The Wolf

The Wolf's Poison Vanny

Resenhas - The Wolf’s Poison

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

rekizone 09/12/2023

Leitores críticos fantásticos e onde habitam
Toda vez que uma fanfic é transformada em livro, creio ser de suma importância que o autor se digne a passar sua história por uma revisão e leitura crítica, não apenas modificar o nome de alguns personagens e dar o trabalho por encerrado. Isso porque às vezes, quando escrevemos sozinhos por longos períodos de tempo, podemos esquecer de coisas que foram estabelecidas no começo da narrativa ou simplesmente perder o fio da meada entre um parágrafo e outro. Como aquela cena de The Office uma vez disse, ?Às vezes eu começo uma frase e nem sei para onde ela vai. Eu só espero que encontre no meio do caminho?.

The Wolf?s Poison, infelizmente, sofre destes exatos problemas que acabei de citar, bem como vários outros que poderiam, muito facilmente, terem sido corrigidos com uma mera leitura crítica e revisão gramatical/semântica do texto. Vou pontuar os que mais me chamaram atenção de forma breve para não me estender muito no assunto, pois me sinto no dever de dar uma opinião honesta e objetiva sobre The Wolf?s Poison (ainda que ninguém tenha pedido).

1) No começo da narrativa, a autora se utiliza muito de travessões para oferecer explicações adicionais sobre os personagens e mundo ao nosso redor. Embora seja um recurso interessante de ser empregado, quando feito em demasia se torna cansativo para o leitor, que precisa constantemente pausar a leitura e abrir parênteses metafóricos em sua cabeça para adicionar informações novas;

2) As vírgulas foram empregadas erroneamente repetidas vezes durante o texto, quebrando frases de maneira que faziam com que perdessem completamente seu sentido (ex.: ?(?) dizendo ao general Bae Hyo, pai do beta, que Yugyeom de fato, havia sido atacado por uma cobra?);

3) Uso excessivo de ?ri soprado?, ?riso soprado?, ?riu soprado? e derivados. Contei ao todo 41, e estes se repetiam em praticamente todos os capítulos. Sei que é mais do que normal repetir expressões quando escrevemos capítulos de fanfics (eu própria tenho meus vícios aqui e ali), mas quando publicamos um livro é preciso estar atento para não transformar isso em algo repetitivo e cansativo para o leitor. Um leitor crítico poderia decerto ter ajudado nesse sentido, apontando coisas que não percebemos ao escrevermos os capítulos separadamente, mas que se tornam gritantes ao avaliar a obra como um todo. Ademais, é sempre bom diversificar expressões, pois mostram a habilidade do autor em descrever diferentes situações;

4) As citações no começo dos capítulos não fazem sentido, devido à completa falta de relação com a história. Por que há frases de Victor Hugo e Anne with an E em um universo em que eles não existem? Isso quebra a imersão do leitor. Compreendo fazer isso em fanfics, mas em livros publicados a história é outra. A única pessoa que vi utilizar este recurso de maneira satisfatória foi Cassandra Clare na trilogia Anjo Mecânico, mas apenas porque as citações envolviam autores da época em que os personagens também estavam inseridos e que já tinham sido estabelecidos como existentes na trama;

5) Falta de padronização no texto. A autora às vezes usa acônito, outras aconitum e noutras wolfsbane. Recomendo escolher uma e se manter com ela para deixar o texto mais limpo;

6) Uso de estrangeirismos como ?fighting? e ?true mate?, que poderiam ter sido facilmente adaptados para o português (e teriam me poupado a vergonha alheia absurda que senti enquanto lia). É mais do que compreensível as palavras coreanas utilizadas e que serviram para aproximar a história de suas raízes, mas as em inglês eram completamente desnecessárias e não se coadunavam com o espaço/tempo estabelecido na narração;

7.1) Erros gramaticais e semânticos (?está? ao invés de estar, ?têm? ao invés de ?tem? etc);

7.2) Construções confusas de algumas frases e que soariam melhor se reescritas (ex.: ?acompanhados por alfas >na qual< estão interessados?);

7.3) Confusão entre tempos verbais: a narração fica intercalando entre o presente e o pretérito, ao invés de utilizar apenas um. Ex: ?(?) me FEZ [pretérito perfeito] ficar ainda mais curioso com a visita de JinHo e, sentando-me nas almofadas, VIREI-ME [pretérito perfeito do indicativo] para o alfa que conversava com meu abeoji. ? Jin! O que o traz aqui? ? PERGUNTO [presente do indicativo]?.

