Jamais subestime os peões: Eles valem uma rainha

Jamais subestime os peões: Eles valem uma rainha Celina Moraes

Resenhas - Jamais subestime os peões

Ka Ladybook 28/01/2022

Um romance muito real e gostoso de ler!
Um romance muito real e gostoso de ler!

Raquel está passando por um momento muito turbulento em sua vida. Seu namorado, há anos, apareceu casado com outra, sem lhe dar a mínima satisfação. Mas está na cara que ele casou com a menina por interesse. Além disso, o ex provocou o pai de Raquel e isso o levou à prisão. Após esse episódio, os pais de Raquel enfrentam muitos desentendimentos em casa. Como se não bastasse isso, sua melhor amiga também está agindo por interesse e fazendo tudo o que seus amigos riquinhos lhe dizem para fazer. E isso inclui se afundar nas drogas.
Do outro lado da história, conhecemos Aron, um riquinho "galinha". Ele está voltando dos Estados Unidos agora, após seus estudos de MBA, e seu pai quer que ele tome jeito na vida. Depois de nunca se preocupar com nada na vida e gandaiar muito, está na hora de arranjar um emprego e alguém para sossegar.
Após de tantas turbulências, Raquel toma uma decisão drástica. Ela vai se mudar para a cidade de São Paulo para dar início ao seu sonho, juntar dinheiro para poder fazer faculdade e depois ter o seu próprio haras.
Lá, as vidas de Raquel e Aron vão se cruzar. Ela vai se libertar das mágoas do passado e ele vai aprender a amar.

Eu adorei esse livro! A escrita da autora é super fluida e gostosa de ler e os capítulos são curtos, o que facilita a leitura. Eu estava saindo de uma sequência de leituras pesadas, então esse romance foi muito bem vindo.

O que eu mais gostei do livro foi o quanto os personagens e as situações são identificáveis na nossa realidade. Em vários momentos me peguei pensando na leitura "olha só, o Aron parece fulano" ou "nossa, é assim mesmo, eu já passei por isso". E eu não sei vocês, mas quando o livro é assim, ele mexe comigo. Faz reviver situações e refletir.

Ainda sobre os personagens, temos uma protagonista doce e, ao mesmo tempo, forte. Raquel não precisa de ninguém para ditar o seu caminho, ela sabe para onde quer ir. Ela é uma força da natureza a se admirar.
Gostei de todos os outros personagens também, com exceção dos homens que eram arrogantes e não respeitavam as mulheres. Mas eles foram necessários para a trama.

Se você gosta de romances contemporâneos ou está precisando sair de uma ressaca literária, eu recomendo muito esse livro. Romance não é o meu gênero preferido, mas ele com certeza me conquistou!

site: https://www.instagram.com/p/CZaXRQkra0a/

Kari 08/03/2022

Esse livro vem a calhar para o Dia internacional da mulher, então essa é minha dica de hoje!

Raquel, é nossa protagonista e sofreu uma decepção amorosa, seu namorado de anos simplesmente se casa com outra, e se não bastasse esse baque; o relacionamento dos seus pais não anda lá essas coisas; estão passando por uma crise, e sua melhor amiga está envolvida com drogas.

Seu pai ao brigar com seu ex, vai parar na cadeia e isso desencadeou uma série de outros eventos em sua família, mas Raquel não é qualquer mulher, ela é firme, forte e obstinada. O tipo de mulher que luta pelos seus objetivos e não tem medo de arregaçar as mangas. Mesmo com tudo desabando ao seu redor, ela não pretende ficar lambendo as feridas, como muitas pessoas fariam!

O sonho de Raquel é ter um Haras, ela tem um amor nos animais e no xadrez, o que a torna perspicaz e ao mesmo tempo doce. Mas após alguns eventos em sua cidade, Raquel está firme na ideia de sair do interior rumo a São Paulo para alçar vôos maiores, estudar e conseguir a grana que precisa para ter seu Haras.

