Harry Potter e as Relíquias da Morte

Harry Potter e as Relíquias da Morte J.K. Rowling

Resenhas - Harry Potter e as Relíquias da Morte

W Nascimento 13/08/2010

OBS. Aproveito aqui para falar da saga inteira
Sem dúvidas, J.K. Rowling criou uma verdadeira obra prima. São cerca de 3000 páginas escritas das quais nenhuma é jogada fora e entre os pontos fortes da saga HP eu gostaria de destacar alguns.

- Primeiro, a trama é bem amarrada. Essa e uma saga aonde tudo é aproveitado. Até mesmo aquele acontecimentos pequeno que você imaginava não ter a menor importância será trazido de volta em algum livro futuro e trabalhado. Dica a quem ainda está lendo: Atenção aos detalhes, uma simples joaninha pode esconder um grande segredo (piada interna rsrs).

- Depois, os personagens são sem dúvida cativantes. E de todos, o melhor é Snape. Pra mim esse merece o prêmio de personagem mais bem construído de toda a saga. Também acho que merecem prestígio outros como Hermione, Luna, Dumbledore e Dobby. Esse são ótimos também. Eu só quero dizer que gosto de todos, mas tenho um apreco especial por esses aqui citados.

- Também é interessante a própria preocupação da autora em criar um mundo semelhante ao nosso, aonde fantasia e realidade andam juntas e os trabalhos paralelos como "Quadribol através dos tempos", "criaturas mágicas e onde viviem" e "Contos de Beedle o Bardo" só vem a simbolizar melhor isso. Tudo para dar um toque de possibilidade à essa realidade tão magnífica.

- Outro ponto merecedor de destaque é a sensibilidade da autora em conseguir fazer seu livro crescer junto com os personagens. Pois para quem leu a saga inteira, pôde sentir que junto com Harry, Rony e Hermione, os livros também foram crescendo. O número de páginas foi aumentando, as temáticas foram se tornando mais fortes e maduras e até mesmo a arte da capa foi se desenvolvendo. De fato, aqueles que leram toda a saga não só a acompanharam como também cresceram com ela.

Resumindo, esses foram alguns dos pontos fortes do trabalho de J. K. e é claro que não são os únicos, mas são os que para mim merecem mais atenção. E para encerrar, deixo a frase:

"Quero ser igual a ela quando crescer". rsrsrs

Willian Nascimento
Autor de O Véu
pordetrasdoveu.blogspot.com
Talita Valéria 05/04/2010minha estante
ihuuuuuuuulL

emoção total... desde o começo até o fim *--*

Paulo Silas 16/07/2010minha estante
Quero ser igual a ela quando crescer (2)

Amanda Ferreira - @Mandy_itbook 18/08/2010minha estante
Concordo...
A Saga de Harry Potter,é uma das melhores sem sombras de dúvidas,amei ler os livros dela foi uma leitura maravilhosa.
É uma história rica em detalhes e descobertas,sem contar o fim,maravilhoso igualmente ao restante da história.Um fim digno de dizer que foi perfeito.
O Snape foi um vilão/héroi até certo ponto,muitas pessoas diziam que ele era o mal,sempre gostei dele desde o inico,mesmo antes de saber sobre seu passado.
O último Relíquias da morte,concerteza foi o melhor,mesmo sendo difícil de escolher um só.

Quero ser igual a ela quando crescer (4)

=D

Vivi 07/10/2011minha estante
"Quero ser igual a ela quando crescer" (6)

Livia 15/11/2011minha estante
"Quero ser igual a ela quando crescer" (7)

Yury 21/02/2012minha estante
Eu concordo plenamente! Eu li a série toda e parecia que eu estava dentro dela. A história de Snape foi perfeita! Eu o odiava, coitado...rsrs... Rony também era o cara, morria de rir com ele, mas não podemos esquecer de Hagrid, o meio-gigante mais doce que já conheci...hehe... Saudades de Hogwarts! Eu tb "quero ser igual a ela quando crescer"! kkk

Vinicius 10/05/2012minha estante
"Quero ser igual a ela quando crescer"(8) kkk

Nalice 18/05/2012minha estante
Mas que resenha! @.@
Você conseguiu dizer tudo o que penso e não conseguia expressar sobre a saga, sobre a Rowling, sobre os personagens...
haha, Nos primeiros livros, eu odiava Snape, mas, do Prisioneiro de Azkaban em diante, passei a nutrir uma certa admiração e curiosidade sobre ele e isso só cresceu. Ele me cativa em uma parte de mim que nem mesmo eu entendo... Jo é uma gênia (haha, piadinha interna também. Nem tão interna... :I) o MUNDO que ela criou já conquistou a muitos e ainda vai continuar a conquistar, enquanto houverem palavras (elas são eternas, então... :I)

