A Filha das Profundezas

Rick Riordan

Resenhas - A filha das Profundezas

Vitinho 10/12/2021

Uma grata surpresa ?
Esse livro foi uma grata surpresa pra mim, pq mesmo que eu estivesse esperando muito dele por ser um livro de Tio Rick, mas fiquei na dúvida se gostaria desse também pq estava acostumado aos livros sobre as mitologias.
A escrita de Tio Rick é maravilhosa e nesse livro não é diferente, tem muitas coisas interessantes dentre elas as histórias sobre as tecnologias da Nautilus.
Ana Dakkar e seus colegas são inteligentes, criativos, destemidos e trabalham bem juntos, e ter personagens de origens diferentes como a Índia é ótimo e faz muita diferença no enredo.
Mas preciso falar que ter uma personagem brasileira é sensacional!!!!! Nelinha eu te amo ??
Sério mesmo!
Bea 03/01/2022minha estante
aaaaaaaa agora to louca pra lê-lo

Vitinho 04/01/2022minha estante
Leia mesmo, vc vai amar!!!

Karen202 01/02/2022minha estante
aaaa que fofo, tem personagem brasileiro??

Vitinho 01/02/2022minha estante
Tem sim, uma personagem brasileira ??

GabrielaRamos0 09/02/2022minha estante
Achei maravilhoso ter uma personagem brasileira! ???? Ainda bem que não foi só eu . Kk

Vitinho 09/02/2022minha estante
Pra mim Nelinha é a melhor personagem do livro! ???

Annie 28/03/2022minha estante
Eu amo a Nelinha?

Vitinho 03/04/2022minha estante
Ela é muito maravilhosa mesmo ???

Animaestra 01/02/2023minha estante
Simm! Eu li esse livro e é simplesmente fantástico! Te conto que eu chorei na introdução pois fazia muito tempo que eu não lia nada do Riordan ? é uma história encantadora e cheia de aventura!!

Mariana113 28/02/2023minha estante
Muito bom, o final é surpreendente, que você não espera, tem vezes que você fica enrolando, mas depois que começa não tem como para até terminar o livro. ?

Vivian.Guissi 03/03/2023minha estante
Comecei ontem. Sou apaixonada pela escrita do Rick riordan, a leitura flui com uma facilidade tremenda...que leitura gostosa. Sou fã de carteirinha do Percy Jackson ????. Mas já estou adorando esses novos personagens ?

Lelê 19/01/2024minha estante
Fora que também tem uma personagem com o espectro autista que eu achei muito legal! Nós normalmente não vemos isso nos livros

Iara.Antunes 18/11/2021

Rick Riordan conseguiu me fazer apaixonar por mais uma história dele.
Conseguiu me surpreender. Me emocionar. Me ensinar várias lições sobre o bem e o mal. Sobre escolhas. Sobre como usar o conhecimento. Sobre representatividade. Sobre insegurança. Sobre criar laços. Sobre culturas diferentes. Sobre como dons e conhecimentos diferentes podem completar uns aos outros. Sobre o luto e o preço de uma responsabilidade. Sobre como segredos podem ajudar ou prejudicar.

Esse livro é tão incrível pela forma que foi narrada com aquele jeito leve, mas falando de assustos sérios. Sobre o dom de Rick trazer cultura, mas criar personagens que precisam embarcar em aventuras e se descobrir. Sobre trazer uma personagem brasileira para a história (quem já leu seus livros , sabe que sempre aparece nosso país nos seus universos)

Esse livro trás uma protagonista feminina hindu que está ligada a uma grande tecnologia científica dos seus antepassados e que esses conhecimentos podem mudar o mundo se cairem em mãos certas, mas podem começar uma guerra se cairem em mãos erradas.

Não é sobre mitologias , mas sobre legados. Algo diferente das suas outras histórias, mas mesmo assim igual na forma de nos apresentar sua história a nós leitores.

Obrigada Riordan por me trazer ao mundo da literatura e por fazer a diferença na minha vida .