Nesse enredo também conheceremos Aron, um cara com a vida feita, terminou os estudos a pouco, sempre curtiu a vida, vivendo intensamente com mulheres e tudo que rapazes fazem nessa fase, mas seu pai decide que já é hora de Aron assumir responsabilidades.. trabalhar, arrumar alguém sério e crescer!

E é nesse contexto que Raquel e Aron irão se encontrar e tudo muda completamente tanto na vida de um quanto de outro.

Quem pensa que é mais um romance bobo, se engana, Celina, trouxe em seu enredo temas relevantes, muitas reflexões e com isso iremos nos deparar com críticas sociais, drogas, preconceito, machismo, sexismo, homens arrogantes e muito mais!

Uma ótima pedida de leitura para todos, inclusive para nós mulheres. Uma leitura fluída, palpável, com personagens críveis e bem construídos!

Vocês gostam de romances com temática reflexivas e protagonista forte? Já leu esse livro?
Ficou com vontade de ler?

Bia 22/09/2021

Uma narrativa intrigante e cheia de liçoes

Raquel é uma jovem conhecida como galopeira, ama cavalos e joga xadrez. Nesse jogo, ela sabe conhecer seus adversários, pontos fortes e fracos. Enquanto isso, Daniel é um jovem ambicioso, que certo dia deixa seus sonhos com Raquel para se casar com a filha de um usineiro de cana-de-açúcar.

Eles queriam ter seu próprio espaço, mas a pobreza os desilude. Raquel decide partir para São Paulo com o coração partido e sonhos despedaçados.

Na capital, ela encontrará novos desafios para uma garota do interior. No tabuleiro da vida, ela estará disposta a fazer as pazes com o amor para se encontrar ?

O segundo romance da Celina Moraes traz muitos personagens interessantes, mas foca na Raquel. Uma jovem, cuja desilusão leva a sair da sua zona de conforto e deixar um pouco sua paixão por cavalos de lado.
Com o coração fechado, ela percebe que há muito pelo que lutar para ser respeitada em um novo ambiente.

Confesso que demorei a me conectar com o elenco principal, mas como um tabuleiro, as peças foram sendo colocadas , fazendo minha percepção mudar. A história começa em 1987 e vamos acompanhando a trama pelos próximos anos.

Com um conteúdo mais adulto, o linguajar é informal e regional. Mas, em uma escrita fluida e bem equilibrada, conseguimos ler e sentir as emoções dos personagens. Ver que ao longo do tempo, eles evoluem e suas mentes amadurecem.

Assim como a protagonista, somos levados a fazer escolhas o tempo todo. Muitas vezes, sacrificamos o que amamos para crescer, virar outro alguém. E mesmo que pareça ser a jogada final, temos muitas possibilidades para mudar o jogo. Afinal, o controle está na nossas mãos. Basta, refletirmos e termos um pouco de coragem para ser.

Uma segunda experiência encantador, cheia de lições e belas interpretações da vida. Se você curte um bom romance com drama na medida certa , indico esse nacional.

site: https://www.instagram.com/meus2literario/

Pam 24/03/2022

Você precisa conhecer essa galopeira..
Raquel, uma destemida galopeira do interior, vê seus sonhos irem por água abaixo, quando de repente sofre uma desilusão amorosa que causa grandes repercussões em sua vida. Como se não fosse suficiente, nossa protagonista ainda enfrenta discussões turbulentas entre seus pais, pela divergência religiosa. E ainda, sua melhor amiga precisa urgentemente de ajuda, pois está envolvida com drog@s.

Mas, mesmo nessa situação complicada, quem disse que Raquel abaixa a cabeça? Ao contrário, encara tudo com garra e resistência, passando por cima de todos obstáculos e nos mostrando a mulher forte que é!

Raquel tem duas paixões que me encantaram: jogar xadrez e cavalgar. O amor dela por ambos, é nítido e nos conquista desde o início. Ela passa os dias dessa maneira, até que devido à um acontecimento impactante, Raquel decide se mudar para a capital de São Paulo.

Nesse contexto, conheceremos Aron, um herdeiro milionário, criado para assumir o comando das empresas do pai, e casar-se com uma moça da mesma classe social. O único problema, é que Aron não quer compromisso sério com ninguém! Bem.. até seu destino se cruzar com o de Raquel.