Quando crescer quero ser igual a ela (9) huashuashu' XD

Ronaldo 22/05/2012minha estante
"Quero ser igual a ela quando crescer" (10)

Bruna 28/05/2012minha estante
Um beijo pra quem cresceu junto com os personagens *-*

Lilian 02/06/2012minha estante
tem toda razão (principalmente sobre o Snape rsrs). É tudo muito bem pensado, como se a autora tive-se vivido tudo isso, quase como se você tive-se acordado de um belo sonho e colocado todo ele no papel

Hino Potterhead
Harry Potter que estas em nossos corações
Muito lidos sejam vossos livros
Vem a nos os vossos filmes
Seja feito muito sucesso
Assim nas páginas como nas telas
Nos dai hoje o HP de cada dia
Perdoai-nos de nossos Avada Kedavras
Assim como perdoamos os trouxas
Que nos tem ofendido
Não nos deixei ser expulsos de Hogwarts
Mas livrai-nos do Posers.
Amem!

OBS. Posers é uma pessoa que diz ser fã mas não é. Ex.: Uma pessoa que diz ser fã de uma banda, só por causa da musica daquele filme ou de um video.

Bell Moraes 01/07/2012minha estante
Eu cresci com Harry Potter e agradeço a J.K por ter me dado a oportunidade de mergulhar com um mundo novo, cheio de aventuras, desesperos, risos e coragem.
Marcou minha infância e adolescência.

Marina 12/10/2012minha estante
exatamente como vc disse: tudo é aproveitado. Uma coisa simples e sem importância vira no fim das contas uma história complexa. Ela me fez odiar Snape durante todos os 6 livros, nunca confiei nele e no fim ela me vem com aquela narrativa maravilhosa sobre ele e Lilian... sem palavras

Rosa 04/11/2012minha estante
Realmente J.K fez um ótimo trabalho. Minha parte favorita é a parte das memórias do Snape, confesso que chorei. O que me deixou triste foi as mortes, as que mais me abalaram foram a da um dos gêmeos e o do Dobby.

laasmile 19/12/2012minha estante
"Quero ser igual a ela quando crescer" (12)

FabioAlves 22/01/2013minha estante
Realmente é uma otima saga...foi graças a J.K que eu me apaixonei pela leitura.

FabioAlves 22/01/2013minha estante
Realmente é uma otima saga...foi graças a J.K que eu me apaixonei pela leitura.

Gabriel.Soares 29/04/2015minha estante
Ótima resenha! Essa saga marcou minha vida.
A saga Harry Potter será um dos primeiros livros que irei ler aos meus filhos e netos para eles sentirem a mesma emoção que senti ao lê-los.

"Quero ser igual a ela quando crescer"

Jéssica F. 15/10/2010

[CONTÉM SPOILER] Depois de 7 maravilhosos livros, é plausível e completamente racional concordar que a Professora Minerva McGonagall estava certa. Hoje em dia, não há uma criança no mundo que, ao ouvir o nome " Harry Potter " não traga á mente aquela imagem do garotinho de cabelos negros, olhos verdes, óculos redondos e uma cicatriz em formato de raio na testa. Um garotinho que, á sua maneira, teve que lidar com todas as formas da morte; de seus pais, deu seu padrinho, de seu diretor, de sua coruja, do elfo que salvara sua vida. Um garotinho que, no primeiro ano, lutou com um trasgo montanhês de quatro metros de altura; no segundo, contra um basilisco; no terceiro, dementadores; no quarto, venceu o torneio tribruxo; no quinto, lutou com os amigos contra comensais da morte; no sexto, recebeu uma tarefa inevitável e que, no sétimo e último ano, ele engrenou sua jornada rumo á um final inevitável: a sua morte. Esse garotinho, chamado Harry James Potter, filho de Tiago e Lílian, afilhado de Sírius Black, amigo de Hermione Jane Granger e Ronald Bilius Weasley, namorado de Ginevra Molly Weasley, o aluno que Alvo Percival Wulfrico Brian Dumbledore mais prezava e um garotinho que, mesmo sem saber, sempre foi protegido por Severo Snape, apaixonado por sua mãe desde a infância. E ele aceitou seu destino com garra! E esse garotinho deve ser lembrado, como o garoto que deu á vida para salvar as pessoas com quem se importa, exatamente como sua mãe fez por ele. E há quem diga que ele sobreviveu pelos erros de Riddle, mas eu digo que ele sobreviveu por sua coragem, por sua determinação em mostrar que o amor é a maior de todas as armas, sendo ele na forma de amizade, família e até mesmo o amor por um parceiro.
E, após falar do personagem, devo agradecer a criadora, a gênia por trás desse sucesso, que mente brilhante! Você conseguiu fechar com chave de ouro. Você juntou todos os pedaços, os fios soltos. Você, não criou uma história, criou um MUNDO. Um mundo que, se fosse real, eu não hesitaria em pertencer!
Pam 30/01/2010minha estante
Espetacular o jeito como você escreve :)