Marcio.Rocha 31/12/2022

A última leitura de 2022 foi tudo de bom
Esse é meu 12° livro do Rick Riordan, e eu amei como amei a maioria dos outros 11.
E não me surpreende isso: é uma aventura adolescente inspirada em Vinte Mil Léguas Submarinas, um dos meus livros favoritos da vida e que me influenciou muito a gostar de ciência quando eu era ainda menino. Foi uma leitura maravilhosa!

Erick231 09/06/2022

Livro excelente, muito bom a história , os personagens são bem cativantes, o autor é muito bacana, muito bom recomendo muito, livro maravilhoso.???
Clara 09/06/2022minha estante
Preciso ler algum livro do Rick antes de ler esse!?

Erick231 10/06/2022minha estante
Não

Erick231 10/06/2022minha estante
Pode ler a vontade esse aqui

juliaememo 25/01/2022

A Filha das Profundezas - Uma ótima primeira leitura do ano
Há muito tempo atrás, Rick Riordan disse que gostaria de fazer uma releitura de Vinte Mil Léguas Submarinas, de Julio Verne, e agora, depois de bastante tempo de pesquisa, estudos e cursos, este livro veio parar em nossas mãos!

Eu adorei a maneira como os elementos de livros do Júlio Verne e a história se entrelaçam! Além das várias referências a Vinte Mil Léguas Submarinas e outras obras do autor!

Os personagens são incríveis, extremamente corajosos e inteligentes, além dos animaizinhos que aparecem na história e dão um toque super fofinho!

Essa foi minha primeira leitura do ano e com certeza comecei muito bem! Com uma história desenvolvida, um enredo interessante que te prende até o fim e com o humor típico do Rick Riordan, não poderia ser melhor!

Victoria 27/08/2022

Maravilhada
Que leitura incrível!

Rick Riordan mais uma vez entrega uma obra incrível, com muita bagagem cultural e uma história linda e emocionante!
Demorei uns 2 meses para ler, parte por estar sem tempo, parte por não querer terminá-lo pra que aquela aventura pudesse perdurar mais um pouco.
É uma leitura fluida, num mundo de muitas aventuras, com personagens que não demoram a nos conquistar e, o que mais me impressionou: cenários incrivelmente bem descritos, de forma que conseguimos uma experiência de completa imersão em cada uma das cenas, mas nunca assumindo a forma daquelas descrições maçantes. Realmente uma incrível joia.
Uma obra maravilhosa inspirada em 20 mil léguas submarinas e que, apesar de ser escrita por um autor infanto-juvenil, merece ser conhecida por todos aqueles que apreciam uma boa dose de aventura.
Ana Dakkar, Náutilus e toda a tripulação, obrigada por essa experiência tão incrível! ????
Liviaxxs 27/08/2022minha estante
Escreveu muito bem cara que chqiue

Victoria 30/08/2022minha estante

Booleticia 24/11/2021minha estante
Ahh!! Obrigada

camila1326 25/09/2022

Julio Verne moderno
Se você não estiver de ressaca ou tiver esperando algo muito bem desenvolvido, não leia este livro.

É o tipo de leitura para alguém que ta iniciando no mundo da leitura, flui rápido até demais pelo simples fato de não ser elaborado. Não é ruim, mas não vou ser hipócrita ao ponto de dizer que esse livro é bom. É tudo tão clichê e esperado que se tivesse sido minimamente trabalhado um pouco mais teria um potencial incrível. Terminei essa leitura por terminar mesmo.

A vibe de alunos superdotados até foi ok, mas me incomodou bastante eles serem superfodas o tempo todo. No início do livro pareciam até super-heróis fingindo que nada os abalava, que nervosoooooooooo

Não sei se vai ter continuação, se tiver até pode melhorar com o decorrer das reconstruções e tudo mais, mas não é como se eu fosse ter expectativas altas...

ATLAS 21/02/2022

Quer dar um mergulho gata?
A Filha das Profundezas definitivamente é um dos melhores livros de Rick Riordan. É um livro interessantíssimo, com personagens incríveis e fortes; Ana Dakkar é uma das minhas protagonistas preferidas. Percebi uma melhoria na escrita do RR, tanto nas cenas de batalhas que deram uma melhoria, como na questão de representatividade, e na forma madura como lidou com nossa personagem brasileira, Nelinha (inclusive perfeita) e também ao estarmos pela primeira vez dentro de uma cabeça de uma protagonista feminina 100% do tempo. (Digo em primeira pessoa).
Traz questionamentos sobre o uso indevido de tecnologia por governos e empresas multimilionárias além de maus tratos a animais marinhos. O final deixa um ponto pra uma possível sequência mas duvido que teremos (por mais que torça muito). Com toda certeza um 5?? e ??

