Jamais subestime os peões: Eles valem uma rainha

Jamais subestime os peões: Eles valem uma rainha Celina Moraes

Resenhas - Jamais subestime os peões

1 | 2 | 3 | 4

Rhayane.Nascimento 30/03/2022

Livro inspirador, crítico e extremamente necessário
Preciso ser sincera e dizer que esse livro me tocou em diversos momentos e desde do começo me senti conectada a ele de uma maneira que não soube explicar. Raquel uma galopeira além de seu tempo, mesmo depois de ter se desiludido e se magoado muito com um amor que ela achava que tinha ao invés de se perder na mágoa, simplesmente decidiu que não só precisava seguir sua vida, mas também agregar mais sentido ainda a ela, buscando seu sonho e correndo atrás do que queria.

Sempre muito querida por todos, essa menina doce ainda carregava no peito uma mágoa que só um novo amor poderia curar. O livro traz em vários momentos assuntos de importante discussão como: intolerância religiosa, casamento arranjado, infidelidade matrimonial, moralidade, drogas e vícios, assédio, preconceito racial, classes sociais e todo o precipício de diferença entre elas, até mesmo sobre as cicatrizes da ditadura no Brasil, principalmente por causa do período histórico em que o livro se passa.

É lindo ver que Aron apesar de ser um rapaz namorador, que nunca pensou em relacionamento antes, desde da primeira vez que vê Raquel começa a duvidar de todas as suas convicções e se torna quase um menino ao lado dela, sem saber como agir e tendo como único objetivo tratá-la bem na esperança de um dia ter seus sentimentos correspondidos, sem em nenhum momento forçar a barra, ele sempre tentou seguir o tempo dela, e aguardou na dele, porque o amor dela viria na hora certa.

Raquel passou por diversas provações, mas sua persistência, força de vontade e lealdade a levaram muito mais longe do que ela poderia imaginar um dia. Levando sempre consigo humildade, o amor pelos animais, pela sua cidade natal: Otinga e suas amizades verdadeiras do lado e amor pelo seu pai, foi lindo acompanhar a história e a trajetória de Raquel.

Mahh 29/03/2022

Amei
Gente esse livro do começo ao fim é intenso ,me fez chorar , me apaixonar , me desesperar e por fim ficar aliviada ,a história da Raquel é tão marcante de diversas formas.

Ana 29/03/2022

Adorei o livro
Um livro bastante surpreendente, que superou minha expectativas. Foi meu primeiro contato com a autora e gostei da escrita dela, que é leve, fluida e traz reflexões nessa história sensacional.

A história se passa no final dos anos 80 numa cidade pequena chamada Otinga. E lá mora Raquel, uma jovem que ama os cavalos e galopar, tem ambição de estudar agronomia e é apaixonada por Daniel. Ambos tinham um sonho de ter um haras, mesmo eles sendo de famílias pobres.
Eles até haviam feito planos de estarem juntos, mas o destino mostrou a verdade face de Daniel, um rapaz ambicioso que se casou com a filha de um usineiro por causa de dinheiro.

Apesar da desilusão, Raquel correu atrás e foi para São Paulo focar nos seus estudos e lá conhece Aron, um jovem que veio dos EUA, herdeiro de uma grande empresa e que só quer curtição na vida. Com o tempo e imposição de seu pai, Aron começa a criar responsabilidades e observar que depois de conhecer Raquel, a vida de curtição já não fica mais tão interessante.

Um ótimo para quem quer ler um romance bem escrito que traz temas importantes para reflexão, como machismo, preconceito, regionalismo, entre outros.

Ramona 28/03/2022

Ameei
Uma história muito rica, com personagens extremamente complexos, não tenho palavras pra descer o sentimento de alegria que fiquei ao terminar de ler, magnífico!!!

Pam 24/03/2022

Você precisa conhecer essa galopeira..
Raquel, uma destemida galopeira do interior, vê seus sonhos irem por água abaixo, quando de repente sofre uma desilusão amorosa que causa grandes repercussões em sua vida. Como se não fosse suficiente, nossa protagonista ainda enfrenta discussões turbulentas entre seus pais, pela divergência religiosa. E ainda, sua melhor amiga precisa urgentemente de ajuda, pois está envolvida com drog@s.

Mas, mesmo nessa situação complicada, quem disse que Raquel abaixa a cabeça? Ao contrário, encara tudo com garra e resistência, passando por cima de todos obstáculos e nos mostrando a mulher forte que é!

