Este não é o seu lar

Este não é o seu lar Natasha Brown

Resenhas - Este não é o seu lar

Victor Hugo 09/12/2023

Conceitual demais. Não chega nem perto de ser disruptivo, é mais pra confuso e esquisito. Não valeu a pena

Vickie 13/08/2023

Confuso e profundo ao mesmo tempo
Algumas partes do livro são confusas, a maneira como ela escreve e desenvolve a história é diferente de outros livros que já li.

Mas é nas entrelinhas que conseguimos captar tudo que ela tem a dizer :)

Em alguns momentos os fatos que ela descreve parecem confusos e aleatórios, mas de alguma maneira se encaixam (ou não) ao roteiro daquele momento.

É isso :)

Marcia 09/06/2023

Minhas impressões sobre o livro
Racismo, preconceitos, machismo, diferença social, falso liberalismo e a luta por conseguir seu lugar e seu valor reconhecido. Estes sao alguns pontos abordados nesse livro incrível.
Livro: "Este não é o seu lar" da escritora inglesa Natasha Brown.
O livro vai nos contar sobre uma jovem mulher negra britânica , de 32 anos que estudou e trabalhou muito. Ela trabalha no mercado financeiro e recebe uma promoção porém não tem reconhecimento por tudo que ela batalhou e se esforçou para conseguir.

"Reconhecimento por seu desempenho ou pretensa diversidade?"

Nem mesmo sua amiga se mostra coerente.
A escritora não menciona o nome da narradora, vamos do começo ao fim sem saber o nome dela porem conheceremos sua vida, seus pensamentos, medos, reflexões...
Esse foi um livro diferente para mim, pois tem uma narrativa meio fragmentada, mas depois peguei o jeito e a leitura fluiu.
Uma história incrível e emocionante. Durante a leitura a protagonista vai ter uma descoberta que mudará muito seus pensamentos e junto com ela vamos rever e pensar o que nos importa e o porque fazemos/aceitamos coisas e situações que não queremos.
Livro curto e intenso. Super recomendo a leitura.
Valeu!!! Fiquei fã da escritora

uu 09/04/2023

Gostei muito desse livro fiquei um pouco confuso mas a leitura foi boa. um livro que tá me fazendo pensar bastante!

Rafael1878 02/04/2023

"seja a melhor.trabalhe mais, com mais inteligência.supere todas as expectativas.mas também seja invisível, imperceptível. não deixe ninguém desconfortável.não seja incoveniente. exista apenas no negativo, no espaço ao redor. não se insira na narrativa principal. passe despercebida. transforme-se no ar. abra os olhos.?

a leitura é um pouco cansativa, demorei pra conseguir compreender o contexto.

Andreia410 29/03/2023

Difícil
Uma leitura incomum. Fala de racismo, classes sociais, preconceitos. Entretanto numa narrativa desconexa, com personagens sem nomes, como se fossem recortes de muitos fatos.
Talvez eu não estivesse pronta para esse tipo de leitura. Mas não desisti.

Álan 31/12/2022

Gera a medida perfeita de incômodo.
Bem, não é um livro escrito de forma tão convencional: a autora usou um estilo meio "fragmentado" de discurso, o que eu particularmente acho que contribuiu muito pra proposta do livro.
É também uma daquelas ficções completamente realistas, que pode (e infelizmente deve) bem ser o retrato da experiência de vida de muitas pessoas.

É outra leitura minha que vem como denúncia; que pega quem lê pelos ombros e chacoalha, estapeia a pessoa até a visão romantizada de mundo que ela tinha, naquele assunto, ser arrancada dela à força.

Em alguns detalhes pontuais, inclusive, esse livro me lembrou de Querida Konbini, o que obviamente foi algo ótimo.

