Contact

Contact Carl Sagan

Resenhas - Contact

Jean 02/01/2023

Esse livro me pegou demais. Já era fã do Carl Sagan antes, dos desse livro fiquei mais ainda. Se eu fosse dar highlight em tudo que gostei no livro ia marcar o livro todo

Amelie 27/04/2021

já tinha lido em português, e sem dúvida é uma história encantadora! mesmo com a ficção científica, o jeito que a subjetividade da protagonista é explorado é sensacional.

Natalia.Goncalves 29/01/2017

Ficção científica de qualidade
Livro x filme: Apesar do filme ter me motivado a leitura, eles parecem estórias diferentes. Muitos personagens foram ocultados e os debates simplificados. No livro tudo está conectado, dando mais sentido aos eventos.

Sobre a perspectiva feminina:
Interessante que na época em que o livro foi escrito as mulheres no campo da ciência representavam apenas 7%. Ellie relata dificuldades que ela sofria para ser respeitada como tal (muitas ainda presentes atualmente) e como conseguiu sobrepo-las se transformando na principal representante de todo o projeto.

Discussão religiosa:
Enquanto criança o questionamento está em entender os ensinamentos cristãos. As supostas incoerências nos ensinamentos levam Ellie a questionar alguns trechos e a dificuldade dos padres em explica-los. Posteriormente, a perspesctiva é se a mensagem seria ou não divina. Essas duas abordagem foram feitas com maestria pelo autor, valendo por si só a leitura.

Política: Novamente lembrando que o livro foi escrito na Guerra Fria e, portanto, a presença russa é forte. Possível notar a crítica do autor quanto aos conflitos da época e seus votos para um mundo unido por um objetivo maior. Afinal somos todos humanos.

Narração: Por vezes não gostei do uso excessivo de termos técnicos (alguns requerendo conhecimento prévio) e o detalhamento em reportar todos os presentes em uma reunião das nações unidas por exemplo.

Edição:
Cuidado ao escolher a edição. A minha continha muitos erros de datilografia o que dificultaram a leitura. Também não recomendo a leitura em inglês caso não tenha um nível de compreensão avançado.