Da África ao Quilombo

Resenhas - Da África ao Quilombo

Cibele @subsolodamente_ 05/09/2021

Da África ao Quilombo
Quer aprender mais sobre a escravidão? Leia esse livro!! 🗣️

No livro Da África ao Quilombo vamos conhecer a história do personagem Kamau. Todos viviam felizes em sua aldeia, mas certo dia são capturados por um grupo de escravocratas. Foi um dia cruel e de muita dor. Várias mortes, estupros e torturas.

Kamau é separado de sua família e precisa aguentar firme para tentar retornar para a sua vida. Kamau passa vários dias no navio negreiro e se depara com inúmeras crueldades. 🥺

Essa é uma história incrível e muito tocante. É uma leitura muito triste, mas necessária. Em vários momentos precisei parar de ler para respirar, pois é uma história muito pesada.

Todos nós sabemos que a escravidão existiu, mas ler tudo com tantos detalhes se torna ainda mais difícil e apavorante. Recomendo muito a leitura para todos que querem aprender mais sobre esse período tão difícil. 🤧

Durante a leitura é possível perceber que o autor teve um cuidado e uma responsabilidade ao escrever essa história. Ele pesquisou muito, e isso enriqueceu ainda mais a leitura.

Da África ao Quilombo se tornou um livro favorito, por isso recomendo muito! 💛

Precisamos sempre lembrar que a escravidão foi um período difícil e de muita crueldade. Não podemos deixar que essa violência retorne.
Como disse o historiador grego Heródoto, ''Pensar o passado para compreender o presente e idealizar o futuro.''

Foi uma experiência incrível e quero muito conversar com alguém sobre esse livro. Se você já leu, venha conversar comigo. 🥳

''É o dinheiro falando mais alto, você verá muitos negros apoiando a escravidão ao lado dos brancos por dinheiro, benefícios e por cargos de influência.''

E-book cedido em parceria com a editora.

Esse livro está disponível em pré-venda no site da @editorasinna. O livro está custando apenas R$19,90. Aproveita!!

Da África ao Quilombo pode conter gatilhos, como estupro, racismo, violência, suicídio e tortura.

Mais resenhas você encontra no Instagram @subsolodamente_

site: https://www.instagram.com/p/CTYKYeergGt/?utm_medium=copy_link

Domi Thielemann 17/09/2021

Tocante e didático
A história em si é muito tocante é impossível não sentir empatia ou se indignar com a situação real que foi vivida por muitos africanos. O autor trabalha bem com fatos e a ficção, mesmo que eu ache o personagem principal um pouco ingênuo demais em algumas situações parecendo fazer perguntas apenas para que o leitor seja informado de algo.

Quanto a escrita é necessário levar em conta algumas questões, é um livro bastante didático, um pouco como se o narrador quisesse mais explicar cada situação e conceito ao leitor do que contar a história e isso acaba atrapalhando um pouco aqueles que já conhecem muito do que o autor coloca.

Porém, por essa mesma razão, dentro da minha formação em história, acho que é uma boa leitura para iniciar ou introduzir o assunto talvez até mesmo como paradidático para ser discutido com adolescentes sendo um livro de leitura fluida e rápida que pode facilmente gerar uma discussão crítica em sala de aula ou em casa.
Lebrando, é claro, de que contém temas sensíveis como castigo por tortura, escravidão e morte, mas são tratados de maneira respeitosa pelo autor, então ainda considero como uma boa dica de leitura.