Acho que todo homem e toda pessoa branca estaria fazendo um uso de tempo muito bom com essa leitura, por ela conseguir ser tão forte enquanto também tão curta, e com linguagem tão simples?
Assim como seria ótimo pra qualquer outra pessoa; mas acredito que esses dois grupos são os que mais precisam ler esse tipo de coisa.

Isadora Silva 28/09/2022

A história permanece mesmo após acabar
Talvez esse livro seja daqueles que demandam duas ou três leituras.

A personagem narradora desse livro não é nomeada, mas é uma mulher negra britânica sem nome, funcionária do mercado financeiro. Após receber uma promoção e fazer uma descoberta sobre sua saúde nossa protagonista precisa tomar uma importante decisão.

Esse livro me deixou extremamente angustiada porque por vezes me sentia e me reconhecia no lugar da protagonista, as dúvidas, o medo, o pensamento acelerado e a sensação de se encaixar no próprio território.

A narrativa pode parecer simple, mas é de uma profundidade absurda. Um livro para fazer quantas leituras forem necessárias

Mariana 09/09/2022

demorei pra me organizar nessa leitura, pra entender. uma escrita bem diferente, com muita profundidade e sem maiores explicações. com assuntos bem pertinentes para o dia 08/09

Renata 24/07/2022

⭐⭐⭐⭐
Que livro! Que pequeno grande livro! Quanto mais penso sobre o que acabei de ler, mais aspectos interessantes consigo vislumbrar.
Este não é o seu lar é o livro de estreia de Natasha Brown, uma autora inglesa, originalmente formada em matemática, e que consegue sintetizar em seu texto temas como racismo, sexismo, dívida histórica dos países colonialistas, a manipulação da história e a tentativa de criar narrativas. E apesar do registro como ficção, nós nos deparamos com reflexões de temas muito concretos como o tokenismo e a solidão e estereotipização da pessoa negra, o ressentimento das pessoas brancas, a manutenção dos privilégios de uma classe que continua se beneficiando indefinidamente dos frutos do imperialismo, da escravidão e do racismo.
Discordo totalmente de uma expressão divulgada a propósito do livro, que diz que ele trata das "micro agressões" cotidianas da vida de uma mulher negra. Entendo que ao obrigar um sujeito a assentar sua vida em uma sociedade que te desumaniza, te persegue e objetifica, não podemos utilizar o termo "micro", não há nada de pequeno nestas ações que perpetradas continuamente contra um indivíduo pode mesmo levá-lo à decisão que a narradora da história chega.
A perspectiva do texto é a de uma mulher negra, inglesa, de ascendência jamaicana, que a despeito de todas as dificuldades que todos conhecemos, consegue fazer "tudo certo" e ascender. Ascender socialmente? Não necessariamente. Aqui vemos uma diferenciação interessante, por que ela acaba de ser promovida no banco em que trabalha, ganha muito dinheiro com seu trabalho, mas nada disso é suficiente para de fato a integrar socialmente, para que seja considerada de fato pertencente àquela sociedade. É interessante notar que isso deve ser muito mais nítido na sociedade inglesa, com seu fetiche por suas tradições, reis e princesas, a oposição entre um indivíduo que ascende socialmente e aqueles a quem tudo esteve dado desde sempre, aquele dinheiro velho repassado geração após geração.
Esta mulher, que não recebe nome na história, o que convenhamos é sintomático, visto que se o nome próprio é aquilo que individualiza o sujeito, a negação de um nome é justamente o retrato de sua objetificação. Enfim, esta mulher, negra, bem sucedida profissionalmente, quando a conhecemos ela está atravessando um grande viés em sua vida, que é a descoberta de uma doença grave. Ainda que passando por um turbilhão, ela continua sua marcha, assim como foi ensinada desde sempre, cabeça baixa e seguindo em frente. Assim lida com a relação com o namorado, branco, e sua família, lida com o assédio no trabalho e com a toxicidade do mundo como um todo, mas este novo viés acaba se conformando em um dispositivo de liberdade, ainda que essencialmente trágico.
Se em algum momento de sua vida você esteve em lugares em que se perguntou "o que eu estou fazendo aqui?", você sabe do que este livro está falando.