Primeiramente, se você acha que esse é só mais um romance clichê, não se engane! O livro não é apenas sobre o romance entre os protagonistas. Celina vai muito além disso!

Na narrativa em terceira pessoa, a autora vai nos apresentando parte da rotina de cada personagem secundário, que no desenrolar da história vão compondo o enredo e se entrelaçando uns com os outros. Assim, Celina aborda vários temas relevantes e faz diversas críticas sociais, num livro ambientado nos anos 80, que se torna bastante atrativo.

A autora cita e desenvolve muito bem assuntos de política, machismo, preconceito, intolerância religiosa, drog@s, vícios e muito mais.

Aliás, gostei bastante da forma como ela inseriu os vícios na obra. Nada foi romantizado aqui!

São tantos personagens e tantas questões reflexivas que eu poderia ficar o dia todo aqui, elogiando a construção e desenvolvimento desse livro.

Ademais, finalizo dizendo que é um dos poucos que pretendo reler ainda esse ano! Certamente me proporcionará uma nova experiência reflexiva.

@cortedeamigaselivros 18/10/2021

Bem escrito e cheio de reflexões importantes!
?O desemprego rouba tudo da gente, e se não nos cuidarmos, leva até a dignidade.?

Raquel é uma jovem do campo que adora jogar xadrez e andar a cavalo, no entanto que é chamada de galopeira pelos moradores da cidade. Seu sonho é se casar com Daniel, seu namorado, construir uma família e ter seu próprio haras. Mas quando Daniel se casa abruptamente com a filha de um milionário, a protagonista vê seus sonhos desmoronarem e fecha seu coração para o amor.

Depois de tantas humilhações sofridas e determinada a mudar de vida, a jovem parte para São Paulo. Na nova cidade outras dificuldades surgem, assim como um interesse amoroso que colocará em xeque o medo de Raquel de amar novamente.

Aron, herdeiro de uma grande empresa de robótica, tem a plena convicção de que nunca se casará, pois prefere relações descomplicadas com garotas que não vão exigir um anel no dedo. Entretanto, quando ele conhece certa jovem descrente no amor, mas com uma beleza e inteligência impressionantes, sua tática de jogo muda.

Preciso dizer que nunca li um livro igual a esse, que mesmo tendo romance, o foco principal seja trazer críticas sociais que nos façam refletir sobre temas importantes como: desemprego, mal distribuição de riquezas, intolerância religiosa, ditadura e assédio. Além disso, é uma trama muito bem detalhada e na qual vemos a perspectiva de mais personagens e seus dilemas, do que apenas o casal principal.

Conhecer essa trama foi uma experiência única, é um livro que todos deveriam ler, pois a autora conseguiu muito bem mostrar a realidade dos brasileiros através dos personagens. Além de passar uma mensagem importante sobre vingança, que não vale a pena envenenar nossa vida por algo assim.

Enfim, se você procura por uma história que traga reflexões importantes e atuais e com pitadas de romance, você precisa conhecer esse livro e se surpreender com a trama.

Alinne Morais @sistersbookaholic 22/12/2021

Meu livro favorito da autora!
Depois de passar por uma desilusão amorosa, que resulta na prisão injusta de seu pai, Raquel muda. Revoltada com as injustiças do lugar onde mora, a garota decide ir para São Paulo. A garota então tranca o seu coração para o amor, só que ela não imaginava que conheceria alguém capaz de quebrar todas as barreiras do seu coração. Aron é um namorador e não quer saber de compromisso, mas depois que conhece a garota dos olhos de azul safira seu mundo muda.

♟“Enquanto a gente respirar, há esperança, e se há esperança, lutaremos até o último suspiro.” Pág 229

Fui mais uma vez cativada pela escrita da autora, Jamais subestime os peões: Eles valem uma rainha, foi uma leitura que me conquistou logo nas primeiras páginas.

