Meditações

Meditações Marco Aurélio

Resenhas - Meditações

Guilherme 02/01/2023

Perfeito
Fico feliz quando me deparo com uma obra atemporal. Meditações de Marco Aurélio é um livro desses, transcende seu tempo e se faz presente em qualquer época que for lido. O livro trás ensinamentos e exercícios do estoicismo (sobre o que sei muito pouco) mas que se revelam muito sábios para uma vida produtiva e até mesmo feliz, por que não?
Com certeza não é um livro para ler uma vez só, acho até que é um livro que deve ser consultado volta e meia para organizar sempre os pensamentos e as ações. Vale muito a pena ser lido.

Marco309 23/01/2022

Bom!
Eu só queria entender como é possível ensinamentos que foram escritos entre 170 e 180 DC servem para os dias de hoje?
Leanderson 19/03/2022minha estante
O ser humano não muda, passa era e era, não há nada de novo debaixo do sol.

FabioMartineli 09/12/2022

Diário do único imperador romano que era filósofo.

Nítido o ponto de partida ser uma ordem universal que se impõe à natureza, inclusive as ações do ser humano.

Dogmático, apresenta observações sobre a vida e a morte, sobre o que aprendeu de seus familiares e formação.

"Não considere o que te falta tanto quanto o que já tens. Escolhe o que de melhor tiveres e percebe o quanto desejaria tal coisa caso ela não fosse tua. Mas sê vigilante para não te comprazeres muito com ela; assim, se ela te faltar,. não ficarás aflito."

Flaviana.Firmo 26/04/2023

Uma perspectiva única da vida
O livro é uma coleção de pensamentos e ideias que o imperador romano registrou em seus momentos contemplativos. É uma leitura obrigatória para qualquer pessoa interessada em filosofia, crescimento pessoal ou espiritualidade.

lazuli 28/04/2022

Instigante
Um livro antigo com uma leitura direta, ensinamentos profundos em como se tornar e agir como um ser melhor. O Ensino Médio necessita de aulas baseadas nesse livro.

isabel_fmelo 06/06/2023

Um dos meus favoritos.
Livro que com certeza irei reler. Vou deixar algumas reflexões que marquei.

? Não desperdices o que resta da tua vida com ideias alheias que não estejam direcionadas para o bem comum.

? Não conduzas tua vida como se tivesses dez mil anos à frente. A fatalidade está próxima de ti. Enquanto vives e podes, sê bom.

? Elimina o pensamento, e o grito "fui magoado!" não mais existirá. Elimina o "fui magoado!", e a mágoa desaparecerá.

? Sê sincero, digno, diligente, conformado com teu destino. Necessita de pouco, sê gentil e franco; não aproves o exagero e a conversa fútil, esforça-te para ter dignidade.

? O que quer que esteja além dos limites da carne e do sopro desta vida, lembra-te de que não te pertence nem está sob teu comando.

Julia Gouvêa 27/02/2022

"Enquanto vives e podes, sê bom."
Livro curto, mas com muito a ensinar! O estoicismo é fascinante mesmo...
Ensinamentos que fazem você ver a vida com certa leveza, com bondade... Enfim, li muito rápido, e com certeza estará na minha lista de releituras anuais. Vale ter como livro de cabeceira!
Aqui vai uma das minhas partes favoritas:
"Hoje escapei de todos os problemas, ou melhor, afastei todos os problemas de mim, pois não veio de fora, mas de dentro, no que diz respeito às minhas próprias opiniões."

Rodolfo.Barbosa 07/04/2022

Contemporâneo
Uma leitura bonita de se ler, com reflexões que embora tenham sido pensadas séculos atrás, condizem com os tempos atuais! Em suas meditações, Marco Aurélio nos mostra, pensamentos, conselhos e reflexões sobre viver em sociedade, e sobre a vida. Aquele livro ideal pra ler no começo do dia, com um bom café.

gabrielt3norio 13/08/2022

O Marco Aurélio simplesmente atemporal cara!! Provavelmente vou reler muitas outras vezes. Estoicismo is my new religion

lukasbw7 29/09/2023

Muita sabedoria em 128 páginas
Filosofia estoica é muito interessante, e esse é um ótimo livro acerca do tema, com lições e pensamentos práticos pra mudar a forma como lidamos com aquilo que acontece conosco.

Joaquim.Menegat 04/04/2023

O livro foi um dos melhores quebrou li na minha vida, mas?.
Vou usar essa resenha como crítica ao sistema escolar do meu colégio, que acarretou como um grande motivo da minha demora de 1 mês para acabar de ler esse livro, FOI TANTA PROVA QUE EU NÃO CONSEGUI LER E TIVE UMA RESSACA LITERÁRIA PELO EXCESSO DE TRABALHOS E PROVAS.
Agora falando do livro, estoicismo é perfeito, esse livro é essencial para o desenvolvimento pessoal de qualquer indivíduo em todos os âmbitos sociais. Facilmente entre os meus top 5 melhores livros que li na minha vida.

Mari 02/02/2022

Excelente porém cansativo?
Gostei muito do livro, queria ler ele já muito tempo. Demorei para terminar devido a um motivo que vem me incomodando em livros no geral, estava muito repetitivo. Entendo que é como um diário pessoal, mas esse foi um ponto que tornou a leitura arrastada e perdi a vontade de aproveitá-lo. No geral e um livro muito bom e com ensinamentos de milênios que aprendemos até hoje e necessitamos praticar!
Leanderson 20/03/2022minha estante
Não achie cansativo, apesar de que sim, tem muita coisa não relevante pra nossso escopo atual, e também ele reafirma a mesma ideia várias vezes. Mas para partes chatas e arrastadas, eu sempre faço skimming