null

null null

Resenhas - Fogaréu

Totta 20/04/2022

Narrativa incrível
Terminei a história e precisei de um tempo pra processar ela. Eu, de fato, esperava outro final. A história é complexa e nos causa inúmeros sentimentos, de ojeriza a piedade. Odiamos os personagens e às vezes sentimos pena. A narrativa da autora, a forma como os personagens foram apresentados, nos faz querer descobrir o desfecho de cada um deles. Recomendo muito a leitura, mas tem que ter estômago e atenção aos gatilhos. Recomendo a leitura

Tathi (@Doidosporserieselivros) 10/09/2021

Olá queridos amigos leitores! Venho até vocês hoje para falar da minha última leitura, o brutal e perturbador Fogaréu, lançamento da autora @elizaeedgar , concorrente ao prêmio Kindle desse ano.

?? ? Não há inocente, indiferente ou culpado. É ensaio de gente padecendo por ter sido parida, acusada por respirar no mundo.?

Adelaide e Abel são gêmeos com destinos sofridos, com uma rotina de extrema violência contra sua mãe e abusos físicos e sexuais contra eles, os dois crescem acreditando ter apenas um ao outro como consolo.
Quando as coisas se tornam pesadas demais para suportar, eles acabam evoluindo sua relação para algo mais profundo se envolvendo em uma relação incestuosa que agravará ainda mais as desgraças em suas vidas.

?? ? Sempre serei pior do que dizem as línguas, inclusive essa tua maldita.?

Alternando passado e presente a autora nos apresenta fatos da vida dos gêmeos que colaboraram para os grandes danos psicológicos que ambos sofreram durante a vida, desde as mutilações sofridas pela mãe nas mãos de Ernesto, até o sonho de se isolarem do mundo e viver sua relação proibida.

Fogaréu não é uma leitura para todos, pois traz diversos gatilhos e cenas das quais é necessário ter estômago forte para não abandonar a leitura.

Porém, mais do que o choque apenas, a trama nos traz questionamentos sobre moral, sobre crescer sem nenhum parâmetro de normalidade e como acontecimentos insanos podem destruir a pessoa mais serena.

Fogaréu é um relato cruel e real sobre a maldade humana sem limites, explícita e sem máscaras .

Este e outros livros da autora estão disponíveis em formato digital pela Amazon e Kindle Unlimited.

#fogareu #elizaedgar #chuvaliteraria #crueldadehumana

Vanessa Sueroz 30/11/2021

Vamos conhecer os gêmeos Adelaide e Abel desde sua infância sofrida até sua vida cheia de distúrbios e reviravoltas.

Os irmãos passam por muitos momentos complicados durante a vida, começando dentro de casa com os país. Uma mãe doente e um pai abusivo já formam o cenário que vai se perpetuar ao longo da leitura. Escolhas erradas e caminhos não tão certos vão trazer ainda mais sofrimentos para os dois.

Uma ótima leitura. Um livro com uma leitura bem pesada, onde você tem que parar e pensar no assunto ou digerir o conteúdo antes de seguir. O livro também esta cheio de gatilhos e não é recomendado para pessoas mais sensíveis.

A cruel realidade de muitas pessoas será exposta sem máscaras.

Zimmerer 22/03/2022

Perturbador
Um livro bem chocante, é realmente perturbadora essa história que a autora trouxe, principalmente por ser tão real!
É preciso deixar avisado que o livro é cheio de gatilhos e situações pra quem tem o estômago forte.
A escrita da Eliza é maravilhosa e a imersão no texto acontece o tempo todo, vc repudia e sente pena dos personagens ao mesmo tempo. Quer q eles tenham alívio e que chorem sangue, uma sensação difícil de descrever..... É como disse no início, perturbador!

