Histórias Assustadoras Para Contar à Noite

Stephen Jones

Resenhas - Histórias Assustadoras Para Contar à Noite

1 | 2 | 3 | 4

Queria Estar Lendo 11/11/2021

Resenha: Histórias assustadoras para contar à noite
Recebido em cortesia da editora Pipoca e Nanquim, Histórias Assustadoras para Contar à Noite é uma coletânea de contos de terror e horror, editada originalmente por Stephen Jones (o mesmo responsável por O Grande Livro dos Vampiros) perfeita para quem curte uns arrepios com a leitura.

Com histórias de: Ramsey Campbell, R. Chetwynd-Hayes, Neil Gaiman, Charles L. Grant, Stephen King, Lisa Morton, Lynda E. Rucker, Robert Shearman, Michael Marshall Smith e Manly Wade Wellman, Histórias Assustadoras para Contar à Noite foi uma grata surpresa para o fim de Outubro. Tanto pela temática do livro quanto pela vibe que as histórias passaram.

Com contos que exploram o terror e o horror em suas diferentes formas, usando criaturas sinistras e lendas estranhas e mistérios não resolvidos, a coletânea entrega contos excelentes - e alguns um pouco mais fraquinhos. Não é perfeita, mas é a leitura perfeita para quem curte o gênero e procura histórias para te deixar com medo de olhar por cima do ombro.

Vou falar dos meus favoritos aqui, porque foram o auge do arrepiante na coletânea.

Clique-Claque, o Saco de Chocalho, de Neil Gaiman, entrega uma abertura perfeita. Um conto curto e sucinto que explora o terror da melhor maneira possível - com a escuridão e um monstro que aparece quando menos se espera.

A Chaminé, de Ramsey Campbell, explora um Natal nem um pouco feliz e convidativo, com alguma coisa bizarra e medonha espreitando a chaminé de um garotinho medroso. O elemento "tem alguma coisa aqui que só eu sei o que é" deixa o desenrolar da história muito tenso; nada mais tenebroso do que não estar em segurança no seu próprio quarto, não é mesmo?

A Química dos Fantasmas, escrito por Lisa Morton, tem uma vibe menos assustadora e mais aventureira, ainda que entregue uns bons momentos sinistros. Dois irmãos resolvem procurar um amigo que foi investigar uma faculdade mal-assombrada, sem imaginar que terão que se provar para sair de lá com vida.

Por fim, Vocês Têm Medo do Escuro?, de Charles L. Grant, envolve um jogo entre algumas crianças e sua babá pra lá de medonha. O escuro é um elemento que, por si só, apavora; aí você adiciona o elemento: babá demoníaca e tem um ótimo fechamento para a antologia.

A edição da Pipoca e Nanquim é belíssima; tem um acabamento ótimo, a tradução de Dandara Palankof está ótima e o fato de ter ilustrações de Randy Broecker para as cenas mais terríveis dos contos ajuda na atmosfera que a coletânea passa. Histórias Assustadoras para Contar à Noite foi uma grata surpresa, e uma indicação perfeita para quem gosta de histórias para tirar seu sono.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2021/11/resenha-historias-assustadoras-para.html

Vinicius39 12/10/2023

Algumas histórias boas e outras perfeitas!
Assim como todas as coletanes de pequenas histórias, muitas delas não suprem o esperado. Como de exemplo o conto de autoria do Stephem King, que pra mim, não foi tão bom assim. Mas em compensação, outros contos do livro me surpreenderam de várias formas.

janierisonsantos 15/01/2024

Horror infantojuvenil.
Este é um livro de terror que já pelo título não se pode esperar algo muito sério, pois as melhores lendas e histórias de verdadeiro horror não estão nos livros, mas, sim, na memória dos nossos pais e avós.

Aqui a gente encontra um compilado de contos com a mesma pegada de A Casa Monstro, Coraline, Família Addams etc. Uma vibe mais infantilizada do gênero, o que me atrai bastante.