A Raquel, mais conhecida como galopeira, é uma personagem que de cara me cativou, ela é sincera, com uma personalidade forte e que não abaixava a cabeça para ninguém. A garota adorava as coisas simples da vida, como a natureza e jogar xadrez. Ambiciosa, ela sempre almejava uma vida melhor para si e para os seus pais.

Aron é o típico conquistador e que sempre deixava claro para as garotas com quem saia que ele não queria um relacionamento sério. Foi divertido ver ele tentando conquistar a destemida Raquel (confesso que queria mais páginas dos dois juntos). 😍

Algo que gosto na escrita da Celina é que ela sempre dá destaque aos personagens secundários, fazendo que eles sejam essenciais para o desenvolvimento da trama.

O livro aborda temas importantes como drogas, intolerância religiosa, preconceitos social e racial. O livro se passa nos anos 80, e notamos o quanto a autora teve o cuidado em sua escrita, trazendo acontecimentos e abordando assuntos que aconteceram naquela época.

Esse com certeza se tornou o meu livro favorito da autora até agora. O livro traz uma mensagem positiva sobre correr atrás dos nossos sonhos, uma leitura instigante e que deixa o leitor ávido para saber o que vai acontecer na próxima página.
Leitura recomendada!

site: https://www.instagram.com/p/CWtsTrPL2T-/

Terapia em Livro 22/01/2022

Um livro cativante e que vale a pena conhecer
Jamais subestime os peões | @celinamoraesescritora

Raquel é uma jovem corajosa, sonhadora, inteligente e louca por cavalos e jogos de xadrez. Ela namora Daniel com quem tem muitos sonhos e planos, contudo de uma hora para outra, o rapaz decide se casar com uma jovem rica e a deixa de coração partido. Sentido que precisa recomeçar a vida, Raquel decide ir para São Paulo. Além disso, ela vive sonhando com a mesma coisa.

Do outro lado da história, temos Aron, o herdeiro de uma grande empresa. Ele não quer saber de relacionamentos, apenas de curtir o momento e ser feliz. Contudo, quando os caminhos dele se cruzam com os de Raquel tudo muda.

Ela tem medo de sofrer outra vez. Ele pela primeira vez na vida está apaixonado. Duas pessoas de mundos diferentes, mas que juntas decidem embarcar nessa loucura maravilhosa chamada amor.

Opinião:

Temos aqui um livro repleto de personagens marcantes e bem construídos. Além disso, a história é bem elaborada e envolvente, o que torna impossível parar a leitura antes do fim.

O livro não é focado no romance, mas sim nas escolhas que fazemos em nossas vidas. Sem falar que ele aborda assuntos importantes como, drogas, ganância, o poder do dinheiro e entre outros, de forma leve, porém de maneira intensa. Além de trazer diversas reflexões sobre a vida.

Paralelo a história da Raquel, temos também personagens secundários que fazem toda a diferença e deixam a trama ainda mais rica. O livro é narrado em terceira pessoa e pelo ponto de vista de vários personagens.

Enfim, um livro repleto de histórias e acontecimentos e que realmente me cativou. Vale a pena ler, eu amei!

Marrenta_literaria 08/01/2022

Jamais subestime os peões
Jamais subestime os peões | @celinamoraesescritora | 4?

".. Posso viver com o coração alienado, mais a cabeça alienada jamais."

A história se passa em 1987, onde conhecemos Raquel, uma linda moça de olhos azuis, filha de Gamaliel que era conhecido por todos como o domador de cavalos selvagens, Raquel vem de uma família humilde do interior mas que tem valores que dinheiro nenhum no mundo compra.

Raquel acaba de passar por uma desilusão amorosa, seu namorado e futuro noivo Daniel a trocou por outra, tudo por interesse, visto que sua esposa é muito rica e herdeira de fazendas de Açúcar, ele nem sequer comunicou o término com a Raquel.

Em paralelo a história de Raquel também vamos conhecer Mirela, uma jovem que almeja um futuro de riqueza, ela juntamente com sua amiga Francis dividem um quarto em um pensionato para moças, ela acaba de arrumar um emprego que vai ajudar a concluir sua faculdade de direito, mas quando conhece Danton seu chefe, ela vê uma oportunidade mais fácil de alcançar seu objetivo mas nada sai como esperado.