Raquel tem duas paixões que me encantaram: jogar xadrez e cavalgar. O amor dela por ambos, é nítido e nos conquista desde o início. Ela passa os dias dessa maneira, até que devido à um acontecimento impactante, Raquel decide se mudar para a capital de São Paulo.

Nesse contexto, conheceremos Aron, um herdeiro milionário, criado para assumir o comando das empresas do pai, e casar-se com uma moça da mesma classe social. O único problema, é que Aron não quer compromisso sério com ninguém! Bem.. até seu destino se cruzar com o de Raquel.

Primeiramente, se você acha que esse é só mais um romance clichê, não se engane! O livro não é apenas sobre o romance entre os protagonistas. Celina vai muito além disso!

Na narrativa em terceira pessoa, a autora vai nos apresentando parte da rotina de cada personagem secundário, que no desenrolar da história vão compondo o enredo e se entrelaçando uns com os outros. Assim, Celina aborda vários temas relevantes e faz diversas críticas sociais, num livro ambientado nos anos 80, que se torna bastante atrativo.

A autora cita e desenvolve muito bem assuntos de política, machismo, preconceito, intolerância religiosa, drog@s, vícios e muito mais.

Aliás, gostei bastante da forma como ela inseriu os vícios na obra. Nada foi romantizado aqui!

São tantos personagens e tantas questões reflexivas que eu poderia ficar o dia todo aqui, elogiando a construção e desenvolvimento desse livro.

Ademais, finalizo dizendo que é um dos poucos que pretendo reler ainda esse ano! Certamente me proporcionará uma nova experiência reflexiva.

Karini.Couto 08/03/2022

Esse livro vem a calhar para o Dia internacional da mulher, então essa é minha dica de hoje!

Raquel, é nossa protagonista e sofreu uma decepção amorosa, seu namorado de anos simplesmente se casa com outra, e se não bastasse esse baque; o relacionamento dos seus pais não anda lá essas coisas; estão passando por uma crise, e sua melhor amiga está envolvida com drogas.

Seu pai ao brigar com seu ex, vai parar na cadeia e isso desencadeou uma série de outros eventos em sua família, mas Raquel não é qualquer mulher, ela é firme, forte e obstinada. O tipo de mulher que luta pelos seus objetivos e não tem medo de arregaçar as mangas. Mesmo com tudo desabando ao seu redor, ela não pretende ficar lambendo as feridas, como muitas pessoas fariam!

O sonho de Raquel é ter um Haras, ela tem um amor nos animais e no xadrez, o que a torna perspicaz e ao mesmo tempo doce. Mas após alguns eventos em sua cidade, Raquel está firme na ideia de sair do interior rumo a São Paulo para alçar vôos maiores, estudar e conseguir a grana que precisa para ter seu Haras.

Nesse enredo também conheceremos Aron, um cara com a vida feita, terminou os estudos a pouco, sempre curtiu a vida, vivendo intensamente com mulheres e tudo que rapazes fazem nessa fase, mas seu pai decide que já é hora de Aron assumir responsabilidades.. trabalhar, arrumar alguém sério e crescer!

E é nesse contexto que Raquel e Aron irão se encontrar e tudo muda completamente tanto na vida de um quanto de outro.

Quem pensa que é mais um romance bobo, se engana, Celina, trouxe em seu enredo temas relevantes, muitas reflexões e com isso iremos nos deparar com críticas sociais, drogas, preconceito, machismo, sexismo, homens arrogantes e muito mais!

Uma ótima pedida de leitura para todos, inclusive para nós mulheres. Uma leitura fluída, palpável, com personagens críveis e bem construídos!

Vocês gostam de romances com temática reflexivas e protagonista forte? Já leu esse livro?
Ficou com vontade de ler?

Resenha a Dois 06/03/2022

Uma mulher com garra
Raquel, uma mulher galopeira, doce, além do seu tempo e ambiciosa, após uma desilusão amorosa, não se afundou em um abismo de tristezas, mas resolveu seguir em frente, e com isso, teve ainda mais força para ir atrás de seu sonho, o de ter um haras.

Celina aborda diversos temas que agregam um a boa discussão, como a intolerância religiosa, vícios, drogas, preconceito e o preconceito social, que fica evidente nas falas dos pais de Aron, extremamente tóxicos e moralistas. Um livro que se passa em 1987, tempos distantes de nossa atualidade e que eram vistos como normal tantos preconceitos, mas Raquel não se rebaixa.

