem umas horríveis mesmo, mas para mim cicatrizes são coisas boas. Querem dizer que você sobreviveu a algo forte o bastante para deixar uma marca. [...]"

Começo dizendo que ler essa obra foi sem dúvidas uma experiência extremamente incrível, surpreendente e cativante.

"Sob Ossos" é uma fantasia única muito bem construída, que nos deixa aquele gostinho de quero mais ao terminamos a leitura. Por mais que seja um volume único, com um final fechado e bem estruturado dentro da história, não seria hipocrisia de minha parte dizer que leria facilmente mais dois ou três livros que se entrelaçassem a esta obra de tão encantada que fiquei com toda a construção de mundo.

A autora soube trabalhar com maestria na construção dos personagens, dando a eles características únicas que nos encantam e trazem aquela sensação de apego ao longo das páginas. Acompanhar Freya, Cyrus, e todos os outros personagens ao longo de suas jornadas é algo muito prazeroso, pois podemos notar todas as evoluções presentes neles ao longo de cada capítulo.

Outra coisa que me encantou bastante foi o fato da autora ter inserido na obra uma personagem assexual e, deixo aqui registrado, que a inserção desta representatividade foi feita com muita responsabilidade e destreza. Em algumas passagens do livro, cheguei a ficar um pouco emocionada com as falas da Freya, pois eu conseguia me visualizar ali, nos sentimentos da personagem, em todas as suas angústias, certezas e dúvidas. Foi um dos pontos que mais gostei no livro.

A obra conta também com uma pitada de romance, apesar de não ser foco do livro, e é impossível não shippar o casal em questão desde o primeiro momento ? mesmo sendo um romance slowburn, então já prepara o coração pra surtar!!!

"Sob Ossos" entrou pra lista dos meus favoritos de 2022, e também da vida, tamanha foi o meu apego a todos os personagens que pude conhecer nessa tão incrível aventura. Com certeza vou panfletar esse livro com todas as minhas forças!!!

anac_6 28/10/2022

Muito bom!
É incrível a forma com que a autora constrói uma nova sociedade (e que funciona) nesse universo, simplesmente adorei e fiquei muito instigada só para ver tudo dos bastidores. A leitura é ótima, amo a escrita da Raianne e a criatividade em transformar assuntos 'batidos' em algo de tirar o chapéu.

Anna 03/10/2022

Algo que gosto muito nesse livro é a coragem da protagonista, a lealdade e dedicação com as pessoas com as quais ela mais se importa e o pensamento coletivo.
São pontos que contam muito, pessoalmente falando, na vida real também e por isso me identifico tanto com ela e foi inspirador pra mim.
Precisamos ter coragem para encarar determinadas questões da vida e sair da submissão a qual muitas vezes nos é imposta. Precisamos dos laços para ter essa coragem, muita vezes.
E precisamos de empatia diante de injustiças que presenciamos todos os dias.
Isso vale para tudo.