Jamais subestime os peões: Eles valem uma rainha

Jamais subestime os peões: Eles valem uma rainha Celina Moraes

Resenhas - Jamais subestime os peões

1 | 2 | 3 | 4

Michelli.Mezzon 04/01/2024

Mais um nacional favorito!
Já faz anos que eu li esse livro, mas ainda não superei. Ele é um dos meus nacionais favoritos, realmente amei e recomendo demais!

Emiliane.Yamada 10/07/2023

Peões são que movem a vida
Um enredo que me surpreendeu e me fez mais uma vez mergulhar na escrita da autora Celina Moraes.

Nesse título temos a protagonista Raquel e toda sua força, nos ensinando sobre as escolhas certas e erradas que fazemos na vida.

É um enredo que acima de tudo fala sobre o amor, as desilusões amorosas e como tudo que acontece em nossas jornadas nos moldam, dando forma ao nosso caráter. Como em várias situações da vida nos deparamos com momentos em que temos que a tomar decisões e escolhas importantes que marcarão e muitas ate mudarão a nossa forma de ver o mundo e viver .

Ler essa obra, foi como ir desmembrando diversas camadas, necessárias e reflexivas, passeando em questões econômicas, sociais, e muito além disso.

Raquel tem um relacionamento de longa data com Daniel e conforme qualquer pessoa, ela sonha e planeja um futuro, mas as coisas não saem como planejado, e em meio ao caos seu pai acaba por ser preso. O que vai se juntar a outras situações, tornando Raquel diferente da que conhecemos inicialmente.

Eu vejo que muitas pessoas no lugar de Raquel, se fechariam completamente, seriam amargas, desprovidas de vitalidade e força até, mas não Raquel, ela é aquele tipo de personagem disposta a ajudar os outros e se propondo a dar o seu melhor para ajudar ao próximo; tal qual sua amiga Dalila.

Raquel possui ambições, mas algo que me chama atenção, é que ela é pé no chão, não fica procurando caminhos curtos. Para se chegar onde deseja, é necessário esforço, trabalho, dedicação. Ela e Dalila tem pensamentos divergentes sobre diversos pontos, o que ocasiona alguns atritos.

Temos diversos outros personagens secundários trabalhados de forma única, com características que são importantes no desenrolar de todo o enredo.

Aron e seus pais Clara e Danton. O pai de Aron, é um empresário de renome e tinha muitas expectativas em cima de seu filho, que acabaram frustradas, já que após passar um período estudando fora, em seu retorno, ele não pretendo tomar as direções que seu pai espera. Isso gera conflitos imensos.

Aron vai trabalhar em uma empresa onde conhece Raquel. Ambos são de mundos diferentes, enquanto ele sempre teve tudo de mão beijada, ela é humilde e se esforçou muito para conquistar seu espaço. E Danton também vai conhecer alguém, Mirela uma secretária de sua empresa. E essa nova jogada do destino muda a vida de todos.

O livro tem romance, mas também trata de temas importantes como a desigualdade social, a mulher na sociedade e os diversos papéis que ela desempenha, além do preconceito amor, perdão.

O título da obra cai como uma luva, já que alguns personagens/pessoas são como peões, não vou dar muitas dicas, para não estragar a surpresa de quem vai ler a obra.

Mas ressalto o quanto a escrita da Celina é leve e ao mesmo tempo tem o poder de promover todo o necessário para uma construção pessoal e intimista.

O poder da autora nos conectar de maneira direta aos personagens, como se cada um deles fosse alguém que conhecemos, e acho essa experiência bem interessante.

Convido vocês a conhecer não apenas esse título, mas os outros da autora.
Pretendo estar lendo em breve mais escritos pela Celina e venho cobrar para vocês.

Marya 15/06/2023

Esse livro superou todas as minhas expectativas! Um livro que nos proporciona um combo de histórias inspiradoras, personagem reais que cativam o coração dos leitores.

Em uma narrativa simples, a autora conseguiu abordar temas importantes, trazendo a tona a realidade da vida. Ela aborda temas como a intolerância religiosa, machismo, desigualdade, adultério, vícios, preconceito, entre outros.

A verdade é que esta foi uma história que falou de muitas coisas diferentes, mas principalmente sobre escolher caminhos certos e errados.
Esta é uma história que fala da garra da destemida Raquel, mas também é uma história de amor. Várias, na verdade. Assim como a protagonista, os personagens secundários têm um lugar especial na história. A autora nos apresenta personagens bem construídos ao longo da narrativa. "A destemida e inspiradora Raquel que sofreu uma desilusão amorosa e luta para fazer com que sua melhor amiga largue as drogas; o empresário Danton e seu filho Aron com suas diferenças políticas e ideológicas; Mirela, a jovem ambiciosa que se vê apaixonada por um homem casado, e Frances que acaba sofrendo nas mãos de homens que a tratam como objeto. Tudo isso em uma narrativa simples, fluida e completamente encantadora."