Aron entra em cena sendo um rapaz paquerador, não era de uma mulher só, quando conhece Raquel, tudo isso muda, essa mulher passa a fazer a vida dele ser diferente, e ele começa a duvidar de seus conceitos, ah, a paixão... seu objetivo passa a ser a esperança de ter seus sentimentos retribuídos.

A persistência de Raquel irá encantar o leitor, ela passará sim por muitas dificuldades, mas os cavalos são seus bens mais preciosos, e para alcançar o sonho, as barreiras se tornam pequenas, e se você ficou curioso para saber como ela alcança o que almeja, terá de ler o livro!

Celina uniu nesse livro uma boa narrativa, ótimas criticas sociais, reflexões, uma história de amor pelos animais, princípios familiares e uma união entre filha e pais incrível. Uma história diferente, uma mulher cheia de força e que nunca usa de maldades para atingir o outro.

site: @resenha.a.dois

Júlia 26/02/2022

Gostei demais do livro.
Nesse livro conhecemos a história da Raquel. A personagem mora no interior e é conhecida como a Galopeira, por conta que suas paixões são os cavalos e o contato com a natureza.

Raquel sofre uma desilusão amorosa, ela namorava a alguns anos e seu namorado termina com ela de uma forma que me deixou chocada.
Eu como leitora já fiquei com raiva do personagem pelas coisas que cometeu.

Gostei bastante da escrita da Autora, é um narrativa de fácil compreensão e fluida.
Mesmo o livro tendo mais de 300 páginas eu li ele super rápido pois não conseguia largar o livro até finalizar a história.

É uma história muito imersiva.
A Autora colocou várias criticas sociais na história, o que achei bem interessante.

A Raquel acaba saindo do interior e indo para São Paulo para mudar sua vida, e nós acompanhamos toda essa trajetória.

Gostei demais do livro.
Fica aqui a minha recomendação. ✨

site: https://www.instagram.com/p/CYw9c5HPP0Y/

Leca 11/02/2022

Amei muito | insta: @papoparaleitor
?Vou escalar o topo da montanha sozinha?

Raquel foi abandona pelo novo Daniel, que a largou para se casar com uma moça rica. Apesar de sentir o gosto da tristeza e da humilhação, Raquel não deixa que esse fato dite sua vida. Ela decide ir estudar em São Paulo, para obter uma vida melhor para si e sua família.

Paralelo a essa história, o leitor também é apresentado a história de um Danto, um grande empresário que acaba se encantando por sua secretária e seu filho Aaron, um rapaz jovem que só quer saber de curtir a vida.

Apesar de mundos completamente oposto, Aaron e Raquel acabam se encontrando e o mundo dos dois vira de cabeça para baixo.

?Jamais subestime os peões eles valem uma rainha? é uma história sobre paixões, vingança, ambição e acima de tudo, sobre política.

A proposta do livro é inovadora, a escrita é fluida. É um livro para se divertir, mas também para questionar e pensar. Esse é meu segundo livro da autora, e posso dizer que ela merece muito reconhecido, pois as duas obras lidas dela são incríveis e importantes.

Ka Ladybook 28/01/2022

Um romance muito real e gostoso de ler!
Um romance muito real e gostoso de ler!

Raquel está passando por um momento muito turbulento em sua vida. Seu namorado, há anos, apareceu casado com outra, sem lhe dar a mínima satisfação. Mas está na cara que ele casou com a menina por interesse. Além disso, o ex provocou o pai de Raquel e isso o levou à prisão. Após esse episódio, os pais de Raquel enfrentam muitos desentendimentos em casa. Como se não bastasse isso, sua melhor amiga também está agindo por interesse e fazendo tudo o que seus amigos riquinhos lhe dizem para fazer. E isso inclui se afundar nas drogas.
Do outro lado da história, conhecemos Aron, um riquinho "galinha". Ele está voltando dos Estados Unidos agora, após seus estudos de MBA, e seu pai quer que ele tome jeito na vida. Depois de nunca se preocupar com nada na vida e gandaiar muito, está na hora de arranjar um emprego e alguém para sossegar.
Após de tantas turbulências, Raquel toma uma decisão drástica. Ela vai se mudar para a cidade de São Paulo para dar início ao seu sonho, juntar dinheiro para poder fazer faculdade e depois ter o seu próprio haras.
Lá, as vidas de Raquel e Aron vão se cruzar. Ela vai se libertar das mágoas do passado e ele vai aprender a amar.