?A protagonista desse romance é Raquel, Mas eu senti que o livro não tem um foco principal nos protagonistas, toda a história é voltada para as mulheres que trilham caminhos diferentes mas todos com o mesmo objetivo, serem felizes e realizarem seus sonhos, o livro passa um sentimento de sororidade.

?Eu passei muita raiva com os personagens masculinos desse livro, só homem escroto, em contrapartida me diverti demais com as meninas e aprendi com elas também.

?É uma leitura leve, fluida, que passa uma linda mensagem, a escrita da autora é maravilhosa e o livro em si está perfeito, super indico.

Jaqueline @icontextualize 29/10/2021

É possível se erguer mesmo depois de sofrer tanto?
Jamais subestime os peões ? @celinamoraesescritora ? @editorabuqui ? 342p ? +16

Nesse livro vamos conhecer a Raquel que ama cavalgar e jogar xadrez. Ela e Daniel sonham um dia em se casar e ter o seu próprio haras. Apesar de terem uma paixão em comum, isso pode não ser o suficiente para sustentar o amor.

Daniel some e quando volta, aparece casado com a filha de um usineiro de cana-de-açucar. Após Raquel passar por essa decepção e ser fulminada por bombas de problemas para resolver, a jovem galopeira decide arriscar mais e embarca numa viagem para para São Paulo e a presença nesse lugar pode mudar completamente a vida dela.

"um dia você vai descobrir que o amor também fascina e é incrível".

Eu estava muito ansiosa para ler esse livro, principalmente porque sou apaixonada pela escrita da autora. A Celina tem o dom de nos fazer adentrar à história e sentir na pele todos os sentimentos e conflitos dos personagens. Esse livro é para pessoas um pouco mais velhas, principalmente por abordar temas complexos e que podem gerar gatilhos como uso de drogas. Além disso, a autora intercala diversos pontos de vista, o que traz uma dinâmica fluída para a história.

De cara eu consegui me apegar a protagonista. Ela se torna uma personagem muito fechada devido a tudo que passou, e é muito interessante vê-la encarando a vida e saindo da sua zona de conforto, por mais difícil que seja. O que eu posso dizer pra vocês é: você vai refletir bastante. Isso porque a autora toca muito na tecla das escolhas que fazemos e como essas escolhas reflete muito na forma que a gente pensa e enxerga a vida.

Leti 09/11/2021

RESENHA: Jamais Subestime os Peões por Celina Moraes publicado pela Editora Buqui
Jamais Subestime os Peões é um livro fascinante, com uma história linda e mega envolvente, com 341 páginas que você consegue ler em um único dia, é sério, o livro é envolvente demais, a escrita de Celina te prende de uma maneira que é impossível parar de ler até chegar ao fim!
A trama relata a vida de Raquel, a Galopeira, uma mulher forte que acaba se decepcionando no amor, quando seu namorado Daniel, a troca pela filha de um rico usineiro. Para piorar a situação, Raquel sofre com a inconveniência de sua mãe, a qual insiste que ela se case jovem.
Existem outros personagens importantes no livro, como o Dr. Dalton e seu filho Aron, o qual acabou de voltar de uma temporada de estudos nos Estados Unidos, e agora, só quer saber de aproveitar a vida. Além disso, temos a Dalila, uma amiga de Raquel que está sofrendo as consequências de muitas escolhas erradas, como o envolvimento com drogas.
Um dos pontos mais positivos do livro, em minha opinião, é a troca de narrativa entre os personagens, o que te faz ficar cada vez mais envolvido com a leitura, atiçando a sua curiosidade e, consequentemente, te fazendo devorar o livro.
Conforme a trama vai se desenvolvendo, o destino junta Raquel e Aron, e suas histórias são entrelaçadas, deixando o livro ainda mais interessante.
Além de ser uma leitura intensa, com reviravoltas e personagens instigantes, a escritora levanta temáticas importantes, como obsessão por dinheiro e as consequências que escolhas erradas podem acarretar em nossas vidas, o livro nos faz refletir muito sobre as nossas escolhas, nos mostrando o real sentido da vida.

