Presente para partilhar

Presente para partilhar Ana Carol Veloso...

Resenhas - Presente para partilhar

Thamires.Sobral 13/10/2021

Leitura incrível ... Recomendassima!
Em “Presente para Partilhar” iremos conhecer Letícia e Beatriz, as irmãs por parte de pai, que cresceram juntas, sempre foram [*****]mplices e inseparáveis, até que a mãe de Letícia, recebeu uma proposta de emprego no Rio de Janeiro e tiveram que mudar de cidade.

Com essa mudança, as irmãs inseparáveis, começaram a se visitar somente nas férias, feriados ou aniversários e mesmo mantendo o contato por telefone, não foi possível evitar o distanciamento.

E como a vida sempre nos reserva surpresas, após 10 anos, Letícia está voltando para Juiz de Fora, as irmãs estão prestes a iniciarem suas vidas acadêmicas, ambas passaram no vestibular da UFJF, onde Lelê irá cursar Medicina e Bia, história, agora elas vão voltar a morar a juntas e dividir o mesmo quarto, o único detalhe, é que como todos os irmãos, elas possuem temperamentos diferentes, e somando isso aos sentimentos que escondem, podemos esperar ver Dorothy e algum tornado passando por Juiz de Fora, segurem-se.

Lelê e a irmã mais velha, mais calma, introvertida, um pouco dramática, está sempre querendo agradar a todos, já Bia é confiante, extrovertida, popular e acaba tirando suas próprias conclusões sobre algumas situações ou fazendo pré-julgamentos.

Não posso deixar de mencionar os personagens, as melhores amigas das meninas Camila e Joana, que são sensacionais, e os primos tentação Rafael e Diogo, que chegam para mexer com as estruturas.

Uma história maravilhosa, onde será abordado temas importantes como racismo, empoderamento feminino, relacionamentos familiares, necessidade de terapia, vai relembrar aquelas dúvidas e inseguranças do momento da transição da adolescência para fase adulta, de uma forma leve, divertida, com várias referências literárias e com um final de deixar o coração quentinho, a experiência com essa leitura foi um presente incrível.

Anjuf 08/03/2022

Presente muito bem partilhado
Depois de anos morando em estados diferentes e se vendo bem raramente, as irmãs Andrade finalmente se reencontram quando já estão bem maduras, mas por ficarem tanto tempo longe, Beatriz e Letícia precisam se reconhecerem para terem a amizade de antes.

Esse é um livro bem juvenil, acredito que +14, com a dose certa de comédia e romance, mostrando a importância da valorização da amizade e empatia. Se comparar as irmãs do começo do livro com elas no final, percebe-se uma mudança enorme, tanto de comportamento quanto de pensamento. As autoras também abordam críticas importantes de forma bem sútil, como o racismo, LGBTfobia, feminismo e saúde mental.

Os personagens secundários foram desenvolvidos perfeitamente, o que eu adorei, já que cada um tem seu tempo de desabafar e expor suas opiniões. Só não dei cinco estrelas por não ter conseguido me apegar tanto aos personagens, mas mesmo assim é uma ótima leitura.

E não posso esquecer de mencionar as referências de livros, séries, músicas, filmes e... Poemas! Aliás, a poesia é algo bem recorrente aqui, então se preparem para algumas citações, hehe

Adorei o livro e definitivamente recomendo a leitura!

@livrosdeanna 07/10/2021

Resenha livros de Anna
Esse é um livro que conta a histórias de duas irmãs e suas aventuras, romances e desavenças.
Vamos ter a Letícia que é uma menina tímida, com baixa autoestima, que passou pra a faculdade de medicina em Juiz de Fora.
Temos sua irmã Beatriz que é bem mais extrovertida e impulsiva.
Letícia e Bia moravam juntas com a mãe de de Bia já que a mãe de Letícia se separou quando ela era pequena.
Letícia então vai morar no Rio de Janeiro com sua mãe deixando sua irmã sua madrasta e seu pai em Juiz de Fora, até que ela passa para medicina em Juiz de Fora e tem que se mudar de novo.
Essa mudança era tão esperada pelas irmãs que iriam viver juntas de novo mas acabou não sendo como gostaria, já que as duas tinham se afastado muito, e já não eram as mesmas pessoas.
Muita água vai rolar nesse livro, brigas entre as irmãs, amizades romances, faculdade, relacionamento com os pais.
As autoras abordaram temas como racismo e homofobia também, que são importantíssimos principalmente nos dias de hoje.
Um livro leve, divertido, cheio de ensinamentos. Foi tão legal ver o crescimento e amadurecimento de cada personagem, já estou com saudades das irmãs e de suas histórias.

