Ensaio Sobre o Homem

Ensaio Sobre o Homem Ernst Cassirer

Resenhas - Ensaio Sobre o Homem

Wilson 13/06/2023

Livro muito bom do filósofo Cassirer que versa sobre os fundamentos simbólicos da cultura humana. Serve como uma introdução à sua obra monumental Filosofia das Formas Simbólicas, escrita em 3 volumes, que ainda não li, mas já está na pilha de livros para ler!

Filino 25/09/2019

Uma obra bastante fecunda
É uma obra de filosofia, mas como o próprio autor ressalta, não se pretende restringi-la aos círculos filosóficos. E é imbuído desse espírito que Cassirer apresenta um livro que trata de diversos assuntos (da linguagem à religião, da história à ciência), tendo como fio condutor uma concepção de homem que apresenta, como diferencial, ser capaz de criar e se guiar por símbolos.

Para sustentar essa ideia é que o autor trata dos mais diversos assuntos (que apesar de díspares estariam conectados justamente por aquela concepção acima). De maneira didática e especificando as nuances em cada campo, fugindo de reducionismos que não raro pautaram as reflexões de estudiosos que se debruçaram sobre cada um dos temas por ele abordados, Cassirer apresenta um pensamento próprio e bastante fecundo. Fornece ainda exemplos práticos daquilo que expõe, a exemplo das duas garotas que "descobrem" a faculdade de nomear as coisas.

Ainda que escrito como que um resumo de suas ideias desenvolvidas na sua obra "A filosofia das formas simbólicas", esse livro sustenta-se por si só e constitui importante obra não apenas para a filosofia, mas atinge as Humanidades em geral. Imperdível.

Locimar 23/07/2020

Foi preciso ter paciência
Cada livro da minha biblio tem uma historinha. Este que acabei de ler e que me ajudou aprofundar a relação entre a razão e os símbolos que usamos todos, foi comprado em 2003 e agora, somente agora, após 17 anos comigo eu o elegi. Ele já havia sido de outro leitor em 1994! Amo estas andanças pelas quais percorrem meus books!
“Temos aqui uma resposta nova, indireta, à questão “O que é o homem?”. Declara-se
que o homem é a criatura que está em constante busca de si mesmo – uma
criatura que, em todos os momentos de sua existência, deve examinar e
escrutinar as condições de sua existência. Neste escrutínio, nessa atitude crítica
para com a vida humana consiste o real valor da vida humana.”