O Falcão de Esparta

O Falcão de Esparta Conn Iggulden

Resenhas - O falcão de esparta

A.G..Clark 24/11/2021

Decepcionante
Resenha do livro O Falcão de Esparta, de.Conn Iggulden, publicado pela @editorarecord .
Terminei o livro, se eu achava q seria uma duologia ou trilogia me enganei. Iggulden, em que pede ser um ótimo escritor, na minha opinião fez um livro raso e sem profundidade, mesmo com todo material disponível para pesquisa (o relato de Xenofonte dos fatos, seu relato posterior da situação política da Grécia e Pérsia, os relatos de Plutarco, etc). Ele se ateve a um mero resumo, omitindo e alterando acontecimentos importantes e resumindo uma epopéia em um único livro. Ainda que a história tenha sido contada sob o ponto de vista de Ciro e depois Xenofonte, (ao contrário de minha saga que a contei sob o ponto de vista de.um simples soldado e de um guerreira amazona, e sim, Amazonas existiram, que o diga Heródoto) havia material para muito mais do que ele escreveu. Isso me leva a grata constatação que sim, nós brasileiros podemos escrever esse gênero em pé de igualmente com autores estrangeiros, o que nos falta é incentivo das editoras nacionais e também dos leitores brasileiros que em sua maioria repudiam autores nacionais. Fica aqui a sugestão, leiam o Falcão de Esparta e a saga Império de Sangue (disponível na Amazon) e tirem suas conclusões.
Marianna 06/01/2023minha estante
Que no qual, a saga Império de Sangue é sua. Não estou certa? Haha

Thiago 13/12/2021

Cinematográfico. Para o bem e, principalmente, para o mal.
O livro, como os outros do autor e do gênero, possui um excelente ritmo e emoção em praticamente cada página e momento, prendendo o leitor, que sente vontade de ler sem parar.
No entanto, como um filme B de ação, apresenta, em vários momentos, pouca verossimilhança, chegando ao ponto de incomodar. É como as sequências em que o protagonista usa a explosão da bomba para dar impulso ao seu paraquedas feito de lençol por ter se jogado do prédio e pousa perto do amigo já fazendo uma piadinha. A simplificação e a vontade de inserir momentos cômicos e amigos que fazem besteiras e triângulos amorosos foi muito exagerada.
Também o fato de ter sido escrito como se a obra fosse ambientada culturalmente nos séculos XX e XXI. Não há a menor sombra de injustiça ou violência contra a mulher por parte dos exércitos gregos, pelo contrário, todos são totalmente respeitosos. Ciro é um líder completamente humano e com as melhores qualidades possíveis, sem levar em conta que, por melhor que fosse, ele ainda devia se considerar um Deus entre os mortais. Os persas que aparecem também são caricaturas de vilões de James Bond, a pura maldade. Há também a formação de uma espécie de triângulo amoroso sem pé nem cabeça... Destaco, ainda, a quantidade de vezes em que alguém usa as expressões "por Deus!" E "cavalheiro" para se referir aos soldados, o que não faz sentido algum no contexto do livro. Quanto à tradução, menciono que o tradutor não sabe quando usar "à distância" craseado no sentido de "ao longe", o que é triste para um profissional que vive da língua portuguesa.
Em suma, o livro é como um filme de ação cheio de barulhos e efeitos especiais, mas com uma história pessimamente conduzida e repleta de falhas, buracos e pontos duvidosos.
A.G..Clark 13/12/2021minha estante
Concordo, para quem leu Anabase é decepcionante a forma como ele resumiu a epopéia grega, sem querer ser presunçoso, mas a saga q eu escrevi baseada no mesmo fato histórico é, ao menos na opinião de quem a leu e comparou, muito melhor. Embora eu tenha criado personagens fictícios como figuras centrais, eles tramitam pela saga escrita por Xenofonte, se adaptando a narrativa do general grego e não alterando os fatos históricos como Iggulden fez.

cid 28/12/2023minha estante
E " O Exército Perdido" de Valerio Massimo Manfredi sobre o mesmo tema ?

Tobias 02/09/2022

Muito bom!
Gostei muito da leitura, bem fluída e interessante. Lendo a nota histórica do autor, aprendi que o personagem principal, Xenofonte, realmente existiu e escreveu um livro sobre essa passagem em sua vida, esse fato enriqueceu e deu ainda mais vida a história. Por uma questão de expectativa minha, achei que teriam mais cenas de batalhas no livro, mas entendo que o livro é quase uma adaptação da obra de Xenofonte, e que, na verdade quem dita o ritmo dos acontecimentos é ela. Sobre isso deixo uma citação que o autor escreveu na nota histórica que resume bem essa obra. E. L. Doctorrow: "O historiador lhe contará o que aconteceu. O romancista lhe dirá como foi."

