Jamais subestime os peões: Eles valem uma rainha

Jamais subestime os peões: Eles valem uma rainha Celina Moraes

Resenhas - Jamais subestime os peões

Leca 11/02/2022

Amei muito | insta: @papoparaleitor
?Vou escalar o topo da montanha sozinha?

Raquel foi abandona pelo novo Daniel, que a largou para se casar com uma moça rica. Apesar de sentir o gosto da tristeza e da humilhação, Raquel não deixa que esse fato dite sua vida. Ela decide ir estudar em São Paulo, para obter uma vida melhor para si e sua família.

Paralelo a essa história, o leitor também é apresentado a história de um Danto, um grande empresário que acaba se encantando por sua secretária e seu filho Aaron, um rapaz jovem que só quer saber de curtir a vida.

Apesar de mundos completamente oposto, Aaron e Raquel acabam se encontrando e o mundo dos dois vira de cabeça para baixo.

?Jamais subestime os peões eles valem uma rainha? é uma história sobre paixões, vingança, ambição e acima de tudo, sobre política.

A proposta do livro é inovadora, a escrita é fluida. É um livro para se divertir, mas também para questionar e pensar. Esse é meu segundo livro da autora, e posso dizer que ela merece muito reconhecido, pois as duas obras lidas dela são incríveis e importantes.

Júlia 26/02/2022

Gostei demais do livro.
Nesse livro conhecemos a história da Raquel. A personagem mora no interior e é conhecida como a Galopeira, por conta que suas paixões são os cavalos e o contato com a natureza.

Raquel sofre uma desilusão amorosa, ela namorava a alguns anos e seu namorado termina com ela de uma forma que me deixou chocada.
Eu como leitora já fiquei com raiva do personagem pelas coisas que cometeu.

Gostei bastante da escrita da Autora, é um narrativa de fácil compreensão e fluida.
Mesmo o livro tendo mais de 300 páginas eu li ele super rápido pois não conseguia largar o livro até finalizar a história.

É uma história muito imersiva.
A Autora colocou várias criticas sociais na história, o que achei bem interessante.

A Raquel acaba saindo do interior e indo para São Paulo para mudar sua vida, e nós acompanhamos toda essa trajetória.

Gostei demais do livro.
Fica aqui a minha recomendação. ✨

site: https://www.instagram.com/p/CYw9c5HPP0Y/

Resenha a Dois 06/03/2022

Uma mulher com garra
Raquel, uma mulher galopeira, doce, além do seu tempo e ambiciosa, após uma desilusão amorosa, não se afundou em um abismo de tristezas, mas resolveu seguir em frente, e com isso, teve ainda mais força para ir atrás de seu sonho, o de ter um haras.

Celina aborda diversos temas que agregam um a boa discussão, como a intolerância religiosa, vícios, drogas, preconceito e o preconceito social, que fica evidente nas falas dos pais de Aron, extremamente tóxicos e moralistas. Um livro que se passa em 1987, tempos distantes de nossa atualidade e que eram vistos como normal tantos preconceitos, mas Raquel não se rebaixa.

Aron entra em cena sendo um rapaz paquerador, não era de uma mulher só, quando conhece Raquel, tudo isso muda, essa mulher passa a fazer a vida dele ser diferente, e ele começa a duvidar de seus conceitos, ah, a paixão... seu objetivo passa a ser a esperança de ter seus sentimentos retribuídos.

A persistência de Raquel irá encantar o leitor, ela passará sim por muitas dificuldades, mas os cavalos são seus bens mais preciosos, e para alcançar o sonho, as barreiras se tornam pequenas, e se você ficou curioso para saber como ela alcança o que almeja, terá de ler o livro!

Celina uniu nesse livro uma boa narrativa, ótimas criticas sociais, reflexões, uma história de amor pelos animais, princípios familiares e uma união entre filha e pais incrível. Uma história diferente, uma mulher cheia de força e que nunca usa de maldades para atingir o outro.

site: @resenha.a.dois

Kari 08/03/2022

Esse livro vem a calhar para o Dia internacional da mulher, então essa é minha dica de hoje!

Raquel, é nossa protagonista e sofreu uma decepção amorosa, seu namorado de anos simplesmente se casa com outra, e se não bastasse esse baque; o relacionamento dos seus pais não anda lá essas coisas; estão passando por uma crise, e sua melhor amiga está envolvida com drogas.