Henrique 18/10/2010minha estante
resenha perfeita. Falou tudo. J.K é um gênio, criou o mais fantástico MUNDO.

Maíra F. 27/06/2010

(Contem um leve SPOILER.)

Quanto mais eu vejo pessoas insatisfeitas com o final da obra de J.K. Rowling, mais eu me pergunto o que elas esperavam. É claro, eu respeito as opiniões, mas achei o final completamente condizente com os seis primeiros livros.

As fugas, o medo, a guerra que - finalmente - chega... O livro carrega uma certa tensão e trouxe algo que me surpreendeu: mortes de alguns personagens importantes e amados pelo público. E, embora eu saiba o quanto algumas pessoas reclamaram a respeito disso (e eu mesma tenha ficado triste por vários deles), eu devo admitir que isso me fez gostar ainda mais do Relíquias da morte. Porque trouxe realidade à história. Em uma guerra verdadeira não só os "malvados" morrem.

Enfim... Já ouvi muitos dizerem que o final foi previsível. Pode até ser, mas eu acho que foi o final que a história pedia. Eu não gostaria de ter visto nenhum outro. E acho que, sim, a J.K. terminou a saga com a mesma maestria com que veio conduzindo os primeiros seis livros durante esses anos todos. Para a minha felicidade como fã assídua! :)

Natie 05/11/2009minha estante
", embora eu saiba o quanto algumas pessoas reclamaram a respeito disso (e eu mesma tenha ficado triste por vários deles), eu devo admitir que isso me fez gostar ainda mais do Relíquias da morte." [EPIC QUOTE] Sua resenha disse exatamente tudo que eu achei, May.

May Furlan 27/09/2013

O pecado de Rowling
A série “Harry Potter”, da escritora britânica J.K Rowling, em seu primeiro livro já levantou polêmica no mundo. Rowling chegou com seu bruxinho e acendeu um fósforo em meio a barris de pólvora, desafiando a Igreja cristã e seus costumes mais conservadores. Driblando de forma espetacular as acusações sem fundamento de que ensinava práticas de magia às crianças, a britânica nos presenteou com uma das melhores séries desses últimos tempos, nos transportando para um mundo repleto de magia, aventura e perigos, onde o sentimento mais valioso é o amor.

No último livro da saga, Harry depara-se com situações que irão exigir muito tanto emocionalmente quando psicologicamente de um garoto que acabou de conquistar a maioridade bruxa. Em meio a conflitos internos do que é certo e errado, da difícil escolha de qual caminho seguir e ainda em meio ao turbilhão de emoções de um adolescente com o destino traçado para o triunfo ou para a morte, o bruxo terá mais do que nunca que se apoiar em seus amigos, Rony e Hermione, e colocar em prova seus verdadeiros valores.

O livro segue em uma narrativa envolvente, ativa e perfeita. O leitor acaba sentindo o que os personagens sentem, condenando e perdoando, alegrando-se e sofrendo. Nesse sétimo livro, Rowling deixa explícito o amadurecimento de Harry e dela como escritora, deixando para trás aquele quê de inocência que acompanhava o bruxinho e que muitas vezes encantava quem estivesse lendo.

Em minha opinião esse é um dos melhores livros da série (perdendo somente para o “Enigma do Príncipe”), ele é um dos que possuem uma das melhores tramas desenvolvidas. Muitos condenam o modo como a escritora apresentou o confronto final entre Harry e o temido vilão Voldemort, porém eu a apoio de certa forma, uma vez que penso que o desenvolvimento dado à luta e o desfecho proposto, foi uma das formas de deixar a alma de Harry imaculada (lembre-se do que Dumbledore disse: “a alma se corrompe através do assassinato”). Essa também foi uma maneira que encontrou para preservar a imagem que Harry tinha desde o primeiro livro, o fato de ser o oposto de seu inimigo mortal, não tendo a capacidade de matar por prazer e muito menos a capacidade de matar para se defender.

