1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

JAeh.Pereira 12/10/2022

Assustador
O livro foi escrito em 1949, desse modo, o título seria "O Último Homem", mas foi deixado como 1948 por se tratar do fim/do último. Contudo, fizeram uma brincadeira com o título e inverteram para 1984.

Este livro é uma leitura obrigatória para todos, porém nem todos estão preparados para lê-lo...
Além disso, é uma leitura forte, uma vez que ele mostra claramente o que está acontecendo na atualidade: no que tange à língua, à política e à vida social.

O livro menciona até o terraplanismo, tendo em vista que apagar o passado é uma maneira de querer controlar o futuro e manipular o presente.

Alguns acontecimentos me deram uma sensação de horror, pois é muito similar com o presente, bem como é pertubador imaginar a falta de privacidade em nível ampliado.

taissa 13/08/2022

quem controla o presente controla o passado
Esse livro estava na minha lista a muito tempo (quase uns 4 anos) e é mais um caso daqueles livros que eu deveria ter lido antes.
Eu penso (ainda não vi nenhuma interpretação formal sobre o livro e coisas do gênero) que o autor tentou criticar uma coisa e criticou o que ele tinha que defender.
O partido é uma ótima representação do capitalismo e como, com os meios de comunicação cada vez mais avançados, as coisas podem ser apagadas e refeitas quantas vezes forem precisas.
(Essa é a MINHA interpretação do livro, a título de explicação)
A terceira parte me deixou com mais ódio do que o resto todo do livro... E o final, na verdade, foi bem triste. Pro Winston seria uma vitória morrer odiando o grande irmão, e infelizmente isso não vai acontecer.
Meu livro terminou cheio de anotações e frases marcadas para futuras observações. Adorei.

Letícia Braz | @_piilula_ 15/11/2023

É fato quando dizem que é um excelente livro e que deveria ser leitura obrigatória. Mas, é um gênero que não funciona pra mim (frase clichê da moda: é sobre isso, e tá tudo bem). Devemos ser livROS para gostar de qualquer gênero sem nos julgar ou julgar o amiguinho #paz ??

Apesar de ter sido um leitura difícil pra mim, é incrivelmente atual, um livro de pirar o cabeção mesmo! Você consegue identificar vários pontos e pensamentos que facilmente podemos ligar com problemas da nossa atualidade. É loucamente verdadeiro.

Separei alguns trechos que exemplificam o que disse acima:

?Em algum lugar, anonimamente, mentes diretivas que coordenavam todo o esforço e estabeleciam as diretrizes que determinavam quais partes do passado seriam preservadas, falsificadas ou eliminadas da existência?

?O partido diz que a terra é plana?, ?O partido diz que o gelo é mais pesado que a água? - e treinava para não ver ou não compreender os argumentos que as contradiziam?

?2 + 2 = 5?

Caline.Mota 27/03/2022

1984
É um livro interessante, o começo é um pouco parado mas depois as coisas ficam muito melhores.
Winston é um cara muito inteligente, só confiou nas pessoas erradas????? e o relacionamento dele com a Júlia eu não achei muito legal não kkk acho que o autor poderia ter feito melhor ou simplesmente não ter colocado no livro.
O O'Brien me engano direitinho, eu cai nas ideias dele junto com o Winston. (A parte em o velho na verdade não é velho eu já desconfiava kkkkkkkk).
E por fim, apesar de eu não ter gostado muito do final, devo dizer que eu tiro o chapéu pra esse autor, ele é muito inteligente e acredito que soube passar a mensagem que queria com esse livro.

Heloyse 06/07/2022

Perturbador
Com uma narrativa incrível e personagens complexos, George Orwell conseguiu criar um pesadelo tenebroso.
Tudo na história corre de forma natural (com exceção do capítulo 9), o que aumenta a imersão e a sensação de desamparo.

SamanthaMendes 06/01/2024

1984 e a atualidade
Acredito que seja um livro que, mesmo sendo publicado em 1949, podemos encontrar elementos atuais.

Em diversos momentos fui pega refletindo sobre a política atual.

"O poder não é um meio, é um fim."
"A segunda coisa que você deve perceber é que poder é poder sobre os seres humanos, sobre o corpo, mas, acima de tudo, sobre a mente."

Único ponto que fiquei ? foi ao final.
Não direi o motivo para não dar spoiler, mas ...

saintastes 10/01/2022

?O passado foi apagado, o apagamento esquecido, a mentira virou verdade.?

agora sim entendo com propriedade a fama desse livro. que história espetacular! tive até certo receio de ser leiga demais para compreender o real contexto em que tudo se passa, mas acho que no fim das contas consegui extrair a mensagem principal. o final foi tão bem elaborado que até compensou a monotonia dos capítulos iniciais.

espero que depois dessa experiência tão boa eu me sinta mais aberta para outras distopias

Beatryz.Lopes 09/01/2024

O livro é bom porém o autor acabou se perdendo bastante na segunda parte no capítulo 9 pelo menos ao meu ver ele se perdeu nesta parte.