Gio 09/03/2022

Uma ótima reflexão sobre temas muito relevantes, machismo, racismo, relações amorosas entre raças diferentes, porém por ser uma história curta eu não consegui me relacionar a ponto de ser um livro uau proveitoso.

carolmc_ 12/01/2022

Racismo ?velado?
História de uma inglesa de nascimento, de origem africana, que enfrenta todo tipo de preconceito, especialmente os ?velados? (que na real acabam sendo bem explícitos), lhe dando uma eterna sensação de não pertencimento.

Hari-Nama 03/01/2022

Janeiro: O único livro escrito por um autor
Livro: Este não é o seu lar
Autor: Natasha Brown
Páginas: 136

Livro curto para ler em um dia, porém a forma como é escrito é meio diferente com frases curtas e situações emaranhadas. Descreve os sentimentos, pensamentos, escolhas e reflexões sobre a vida pessoal e profissional de uma mulher negra que é promovida no trabalho.

#desafioliterárioskoob2022

Sinopse: A narradora de Este não é o seu lar é uma mulher negra britânica, não nomeada que trabalha no mercado financeiro e acabou de receber uma promoção. Reconhecimento por seu desempenho ou pretensa diversidade?

Ela está se preparando para a comemoração do aniversário de casamento dos pais do namorado ? branco ?, que ocorrerá na casa de campo da família, no interior da Inglaterra. Lá, ela irá conhecer o restante dos amigos e parentes do parceiro, adentrando, assim, ainda mais a sociedade de classe média inglesa.

Em meio a novidades à primeira vista empolgantes, nossa narradora descobre algo que pode mudar sua vida ? ou simplesmente acabar com ela. É hora de tomar uma decisão.

-----
"É um chamado silencioso e comedido à revolução. É um livro sobre tudo o que já mudou e o que ainda precisa mudar nos âmbitos social, histórico, político e individual. É curto, mas seu impacto é imenso: acho que é o tipo de livro que será um divisor de águas entre um antes e um depois. [...] Tenho grandes esperanças de que sua leitura não marque apenas um momento de mudança, mas que também torne essa mudança possível." - Ali Smith, The Guardian

"Em apenas 136 páginas, Natasha Brown entrega um livro explosivo. Este não é o seu lar é extraordinário, cada palavra tem seu peso e cada detalhe é minucioso [...] Natasha domina a linguagem como uma arma e consolida-se com uma elegância devastadora." - The Times

"A prosa refinada, a estrutura ousada e a elegância discreta de Natasha Brown são totalmente cativantes. Ela é uma nova escritora extraordinária." - Bernardine Evaristo, vencedora do Booker Prize e autora de Garota, mulher, outras

"A estreia de Natasha Brown é um romance certeiro sobre as histórias que construímos para nós e para os outros... É uma leitura envolvente que você não conseguirá largar." - The Independent

"Sua nova obsessão literária. O olhar inflamado da romancista estreante Natasha Brown sobre a elite britânica proclama o surgimento de um talento brilhante. Sua prosa é afiada e empunhada como uma faca certeira... Este não é o seu lar é sutil e elegante demais para satisfazer nosso anseio por resoluções rápidas." - Vogue

Malu Batista 26/12/2021

muito bom, mas a escrita atrapalha um pouco da leitura
Peguei pra ler esse livro em uma tarde chuvosa, já que era pequeno acreditei que seria rápido. A leitura me cansou bastante, não saber a ambientação, o período, a iniciação dos diálogos me incomodou muito.

O enredo é ótimo, vale a pena a leitura.

Sté.Souza 13/10/2021

Leitura digna de muitas reflexões
Achei a escrita da autora muito boa, fluida e li numa sentada.
Recomendo demais.