Seu pai ao brigar com seu ex, vai parar na cadeia e isso desencadeou uma série de outros eventos em sua família, mas Raquel não é qualquer mulher, ela é firme, forte e obstinada. O tipo de mulher que luta pelos seus objetivos e não tem medo de arregaçar as mangas. Mesmo com tudo desabando ao seu redor, ela não pretende ficar lambendo as feridas, como muitas pessoas fariam!

O sonho de Raquel é ter um Haras, ela tem um amor nos animais e no xadrez, o que a torna perspicaz e ao mesmo tempo doce. Mas após alguns eventos em sua cidade, Raquel está firme na ideia de sair do interior rumo a São Paulo para alçar vôos maiores, estudar e conseguir a grana que precisa para ter seu Haras.

Nesse enredo também conheceremos Aron, um cara com a vida feita, terminou os estudos a pouco, sempre curtiu a vida, vivendo intensamente com mulheres e tudo que rapazes fazem nessa fase, mas seu pai decide que já é hora de Aron assumir responsabilidades.. trabalhar, arrumar alguém sério e crescer!

E é nesse contexto que Raquel e Aron irão se encontrar e tudo muda completamente tanto na vida de um quanto de outro.

Quem pensa que é mais um romance bobo, se engana, Celina, trouxe em seu enredo temas relevantes, muitas reflexões e com isso iremos nos deparar com críticas sociais, drogas, preconceito, machismo, sexismo, homens arrogantes e muito mais!

Uma ótima pedida de leitura para todos, inclusive para nós mulheres. Uma leitura fluída, palpável, com personagens críveis e bem construídos!

Vocês gostam de romances com temática reflexivas e protagonista forte? Já leu esse livro?
Ficou com vontade de ler?

Pam 24/03/2022

Você precisa conhecer essa galopeira..
Raquel, uma destemida galopeira do interior, vê seus sonhos irem por água abaixo, quando de repente sofre uma desilusão amorosa que causa grandes repercussões em sua vida. Como se não fosse suficiente, nossa protagonista ainda enfrenta discussões turbulentas entre seus pais, pela divergência religiosa. E ainda, sua melhor amiga precisa urgentemente de ajuda, pois está envolvida com drog@s.

Mas, mesmo nessa situação complicada, quem disse que Raquel abaixa a cabeça? Ao contrário, encara tudo com garra e resistência, passando por cima de todos obstáculos e nos mostrando a mulher forte que é!

Raquel tem duas paixões que me encantaram: jogar xadrez e cavalgar. O amor dela por ambos, é nítido e nos conquista desde o início. Ela passa os dias dessa maneira, até que devido à um acontecimento impactante, Raquel decide se mudar para a capital de São Paulo.

Nesse contexto, conheceremos Aron, um herdeiro milionário, criado para assumir o comando das empresas do pai, e casar-se com uma moça da mesma classe social. O único problema, é que Aron não quer compromisso sério com ninguém! Bem.. até seu destino se cruzar com o de Raquel.

Primeiramente, se você acha que esse é só mais um romance clichê, não se engane! O livro não é apenas sobre o romance entre os protagonistas. Celina vai muito além disso!

Na narrativa em terceira pessoa, a autora vai nos apresentando parte da rotina de cada personagem secundário, que no desenrolar da história vão compondo o enredo e se entrelaçando uns com os outros. Assim, Celina aborda vários temas relevantes e faz diversas críticas sociais, num livro ambientado nos anos 80, que se torna bastante atrativo.

A autora cita e desenvolve muito bem assuntos de política, machismo, preconceito, intolerância religiosa, drog@s, vícios e muito mais.

Aliás, gostei bastante da forma como ela inseriu os vícios na obra. Nada foi romantizado aqui!

São tantos personagens e tantas questões reflexivas que eu poderia ficar o dia todo aqui, elogiando a construção e desenvolvimento desse livro.

Ademais, finalizo dizendo que é um dos poucos que pretendo reler ainda esse ano! Certamente me proporcionará uma nova experiência reflexiva.