Jocilaine(@semlimitesparaoslivros) 06/11/2021

Fabuloso!
Uma leitura leve e muito bonita. Uma história cheia de energia e com muito significado. Assuntos graves tratados com uma tamanha delicadeza. Alertas pertinentes e de extrema importância. E com a presença de romances bem elaborados. Amei ter tido a oportunidade de conhecer essa obra.
Ana Carol Veloso 21/11/2023minha estante
[21/11 10:35] Ana Carol ???: Olá, tudo bem? Vi que você avaliou o meu livro "Presente para partilhar" . Você sabia que ele ganhou uma nova capa para a versão física? É por esse motivo que peço sua ajuda! Você poderia copiar a sua avaliação e publicá-la no novo cadastro? Essas avaliações ajudam demais na divulgação e os novos leitores costumam buscar a obra pela capa do livro físico.

Cau @caumunhoz 04/01/2022

As irmãs Andrade são irmãs por parte de pai, Letícia e Beatriz, as duas tem quase a mesma idade, e eram grudadas. Até a mãe da Lelê ser chamada para trabalhar no estado do RJ. E elas só se encontravam nas férias escolares.

Após 10 anos, quando as duas vão entrar na universidade, voltam a morar juntas em MG, e a dividir o mesmo quarto, e a convivência com o pai. Mas o problema não é só o pai, é tudo.

Todos os sentimentos, conflitos familiares, as amizades e até mesmo o coração de cada uma. Será que os problemas da vida adulta serão resolvidos?

No início da história ficava me perguntando o que iria acontecer de interessante, pois, o fato das irmãs terem sidos separadas enquanto crianças me deu uma dor no coração. Quando elas crescem, tudo cresce junto. Aquela famosa fase de mudanças. E acho, que tudo que elas passaram, foram bem realistas com o que passamos quando chegamos nessa idade, e apesar de serem de estados diferentes do meu, as situações são muito parecidas. Você acaba se identificando com o estilo e os sentimentos delas.

Livro super envolvente, e com um pouco da nossa cultura nacional. Super recomendo, e pode ser lido por adolescente também.

Adriana1161 29/10/2021

Turminha legal
Livro bem juvenil, gostoso de ler.
Leve, aborda temas como relacionamentos, racismo e problemas familiares.
É um livro longo, e me senti apegada aos personagens!
Personagens: Bia, Letícia, Camila, Joana, Rafael, Diogo, Paulinha
Local: Juiz de Fora - 2021
@driperini

Juliana.Santos 23/09/2021

Letícia e Beatriz são irmãs por parte de pai. As duas sempre foram muito unidas.
Porém, isso mudou quando a mãe de Letícia resolveu aceitar um trabalho no Rio de Janeiro.
Lelê passou a visitar o pai, em Juiz de Fora, esporadicamente e aos poucos as irmãs foram se afastando.
O tempo passou e agora Letícia está voltando para Minas para cursar Medicina na Universidade local.Ela está de mudança para a casa da Bia. Para ser mais exata, Beatriz e Leticia vão ter que dividir o mesmo quarto.
O que há uns dez anos atrás seria um sonho, hoje se tornou um verdadeiro pesadelo para as meninas.
Lelê se sente uma.verdadeira intrusa na "casa  nova""e  Beatriz não faz nada para facilitar a vida da irmã. Ela acha que Letícia virou uma garota esnobe e metida a besta.
As duas têm temperamentos  completamente diferentes. Enquanto Letícia é mais fechada e tem pouquíssimos amigos, Bia é expansiva, tem facilidade para fazer novas amizades e fala o que pensa.
Será que a convivência diária vai conseguir aproximar as Irmãs novamente?