Retrô Books 03/02/2022

Resenha @retro_books_
Este livro me ganhou por diversos fatores, a começar pela época em que ele se passa, eu gosto demais de histórias que sejam ambientadas nas décadas de 80 ou 90.

A trama possui alguns personagens que de alguma forma são protagonistas das suas próprias histórias, a princípio suas trajetórias ocorrem em separado, mas aos poucos, com o decorrer da leitura, elas vão se interligando e se conectando, até que mesmo aqueles que moram à quilômetros um do outro têm suas vidas entrelaçadas.

A responsável por estas ligações é Raquel, uma moça interiorana que sonha cursar Agronomia e ser proprietária de um Haras e que, durante a espera da realização do seu sonho, passa os dias a galopar, seu apelido na pequena Otinga é galopeira e, também à jogar xadrez, o qual ela é excelente e tira ensinamentos muito valiosos.

Raquel é ambiciosa, mas tem um coração tão bom que é incapaz de cometer algum ato ilegal ou maldoso para obter sucesso. Ela é muito atenciosa com os pais, principalmente o pai que é um homem muito correto.

Além da nossa Raquel, outro personagem que vamos aos poucos conhecendo é Aron, um playboy que apesar de ter alguns pensamentos revolucionários e discordar da má divisão da renda para o povo brasileiro, não abre mão da vida boa que leva em função do pai rico.

Um detalhe muito importante que a autora aborda neste livro é a baixa autoestima. Temos alguns personagens que se submetem à condições degradantes em nome da ambição, do falso amor, e de um futuro incerto. Além disto, ela aborda também a dependência química de forma muito responsável e clara.

Enfim, aqui temos um livro muito completo, muito bem escrito e com uma narrativa impecável. Gostei bastante de todos temas abordados e dos desfechos de cada um. Valeu cada página lida. Recomendo.

Malu | @dicas_de_malu 17/12/2021

"Jamais subestime os peões" foi o meu primeiro contato com a escrita da Celina e eu não poderia ter ficado mais feliz. Com uma escrita direta e muito fluida, ela já me conquistou logo nas primeiras páginas e eu simplesmente não sentia o tempo passar enquanto lia.

Além disso, minha simpatia pela protagonista Raquel foi imediata e eu me apeguei a ela rapidamente. Foi difícil ver o quanto ela sofreu, especialmente pela decepção com o ex namorado, Daniel. No entanto, eu amei ver a evolução da personagem e a firmeza de caráter dela. Raquel não enfraquece em nenhum momento e nem de deixa levar pr caminhos "mais fáceis". Ela é uma verdadeira guerreira e foi impossível não admirar a sua força.

O livro conta com ouros personagens importantes e cada um deles tem os seus conflitos muito bem trabalhados pela autora. Através deles, ela aborda temas sérios como a dependência química, preconceito, intolerância reliogosa, entre outro. E isso foi muito interessante porque ao longo do livro encontrei diversas reflexões sobre assuntos importantes e lições que me marcaram.

Confesso que senti um pouco de falta do romance, porque Raquel e Aron demoram um pouco a se conhecer. Porém, quando isso acontece é muito bonito ver o quanto eles amadureceram até ali e como eles vão se abrindo para o amor aos poucos. Além disso, achei muito importante o foco que a autora deu na jornada individual dos personagens porque permite ao leitor acompanhar a evolução deles ao longo do tempo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
"Jamais subestime os peões: eles não valem uma rainha" foi uma leitura intensa e envolvente, que me surpreendeu e me trouxe muitas lições. Amei acompanhar a jornada de cada um desses personagens e terminei a leitura com o coração quentinho e cheio de orgulho por ver o quanto eles aprenderam. Meu primeiro contato com a escrita da Celina não poderia ter sido melhor e mal posso esperar para ler outras obras da autora.

Júlia 26/02/2022

Gostei demais do livro.
Nesse livro conhecemos a história da Raquel. A personagem mora no interior e é conhecida como a Galopeira, por conta que suas paixões são os cavalos e o contato com a natureza.