Eu adorei esse livro! A escrita da autora é super fluida e gostosa de ler e os capítulos são curtos, o que facilita a leitura. Eu estava saindo de uma sequência de leituras pesadas, então esse romance foi muito bem vindo.

O que eu mais gostei do livro foi o quanto os personagens e as situações são identificáveis na nossa realidade. Em vários momentos me peguei pensando na leitura "olha só, o Aron parece fulano" ou "nossa, é assim mesmo, eu já passei por isso". E eu não sei vocês, mas quando o livro é assim, ele mexe comigo. Faz reviver situações e refletir.

Ainda sobre os personagens, temos uma protagonista doce e, ao mesmo tempo, forte. Raquel não precisa de ninguém para ditar o seu caminho, ela sabe para onde quer ir. Ela é uma força da natureza a se admirar.
Gostei de todos os outros personagens também, com exceção dos homens que eram arrogantes e não respeitavam as mulheres. Mas eles foram necessários para a trama.

Se você gosta de romances contemporâneos ou está precisando sair de uma ressaca literária, eu recomendo muito esse livro. Romance não é o meu gênero preferido, mas ele com certeza me conquistou!

site: https://www.instagram.com/p/CZaXRQkra0a/

Terapia em Livro 22/01/2022

Um livro cativante e que vale a pena conhecer
Jamais subestime os peões | @celinamoraesescritora

Raquel é uma jovem corajosa, sonhadora, inteligente e louca por cavalos e jogos de xadrez. Ela namora Daniel com quem tem muitos sonhos e planos, contudo de uma hora para outra, o rapaz decide se casar com uma jovem rica e a deixa de coração partido. Sentido que precisa recomeçar a vida, Raquel decide ir para São Paulo. Além disso, ela vive sonhando com a mesma coisa.

Do outro lado da história, temos Aron, o herdeiro de uma grande empresa. Ele não quer saber de relacionamentos, apenas de curtir o momento e ser feliz. Contudo, quando os caminhos dele se cruzam com os de Raquel tudo muda.

Ela tem medo de sofrer outra vez. Ele pela primeira vez na vida está apaixonado. Duas pessoas de mundos diferentes, mas que juntas decidem embarcar nessa loucura maravilhosa chamada amor.

Opinião:

Temos aqui um livro repleto de personagens marcantes e bem construídos. Além disso, a história é bem elaborada e envolvente, o que torna impossível parar a leitura antes do fim.

O livro não é focado no romance, mas sim nas escolhas que fazemos em nossas vidas. Sem falar que ele aborda assuntos importantes como, drogas, ganância, o poder do dinheiro e entre outros, de forma leve, porém de maneira intensa. Além de trazer diversas reflexões sobre a vida.

Paralelo a história da Raquel, temos também personagens secundários que fazem toda a diferença e deixam a trama ainda mais rica. O livro é narrado em terceira pessoa e pelo ponto de vista de vários personagens.

Enfim, um livro repleto de histórias e acontecimentos e que realmente me cativou. Vale a pena ler, eu amei!

Marrenta_literaria 08/01/2022

Jamais subestime os peões
Jamais subestime os peões | @celinamoraesescritora | 4?

".. Posso viver com o coração alienado, mais a cabeça alienada jamais."

A história se passa em 1987, onde conhecemos Raquel, uma linda moça de olhos azuis, filha de Gamaliel que era conhecido por todos como o domador de cavalos selvagens, Raquel vem de uma família humilde do interior mas que tem valores que dinheiro nenhum no mundo compra.

Raquel acaba de passar por uma desilusão amorosa, seu namorado e futuro noivo Daniel a trocou por outra, tudo por interesse, visto que sua esposa é muito rica e herdeira de fazendas de Açúcar, ele nem sequer comunicou o término com a Raquel.

Em paralelo a história de Raquel também vamos conhecer Mirela, uma jovem que almeja um futuro de riqueza, ela juntamente com sua amiga Francis dividem um quarto em um pensionato para moças, ela acaba de arrumar um emprego que vai ajudar a concluir sua faculdade de direito, mas quando conhece Danton seu chefe, ela vê uma oportunidade mais fácil de alcançar seu objetivo mas nada sai como esperado.

?A protagonista desse romance é Raquel, Mas eu senti que o livro não tem um foco principal nos protagonistas, toda a história é voltada para as mulheres que trilham caminhos diferentes mas todos com o mesmo objetivo, serem felizes e realizarem seus sonhos, o livro passa um sentimento de sororidade.