Ramona 28/03/2022

Ameei
Uma história muito rica, com personagens extremamente complexos, não tenho palavras pra descer o sentimento de alegria que fiquei ao terminar de ler, magnífico!!!

Ana 29/03/2022

Adorei o livro
Um livro bastante surpreendente, que superou minha expectativas. Foi meu primeiro contato com a autora e gostei da escrita dela, que é leve, fluida e traz reflexões nessa história sensacional.

A história se passa no final dos anos 80 numa cidade pequena chamada Otinga. E lá mora Raquel, uma jovem que ama os cavalos e galopar, tem ambição de estudar agronomia e é apaixonada por Daniel. Ambos tinham um sonho de ter um haras, mesmo eles sendo de famílias pobres.
Eles até haviam feito planos de estarem juntos, mas o destino mostrou a verdade face de Daniel, um rapaz ambicioso que se casou com a filha de um usineiro por causa de dinheiro.

Apesar da desilusão, Raquel correu atrás e foi para São Paulo focar nos seus estudos e lá conhece Aron, um jovem que veio dos EUA, herdeiro de uma grande empresa e que só quer curtição na vida. Com o tempo e imposição de seu pai, Aron começa a criar responsabilidades e observar que depois de conhecer Raquel, a vida de curtição já não fica mais tão interessante.

Um ótimo para quem quer ler um romance bem escrito que traz temas importantes para reflexão, como machismo, preconceito, regionalismo, entre outros.

Mahh 29/03/2022

Amei
Gente esse livro do começo ao fim é intenso ,me fez chorar , me apaixonar , me desesperar e por fim ficar aliviada ,a história da Raquel é tão marcante de diversas formas.

Rhayane.Nascimento 30/03/2022

Livro inspirador, crítico e extremamente necessário
Preciso ser sincera e dizer que esse livro me tocou em diversos momentos e desde do começo me senti conectada a ele de uma maneira que não soube explicar. Raquel uma galopeira além de seu tempo, mesmo depois de ter se desiludido e se magoado muito com um amor que ela achava que tinha ao invés de se perder na mágoa, simplesmente decidiu que não só precisava seguir sua vida, mas também agregar mais sentido ainda a ela, buscando seu sonho e correndo atrás do que queria.

Sempre muito querida por todos, essa menina doce ainda carregava no peito uma mágoa que só um novo amor poderia curar. O livro traz em vários momentos assuntos de importante discussão como: intolerância religiosa, casamento arranjado, infidelidade matrimonial, moralidade, drogas e vícios, assédio, preconceito racial, classes sociais e todo o precipício de diferença entre elas, até mesmo sobre as cicatrizes da ditadura no Brasil, principalmente por causa do período histórico em que o livro se passa.

É lindo ver que Aron apesar de ser um rapaz namorador, que nunca pensou em relacionamento antes, desde da primeira vez que vê Raquel começa a duvidar de todas as suas convicções e se torna quase um menino ao lado dela, sem saber como agir e tendo como único objetivo tratá-la bem na esperança de um dia ter seus sentimentos correspondidos, sem em nenhum momento forçar a barra, ele sempre tentou seguir o tempo dela, e aguardou na dele, porque o amor dela viria na hora certa.

Raquel passou por diversas provações, mas sua persistência, força de vontade e lealdade a levaram muito mais longe do que ela poderia imaginar um dia. Levando sempre consigo humildade, o amor pelos animais, pela sua cidade natal: Otinga e suas amizades verdadeiras do lado e amor pelo seu pai, foi lindo acompanhar a história e a trajetória de Raquel.

books of sarah 25/04/2022

? um lindo romance com superação de barreiras!
? a raquel é uma protagonista incrível! ela é forte, inteligente, decidida, o tipo de pessoa que não leva desaforo pra casa

? que livro incrível!
eu acreditada que seria um livro de romance, mas o livro é mais focado no desenvolvimento e crescimento da personagem, o que foi melhor ainda. ver a evolução da raquel durante o livro foi incrível.

? o romance entre a raquel e o aron é muito fofo, e uma coisa que eu gostei é que ele não é estereotipado, como quando a mulher é a mais amorosa, que se apaixona primeiro e essas coisas, aqui é bem diferente.

? uma coisa que gostei muito foi o fato do livro não contar só a história da protagonista, mas também dos personagens ao seu redor. todos os personagens são bem construídos, nos conhecemos seus passados, temores, ambições e etc.