7.4) Além disso, cifras de música aparecem aleatoriamente no corpo do texto, as quais acredito que talvez tenham sido erro de digitação;

8) As ações de Jongkyu praticamente não têm consequências severas e duradouras que impactam o leitor e aumentam os riscos da batalha. Toda vez que ocorria algo eu sabia que as coisas acabariam bem da melhor maneira possível e isso tirava um pouco da emoção da coisa, já que não havia dúvidas quanto ao fato de que tudo sempre acabaria bem. Por óbvio não quero ditar como a autora deve escrever sua história, e também não estou dizendo que o final deve ser trágico (eu mesma sou uma grande defensora de finais felizes), mas pelo menos oferecer riscos tangíveis que deixam o leitor nervoso para ver o que vai acontecer é importante para deixar a leitura mais dinâmica e interessante;

9) Toda a questão dos ômegas e o modo como eram encarados como frágeis e submissos e, portanto, eram privados de possuírem qualquer outra forma de expressão que fosse diferente do padrão esperado. Fazendo paralelos com o machismo sofrido por mulheres desde o começo dos tempos, acredito que esse quesito poderia ter sido tratado de maneira diferente e mais sutil, mas que revela de maneira evidente como o machismo permeia nossa sociedade. Ao invés de apelar para as diferentes nuances dessa problemática, porém, a autora utiliza uma abordagem muito direta e insatisfatória. Machismo (e opressão) são muito menos sobre dizer a alguém (no caso do livro), ?Você é um ômega e portanto deve calar a boca e não fazer nada? e muito mais sobre apaziguar ânimos e dizer, ?Tudo bem, eu entendo que você se sinta dessa forma, mas soldados treinados [exclusivamente homens alfa/beta] irão cuidar do problema! Sei que ômegas são criaturas generosas por natureza [sexismo], mas não precisa ficar tão irritado quanto a isso [gaslighting]! Que tal fazermos o seguinte: enquanto nós treinamos, você ajuda o resto da alcateia a se proteger já que ômegas possuem mais sensibilidade que nós alfas, o que acha? [sexismo, reafirmação de supostos papéis de gêneros etc]?. Acredito que teria tornado o problema mais complexo do que apenas diretamente dizer ao Jongkyu que ele era um ômega e por isso não poderia contribuir em nada. Demonstraria também que o machismo/sexismo possui muitas faces e manifestações, e que às vezes temos atitudes inerentemente machistas sem nem perceber devido a própria sociedade;

10) Teria sido infinitamente mais interessante mudar o nome dos países onde a história se passa do que deixar com os nomes originais do nosso mundo (Japão, Coreia do Sul/Norte, o continente da Europa etc). Além de dar mais liberdade ao autor para explorar seu mundo de fantasia sem ficar preso às amarras do que nós entendemos do mundo real, fica mais palatável para o leitor ler a história assim. R. F. Kuang fez algo parecido ao criar um mundo de fantasia ao redor da história da China, mas modificar os nomes dos países para Império de Nikara (China), Federação de Mugen (Japão) e Speer (Taiwan).

Gostaria, por fim, de parabenizar a autora por ter conseguido escrever uma história tão grande (e com mais três livros, pelo que observei), com foco e determinação, bem como com um público fiel que parece adorar tanto seus personagens. Não desejo, de forma alguma, desmerecer um autor nacional e independente, mas também não acho que seja justo fingir que o livro é isento de quaisquer problemas.

Lerei os próximos exemplares pois acredito verdadeiramente que o enredo seja interessante e digno de ser explorado mais à fundo, e espero observar o crescimento da autora nos livros que estão por vir. Sem sombra de dúvidas, é apenas com tempo e prática que aperfeiçoamos nossas habilidades, e estou esperançosa para ver como G.S.C Vanny vai se sair nesse quesito.