Eu já conhecia as Irmãs Andrade do Conto "Ano-novo, Velhos Laços " e adorei ler um livro só delas. Presente para partilhar é uma história  leve e divertida, mas que não deixa de abordar temas sérios como o Racismo.
Bia e Lelê estão entrando na vida adulta e vão aprender que amadurecer pode ser um grande desafio.
Todos os personagens são cativantes e quando o livro termina ficamos com gostinho de quero mais e com saudades.

site: https://www.instagram.com/p/CULjiIZLKlm/?utm_medium=copy_link

Amanda.Contiero 26/09/2021

Um Presente para Partilhar
A leitura deste livro foi um encontro muito feliz. Com uma narrativa leve e divertida, a harmonia entre as escritas das autoras é imensa, traduzindo agradáveis completudes. A construção de personagens, encanta e cativa. Não há violões. Não há mocinhos perfeitos. Há pessoas com suas dores, medos, angústias e conflitos buscando fazer o que acreditam ser o certo. Amei acompanhar o amadurecimento e pequenas evoluções dos personagens. Para quem gosta de Young Adult, vale conhecer este nacional fofíneo. Já desejo muitooo uma continuação para as irmãs Andrade hahaha
Resenha completa em: @psicologaliteraria

Mariana_ 30/09/2021

Achei legal
Aqui fiz um bom uso do kindle unlimited. Bom desenvolvimento. Boa narrativa. Gostei e recomendo.....

Elie 06/10/2021

Resenha @cantinho.da.liih
RESENHA?PRESENTE PARA PARTILHAR
????/5
@anacarol.veloso @brruna.oliveira_

?"Colecionar mágoas não é bem seguir adiante."

? Em Presente para Partilhar vamos conhecer duas irmãs por parte de pai, que sempre foram inseparáveis. Lelê e Bia são melhores amigas desde sempre, até que a mãe de Lelê tem que se mudar para o Rio de Janeiro e o contato entre as duas irmãs ficar limitado a pouquíssimos encontros durante o ano.

? Uma década depois, as irmãs estão vivendo um sonho: ambas estão indo para a faculdade e o melhor, vão morar juntas! Até então tudo está perfeito, mais de repente algo muito esperado vira um problemão. Lelê e Bia já não possuem mais todo aquele entrosamento de antes, e Lelê sente que está invadindo a vida de sua irmã e de seu pai. Sem falar que elas tem algumas questões mal resolvidas entre si.

? Lelê é aquela personagem que guarda as coisas dentro de si e que faz o possível para agradar todos a sua volta. A Bia me deixou um pouquinho incomodada, ela faz vários pré-julgamentos, mas o incrível desse livro é que ambas crescem muito no decorrer da história.

?Se você gosta de histórias com personagens se descobrindo, amadurecendo, temas importantes e muitas citações lindas, esse livro é para você!

?Muito obrigada a @lcagcomunicacao , pois foi graças a vocês que eu pude conhecer essa história linda.

??Disponível no KU.

?Publi.

?Gostou da resenha? Ficou interessado (a)?