? o livro trata de assuntos muito importantes como assédio, problemas familiares, vício em drogas, intolerância religiosa e também diferenças de classes sociais e como isso ao invés de nos distanciar, deveria nos unir.

Ing | @ingridalvesbr 21/04/2022

Adorei!
Nesse livro, acompanhamos a história de Raquel, uma mulher cheia de sonhos e que vive em uma pequena cidade, tranquilamente com seus hobbies e seu namorado, o Daniel, que sonha em criar uma família. Até que esse mesmo namorado se casa, sem aviso prévio, com a filha de um homem milionário do local. Desiludida e decepcionada, ela vai para São Paulo tentar viver tudo o que sempre quis e mudar de ares. Mas como nada é por acaso, lá ela encontra o Aron, um homem que havia decidido que não viveria nenhum tipo de relacionamento sério tão cedo. Mas muitas vezes, as coisas não saem como planejamos.

Eu adoro a escrita da Celina e nesse livro não recebi menos que uma história incrível! Como sempre inserindo no enredo assuntos e temáticas necessários e importantes, a narrativa flui com muitos detalhes, riqueza em ambientação e muitos aprendizados. Machismo, intolerância religiosa, preconceitos e tantos outros assuntos são abordados de forma impecável.

A experiência de leitura que a autora proporciona é sempre incrível! Ela tem o dom de te fazer mergulhar e viver a história, de forma muito fluida.
Entregando personagens muito carismáticos, em especial a Raquel, que me cativou desde os primeiros capítulos, não decepciona. E ver o seu crescimento pessoal e amadurecimento é muito bom de acompanhar.

É uma história muito bem construída, que nos ensina muito numa leitura rica e surpreendente. E que final... ✨ Amei demais e me apaixonei ainda mais pela escrita da Celina! Simplesmente perfeito 💛

Recomendo muito! ✨💛

silvanasartori 05/04/2022

Raquel tem sua primeira desilusão amorosa, seu namorado de anos de repente aparece casado com a filha de um homem muito rico fazendo ela e seu pai ficarem irritados. E como qualquer pai que se preze, ele vai tentar defender a honra da filha e acaba preso, o que deixa ele envergonhado, um homem honrado sendo algemado e fixado. Porém, Raquel promete que um dia vai rasgar a ficha suja do pai em praça pública já que ela acha que foi uma injustiça prender seu pai sendo que ele nem encostou em seu ex namorado

---------

Em uma cidade do interior a linda galopeira luta para conquistar o seu espaço e realizar o seu sonho de ter um haras e seu pai trabalha em um onde ela mantém seu lindo alazão que ela ganhou do chefe do seu pai. Ele e a menina de cabelos pretos e olhos de safira, desbravam a pequena cidade e seus arredores. Mas infortúnios permeiam a vida da linda jovem Raquel.

Sua melhor amiga e única já que ela não gosta da maioria das pessoas mesquinhas que vivem na cidade, tem a péssima ideia de se aventurar com meninos ricos e que junto com eles vem as drogas, abalando a amizade das meninas, pois a amiga loirinha vai se entregar ao vício por não encarar as dificuldades da vida com garra e assim acredita que as drogas a levam a um patamar que aquela cidadezinha não está preparada para chegar.

Com desespero Raquel acaba enfrentando os meninos drogados jogando várias de suas drogas fora para defender a amiga e acaba então ganhando novos inimigos. E por eles acharem Raquel a galopeira, esnobe e careta, por vingança eles matam seu cavalo, deixando ela desolada e inconformada com o rumo que sua vida vem tomando.

Não contente seu pai depois de ser preso nunca mais foi o mesmo, e acaba por interferência da mãe de Raquel sendo internado em um hospício.

---------

Já na grande capital de São Paulo, a periferia e burguesia se misturam, na constante procura por empregos para o sustento da família. A luta para estudar e trabalhar para um dia sair da miséria.

Aron filho de um importante milionário da tecnologia, volta do Estados Unidos com uma mente totalmente diferente do que o pai esperava. Sua indignação com a forma que as pessoas menos abastecidas são tratados pela alta sociedade gerou diversas discussões com a família, principalmente o pai. Mas mesmo acreditando no comunismo e todo o seu discurso moralista, ele não deixa de usar seus cartões sem limite e carros de última geração.