O pecado cometido por Rowling foi realizado na última parte de “Harry Potter”, mais precisamente dezenove anos depois. (CUIDADO: A parte a seguir pode conter algumas revelações sobre o enredo do livro) O final “felizes para sempre” que a britânica deu a Harry é simplesmente açucarado demais, feliz demais, não combinando com nenhuma das outras partes da série. Acho que todos nós concordamos que depois de passar pela vida mais cataclísmica do mundo bruxo, Potter merecia um bom final, porém o proposto pela escritora é impossível de acontecer na realidade (tanto dos trouxas quanto dos bruxos).

Acho que para a escrita dessa última parte, Rowling buscou inspiração naqueles comerciais de margarina ou ainda naquele antigo conceito de “American Way of Life”, onde todos estão plenamente felizes com sua extensa prole, nos presenteando com um coro de risadinhas do Willy Wonka e ainda um nível insuportável de fofura, com direito a momento “uôn” (pausa para piscar os olhinhos de forma irresistivelmente doce).

Se Rowling não tivesse tentado derramar o pote de açúcar no final (talvez a inspiração tenha surgido enquanto assistia “As Meninas Super Poderosas” [“Açúcar, tempero e tudo o que há de bom...”]) o livro mereceria 5 estrelas, e fecharia a série com chave de ouro. Enfim, a última parte era algo desnecessário e o livro estaria melhor sem ela.

P.S: Matéria interessante sobre as novidades no universo Harry Potter no link abaixo :D

site: http://fodoca.blogspot.com.br/2013/09/jk-rowling-midas-expansao-do-universo.html
larissa 07/03/2010minha estante
Gostei do geito que comentou, falei pra quem compartilhava comigo a história do livro, queria alguem que realmente dessa opiniao assim como essa que acabei de ler[a sua]mas nao, para eles o livro estava perfeito; pra mim é diferente, a expectativa era grande demais para que o ''final''do capitulo [antes de dezenove anos depois]podesse acabar daquele geito, ai sim, no ultimo capitulo, do ultimo livro.oq virou a vida de harry potter? uma coisa doce demais que dava até enjou, impossivel de acontecer ou previsivel demais; como ela fez isso com um personagem que mexeu com a imaginaçao de muuuuuitas pessoas, fiquei sei la- com a minha moral abalada pela moral da historia que se tornou como vc disse ''fofa'' inesplicavelmente...o medo de harry potter por seu filho no final foi normal, mas oq estava bom virou um mel muito grande no final que podia ser...diferente e eu pelo menos eu nao gosto de mel muito menos exageradamente.

Letícia 01/03/2011minha estante
O livro teve um desenrolar perfeito, sem pausa para respirar, exceto no trecho da floresta, algo que é proposital, cria um clima de solidão.

Achei o epílogo bom. Realmente achei bom. Pelo menos na última vez que o li (o que faz um tempinho) não tinha muitoscomentários negativos. Acho que pode ter ficado feliz demais para, exatamente, quebrar um pouco o clima sombrio o dizer para os leitores "olhe, apesar de todas as mortes e a destruição, eles ficaram bem". Muita gente critica H/G, mas acho que o par de Harry era menos importante (esperava mesmo era R/Hr).

Acho que ela pecou em matar poucos vilões famosos e muitos "do bem", por assim dizer. Não perdoo a maior parte das mortes, mas como é uma guerra, engulo tudo, MENOS Dobby e Fred. Essas são imperdoáveis.

*pausa para a piada* Como ela prega o anti-assassinato e corrompe a alma dela dessa forma?

Ok, vou parar de falar. Sua resenha, como sempre, ficou muito muito boa :D

Vulcka 03/03/2011minha estante
AHH *-*
Primeira pessoa que não discorda da minha opinião!
"a última parte era algo desnecessário e o livro estaria melhor sem ela" - Concordo plenamente!

Gabriel 02/04/2011minha estante
sobre o epílogo: muitos dizem ser final de novela, mas o que a autora mostra é que apesar de toda aquela fantasia e história fantástica que harry viveu, no fim foi tudo somente uma fase e que estava na hora de ter uma vida "normal" e ter sua própria família.
PS: escrevendo isso me fez lembrar todo o livro e sentir uma nostaugia meio melancólica.

