A letra encarnada

A letra encarnada Nathaniel Hawthorne

Resenhas - A letra encarnada

Thiago662 26/09/2021

A força está toda nas mulheres: Hester e Pearl. Algumas passagens são massantes, talvez pela escrita do século XIX. O cenário é a sombria Salém puritana, aquela da caça as bruxas. Aliás, Hawthorne é descendente direto de um dos principais juízes - aquele que nunca se arrependeu ou se desculpou. Um carma e tanto.

De repente, por isso as mulheres retratadas na obra sejam tão potentes, corajosas. Não há ação, há reflexão sobre os atos passados, sobre os caminhos escolhidos. Hester luta contra o preconceito, contra a fraqueza do amado.

"Sê verdadeiro! Sê verdadeiro! Mostra livremente ao mundo, se não o pior que há em ti, pelo menos qualquer coisa de onde o pior se possa concluir!".

Math 𤠠30/07/2022

Na vitrine das mulheres mais forte da literatura
Hester Prynne certamente tá entre as mulheres mais forte da literatura mundial. Entrei fundo na história e na vida de Hester, seu sofrimento e julgamentos que sofreu. O mais incrível disso é ser uma mulher dos anos 1800 em plena Salém. O autor, mesmo que homem, conseguiu descrever bem ela, sua filha e esse romance. Leiam.

Raquel 25/08/2022

Gostei da história? Gostei!
Foi fácil? Não foi!
Aparentemente abandonada pelo marido, Hester comete adultério e é condenada a usar a letra A bordada em suas vestimentas.
Ela viaja para o novo mundo, fica aguardando o marido, dois anos se passam, ele não aparece e ela se apaixona. Dessa paixão nasce a Pearl e as duas vivem, de certa forma, isoladas do resto dos ?puritanos?
No momento de seu julgamento ela reconhece o rosto do seu marido, que havia acabado de chegar ao vilarejo.
Este por sua vez, muda seu nome para não ser reconhecido como seu marido e vai se transformando em um figura estranha. O gozado é que ele quer se vingar do pai da Pearl, e por falar neste, que bunda mole, covarde!

@otiobacca 17/07/2023

A Letra Escarlate é um romance que questiona os valores morais e sociais de uma época marcada pelo fanatismo religioso e pela intolerância. Hawthorne cria personagens complexos e humanos, que sofrem as consequências das suas escolhas e das suas paixões.

O romance é narrado por um autor fictício, que afirma ter encontrado um manuscrito antigo sobre a história de Hester na alfândega de Salem. Essa introdução serve para dar credibilidade à narrativa e para estabelecer uma conexão entre o passado puritano e o presente americano.

A protagonista do romance é Hester Prynne, uma jovem casada que chega à colônia de Massachusetts antes do marido, que supostamente morreu no mar. Ela se envolve com um homem misterioso e engravida dele. Como punição, ela é obrigada a usar um “A” escarlate no peito, que simboliza o seu crime de adultério. Ela também é exposta ao escárnio público no pelourinho, onde se recusa a revelar o nome do pai da criança.

Souza.Barbosa 12/07/2023

O grande engano!!
Se verdadeiro, Se verdadeiro!!!
Não há nada mais triste que as pessoas que julgam os outros e se escondem atrás da religião.
Todos pecam sem exceção.
A bíblia diz aquele que diz que na peça já está pecando.
Este livro e simplesmente maravilhoso e muito atual para nossa época.
Pequena Pearl eu a amei!!!

Joao.Gabriel 30/09/2021

Finalmente acabei!
Bom, a tradução é do Fernando Pessoa, então é de português de portugal. Não tenho do reclamar, mas se fosse em pt/br seria melhor ainda né ?
A escrita do Hawthorne, por vezes, é cansativa. Não tiro a apreciação do livro por isto! Continua sendo ótimo.
A narrativa é extensa, e tem poucos diálogos mesmo.
O Hawthorne tem sempre a humanidade como tema, então ele sabe muito bem falar de sentimentos. Culpa, remorso, pecado, hipocrisia: típicos sempre abordados.