Adriana781 27/08/2022

Instintos
Confesso que foi uma das leituras mais difíceis até hoje, me tirando completamente da minha zona de conforto.
O livro aborda temas bem complexos e com gatilhos fortes. Um livro que nos faz refletir acerca dos instintos humanos, e o que a vivência em uma família marcada com a violência pode ativar e delinear o caráter das pessoas.
Cada dia nos deparamos com notícias de feminicídios, onde os filhos das vítimas vêem o ato, como uma criança vai crescer com isso no consciente?
Isso nos faz pensar em várias situações que acontecem a nossa volta e que parece nem abalar.
Um livro bem escrito e que nos gera curiosidades para descobrir o destino de cada personagem.
O livro nos traz os personagens Adelaide e Abelardo Omote, irmãos gêmeos que cresceram com um pai violento e abusador.
Já no início nos deparamos com um verdadeiro filme de terror, onde Ernesto mutila sua esposa Dolores, e os gêmeos ouvem tudo e ainda tem que socorrer a mãe desse terrível acontecimento.
Acontecimento esse que já prepara o leitor para cenas piores que virão no decorrer de cada capítulo.
A autora nos insere na trama com destreza, pois as cenas muito bem descritas, que visualizamos tudo em nossa mente com os mínimos detalhes.
Venho lhe deixar um convite a conhecer a escrita da autora.
Um livro que lhe deixará impactado e mesmo depois de dias ele ainda habitará em seu consciente.
Já lhe adianto que o livro possui muitos gatilhos e se você é sensível não leia.

Farrel 23/01/2022

Achei Fogaréu uma obra bem contada, bem estruturada. A “dança” temporal ficou bem compassada, a narrativa é profunda, no sentido de nos mostrar o interior dos personagens e nas reflexões que me proporcionou.

Acompanhar como Abel e Adelaide vão crescendo e como as condições de seu mundo os molda é um passo para compreender como monstruosidades são construídas e como quase toda tragédia humana é anunciada. Me lembrou Os miseráveis, de Vitor Hugo. Quer dizer, a miséria não só material está presente

Anie G. Mars 16/02/2022

Intenso e para quem tem estômago forte!
Fogaréu é um livro diferente de todos os que já li. É pesado. Denso. Cruel. Não é para qualquer pessoa. Contém gatilhos diversos e, definitivamente, feito para fazer questionar a maldade e injustiça do mundo.

Apesar de todo o peso que ele carrega, ele tem um enredo que prende. Uma premissa de que é impossível abandoná-lo até saber o fim que terá os gêmeos ruivos. E, quando finalmente chegamos ao final dessa jornada de tormenta, o livro ainda continua pairando os pensamentos.

Jadiael.Viana 20/03/2022

Inquietante
Uma história que eu tive a honra de conhecer ainda durante o processo de escrita. Com uma linguagem única, os livros da Eliza Edgar já nascem clássicos. Longe de um conto de fadas, com juras de amor eterno e aqueles finais felizes que nos arrancam os mais profundos suspiros, a trama de Fogaréu desnuda a alma do ser humano em toda a sua crueza.
Habitantes de um mundo marcado pela crueldade e o barbarismo — o nosso mundo — os personagens principiam o enredo como telas em branco. No violento pincelar de suas naturezas, aos poucos, eles vão se transformando em criaturas asquerosas; receptáculos da mágoa, do ódio e do rancor.
Ao vê-los passar das mãos do Ernesto para o açoite igualmente impiedoso da vida, eu, muito culpado, me senti na obrigação de torcer pelo amor incestuoso dos gêmeos Adelaide e Abelardo, pois foi a única luz que se atreveu a brilhar no meio desse universo de trevas, destruição e caos. De qualquer forma, o alívio durou pouco, pois o destino aqui não sorrir para nem um dos personagens.
Em suma, praticamente um resumo do resumo, aquele apanhado bem básico, é um livro inquietante, de natureza perturbadora. A cada virar de página, a história vai testar todos os limites da sua resistência emocional, espiritual e psicológica, reduzindo teus nervos de aço a meros frangalhos. Logo, se você não tem estômago pra isso, pelo amor de Deus, não leia. Eu estou traumatizado.