Victor Delmas 23/06/2011minha estante
O epílogo diz que Harry termina com Gina. Ron com Hermione. Assim como todos esperavam. Narra uma breve cena da despedida de seus filhos indo para Hogwarts, a casa que Harry, Voldemort, Snape e outros denominaram como "suas" casas, por terem encontrado ali realmente um lar de verdade. Narra também um encontro com Malfoy. E por fim, diz que a cicatriz não doía há 19 anos. E que tudo estava bem. Diga-me onde isto é meloso, querida. Ainda não encontrei. Sensacionalismo não.

Por outro lado, se dissesse na sua resenha que J.K pecou ao não revelar o futuro de outros personagens importantes no passado e pouco sobre os principais, concordaria indubitavelmente com você. Nesse ponto, ela de fato peca. Diz muito pouco sobre os que ali estão e nada sobre outros tão primários na série.

nessacardoso 20/07/2011minha estante
Como ela prega o anti-assassinato e corrompe a alma dela dessa forma? +1
Deveria ser pecado nos fazer sofrer assim. Principalmente com o acontecimento do 6° livro.

Guilherme 31/12/2011minha estante
Ah, certo, Harry Potter desafiador e que traz uma profunda mensagem. É isto tudo, é?Hum.

Ju 24/05/2012minha estante
Primeiramente eu gostei da sua resenha. Apenas discordo, depois de tudo que Harry passou, realmente acho que ele merecia esse final, uma família feliz, com a mulher que ele sempre amou, com ótimos filhos, os melhores amigos sempre ao lado dele. Acho que ele merecia isso. Depois de 7 anos de sofrimento, angústia, perigo e Voldemort, ele realmente merecia um pouquinho mais de 'açúcar'

E o livro, na minha opinião, fechou sim, com chave de ouro para todos os Potterianos que acompanharam o Harry desde o começo. *-*

Bruna C. 09/07/2012minha estante
Adorei sua resenha!
Ainda fico impressionada com todas elas (suas resenhas). São capazes de captar precisamente a essência do livro, sem deixar de nos informar a sua muito bem fundamentada opinião, já que são narradas de forma, afinal de contas, pessoal. Mesmo assim, pela quantidade de verdades que são apresentadas, recebem muitos e merecidos "gostei".
Nessa não foi diferente. Concordo com tudo. Menos com o final/epílogo. Apesar de saber que você provavelmente tem razão, e que esse não foi um final muito condizente com o restante dos livros mesmo (a propósito, adorei a forma como se expressou, "Potter merecia um bom final, mas não esse final excessivo e água-com-açúcar"), eu gostei dele. Mas isso é porque, na maior parte do tempo, sou uma pessoa irritantemente tendente a gostar de finais felizes, açúcar excessivo e similares. Acredite, isso me irrita também. De qualquer forma é o que sou, não dá pra mudar. Parabéns pela resenha, você realmente tem um talento natural para se expressar! Já pensou em escrever? Não tenho como afirmar em 100%, mas acho que um livro vindo de você seria muito bom, do tipo que eu teria orgulho em ostentar na minha prateleira. :)
(Quem estiver lendo isso, sorry pelos erros, digitei com pressa. Q)

Camis 22/11/2012minha estante
Olha, quanto ao final, eu creio que foi meio que um "resumo", algo pra deixar claro que ele viveu em PAZ depois que tudo acabou, pois feliz, acredito eu, ninguém que sobreviveu a tudo oq ele passou, pode ser completamente um dia. Acho que foi uma forma de tranquilizar as pessoas, algo do tipo "o Harry ficou bem", pq ela não fala mais nada do que aconteceu logo depois, mas imagina o trauma, as noites em claro, o buraco no estômago, a dor de ter perdido tantas pessoas que ele gostava, afinal, ele só respirou depois de 7 anos! Tanto que a JK Rowling achava que ele deveria morrer para não ter que passar por tudo isso, mas achou que seria uma traição matá-lo!
Enfim, adorei sua resenha, só estou dando a minha opinião, e falando como se ele realmente existisse rsrs...

Rone 23/01/2014minha estante
Harry merecia um final feliz assim com muito açúcar para quem só tinha provado so o amargo da vida por tantos anos.
Eu não tenho nem palavras para dizer sobre essa saga extraordinaria que marcou a minha vida para sempre.
Parabéns pela resenha vc escreve muito bem!!!:)

Regiane 23/09/2010

Totalmente emocionante!