SueSouza 07/10/2021

Cativante
Oi Pockets!!
Como estão? Hoje temos uma indicação de aquecer o coração, pois vamos conhecer as manas Andrade, e outros personagens que são tão reais que queremos ser amigos e poder abraçar nos momentos difíceis de cada um.
As irmãs Beatriz e Leticia, tem mães diferentes, mas o mesmo pai e esse elo é bem forte entre elas. Elas são muito ligadas e tem uma amizade invejável entre irmãs. Porém, devido uma nova oportunidade de trabalho de Marisa, mãe de Lelê, elas se mudam para o Rio de Janeiro. E a amizade de Bia e Lelê sofrerá uma drástica mudança e nem as visitas esporádicas de Lelê em Juiz de Fora fará esse elo retornar.
Após 10 anos, Letícia está voltando para Juiz de Fora para cursar a faculdade de Medicina, e é quando a realidade da distância das irmãs se chocam, pois, as duas tem temperamentos diferentes, Bia é extrovertida e esquenta, já Lelê é introvertida e calma. Mas cada uma tem seus dramas, medos e anseios, ainda mais entrando na vida universitária.
As duas irmãs terão momentos de amizade, brigas e até mesmo questionamentos sobre o amor de seus pais. Além de, vários maus entendidos sobre relacionamentos boys (kkk). Essa história é muito gostosa de ler, porque as autoras trazem personagens reais (Camila, Rafael, Diogo, Paula e Joana), problemas reais e situações que infelizmente ainda acontece na sociedade, como racismo, preconceito e assuntos para fortalecer o empoderamento feminino e sonoridade, entre outros.
Eu confesso que me apeguei mais a Lelê, pois mesmo com seus medos ela acaba sendo mais centrada nas falas e decisões. A Bia me irritou em vários momentos, mas entendo pelo fato dela ter apenas 18 anos e está nesse processo de transição. Diogo acabou ganhando meu coração, pelo seu crescimento na história e Rafael é meu xodó desde o início, o cara que a gente queria na vida real. Amei as citações de músicas, poesias e livros.
Só digo leiam essa história, e se apaixonem pelos personagens, pois eles são cativantes e queremos ser amigos deles e poder abraçar.

#culturapocket #Presenteparapartilhar #LeituraColetiva #LCAgencia #LCPresenteparapartilhar #AnaCarolVeloso #BrunaOliveira #ManasAndrade

oliria.mendesgimenes 17/10/2021

Sentimentos juvenis
Quem nunca passou por crises durante a transição da adolescência e fase adulta? E o grupo de amigos que sempre tem um chato, mas ele é muito top. E a indecisão sobre qual faculdade cursar? E a insegurança de dar o primeiro passo rumo ao primeiro namoro? E a questão de ser irmãos de pais separados? Gente, todos nós, seres humanos, passamos por isso. É natural, porém com as irmãs Andrade teve um sabor especial. Esse é o escopo do livro.

“O jeito intenso como me molha e a forma como fala, me dá um frio na barriga, e eu não sei explicar bem o motivo.”

As irmãs Andrade, Letícia e Beatriz, são irmãs por parte de pai e cresceram juntas, até que D. Marisa, mãe de Lelê, resolve se mudar, pois aceitou um emprego em um jornal na cidade do RJ. A partir dessa mudança, as meninas passam a se encontrar apenas nas férias escolares, mas continuam se falando por telefone. Mas, algo ficou diferente.

“Porém, com a chegada da adolescência, criamos interesses diferentes, e a partir daí, sim, nos tornamos duas estranhas com m pai em comum.”

Prestes a iniciarem suas vidas universitárias, as irmãs concretizarão o sonho de morarem juntas, pois ambas passaram no vestibular da UFJF, Lelê para medicina e Bea para história. Então, passaram a dividir o mesmo quarto na casa de Bea. Porém, sentimentos escondidos, palavras não ditas e situações não justificadas que foram acontecendo ao longo de 10 anos vêm à tona como um furacão. Será que as garotas e o pai conseguirão desatar todos os nós?

Uma história carregada de sentimentalismo, com uma ambientação no interior de MG que, particularmente por eu ser mineira, amei. O pai, um adorador de Drumond, declama vários poemas, o que ilustra muito bem a forma como ele percebe o mundo, apesar de ser orgulhoso por natureza. E é com um poema autoral que Seu Tadeu faz seu pedido de desculpas às filhas. Fofo demais!

Apesar da extensão do e-book, 570 p., tudo o que contém nele foi necessário com o intuito de deixar a trama perfeita. As autoras construíram cenas bem verossímeis e levantaram temas complicados, mas merecedores de discussão em qualquer idade, o preconceito com desdobramento no racismo e posses econômicas, nem como relações familiares.

