O Homem, o Coelho e a Província Enevoada

O Homem, o Coelho e a Província Enevoada Lucas Vieira

Resenhas - O Homem, o Coelho e a Província Enevoada

Cicin 19/01/2023

Primeiro vez que tenho contado em uma leitura com a cultura chinesa, amei demais o conto e fiquei com o gostinho de quero mais! Amei a construção dos personagens e a ambientação!

Jessica 05/06/2022

daria meu dinheiro pra ter mais disso aqui
como uma consumidora de obras dos gêneros xianxia e wuxia fico muito feliz de ver uma história como "o homem, o coelho e a província enevoada" de autoria de um autor brasileiro. já no início vemos o quanto de esforço, pesquisa, estudo e respeito com a cultura foi colocado durante a criação do conto e por isso tenho que bater palmas.

a construção do enredo e cenários ficou perfeita e só fui passando as páginas querendo muito mais. a única coisa que eu tenho a apontar é que achei que o final foi muito corrido, acho que se tivesse desenvolvido o pós-luta e a procura do Jia Xiaodan pelo Jin Wei ficaria top.

gostaria muito de ver o autor expandido mais essa história, seja com outros contos, ou algo mais longo, pode ser até com outros personagens porque realmente gostei muito do que foi desenvolvido aqui. consumiria muito mais.

Mel 08/02/2022

Muito bom?
Eu amei demais?O protagonista é incrível e maravilhoso, a história é bem legal, a narrativa é muito boa e a escrita é super fluida.

kote 14/01/2022

muito bom
só não foi cinco estrelas porque achei o final muito corrido e um pouco confuso, mas de resto é um conto excelente! a escrita é foda, os personagens são interessantes, o enredo prende demais e dá pra perceber que o autor teve o cuidado de pesquisar muito antes de escrever sobre uma cultura que ele não faz parte e ainda tem um glossário no final explicando as palavras que ele manteve no original em chinês!! enfim gostei muito e pretendo ler mais coisas desse autor no futuro

malyricbum 12/01/2022

Meu Deus! Eu nem sei como começar a falar desse conto. Ele é perfeito em todos os aspectos dele.

Temos aqui um personagem trans e aquileano, que quer ser soldado e que não se deixa submeter por causa disso, mesmo não sendo o mais alto ou o mais forte entre os outros garotos.

Temos também toda uma atmosfera mágica e sedutora, que te instiga a continuar lendo, a querer mais.

A única coisa que me deixou triste é o fato de ser tão curto. A dinâmica e o cenário foram tão bem escritos que eu tenho certeza que passaria as mesmas, senão ainda mais emoções, se tivesse 200 ou 300 páginas.

De fato, completamente fascinado pela história.

hobbitusille 26/12/2021

um dos melhores contos que já li
além da história magnífica, a escrita é incrivelmente bem feita, fiquei muito surpreso com as cenas de luta tão bem narradas. muito muito bom

Edu 22/11/2021

Gostinho de quero mais
Adorei a leitura, mas deixa com gosto de quero mais. Gostaria que se transformasse em uma duologia maior, porque vi muito potencial na obra!!

Manu | @banumance 17/11/2021

A história me ganhou na sinopse e eu já senti o gostinho de Mo Dao Zu Shi apurando...
Essa história foi MUITO bem escrita em todos os detalhes.
Deve ter sido fruto de muita pesquisa e estudo, estou realmente impressionada com a quantidade de detalhes que foram apresentados em um conto curto.
Não sei como esse conto chegou até mim mas fico feliz que tenha chegado!

Murilo 13/10/2021

Esse conto é curto mas tão lindo!
Eu adorei a ambientação e toda a cultura explorada, sem contar as cenas de luta que foram muito bem descritas. O Lucas está de parabéns! LEIAM!

Gica Brombini 29/09/2021

O HOMEM, O COELHO E A PROVÍNCIA ENEVOADA é repleto de cultura e delicadeza, uma mitologia encantadora e apaixonante.
O novo conto de Lucas Vieira é encantador e delicado. É uma história repleta de cultura e escrita com muito cuidado e dedicação.
Em "O homem, o coelho e a província enevoada" somos apresentados a Jin Wei, um jovem "camponês", por assim se dizer, que procura, através de todos os esforços possíveis, se tornar mais forte, mais digno e mais honrado apesar das condições de seu nascimento. Sendo um rapaz mestiço, ele sofre muitas distinções por pessoas que duvidam fielmente de suas capacidades apenas por julgarem sua origem inferior.
Jin Wei é tão secretamente apaixonado por Jia Xiaodan, que nem ele mesmo reconhece seus sentimentos de forma completa. Um misto de admiração, coração acelerado e olhares trocados descrevem perfeitamente como essa excitação, surpresa e incerteza corre pelas veias de Jin Wei.
Essa é uma obra sobre autovalor e autodescoberta, sobre superar até mesmo suas próprias expectativas e se ver satisfeito com aquilo que você conseguiu alcançar, mesmo achando ser algo impossível; porém, também não deixa de ter um romance singelo e muito bonito.
A escrita é cuidadosa e branda, eu senti uma paz lendo esse conto, como se de repente estivesse em Wu Sheng, a província enevoada, observando as cores vivas, ouvindo os pequenos sons da floresta e respirando um ar úmido e fresco. A fantasia presente no conto é maravilhosa, e todo o seu contexto é baseado na mitologia e nas crenças chinesas.
O autor foi extremamente cuidadoso em pesquisar, retratar e reconhecer uma cultura da qual ele não faz parte, se esforçando ao máximo para ser fiel, não estereotipado e completamente sincero. A edição está recheada de palavras de origem chinesa e suas respectivas notas de rodapé, correspondendo a seus significados.  A história tem uma ambientação encantadora, fantasiosa. Suave e delicada, além de uma playlist que torna tudo mais imersivo.
Lucas Vieira ganha novamente meus parabéns por um trabalho tão excepcional e bem feito. Com certeza é um autor que vou apoiar, divulgar e consumir todos os trabalhos daqui em diante.