Racestari 17/11/2023

Bom livro
Não dá para exigir sempre uma trilogia ou mais...uma boa história foi contada no livro com a já esperada maestria do autor. Quem quer mais que beba nas fontes citadas, mas quem quer diversão o livro é bom.

D.J. Alves 05/06/2022

O Falcão de Esparta by Conn Iggulden
16/10/2021 - 09/11/2021 // 31/05/2022 - 05/06/2022.

Retornando a um dos meus autores preferidos que já escreveu antes sobre a vida de Júlio César e Gengish Khan. Dessa vez Iggulden nos leva para conhecer a Anabase de Xenofonte.

Anabase quer dizer "A subida", e que subida kkk. A história começa com uma disputa entre dois irmãos pelo trono da Pérsia e depois segue vários mercenários gregos e sua comitiva abandonados no deserto tentando desesperadamente retornar para casa.

Li o livro em duas etapas, A Parte 1 levei de outubro a novembro de 2021 para terminar e a Parte 2 comecei dia 31/06 e termino hoje (05/06). A história lembra muito a de Moisés em alguns pontos e é um livro magistral sobre Responsabilidade, Perseverança e Fé.

Segue agora alguns trechos:

?Quantos anos quero eu ainda viver? Pois não vou longe se me deixo catrafilar pelos persas.?

O homem era uma serpente, mas em geral esses homens prosperam, como Sócrates sempre dizia.

Certa vez, perguntara a Sócrates como o homem deveria viver, e o filósofo respondera ?pensativamente?, dizendo que era isso que nos separava dos animais sem inteligência.

Hoje foi um mau dia. Depois de dormir, você estará restaurado. Os problemas serão os mesmos, mas você estará mais capaz de enfrentá-los.

A nossa tarefa será reacender a esperança para que, em vez de dizer ?O que me acontecerá??, perguntem ?O que vou fazer??.

Não importava que o seu estômago se contorcesse de medo se ele não demonstrasse.

Naquele momento, entendeu que não poderia dividir os seus temores com ninguém.

Se tivermos sucesso ou morrermos, isso não muda o que temos de fazer.

Eles não vão lhe agradecer? disse ele.? Vejo o jeito como olha para eles, como se você fosse o pai. Acho que, no fim, vão partir seu coração.

Todos os homens são tolos no amor, diria.

?O historiador lhe contará o que aconteceu. O romancista lhe dirá como foi.?

Márcio 27/01/2022

Razoável
Muito resumido, quem leu Anabase de Xenofonte, fonte de inspiração para esse livro vai ver que Iggulden resumiu muito a epopéia do exército mercenário grego. Li a saga Império de Sangue do autor nacional A.G.Clark e percebi que ela é muito superior em riqueza de detalhes e pesquisa.

João Vitor Schulte 06/03/2022

Fiquei bem dividido para essa resenha
Ao mesmo tempo que gostei de ver uma história da guerra grega (meu primeiro livro do tema) gostei de fazer o link com o filme 300, que aconteceu um pouco antes e me ajudou a formar um plano de fundo mental para as batalhas. Achei o livro arrastado, levei 3 semanas para conseguir concluir, dizem que a escrita desse autor é ótima, pegarei outros dele pra poder decidir se gosto ou não. Talvez eu esteja comparando inconscientemente com Cornwell, que de tão intenso já cheguei a devorar 6 livros em um mês.

Enfim, é um bom livro que vale a pena ser lido. Mas não é uma obra prima.

Renan 06/03/2024

Romance histórico
O livro é muito bom, a leitura é agradável e a história bem interessante, misturando elementos históricos reais com o romance da narrativa. A passagem de tempo e os relatos dos costumes antigos são ótimos. Uma crítica é que o que a sinopse fala só ocorre depois de mais de 70% do livro, além de um spoiler enorme, a maior parte da história não tem nada a ver com o relato na orelha e verso do livro.

Claudia Cordeiro 04/02/2024

RECOMENDO
Se vc gosta de histórias sobre batalhas, táticas de guerra, valentia, e ESPARTANOS! Entrei na história, fiquei indignada, surpresa, revoltada, e cada vez que tinha que largar xingava. Pensei que o autor tivesse enlouquecido mas ao chegar no final do livro vi que se trata de história real!
História nunca contada ao que eu sei.
Hollywood, PELAMOR faz um filme que vai dar um filmaço, ao invés dessas porcariadas que é o cinema hj.
Claudia Cordeiro 04/02/2024minha estante
NÃO LEIA A RESENHA! Ela mata a história, conta d+ !