Livinha 27/03/2024

Repetindo o de sempre: leiam clássicos entendendo o contexto histórico. No século XVII, Salem era conhecida por ser uma cidade que havia sido colonizada pelos puritanistas ingleses, que, inclusive, eram calvinistas (pessoas que acreditavam que, desde a criação do mundo, cada individuo já havia sido definido por Deus se seria salvo ou condenado). Salem fora palco de muitas mulheres sendo queimadas vivas em praça pública por ?bruxaria?. O autor descobriu que, dentre esses ingleses que queimaram mulheres, sua família também havia feito parte, e por isso ele colocou esse W no sobrenome (seu sobrenome real se chama Hathorne). O autor o fez para se separar da ?fama? da família. Agora vamos ao enredo: em 1640, Hester Prynne fora publicamente humilhada, tendo que ficar por horas em cima de um púlpito, por ser adúltera. Hester era uma mulher casada, mas, sem conseguir entrar em contato com seu marido por 2 anos, teve um relacionamento extraconjungal. A prova deste adultério está em Pearl, sua filha de 3 meses. Muitas mulheres pedem sua morte, mas a ?justiça? da época coloca como punição que a protagonista tenha um ?A? (de adúltera) bordado em seu peito, para que carregue até o fim de sua vida. É uma obra belíssima, que fala sobre condenação, justiça e no quanto a religião pode influenciar nos preceitos e aspectos sociais de uma comunidade (pois também temos aqui um reverendo que também lida com seus pecados açoitando a si mesmo todas as noites). Qualquer coisa seria spoiler, então se deleitem com um livro não muito fácil - ou talvez essa tradução de Fernando Pessoa tenha deixado a leitura mais difícil - mas muito genial. É um livro sensacional e o primeiro grande clássico dos Estados Unidos. Vale MUITO a pena.

Natali 05/08/2022

A Letra Encarnada
O livro é lindo, com acabamento perfeito!! É uma versão bilingue! O início do livro é lento porque conta a história do trabalho na Alfândega e descreve minunciosamente como são as instalações, as pessoas que lá trabalham, etc, mas que nos traz a introdução da história a ser contada. è sobre uma mulher que comete adultério e se vê obrigada a usar uma letra A na sua roupa,,,a história é bem escrita, não deixa ponta solta. é um ótimo livro!!!

Jéssica 11/07/2023

Abnegação
Nossa o que falar desse livro!! Lindamente escrito,que por vezes se torna de leitura difícil. Mas vale cada minuto.
Como me apeguei a Hester,sofri com ela,um exemplo de abnegação,bondade,usou do seu pecado para elevar a sua alma,sempre de cabeça erguida,apesar dos olhares de repulsa e indignação dos puritanos,mas que sua caridade,bondade e paciência conseguiu até mesmo o respeito dos mesmos que a excluíram.
A história tem toda uma aura de mistério,que ficamos até após a leitura sem saber se tinha algo de sobrenatural.
A filha de Hester,uma menina tão esperta e inteligência,parece que conseguia ler a alma da pessoas, e por isso e pelo pecado de foi consebida era tida muitas vezes como bruxa,filha do demônio.
Amei!! O que estragou a experiência foi a introdução do autor,nossa desnecessária,aconselho que pule ela.

KelenDZ 05/03/2024

História muito boa, que se passa numa época cuja sociedade puritana era muito repressora.
Amor, adultério, culpa, rejeição, vingança e maternidade são abordados no decorrer da história.
O final me marcou bastante.

Carol Jusvi 12/05/2022

Antes de qualquer comentário, preciso dizer que não achei o livro enrolado em nenhum momento, como alguns outros comentários apontam, então, como em todo livro, é uma experiência bem particular.
A história em si me prendeu desde o início, adorei o estilo narrativo de Hawthorne. Em certos momentos me surpreendi positivamente com algumas passagens, considerando que a obra foi escrita por um homem, no ano de 1850.
A obra revela muito das primeiras sociedades dos Estados Unidos, o puritanismo e as consequências aos hereges. O autor é sutil e de forma elegante vai entregando as pistas ao leitor.

Marina.Menegazzi 11/02/2023

Superou as expectativas
Livro muito bom, a história de Hester com a pequena Pearl é um tanto quanto intrigante, o mistério por trás da Letra Encarnada prende a atenção até as últimas páginas.

Conseguimos ver a marca que as nossas escolhas causam, que levamos conosco até o fim de nossas vidas.