Todos os jovens do grupo de Lelê e Bea, inclusive as manas, são tocados por sentimentos que até então, não haviam se manifestado com tanta intensidade. A união dos amigos foi essencial para a harmonização do grupo, pois eles, ao desenrolar da trama, se aceitam como são, sem cobranças e se entregam ao amor de forma sublime. Ou seja, uma história ficcional, tipicamente YA, com pés na realidade.

site: https://www.instagram.com/p/CUyE1RTATCt/

Luana 24/10/2021

- Em Presente Para Partilhar conhecemos as irmãs Andrade, Letícia e Beatriz, que são irmãs por parte de pai. Desde de crianças sempre foram muito próximas, do tipo que conversa apenas com um olhar. Mas, a relação das irmãs muda um pouco quando a mãe de Letícia tem que se mudar por conta de uma proposta de emprego em outro estado. E a convivência das irmãs que era diária se torna periódica.

- Com o passar dos anos, agora as irmãs Andrade estão prestes a ingressar na Universidade e passarão a morar juntas, dividindo o mesmo quarto e a atenção do pai. Mesmo possuindo temperamentos diferentes, elas estão prestes a realizar seus sonhos. É uma história carregada de mineirices e poemas de Drummond.

- As Irmãs Andrade possuem muitos sentimentos ocultos e muitas coisas para dizer e compartilhar. Porém, as boas lembranças talvez não sejam o suficiente para relevar situações que irão surgir no caminho delas...

- O livro é escrito de maneira leve, o que faz com que a leitura flua muito bem. É o livro perfeito para aqueles que querem passar uma tarde de domingo com uma boa leitura e assim poder acompanhar o amadurecimento das irmãs nessa história leve e divertida. Os capítulos são narrados pelas irmãs, assim podemos conhecer mais sobre suas forças de pensar e agir, e seus pontos de vista. Os personagens secundários são incríveis e bem construídos. O livro aborda temas importantes como racismo, amizade, família, juventude, entre outros.

Disponível no Kindle Unlimited!

Raquel Vital Tato / @raquelvtato 03/10/2021

Um livro leve e delicioso!
Adorei a forma leve e fluida como o livro foi escrito!
A idéia de intercalar os capítulos com a narrativa entre as irmãs foi perfeito para fazer com que o leitor consiga ver cada situação sob a perspectiva de cada uma delas.
Um livro leve, engraçado é ao mesmo tempo, que trás discussões profundas sobre a passagem da adolescência para a fase adulta e sobre os problemas e mágoas familiares!
Espero que as manas Andrade voltem em muitos outros livros, com novas aventuras!

Tempo de leitura 07/10/2021

Letícia e Beatriz são irmãs por parte de pai, são amigas inseparáveis, mas após a mãe de Lelê receber uma proposta de emprego irrecusável no Rio de Janeiro, as irmãs precisam se separar. A distância e às circunstâncias da vida fez com que as irmãs Andrade perdessem a cumplicidade e o companheirismo, pois se viam poucas vezes no ano.

Após dez anos Lelê retorna para Minas Gerais para estudar medicina, e então vai morar com seu pai, sua madrasta e sua irmã Bia.
Será um grande desafio para as irmãs esse convívio, pois além de dividir um quarto, vão dividir o pai, e tentar resgatar a velha amizade, pois a princípio parece que elas não tem nada em comum.
Será que elas vão conseguir passar por todos os obstáculos e ficarem unidas novamente?

Uma história leve, divertida e com personagens cativantes.
A escrita das autoras é fluída, que prende do início ao fim.
O livro conta com temas sobre conflitos familiares, amigos, romance, diferenças sociais, racismo, homofobia e empreendedorismo, elas abordaram os temas de uma forma surpreendente.
Amei as citações de livros e músicas, isso tornou a leitura ainda mais cativante.
Amei conhecer as irmãs Andrades, cada um com seu jeitinho de ser e suas personalidades, seus amigos são espetaculares, sempre prontos para ajudar no que for preciso.
A história é cheia de reviravoltas, foi lindo ver o amadurecimento das personagens, as reflexões que o livro nos entrega e a importância do diálogo nas nossas vidas.
Enfim, o livro traz muitos ensinamentos e também é muito divertido. Super recomendo a leitura! ??

? "Sinto-me em paz, e sobretudo pronta para as mudanças que estão por vir."?

? "Foi complicado colocar tudo nos eixos? Foi. Mas eu não mudaria nada. Nossa história foi perfeita até mesmo em suas imperfeições. E que graça teria se tudo fosse fácil?" ?