site: https://www.instagram.com/garotavernacula/?hl=pt-br

victor 28/09/2021

O Homem, O Coelho e a Província Enevoada
Primeiramente eu queria parabenizar o Lucas por mais um trabalho incrível! Amei o cuidado dele em detalhar e abordar uma cultura na qual ele não faz parte. A ambientação está perfeita!!! Sendo essa uma das coisas que eu amo no autor, que é a facilidade em descrever as coisas dentro da história, nos deixando imerso no universo facilmente.

Natan 28/09/2021

Uma jornada incrível
Adorei principalmente o cuidado, a preocupação e a sinceridade do autor sobre abordar e escrever sobre outra cultura, sobre os desafios e ainda conseguir mostrar uma história com naturalidade e profundidade
Terminei com um gostinho de quero mais, saber o futuro da província, da jornada do protagonista, saber mais do romance nascendo... Mas ao mesmo tempo com a sensação de "nossa, isso foi incrível, é mais que suficiente por hoje"
O Lucas teve muita maestria em fazer quem tá lendo imergir naquele universo, no íntimo de cada personagem, e voltar entusiasmado com tudo que leu.

João Vitor 11/09/2021

Simplesmente um dos contos mais legais que já li!!!
Já pensou em ler uma fantasia queer, com protagonismo trans e com várias características da mitologia chinesa? É isso e mais um pouco que Lucas Vieira entrega em O homem, o Coelho e a Província Enevoada.

No conto vamos conhecer a província de Wu Sheng, que vive cercada por uma névoa densa que a cerca completamente e que dizem as lendas ser lar de vários monstros, demônios etc. Por isso, inclusive, a névoa é vigiada e protegida pelo exército da província.

É nesse contexto que Jin Wei, devoto do Deus Tu'er Shen, sonha em se alistar ao exército e trazer honra à sua família de mestiços. E é em uma noite em que estava treinando para isso que ele vê um homem com uma máscara de coelho bem próximo da névoa e uma onda de curiosidade e fascínio o abraça de maneira inexplicável. É a partir daí que a história se desenrola.

Começando pela escrita do Lucas: INCRÍVEL, PERFEITA!!! Sério, ele consegue desenvolver o personagem, toda as motivações e plano de fundo de maneira espetacular, ainda que curta, por se tratar de um conto, que nos deixa vidrados na leitura, só querendo ler mais. Consegui me conectar 100% com o personagem principal e ficar totalmente imerso em tudo o que acontecia. Até porque, um outro ponto que preciso destacar é como todas as cenas são extremamente gráficas, parecia demais que eu tava assistindo um filme, que as cenas todas estavam passando na minha frente e eu era um mero espectador, ao invés de um mero leitor. Isso me conquistou demais.

Além disso, como citei no início, temos protagonismo trans aqui. E, pra mim, foi super interessante porque o enredo principal não era necessariamente ao redor disso, deixando apenas como uma parte importante do personagem. E é isso que eu quero ler mais, personagens LGBTQIA+ vivendo histórias comuns ou fantasiosas que não girem em torno da sexualidade ou identidade deles, mas sim sendo protagonistas de histórias diversas.

Uma outra questão é como o Lucas abordou toda a questão da cultura e mitologia chinesa. Logo no início, há uma nota do autor explicando como foi todo o processo de construção do conto e como ele foi extremamente responsável de realizar diversas pesquisas e diálogos com outras pessoas para que lhe fossem apontados limites e cuidados na hora de escrever sobre uma cultura a qual ele não fazia parte. É muito importante que qualquer pessoa que escreve tome esse cuidado de pesquisar e conversar com pessoas que sejam ou entendem daquilo que você pretende escrever antes para que não seja passada uma representação errada de uma cultura, comunidade ou seja lá o que for.

Por fim, foi uma história tão diferente do que eu costumo ler mas tão bem escrita que, apesar de ter terminado de forma bem redondinha, eu fiquei louco por mais. Poderia fácil ler um livro de 300 páginas com esses personagens, nesse mundo, etc. Inclusive o final......... fiquei 100% boiolinha... amei demais. Pra quem quer ler uma fantasia rapidinha, de extrema qualidade e com elementos xianxia e wuxia, pare tudo o que estiver fazendo e vá ler esse conto porque é 10/10.

lelebooks1 07/09/2021

Amei
A escrita eh mto gostosa, mesmo sendo um conto com poucas páginas, o autor desenvolveu os personagens e a história de um jeito fantástico, amei cada página. E o romance, eh TÃO FOFO, aí a descrição de quando eles se olham e um simples toque nos ombros eh tão perfeito. Super recomendo