No geral, eu achei esse livro incrível e necessário, pois o leitor é levado a refletir sobre diversos assuntos e, acaba encontrado lições para a vida.

"? O peão é a peça de menor valor no jogo, mas quando chega do outro lado do tabuleiro, pode ser promovido à outra peça, inclusive ser coroado rainha."

Kakau 24/03/2023

Um diferente, PERFEITO!
Um romance totalmente diferente do que já li.
Por que digo isso? Leia a resenha abaixo que entenderá um pouco.

Raquel é uma garota esperta, inteligente e não abaixa cabeça para homem algum.
E já nas primeiras páginas do livro, nos deparamos com sua dor. A dor da traição. Daniel a trocou por uma "ricaça".

"- A verdade é que o Daniel fez um patrimônio, e não um matrimônio."

Daí para frente, vemos o quão forte nossa mocinha é. E o quanto a autora, Celina Moraes, nos faz refletir sobre as mínimas coisas do nosso dia a dia.
Uma leitura que aborda de forma bem direta alguns assuntos delicados, como as drogas.
Dalila, amiga de Raquel é usuária e conforme vamos lendo, acompanhamos a luta de Raquel em tentar ajudar a amiga.

"- Então você está sendo incoerente, porque escapar da realidade cheirando um treco que te deixa fora de si não é curtir a vida, é deixar a vida à deriva."

Temos muitos outros pontos abordados na história. Celina soube trabalhar bem em cima das criticas sociais feitas.
Nada que nos faça ficar entediado. Pelo contrário... nos faz refletir sobre, olhar até mesmo para as nossas atitudes e de pessoas próximas.

Karina, e o romance?
Então, o romance acontece na cidade de São Paulo, Raquel decide sair de sua cidade pequena e se arriscar na capital. E Aron retorna a capital, após três anos fora.

Acontece tanta coisa antes, durante e após esses dois se encontrar.
E isso que amei, apesar de ser um romance, a autora soube trabalhar muito bem nas histórias dos personagens secundários. Tão bem que, você se esquece do casal principal.

Volto a repetir, é um romance bem diferente do que costumo ler e isso que me fez amar demais a história.
A escrita da Celina, é em terceira pessoa e vocês sabem o quanto isso é difícil para mim. Mas fluí tão bem o enredo que nem me incomodei.

Enfim, é uma leitura que mega recomendo.

Lelen 19/03/2023

Interessante
Um lindo livro atemporal muito bem escrito uma ótima dinâmica muito surpreendente um amor além do tempo foi perfeito.

greicy.maronjo.5 18/03/2023

Gostei
Foi meu primeiro contato com a escrita da autora Celina Moraes e recomendo muito!
Adorei o romance, foi uma leitura muito gostosa. Recomendo

Yasmin203 18/03/2023

Maravilhoso
O livro trás várias histórias conectadas que são narradas em terceira pessoa. O livro é fluído com uma narrativa leve e cativante.

AlechandraClio 17/03/2023

Ser fiel aos seus valores.
É o primeiro contato com o trabalho da Celina e fiquei surpresa com o corte histórico e cronológico que fez em sua narrativa. Bem pouco comum, pelo menos para mim como leitora, falar sobre o cenário de transição do Brasil fim da Ditadura militar, a questão social é econômica e como essas mudanças afetaram os protagonistas e coadjuvantes.

Temos uma jovem totalmente fora dos padrões das mocinhas de história de romance. Raquel é valente e determinada, detesta injustiças, amante da natureza e tem ambição em ser rica, sem precisar pisar ou humilhar os outros.

Aaron é o típico filhinho de pais ricos e de uma mãe super protetora. Depois de uma viagem aos EUA, suas convicções e ideias mudaram. O problema é que sair da zona de conforto e viver na pele a realidade da classe operária, não tem tanta motivação para mudar sua abastada vida.

Fora os coadjuvantes, tão importantes que mesclaram suas realidades distintas de suas vidas, enfrentando humilhações, discriminação, tabus, violência física e psicológica, drogas e famílias desestruturadas e saudáveis.

O que achei interessante foram a forma que essas histórias paralelas, por assim dizer, se cruzam com o casal protagonista. A maneira de refletir que toda ação tem o seu retorno e que nada é por acaso.

Aaron não consegui conquistar de cara uma menina tão diferente em todos os sentidos com a mesma facilidade que tinha em suas conquistas. E Raquel teve que amadurecer a ideia de que a vingança só faz a pessoa perder tempo em sua vida.

Uma história sem sombra de dúvidas cheia de reflexões importantes sobre o que tem mais peso a ser dedicado em sua caminhada.

Recomendo a leitura.