Raquel sofre uma desilusão amorosa, ela namorava a alguns anos e seu namorado termina com ela de uma forma que me deixou chocada.
Eu como leitora já fiquei com raiva do personagem pelas coisas que cometeu.

Gostei bastante da escrita da Autora, é um narrativa de fácil compreensão e fluida.
Mesmo o livro tendo mais de 300 páginas eu li ele super rápido pois não conseguia largar o livro até finalizar a história.

É uma história muito imersiva.
A Autora colocou várias criticas sociais na história, o que achei bem interessante.

A Raquel acaba saindo do interior e indo para São Paulo para mudar sua vida, e nós acompanhamos toda essa trajetória.

Gostei demais do livro.
Fica aqui a minha recomendação. ✨

site: https://www.instagram.com/p/CYw9c5HPP0Y/

Entrelivros_efilho 14/10/2021

❝[...] O amor não tem regras. O corpo não enlaça o amor; são os olhos que o despertam.❞

Jamais Subestime os Peões: Eles Valem uma Rainha foi uma leitura tão deliciosa que torço muito para que esse livro ganhe o mundo porque essa história é surpreendente e cativante.

A história se passa no fim dos anos 80 e início dos 90 e aqui vamos conhecer Raquel, uma garota introvertida e séria que sonha em estudar agronomia e ter o seu próprio haras já que uma de suas paixões é galopar, tanto que é conhecida como galopeira, em Otinga, a pequena cidade onde mora.

Após 3 anos de namoro e muitos planos feitos com Daniel, Raquel descobre que interessado no dinheiro ele se casou com a filha de um usineiro sem avisá-la, deixando-a para trás com o coração partido e então, após outras decepções em sua vida, ela decide ir embora para São Paulo tentar uma vida melhor para estudar e realizar seus sonhos.

E por outro lado vamos conhecer Aron, um jovem herdeiro de uma grande empresa que acabou de voltar de um MBA nos EUA e que por não querer um relacionamento sério só quer saber de curtir e aproveitar a vida, até que o seu caminho cruza com o de Raquel e ele se vê fazendo tudo o que sempre afirmou que não faria.

Que leitura deliciosa! Esse foi o 2º livro que leio da autora e mais uma vez sua escrita e personagens me conquistou. O que mais gosto nos livros da Celina é que ela não foca apenas em um personagem, ela nos apresenta vários personagens ao longo da história e em certo momento seus caminhos se cruzam de alguma maneira e isso nos deixa ávido por mais e devoramos as páginas sem ver, esse é o tipo de leitura que não sabemos se lemos rápido para ver o que vai acontecer ou devagar para não despedir dos personagens.

Aqui temos uma narrativa informal e regionalista e em 3ª pessoa, e os capítulos intercalam o ponto de vista de vários personagens nos dando assim uma visão ampla da história que além de nos deixar mais próximos deles, nos insere em seu universo e nos faz sentir suas dores e nos deixa torcendo por um desfecho positivo para todos, e o coração ficou quentinho com o desfecho amarradinho sem nenhuma ponta solta e com a justiça sendo feita e cada um recebendo exatamente o que merece.

Outra coisa que gosto nos livros da autora é que ela sempre trás críticas sociais em seus enredos através dos temas pertinentes e que condizem com a nossa realidade atual que ela aborda, aqui ela abordou com maestria a intolerância religiosa, o preconceito social, o machismo, o regionalismo entre outros, o que torna a leitura prazerosa e reflexiva, duvido você ler algum livro da autora e não terminar a ultima página sem ter se identificado ou aprendido algo com alguma situação vivida pelos personagens.

Essa é uma história sobre escolhas e suas consequências, e de não desistir dos nossos sonhos porque nem sempre as coisas saem como planejamos, mas se persistimos tudo pode acontecer e melhor do que esperamos.

❝— Vou escalar o topo da montanha sozinha – afirmou decidida.
— Raquel subir ao topo, é só metade da escalada. A outra metade é descer, tão perigosa quanto subir. O grito de vitória deve ser dado do sopé e não do topo.❞