Uma vontade de ler Júlio Verne agora ?
eelis 21/02/2022minha estante
MDS A RESENHA TÁ MARAVILHOSA, com certeza vou comprar

Dani 26/02/2022minha estante
Recomendo MUITO vc ler Júlio Verne, e se gostou do livro, lê mesmo aqueles que o RR citou: 20.000 léguas marinhas; A ilha misteriosa. Vai aprofundar muito mais na história do capitão Nemo! Além de ser perfeito, inclusive um dos meus favoritos. Mas assim, é difícil ler, por ser uma escrita de 1870, mas é tranquilo.

ATLAS 26/02/2022minha estante
Eu to com vontade mesmo de ler esses dois. Sobre escrita não tenho tanto medo pq quero me acostumar com escritas mais clássicas e to tentando ler mais livros antigos

Dani 26/02/2022minha estante
Se vc não se importa lê mesmo! Eu tô apaixonada pelo Julio Verne.

Flávia Menezes 29/11/2021

UMA ANA COM SÍNDROME DE HARDY.
Há tempos que tenho tido vontade de ler alguma história escrita por Rick Riordan, especialmente quando me deparo com algum comentário de algum leitor que está acompanhando a saga do Percy Jackson. Os comentários são sempre os mais animados e divertidos, e por isso, já que esse último ainda não possui nenhuma continuação, decidi que seria por ele que eu iniciaria. Mas, acho que essa não foi uma boa escolha.

?A Filha das Profundezas?, de Rick Riordan, foi publicado este ano, e teve como inspiração ?Vinte mil léguas submarinas?, do autor Júlio Verne. Como não li o livro, nem mesmo me recordo de já ter assistido à adaptação para filme, feita pela Disney, não vou entrar muito nesse mérito sobre o quanto essa história traz daquela que a inspirou.

Muito embora o livro tenha uma classificação infanto-juvenil, confesso que sua linguagem é bem mais infanto, do que juvenil. O livro tem uma linguagem simples, com uma trama sem grandes reviravoltas, ou grandes dramas. De fato, ela é um mergulho em um mundo de faz de conta.

A protagonista, Ana Dukkar, é uma garota de quase 15 anos, mas que não se parece muito com uma adolescente. Ela é o típico clichê do protagonista que se descobre a grande salvadora do mundo. Porém, tenho que confessar que não vi nada de especial nela.

Além disso, Ana é um bom exemplo da diferença entre o líder e o chefe: enquanto o líder seleciona cada um dos membros da sua equipe, atribuindo-lhes tarefas e responsabilidades conforme suas habilidades e competências, o chefe é aquele que comanda a equipe através de ordens, que devem ser expressamente seguidas. Ana era a capitã?a chefe da tripulação.

Confesso que não vi muita habilidade de planejamento em Ana. As ações da protagonista foram tão simples, tão corriqueiras, que não houve nada que eu tenha lido que tenha me surpreendido. Aliás, até as reviravoltas foam muito previsíveis!

Eu descreveria a Ana como aquele personagem com ?Síndrome de Hardy?. Conhece esse personagem dos criadores Hanna-Barbera, que estava sempre dizendo: ?Ó vida. Ó céus. Ó azar?? Nada muito diferente da Ana que passava o tempo se perguntando: ?Por que eu? Por que agora?? Ela se lamentava tanto, que não me conquistou.

Para ser sincera, acho que a única personagem que me ganhou, foi a brasileira Nelinha da Silva. Apesar de não ter tido muito destaque, foi a única que realmente me pareceu ter algum tipo de carisma.

Agora? uma personagem que me incomodou muito foi a Ester, uma das amigas da Ana, que foi descrita como alguém que apresentava Transtorno do Espectro Autista. Não quero desmerecer o brilhantismo do autor, mas como sou psicóloga eu tenho propriedade para dizer que a Ester mais parecia com a personagem Marcie, a amiguinha da Patty Pimentinha da Turma do Snoopy, do que uma garota com autismo.