Gostaria de elogiar, ainda, a identidade visual do livro e as ilustrações feitas, que refletem o cuidado e o carinho da autora e do artista pela obra. Decerto foram uma das coisas que mais me chamaram a atenção desde o começo.

Encerro minha resenha apenas com o pequeno conselho de que, quando publicamos nossas histórias, em especial aquelas que derivam de fanfics, devemos fazer as adaptações e correções necessárias não apenas para manter os leitores antigos, mas também para atrair e cativar os novos (tal como Ali Hazelwood fez com A Hipótese do Amor, uma antiga fanfic Reylo).

Como uma fanfic, The Wolf?s Poison atinge de maneira notável seu propósito; contudo, como livro independente, com personagens novos/inéditos e que devem cativar o público que nunca antes teve contato com o material original, ele se ergue sobre uma fundação ainda muito fraca e incerta.
Vanny 09/12/2023minha estante
Obrigada pela resenha. Sem dúvidas irei levar tudo isso em consideração ?

rekizone 10/12/2023minha estante
autora, não imaginava que você fosse ler isso (ou aparecer por aqui)! espero que saiba que em momento algum meu objetivo foi ser cruel, apenas fazer uma resenha imparcial sobre o que foi lido. se for em meu perfil, vai ver que é sempre assim que tento agir. sua história tem muito potencial e estou ansiosa para ver como tudo se desdobrará nos próximos volumes :)

angelyyxy 05/12/2023

The wolf?s poison
Eu já tinha ouvido falar sobre a história e estava sempre na minha lista de leitura mas nunca começava, resolvi pegar ele para finalizar a meta de leitura e não me arremedo.

Eu amei a história e os personagens, me diverti com eles e a relação que eles desenvolveram.

Já vou começar o próximo.

bbenito 29/11/2023

O MELHOR.
Esse aqui é definitivamente o melhor omegaverse que eu ja li na vida! eu amo a escrita da vanny e amo como ela interage com os leitores. A leitura é tão gostosa e fluida e não tem nem o que se falar das artes!! o livro físico é LINDO, sou terrivelmente apaixonada e um dia vou ter ele e os outros 2 na estante. ?

nikito 23/10/2023

Meu deus que tristeza
Alguém por favor me dá o livro físico, essa história eh tão perfeita ??
eu quero chorar toda vez que releio ou lembro, eh cada detalhe que faz você se arrepiar, eh tudo simplesmente perfeito.

FernandaAlmeida0 19/10/2023

???
Queria dizer que esse é um dos melhores livros q eu ja li na minha vida. Amo todas as histórias da vanny, mas essa aq ganhou um espaço no meu coração serio. Gostei mt da construção dos personagens e achei a historia mt relaxante mesmo se passando em uma época de guerra. O jovem mestre é meu protegidinho e meu sonho é ter alguem como o vice-general. A história terminou em um momento mt bom e fico mt feliz em saber q ja tem os livros 2 e 3 pq se não ia morrer de ansaiedade esperando pelos próximos.
Tenho mts coisas boas pra falar sobre esse livro, so nao sei como escrever, mas so dizendo que amei mt ele e to ansiosa pra ler os outros dois!

GIOVANA.BADARO 10/10/2023

Eu amei tanto esse livro, os personagens são incríveis e apaixonantes, a história é incrível...agora irei ler o segundo

skuser02844 01/10/2023

lindo lindo lindo
Eu tô completamente apaixonada, não tem livro da segunda parte então vou ler pelo laranjinha, mas sério, fanfics se tornam livros incríveis!!!!
tudo nesse livro é perfeito, eu amo todos os detalhes, amo as personalidades dos personagens, todo o contexto dos reinos, e principalmente o amor da forma mais pura desses dois!!! PERFEITOS!!!
aquela velha chata me dá muito nos nervos mas o que importa é que o pai dele é incrível ?????
totalmente favoritado, amo demais e tô extremamente ansiosa pra ver nosso jovem mestre acabando com todo mundo ??????