Talita 17/03/2023

Interessante
Um livro bem diferente do que eu estou acostumada a ler. Mas confesso que me surpreende muito. O livro trás várias histórias que te fazem refletir e vc se envolve sem perceber.
É a minha primeira experiência com a autora, e gostei bastante, com certeza vou ler outros livros

Silvana216 16/03/2023

Surpreendente
Um livro que me surpreendeu.
Escrita perfeita que não deixa a desejar em nada, com personagens com suas características determinantes em uma leitura fluente e agradável e um livro que eu indico.

Rosangela Thomaz 16/03/2023

Um romance bem escrito e envolvente, que nos trás cenas, que nos fazem refletir! Os personagens são simples e reais, que vivem nos anos 80/90... É abordado vários temas e a leitura nos trás força e esperança! Perfeito!

Uma pequena leitora 12/02/2023

JAMAIS SUBESTIME OS PEÕES, ELES VALEM UMA RAINHA
Esse livro me fez refletir sobre diversos assuntos, mas o principal foi sobre a situação que estamos vivendo no Brasil. Naquela época as coisas eram muito diferentes e hoje já podemos ver uma grande transformação, porém os problemas continuam com o mesmo aspecto

É uma obra que conseguimos compreender e a protagonista(Raquel) é um exemplo de superação acima de tudo.

Existem diversas reviravoltas ao longo da trama, a cada capítulo vemos o quão próximo aqueles acontecimentos estão da nossa realidade.

Mas não podemos acontecer do lado obscuro da situação, há diversos gatilhos e um deles são o uso das drogas, na quais os jovens da época se aprofundaram e não tinham uma visão ampla sobre as consequências que os esperavam.

Leiam, eu recomendo a todos.

Má Powzum- @entrelinhaslivros 10/10/2022

Uma protagonista forte!
Gostei muito dessa segunda obra que tive o prazer de ler da autora Celina, novamente ela traz uma história emocionante e cheia de temas importantes. É bem interessante a história se passar na década de 80, ela consegue mostrar alguns pensamentos machistas que infelizmente ainda se encontram enraizados na nossa sociedade além de algumas desigualdades da época, mas que olhando atualmente não mudou muito...

Além disso, o livro possui aquele tipo de mocinha que eu adoro! Raquel é corajosa, independente, forte e empática, ela não consegue ficar calada frente a algumas injustiças e se mostra muito convicta daquilo que acredita. Sozinha ela decide desbravar a cidade grande e a autora conseguiu mostrar uma jornada muito real desta personagem. Outro ponto que destaco é como cada personagem tem algo a nos ensinar, a história não fica focada apenas no casal principal, ela vai muito além mostrando personagens humanos e com problemas muito ?vida real?.

Por fim, ressalto que essa obra da Celina é muito sensível, tocante e emociona o leitor. Com uma escrita fluída, poética e que consegue nos prender a história individual de cada personagem.

Vitória | @livrosland 29/09/2022

Um dia você vai descobrir que o amor também fascina e é irresistível.
📖 Ao sofrer uma grande desilusão amorosa Raquel vê sua vida ficar ainda mais difícil quando seu pai é preso por tentar defender sua honra. Raquel é de família humilde e após perder o namorado para uma garota rica ela jurou provar o seu valor.

📖 Mas como o esperado, Raquel sofre e passa por muitas coisas antes de alcançar o topo que ela tanto almeja. No caminho do sucesso, Raquel faz amizades e conhece um homem disposto a quebrar todas as barreiras criadas em torno de seu coração.

📖 Jamais subestime os peões me foi uma grata surpresa e eu preciso te dizer o porquê, eu já esperava gostar dessa história de premissa tão diferente, mas não esperava me afeiçoar tanto a trajetória da inteligente e obstinada Raquel.

📝 A protagonista é de longe um dos pontos mais altos dessa obra, quanta sabedoria e beleza em uma pessoa só! Uma mulher realmente admirável

💬 E por falar em mulher admirável, como elogiar a Raquel sem elogiar a mulher que está por trás dela? Celina é uma grande autora que eu tive o prazer de conhecer esse ano e pretendo acompanhar e ler outros trabalhos com toda certeza. A escrita dela é leve, e densa nos momentos certos, tem uma boa dose de drama, mas também tem aquele romance inesperado que eu amo, enfim, o livro tem tudo que eu gosto e mais um pouco!

❓ Curtiu a premissa de “Jamais subestime os peões? Está esperando o que para dar início a esse leitura?

site: https://www.instagram.com/livrosland

Milla 27/09/2022

Lindo
O livro nos conta a história de uma mulher forte e corajosa que sofre com algumas perdas na cidade . E decide ir pra São Paulo pra mudar de vida e realizar seus sonhos . Recomendo

1 | 2 | 3 | 4