Outra situação que também me incomodou bastante, foi o autor ter caracterizado a personagem brasileira dentro do estereótipo da pessoa pobre, que mora em uma favela no Rio. Achei tão sem função. Uma visão tão pobre do nosso país. Enfim... desnecessário, né Rick?

Enfim, não foi muito o meu tipo de leitura. Eu até gosto de livros infantis, mas prefiro os que possuem uma moral da história, sabe? Aqueles com uma mensagem no final sobre algo: amizade, identidade, crescimento... Esse, eu confesso, não me trouxe nenhuma mensagem final. Foi um livro de muita criatividade, uma aventura até bonitinha, mas é só.

Sei que as minhas impressões não foram as melhores. Mas se você olhar as outras resenhas, de pessoas que já conhecem bem mais da escrita do Rick Riordan, vai ver que elas adoraram! Então, se você gosta de histórias do fundo do mar, e é fã do Tio Rick, espero que esqueça tudo o que leu aqui (se já leu!), e vá se divertir com a Ana e seus amigos.
Joao 29/11/2021minha estante
Flávia,.adorei sua resenha. Essa obra em específico eu não li, mas eu li a saga Percy Jackson (pelo menos os cinco volumes iniciais, porque parece que ele lançou mais coisas depois).
Te confesso que não curto muito e se esse livro que você leu, for seguindo o padrão Rick Riordan, talvez sua note tenha sido até alta rsrs.
Parabéns mais uma vez pela resenha.

Flávia Menezes 29/11/2021minha estante
Oieeee, João!!! Obrigada!!! ???
Esse livro foi lançado esse ano, e pelo que vi, é mais para crianças, diferente do Percy Jackson que é mais infanto-juvenil. Olha?eu ia dar um ?razoável??kkkkkk? mas como é algo muito pessoal (não é meu tipo de livro), decidi colocar essa nota para ser mais justa ?. Agora?depois dessa?também não sei o que vou achar de Percy! ???????????

Joao 29/11/2021minha estante
Kkkkkkkkkkkk. Não leva meu comentário tão a sério não. Como você mesma disse, é gosto pessoal.
Particularmente não me "pegou" a saga, apesar de achar que a mesma tenha pontos positivos.
Normalmente eu até curto essas histórias mais voltadas para o espectro infanto-juvenil, porém a narrativa do Riordan não faz muito meu estilo não.

Flávia Menezes 29/11/2021minha estante
Mas João, eu acho que eu entendo bem o que você quer dizer! ?????????

Agnaldo 06/03/2022

Aperte os cintos ao mergulhar
Mais uma história sensacional do Rick, criado através dos eventos de Vinte mil léguas submarinas, é uma história de uma personagem que descende de um grande personagem do livro e enfrenta muitas dificuldades em meio a descobertas sobre sua origem, causando uma certa incredulidade nela por conta de informações que mais parecem ficção. Foi um livro bem divertido e muito bem construído, seu cenário e personagens apresentados são muito interessantes e divertidos. Só senti falta de vilões mais terríveis e mais fortes, com embates mais problemáticos para eles, contudo foi uma ótima leitura.

Acaui 11/04/2022

"Engulo em seco, sentindo o gosto metálico do medo. Só porque sou descendente de alguém importante não significa que sou feita para ser capitã. Mas meus colegas precisam de alguém a frente, alguém que vá levá-los para uma situação melhor. Para seu azar, eles decidiram que esse alguém sou eu. Por eles, por nossos amigos perdidos, e especialmente por meu irmão, eu preciso tentar."
Mariano 03/01/2023minha estante
Hummm to pensando em ler viu

Lylian 02/04/2022

A filha das profundezas
Uma história envolvente de aventura nas profundezas do oceano, com muito companheirismo e emoções ao longo do livro

joão braz 12/12/2021

Não gostei tanto
Achei um livro bom, mas nada fora do comum, teve bastante partes que eu não entendi e não sei se foi falta de atenção minha ou porque não li ?vinte mil léguas submarinas? mas n leria dnv!