Em constantes brigas com o pai, Aron só quer saber de curtir a vida com as mulheres, deixa bem claro para elas que ele não quer compromisso, mas elas sempre tem esperança de ser a garota que vai arrebatar o coração do jovem rico. Mas não é assim que acontece.

---------

Bom por onde começar com esse livro? A autora nos trás mais uma bela história para que possamos refletir e compreender a nós mesmos. E junto ela trás um cenário, onde o desemprego e as drogas estão tomando conta, e sucumbir ao fracasso e ao desespero está cada vez mais fácil.

Os personagens são perfeitos dentro de suas imperfeições, são reais, com sonhos e metas a serem alcançadas, mas a dificuldade de encontrar um emprego, ou se manter em um dificulta cada vez mais, e se perder é mais fácil do que persistir. A ambição de alguns personagens podem moldar futuros diferentes para cada um.

Ficamos apreensivos por ver meninas inteligentes caindo na ilusão de um relacionamento superficial, no qual elas só estão sendo usadas. No decorrer da história teremos personagens secundários que irão roubar a cena, por exemplo a nova secretaria da empresa do pai de Aron que tem a atitude nos olhos, quer ser uma grande advogada, mas para isso precisa do emprego para poder pagar os estudos e ainda pagar o aluguel e comer. E nesse caminho ela vai se apaixonar pelo chefe. E quando ela perceber que escolheu o caminho errado, ela já terá se machucado.

E enquanto isso Raquel promete a si mesma que nunca mais entregará seu coração a mais ninguém, principalmente se for alguém rico. O que ela não esperava era que um playboy faria de tudo para conquistar o coração da galopeira e colocando então as suas barreiras em teste. E esse playboy vai precisar de toda ajuda para conquistar a jovem de cabelos pretos, pois sua mais nova amiga é a ex amante de seu pai, que será o cupido desses dois, que são pessoas totalmente diferentes. Mas que vão mostrar que independente das diferenças o amor faz toda a diferença.

Acompanhar um romance nascer e romper barreiras sociais, e pessoais foi maravilhoso, passear pela mente desses dois jovens que tem o mundo para conquistar, foi um privilégio. A autora não dispensa uma boa crítica social, nos colocando em um cenário que mostra a realidade de tempos difíceis. E como a incompreensão das pessoas pode virar algo danoso.

É o segundo livro que leio da autora e não poderia ser melhor, pois agora já não sei qual é meu preferido porque ambos são maravilhosos e particularmente peculiares, já que eles abordam assuntos pesados de forma leve. Podemos sentir a dor e a alegria dos personagens através de suas palavras. Tem coisa melhor?

Um livro mais do que recomendado com toda certeza!

site: https://www.lovemybookss.com/2021/12/resenha-jamais-subestime-os-peoes.html

Dri @maktub_literariabook 04/05/2022

Um dos melhores livros que já li
(...)

Esse é aquele livro completo que me surpreendeu do início ao fim. Um enredo bem elaborado que possuí críticas sociais importantíssimas, assim como referências no xadrez. A história começa em 1987 e 1992, a partir dessa linha temporal acompanhamos essas histórias em paralelos. Essa foi minha primeira experiência com a escrita da autora e simplesmente fique encantada com a riqueza que é essa obra. A autora tem uma escrita fácil, regional e totalmente envolvente. Celina aborda aqui nesse livro temas como o preconceito, o regionalismo, a intolerância religiosa, a desigualdade social, o machismo e principalmente a ambição em cada tipo de pessoa, deixando nós leitores com reflexões valiosas e críveis. A história é narrada de diferentes pontos de vista o que em minha opinião facilitou para minha conexão com eles e pela visão mais completa de tudo que vai acontecer.

Enfim, uma história que trás um desfecho bem amarrado e incrível onde todas as peças se encaixam sem deixar nenhuma ponta solta e para a leitora que ama um romance, fiquei sim com meu coração quentinho e apaixonada pela trajetória de um casal em especial. Novamente meus parabéns a autora pelo grande talento e fica aqui minha recomendação para que leiam esse livro!

Resenha completa no IG @maktubliteraria_