Este livro possui uma trama mais complexa e bem-estruturada que os anteriores, já que esta narrativa exibe todo o desenrolar final da saga, além de um olhar mais maduro sobre o mundo, a vida e a morte - visto que os personagens principais entram na vida adulta.

Uma das coisas que mais gostei, foi que ao decorrer da leitura eu me senti fazer parte da história, pois consegui captar tudo que foi descrito nesse livro, imaginando os lugares, como se eu estivesse presente, ao lado dos personagens, viajando com eles, em busca das Horcruxes.

Muitas vezes me senti extremamente angustiada. Toda vez que algum plano parecia infálivel ou que descobriam um melhor caminho a percorrer, ocorria uma desgraça e Harry e seus amigos voltavam à estaca zero. Me senti numa montanha russa, com a emoção quase saltando pela boca.

E se não fosse pouco, a autora ainda conseguiu me surpreender muito. Típico dela. A principal surpresa foi sobre o misterioso Snape, que eu pensava já ter sido esclarecido tudo sobre ele - no livro anterior - mas durante a leitura, ocorreu o verdadeiro desfecho que me deixou pasma! Sem contar as mortes de personagens que fui me afeiçoando durante a série. Como eu chorei e sofri.

Eu gostei muito do livro, só achei que o final - o epílogo - teve poucos detalhes. Rowling não explicou que fim deram grande parte dos personagens secundários. Também achei que faltou explicações sobre a vida de Harry e seus amigos - profissionamente falando.

Ao terminar de ler, me senti triste. Fiquei com gostinho de quero mais. Mas uma coisa eu garanto, o que Rowling escrever daqui para frente, eu irei comprar, pois ela é ótima no que faz. Seus livros são fantásticos!!!
Lucybah 03/05/2010minha estante
A saga é fantástica ... saudades de Hogwarts!!!

Bianca Boonen 23/10/2011minha estante
eu achei o epílogo realmente desnecessário. as pessoas tendem a achar que em qualquer livro tudo tem que ser necessariamente revelado no fim, mas o mistério e a liberdade de nós mesmos imaginarmos o fim que teve cada personagem é uma coisa que eu valorizo muito.

Bianca Boonen 23/10/2011minha estante
e parabéns pela resenha, rs

João Ferreira 30/12/2013

Resenha: Harry Potter e as Relíquias da Morte [A Consagração de um Mito]
Então, finalmente o fim. Chega ao fim, para minha depressão e tristeza, umas das sagas mais bem escritas e elaboradas que já li. Harry Potter e as Relíquias da Morte começa com aventura, com a despedida dos Dursley e então a viagem de Harry até a Toca, onde Alastor Moody morre, acontecimento que mostra o quanto Rowling aproxima seus livros da realidade, por quê eu detesto aquele clichê de “E viveram felizes para sempre”, nada mais irritante que isso.

Eu gosto dessa aproximação com a realidade, por quê na vida real, principalmente em guerras como a do livro, não são todos os mocinhos que sobrevivem, ocorre a perda de pessoas muito queridas, como foi o caso de Moody, Lupin, Sirius, Tonks, Fred, Dobby, Dumbledore e tantos outros. Gosto desse universo paralelo que ela criou quando lançou os livros “Os Contos de Beedle, O Bardo”, “Quadribol através dos Séculos”, “Animais Fantásticos & Onde Habitam”, sugerindo que sim, existe um mundo de bruxos bem debaixo dos nossos narizes trouxas.

Gostei também da caracterização dos personagens e da igualdade que eles apresentam com pessoas reais. A cada descrição era possível imaginar perfeita e claramente e até comparar com pessoas que conhecemos. Mostra também o quanto é difícil conviver vivendo sobre o mesmo teto, quando Ron, Arry e Mione, amigos de tantos anos começaram a divergir e a brigar, isso é muito cotidiano e comum. Achei simplesmente perfeito Snape ser o mocinho, foi uma das jogadas e surpresas mais felizes de todo o livro. Tudo um plano brilhante de Dumbledore, como sempre um gênio em toda essência.

Destaque também à trama complexa e minuciosamente feita, onde detalhes mínimos no primeiro livro são de uma importância inacreditável na conclusão, e se eu não soubesse que ela levou uma década para escrever os livros, eu poderia jurar que ela escreveu todos e depois começou a lançar, tamanha perfeição em encaixar todos os fatos e explicar todas as dúvidas do leitor. Sem falar que o desfecho da história não teria como ser melhor.