É um bom livro. As histórias não são nada semelhantes, repetitivas. Contém ilustrações que enriquecem o produto. Os autores são incríveis.

P.S.: fique atento ao valor, se passar da faixa dos R$20,00 não pegue.

Edson Camara 12/11/2021

NÃO TÃO ASSUSTADORAS ASSIM, MAS BOAS, MUITO BOAS.
São 10 contos de terror, então espere coisas estranhas, há Neil Gaiman e Stephen King no meio, então espere coisas bem estranhas mesmo. A leitura é fácil e dinâmica porque os enredos são bons, bem fluidos e rápidos. O ideal é ler a noite com todas as luzes apagadas e só uma luzinha para iluminar a página, em um local quieto e silencioso, seu coração vai disparar e você vai ficar olhando os cantos antes de virar as páginas.
Eu li um conto por noite para aumentar o tempo do livro e ficar ansioso para chegar a noite e ler a próxima história, destaco aqui a conto: O homem que desenhava gatos, disparado o melhor texto do livro.
As ilustrações de Randy Broecker são um espetáculo à parte e algumas até mais assustadoras do que o próprio enredo a qual ela pertence.
A edição do livro em si da Pipoca&Nanquim é perfeita em tudo.

Carol 20/07/2022

Histórias assustadoras para contar a noite
Eu queria ter gostado desse livro, adoro contos principalmente de terror, mas aqui a grande maioria dos contos são para crianças.

Acho que isso deveria ter sido avisado durante a publicação do livro e sua comercialização, pré adolescentes com certeza vão curtir esse livro, adultos eu já acho que não, adultos que são leitores assíduos de livros de terror e horror muito menos.

Além disso as ilustrações não são nem um pouco assustadoras e por vezes eu achei tudo meio bobinho.

Oscar.Valeriano 06/02/2024

Uma coletânea interessante de histórias de terror, algumas mais sombrias e outras mais divertidas, vale a leitura.

Aldemir2 26/10/2021

Mais um conto que não gostei do King
Como qualquer antologia de contos, há aqueles contos que se destacam e aqueles que ficam mais apagados, e nesta não é diferente. No entanto, como são dez contos, há menos contos apagados aqui, o que é bom já que os contos que se destacam não ficam de lado. São contos com temática de horror que variam e exploram diferentes ramos do terror, portanto a leitura não fica entediante e chata com contos seguidos que dão a impressão de você estar lendo a mesma coisa. As ilustrações do livro são um detalhe a parte e que merecem um destaque, elas mostram bem elementos das histórias com um ótimo traço.
É mais uma antologia de contos de terror com alguns nomes grandes e outros não tão conhecidos, mas que vale a pena ser lido. É rápido e divertido de ler, além da leitura envolvente e que não fica chata.
Crys 09/01/2022minha estante
Tente ler algum desses:

O Nevoeiro
As Crianças do Milharal
1922
Jerusalem?s Lot
Nona

Dentre outros do King, esses são fantásticos.

Aldemir2 10/01/2022minha estante
Eles tão na minha lista faz tempo kkkkkk 1922 eu já li e adorei, acho que como esses são contos escritos por um King mais maduro eles podem ser bem melhores, Jerusalem's Lot inclusive tá na minha lista de prováveis leituras do ano e que tenho certeza que vai ser um dos meus favoritos do autor. O Nevoeiro já espero que seja o mais diferente possível daquela série horrível que teve.

Crys 10/01/2022minha estante
A série O Nevoeiro é muito ruim, veja o filme.

Sombras da Noites é um dos melhores livros de coletânea do King.

Davi Cirne 18/11/2023

Como todo livro de contos, esse livro tem algumas histórias incríveis, que foram surpresas muito agradáveis para mim, como "A Dama de Lado", "A Chaminé" e "O Homem que Desenhava Gatos". Por outro lado, as outras histórias são esquecíveis e o conto "O Sorriso da Vovó" é bizarro e no mínimo problemático, não no bom sentido. O conto do King foi uma decepção para mim porque estava com expectativas muito altas para ele, mas depois descobri que foi escrito quando o King ainda estava no início de carreira, e no conto já é possível identificar alguns elementos que ele iria usar futuramente, apesar do conto não ser lá essas coisas.