Maria4935 05/09/2023

A melhor fanfic que eu já li, sem dúvidas.
Uma história incrivelmente bem escrita, com cada detalhe perfeito.
As vezes me pego ansiosamente esperando para ler os próximo capítulos.

Greice42 22/07/2023

WB
Wolf's Bane é perfeito!!!!!!!!!
muito sentimento misturado.
uma coisa é certa se a felicidade é grande a tristeza vai ser bem maior.

Lívia 21/07/2023

Melhor universo literário!
"Mesmo sem uma das pétalas, amo a forma como sua cor se desmancha ao redor do miolo, tornando o vermelho vívido em um rosa claro e suave. É uma perfeita flor imperfeita, como eu"

Não canso de dizer que Wolf's Bane é meu livro favorito! Já li no online e agora reli a primeira fase, lembrei desses momentos incríveis, que havia esquecido com o tempo!

Amo como todos os sentimentos que tive lendo pela primeira vez foram os mesmos depois desse tempo! O desenvolvimento dos personagens, o cenário, a escrita, tudo é perfeito!

Vanny, obrigada por escrever essa história incrível, com esses personagens maravilhosos!

Goulart19 17/07/2023

The Wolf?s Poison
Como esse livro é perfeito, é a segunda vez que leio e parece exatamente como a primeira! A forma como a história é envolvente faz com que a gente nunca queira parar de ler. Tanto que quando notei, ja estava no penúltimo capítulo sem acreditar que li essa obra de arte tão rápido hahah.

Essa história apesar de se passar no passado traz muito da nossa realidade, principalmente o preconceito e o julgamento para com aqueles que se demonstram mais fracos e autora trata isso de uma maneira tão real que é possível perceber que varias situações do livro acontecem na vida real.

A autora retrata o Jongkyu de maneira muito semelhante a Anne de ?Anne With an E?, ambos são revolucionários, fortes e não tem medo de fazer aquilo que acham certo por pensar no julgamento alheio. E isso faz com que você se identifique com ele e queria protege-lo de tudo e todos.

E o Taewoon, o último romântico, nos abençoando com o seu ponto de vista que é de tirar o fôlego. Mostrando ser um personagem forte, maduro e evoluído, dando tudo de si pra proteger quem ele ama.

Eu poderia passar horas comentando cada detalhe dessa história a qual sou fascinada e apaixonada! Cada detalhe é extremamente bem pensando, fazendo a gente ficar preso a trama do começo ao fim. A história é uma obra prima que merece um reconhecimento nacional!

Bellie.mh 17/07/2023

INCRÍVEL
Eu amo tudo sempre a a Vanny escreve. Mas wolf´bane sempre vai estra no meu coração. É uma história tão cativante e fácil de se ler. Uma escrita leve e gostosa de se ler, eu me apaixonei pelos personagens, chorei com eles, ri com eles e tudo mais. Amo demais. Sério, leiam.

pjmstrella 11/07/2023

Muito, muito bom!!! a escrita é muito boa, os personagens são bem intensos e é uma leitura muito gostosinha, pelo menos nesse primeiro volume. a única coisa que me incomodou foram os nomes e a capa, pois lembram muito as pessoas reais, sabe? mas tentei não focar muito nisso. estou ansiosa para ler o segundo, sou apaixonada pelas cenas do jovem mestre e vice-general

M O O N 24/04/2023

O slow burn mais gostosinho
Ai gente, eu sempre ouvi falarem muito bem desse livro (quando ainda só tinha no app laranja) e só esse ano vim ler, agora tenho um total de zero arrependimentos. Me diverti, quis chorar, quis me m, ri demais, surtei mais ainda. Esses dois são tudo pra mim e agora com esse final, tenho certeza que bombas estão por vir só pra me fazer sofrer mais ainda.

Personagens cativantes, um pessoal cheio de entretenimentos, um romance fofo e lento que eu me senti uma querida. Ai sério, muito bom. Fui muito feliz e triste. Mesmo com algumas coisas que eu não tenha gostado, ainda se tornou meu fav. Uma dlç.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6