Finalizando, queria dizer que Harry Potter, Ronald Weasley e Hermione Granger ficaram para minha história. Sou grato pelas horas que passei na companhia deles e serei eternamente um amante secreto desse trio.

É com tristeza e dor no meu âmago que termino essa resenha, dizendo que J.K. Rowling ficou para história e se consagrou como um mito do século XXI.

Nathália Hirth 11/12/2009

Pra fechar com chave de ouro
I-N-C-R-I-V-E-L!
J. K. Rowling conseguiu o que eu sinceramente não acreditava muito. Desenrrolar taanta coisa, tanta historia, que ocorreu ao longo dos 6 livros anteriores.
Harry Potter e as Relíquias da morte, está aprovadíssimo!
Com encontros e fugas de Harry e seu inimigo Lord Voldemort e um final surpreendente.
Nenhum dos filmes teve tantos detalhes, tanta coisa legal como os livros. Gostei muito mesmo, nem acreditei quando tinha terminado a saga! REALMENTE UM VÍCIO.

Giolie 03/05/2010minha estante
Concordo plenamente.

Fiquei de boca aberta quando vi a minha paixão pela saga HP. Nunca tinha conseguido acompanhar tantos livros assim, com uma história imensa.

E agora que acabou, a gente fica até um pouco triste, desejando alguma continuação.

Ginger 17/06/2010

De alguma forma ajudou a construir quem sou hoje ♥
Bruno 30/06/2010minha estante
Cara, vc disse tudo! xD

Leonardo 28/01/2013

Fascinante
O sétimo e último livro da saga me surpreendeu. Devo dizer que Rowling caprichou em todos os sete livros - criou lugares e personagens que encantou a todos - mas também devo dizer que ela deixou uma dose a mais desse capricho para o último livro. A emoção toma parte do leitor neste final de saga, onde Harry juntamente com Rony e Hermione estão a algumas horcruxes de destruir Voldemort. Assim como em todos os outros livros da saga, neste também há diferença de fatos ocorridos do livro para o filme, isso sem falar do final. Rowling mais uma vez se superou e conseguiu terminar a saga de um jeito fascinante e inesquecível.

Natie 07/10/2009

Uma conclusão brilhante para uma obra que marcou uma geração.
Dizer que JK Rowling é uma autora perfeita chega a ser redundantemente óbvio.

Márcia 12/10/2009minha estante
A conclusão não foi nada perfeita.

Maíra F. 05/11/2009minha estante
Concordo completamente! Não sei o que mais as pessoas esperavam. o.O

chorumelas 29/10/2009

acabou
Matei minha curiosidade e cheguei no fim de uma saga que eu (e outros trocentos) acompanhava a anos…

Agora… o que dizer sobre o livro…

Bom, não posso dizer que decepcionou até pq eu não esperava muito mesmo.
Achei ruim e só.

Parando agora para pensar acho que o grande trunfo da J.K. foi ter escrito o primeiro livro muito bem, com uma trama envolvente, personagens extremamente carismáticos e um universo de fantasia bem estruturado.

O duro foi que depois disso, em meio a febre que começou, ela se perdeu totalmente. Eu senti uma diferença gritante do “Prisioneiro de Azkaban” para o “Cálice de Fogo“, parecia que esse segundo livro nunca chegava a lugar nenhum, muita encheção de linguiça para pouca história, mas como é no final desse livro que o Voldemort volta, então fiquei esperando para saber que fim dava.

E veio “a Ordem da Fênix” um pouco melhor e a esperança de um próximo livro que consertaria o estrago, mas o “Enigma do Principe” não me deixou dúvidas que ela tava perdida mesmo e não tinha mais jeito.

O “Deadly Hallows” só veio mesmo para confirmar isso, um final medíocre para uma história que começou tão boa… Talvez se ela tivesse escrito tudo de uma vez… talvez se não tivesse dependido tanto no sucesso e na grana que já tinha obtido… sei lá.

Nem vou discutir aqui os buracos na trama, cada detalhe que faltou, nem o final tremendamente absurdo MESMO para um livro de fantasia. Tem gente que vai fazer isso melhor que eu, com certeza. No final das contas, os personagens eram dela e ela fez o que deu na telha e pronto. Acabou.
designiana 26/11/2009minha estante
Concordo plenamente. Problemas de andamento, furos na trama, muitas coisas sem explicação, personagens descaracterizados... Rowling com certeza se perdeu.