?Eu passei muita raiva com os personagens masculinos desse livro, só homem escroto, em contrapartida me diverti demais com as meninas e aprendi com elas também.

?É uma leitura leve, fluida, que passa uma linda mensagem, a escrita da autora é maravilhosa e o livro em si está perfeito, super indico.

@Livrosecanela 23/12/2021

Ótimo
Olá, meus amores! Hoje vou levar vocês para 1987 na cidade de Otinga. Simbora?

Raquel é conhecida na cidade como Galopeira, a moça linda e super simpática, namorava um belo rapaz, o Daniel, juntos planejavam um futuro bem sucedido e farto.

Até que um dia, o Daniel largou a Raquel, pois ele já estava de noivado marcado com outra mulher, isso tudo, para conseguir ser rico, a jovem Raquel ficou arrasada com isso, claro né?!

Depois desse "rompimento" Raquel desacreditou no amor, passou a ter raiva do Daniel, e decidiu que não entregaria mais o seu coração para ninguém.

A moça sempre passava o seu tempo jogando xadrez, e papeando com a sua amiga Dalila, que só pensa em ficar rica, sair de Otinga e engravidar de um ricaço para sair logo da pobreza, um estilo de pensamento totalmente diferente da nossa Raquel, que sonha em estudar e correr atrás da sua própria mudança.

Logo, vemos Dalila se afundando com as má companhias e usando drogas, ela odiava os sermões da Galopeira, que cansada de tudo, decidiu ir pra São Paulo tentar um novo rumo para o seu destino.

Já em São Paulo, Raquel está sempre em busca de um emprego, e passa por situações horríveis, ela acaba indo morar em um pensionato junto com a Frances e Mirela, que são outras personagens super importantes pra história.

Até que um dia, Raquel conhece o futuro amor da sua vida, o Aron, um cara rico e mulherengo. Mas será que esse amor vai florescer bem?

A escrita desse livro é super bacana, vemos assuntos sérios sendo abordados de forma leve porém de maneira intensa. Queria mais da história de Raquel e Aron, que é o cara que vai conquistar a nossa Galopeira.

Acontece várias coisas nesse livro, principalmente entre Mirela e o Pai do Aron, na vida da Dalila, e os pais da Raquel. Esse livro é repleto de histórias e acontecimentos bem detalhados de cada um dos personagens, eu amei!

Alinne Morais @sistersbookaholic 22/12/2021

Meu livro favorito da autora!
Depois de passar por uma desilusão amorosa, que resulta na prisão injusta de seu pai, Raquel muda. Revoltada com as injustiças do lugar onde mora, a garota decide ir para São Paulo. A garota então tranca o seu coração para o amor, só que ela não imaginava que conheceria alguém capaz de quebrar todas as barreiras do seu coração. Aron é um namorador e não quer saber de compromisso, mas depois que conhece a garota dos olhos de azul safira seu mundo muda.

♟“Enquanto a gente respirar, há esperança, e se há esperança, lutaremos até o último suspiro.” Pág 229

Fui mais uma vez cativada pela escrita da autora, Jamais subestime os peões: Eles valem uma rainha, foi uma leitura que me conquistou logo nas primeiras páginas.

A Raquel, mais conhecida como galopeira, é uma personagem que de cara me cativou, ela é sincera, com uma personalidade forte e que não abaixava a cabeça para ninguém. A garota adorava as coisas simples da vida, como a natureza e jogar xadrez. Ambiciosa, ela sempre almejava uma vida melhor para si e para os seus pais.

Aron é o típico conquistador e que sempre deixava claro para as garotas com quem saia que ele não queria um relacionamento sério. Foi divertido ver ele tentando conquistar a destemida Raquel (confesso que queria mais páginas dos dois juntos). 😍

Algo que gosto na escrita da Celina é que ela sempre dá destaque aos personagens secundários, fazendo que eles sejam essenciais para o desenvolvimento da trama.

O livro aborda temas importantes como drogas, intolerância religiosa, preconceitos social e racial. O livro se passa nos anos 80, e notamos o quanto a autora teve o cuidado em sua escrita, trazendo acontecimentos e abordando assuntos que aconteceram naquela época.

Esse com certeza se tornou o meu livro favorito da autora até agora. O livro traz uma mensagem positiva sobre correr atrás dos nossos sonhos, uma leitura instigante e que deixa o leitor ávido para saber o que vai acontecer na próxima página.
Leitura recomendada!

site: https://www.instagram.com/p/CWtsTrPL2T-/