Stela75 01/04/2022

Leia sem julgamentos!
Uma história de realidade nua e crua, para ler sem julgamentos e explorar o pior e o melhor do ser humano. Abel e Adelaide foram criados de forma cruel, para não dizer desumana, e desenvolveram um amor incestuoso, acreditando que são os únicos que podem salvar um ao outro.
Ambos os personagens são complexos e tomam suas decisões dentro do que assimilaram como certo. Fogaréu mostra um mundo perverso e o quanto a vida pode destruir o ser o humano em uma luta pelo poder e a suposta honra.

site: http://www.instagram.com/stephaniecarolineescreve

Adriana.Jungbluth 28/04/2022

Impactante
Esse livro foi meu primeiro contato com a escrita da autora e me deixou totalmente apaixonada. Eliza usa as palavras com maestria! A narrativa é densa e riquíssima em detalhes. Não dá para ler em uma sentada só, é preciso digerir os acontecimentos, e é impossível não voltar a ele. A trama aborda temas pesados, mas de uma forma única que nos faz refletir sobre a natureza humana, a violência no âmbito familiar entre outros temas polêmicos. Um livro fabuloso. Uma escritora fenomenal!

Priscila Marcia 15/05/2022

Surpreendente! Intrigante! Um soco no estômago!
Fogaréu de Eliza Edgar
Para inicio de uma conversa, bem franca, Fogaréu é uma leitura critica, carregada de conceitos empíricos e vivenciadas no dia a dia de uma família nada comum; principalmente, referindo-se ao conceito do que é amoral ou não. A trama inicia-se com os irmãos gêmeos, Abelardo e Adelaide em uma vivência sem os carinhos dos pais, largados a própria sorte. O livro em questão põe a discutir os instintos e tormentos, assim como os abusos de todos os gêneros imagináveis pela mente doentia de um pai. Então vemos o quanto que a criação pode definir o caráter de um ser humano. É uma leitura forte, com gatilhos diversos, portanto, quem não tem estômago para cenas fortes, terríveis, aconselho a não ler. Já quem gosta deste tipo de leitura, vai a fundo, ficará preso às linhas escritas até a última palavra da história. Eliza Edgar soube e muito bem articular os fatos, dando ênfase ao desenvolvimento da personalidade de cada um dos personagens, suas histórias e os fatos que os levaram a um comportamento de certo modo, bizarro. É uma leitura que por seu conteúdo e pela maestria da escritora em escrevê-lo, daria um ótimo filme. Eu certamente, assistiria.
Parabéns, Eliza Edgar!

site: https://www.amazon.com.br/Fogar%C3%A9u-Eliza-Edgar-ebook/dp/B09FQF3ZNJ/

Eduardo.Reghim 11/06/2022

Para poucos:
Para poucos, digo isso por que são poucos os autores que conseguem escrever uma obra tão impactante, reflexiva e bem construída, como é, Fogaréu.
Minhas reverências a autora, mas é bom avisar, se for ler, e recomendo que o faça, prepare seu espirito antes, a história é forte, visceral e pode lhe abalar em algumas passagens, pois apesar de ser ficção, contém muita realidade.

Iza 03/07/2022

Puro suco da maldade humana
Precisa de estômago para ler! As vezes, foi necessário parar no meio da leitura, para conseguir retoma-la depois, de tão visceral que é....
Um caso de incesto, entre um casal de irmãos (gêmeos), que acreditam que somente o amor entre eles podem livra-los da realidade cruel em que vivem e salvar suas vidas. Mas até onde eles são capazes de ir, em nome desse amor?

Flor do Mandakaru 14/05/2022

Impactante e talvez chocante
Um livro pra ata ler sem pressa, com o coração aberto e ciente de que a vida não é só conto de fadas. Chocante, repulsivo, atraente, cheio de mazelas e apreensões.