Enfim, gostaria de dar uma nota mais alta pelos contos ótimos que citei e pelo trabalho impecável de edição da Pipoca e Nanquim. Fica evidente o carinho que eles tiveram com essa edição, e as ilustrações são medonhas e muito bonitas.

Livinha 29/11/2021

No geral, não achei os contos muito aterrorizantes (apesar de ter gostado mais de alguns do que de outros). Mas o que me pegou mesmo foram as ilustrações, inseridas nos lugares certos para dar o impacto das histórias! Ótimo trabalho editorial!

Alexsandro9 27/09/2023

Mediano
Livro de "contos de terror" onde na realidade foi muito fraco e serve apenas para passar o tempo em uma leitura simples e nada aterrorizante. Realmente, caso leia a noite, o sono vem rápido. No mais, tudo dentro da normalidade de histórias fracas e nada assustadoras.

Raquel 25/10/2021

O livro é bom, o conto que mais gostei foi "A química dos Fantasmas". Alguns outros como "O sorriso da Vovó" e "Vocês têm medo do escuro?" também são legais. Mas no geral, não são contos que fazem medo.

Campos 15/05/2022

Contos médios
Clique-Clique, o Saco de Chocalho - Bonzinho, mas nada assustador

Monstros de Fabricação Caseira - O pior do livro, muito bobo

A dama do lado - Bom início, e final mediano

Aqui a Tigres - Bobinho, mas bem escrito

A chaminé - me lembrou a maldição da residência Hill

Escola para inomináveis - Uma atmosfera meio contos da Cripta

O Sorriso da Vovó - Achei bem estranho especialmente a conotação da relação final

A química dos fantasmas - Achei bem infantil, mas com uma escrita divertida

O Homem que desenhava gatos - o melhor do livro eu achei muito bem escrito

Vocês tem medo de escuro - Divertido, me lembrou Nárnia de uma forma sombria

Jô Santos 06/11/2022

Contos interessantes
? Clique-claque, o saco de chocalho?
??/5
Esse conto tem uma estrutura parecida com lendas urbanas, onde o susto aguarda no final.

?Monstro de fabricação caseira?
?/5
Bem sem graça, lentinho pra ler.

?A dama de lado?
???/5
Uma história de terror bem clássica, com halloween, crianças e fantasmas bizarros.

?Aqui há tigres?
??/5
Uma história estranha, mas não assustadora.

?A chaminé ?
???/5
O começo é bem lento, mas o final te deixa com um negócio ruim no estômago.

?Escola para inomináveis?
??/5
Um conto bem clássico, não é nem muito bom, nem é ruim.

?O sorriso da vovó?
?????/5
O meu conto favorito de todos, se é que se pode dizer assim. Foi o que mais me chocou, é completamente bizarro e o final excede o limite do nojento.

?A química dos fantasmas ?
????/5
Parece um fim e de sessão da tarde, tá mais pra aventura do que pra terror.

?O homem que desenhava gatos?
????/5
Gostei bastante desse, a premissa é bem interessante.

?Vocês tem medo do escuro??
????/5
Eu gostei desse também, é bizarro e entretém. Mas te faz pergunta que diabo de pais são esses?

Luliane.Machado 05/07/2022

Raro assustador
Juro que não li a primeira história a noite por receio de dormir com medo e ter pesadelos.
Mas foi ilusão da minha parte. Não tem terror a esse ponto.
São básicas as histórias, esperava um pouco mais (se existe uma compreensão maior a ser feita, desculpe, não estou nesse nível).
São histórias que podem ser lidas pra crianças e pode ser que essas fiquem com medo, mas nada demais.

1 | 2 | 3 | 4