Lilizz 11/07/2011minha estante
pois saiba que foram todos ótimos, um melhor que o outro, impossível de comparar!

Bianca 28/02/2013

Creio que não há amor tão grandioso.
Com o passar do tempo, tornou-se indispensável para mim. A coragem de Harry, a inteligência de Hermione, as piadas de Rony, a sabedoria de Dumbledore, a simpatia de Hagrid, a rigidez de Severo, as brincadeiras dos gêmeos ruivos, os pensamentos lunáticos da Luna Lovegood, os deslizes de Neville, a beleza de Fleur, a amabilidade da senhora Weasley, Arthur e seu amor por trouxas. Não consigo me imaginar sem a armada Dumbledore. Sem a ordem da Fênix. Sem os conselhos de Sirius (Oh, meu Sirius, que Merlin o tenha), morto por uma vadia louca, que, mais tarde, teve o destino que merecia. Sem o aluado Lupin, sem as constantes mudanças físicas de Tonks, sem os gritos dos quadros da Sra. Black, sem o carisma de Lilían Potter, sem as travessuras de Tiago. Sem o adorável e insano elfo doméstico, Dobby, que apesar de não possuir um grande senso de juízo, era portador de uma benevolência incomparável. E por incrível que pareça, nem mesmo sem o ridículo e impiedoso Lord Voldemort, que com sua burrice e seu coração desumano, fora derrotado pelos maiores heróis já existente no mundo da magia. Creio que não há amor tão grandioso.♥
Thyago 28/02/2013minha estante
Concordo plenamente! Cada personagem tem um lugar especial no coração dos fãs de HP. TODOS ELES construíram uma história sólida e admirável. A falta de um sequer teria desestabilizado isso. :)

Edivânia Andrade 28/02/2013minha estante
Sou completamente viciada em Harry Potter desde pequena, é uma magia que passa pra nós. É inexplicável. E até hoje me lembro, e espero nunca esquecer dessa história magnífica *-*

Vitor 18/01/2009

Frustrante
Espero não ser alvo de "pottermaniacos".
Harry Potter foi o primeiro livro que eu li com muito prazer, aos 10 anos. Eu li umas três vezes cada livro que já tinha sido lançado, e me tornei um fã da série. Até o quinto livro a minha identificação com a série só crescia, e ao ler o sexto, senti apenas um certo prazer em ler. Ao ler o setimo, com 18 anos de idade, o sono e o tedio acompanharam-me em todas as centenas de paginas! Passei a odiar a serie e acha-la tao repetitiva (no final do livro, tudo altera-se e bla bla bla...).
Atualmente eu estou menos radical (hahaha) e considero a serie como infanto-juvenil, e nao indico para quem ja passou desta faixa etaria (minha irma tem 22 anos e suas opinioes em relacao ao livro sao parecidas as minhas). Tambem acho valida a comparacao do desejo de Voldemort ao Nazismo, algo que poucas pessoas citam mas é coerente (J. K. Rowling é uma pessoa muito inteligente, não parece ser uma conhecidencia). Enfim, acho um livro legal mas não tudo isso! hahaha
Abraços!
Aline 03/04/2015minha estante
Você envelheceu e passou a achar tudo chato, só isso. Amargura da idade.

Marina 18/10/2010

J.K. Rowling soube terminar sua saga. Todas as explicações são dadas, o roteiro é amarrado e temos bastante ação. É o livro mais dinâmico da série, na minha opinião, já que Harry, Rony e Hermione saem em busca das Horcruxes, e o livro todo eles estão fugindo e correndo perigo.
O final eu não podia esperar nada diferente, mas é isso mesmo que todos que leram e acompanharam HP ao logo dos anos queriam ler.
Mal posso esperar pelo filme! :)

Tony 13/12/2009

O melhor de todos!
Escolher entre os livros da saga "Harry Potter" o melhor não é uma tarefa fácil. Relíquias da Morte se apresenta como o livro mais completo da saga além de apresentar o desfecho da saga, que na minha opinião não haveria melhor. Nessa última parte ficamos conhecendo além do futuro dos personagens, como algumas características nunca apresentadas nos últimos 6 livros. Enfim, vale a pena ver o desfecho da busca das Horcruxes de Voldemort.
Rafael 29/08/2010minha estante
Só não gostei do epílogo. Ou a história parava no ultimo capítulo, ou um desfecho menos "freudiano" seria bem melhor. Achei meio previsível! mas Rowling é sempre Rowling.