Fidelidade das araras

Fidelidade das araras Adilson Zambaldi

Resenhas - Fidelidade das araras

fernandaugusta 09/05/2022

Fidelidade das Araras - @sabe.aquele.livro
Adilson Zambaldi entrega 21 contos em "Fidelidade das Araras" - que só pelo título já me chamou muita atenção. Em escritos curtos e concisos temos a descrição das mais diversificadas situações do cotidiano, desde pequenos diálogos até acontecimentos dos mais prosaicos. Da conversa no encontro a dois de "Retalhos de Irene" até o desabamento de um prédio em "Chama no zapzap".

Particularmente, gosto muito de me sentir a observadora casual de uma cena, e aqui temos narrativas que nos arrebatam pelo seu caráter descritivo vivo e nítido. Isso me chamou a atenção em "Menina do mar", "Você lê?" e "Gaivotas", que me prenderam muito pela facilidade de fechar os olhos e me inserir na praia, no ônibus e no rio.

Situações insólitas também se fazem presente nos contos de Zambaldi. Um dos que mais gostei neste aspecto foi "Às Moscas", em que acompanhamos um acumulador compulsivo flatulento que tenta voltar à vida normal, com alguns percalços. "Fidelidade das Araras" também se desenvolve a partir de percalços e memórias muito bem descritas.

O tom melancólico se destacou em "Gastou-se", "Sonho Arrastado", "Enfeites" e um dos meus preferidos: "Agosto" - em que temos como entremeio da narrativa a oração à Santo Expedito.

Um livro de pequenas riquezas, assim como deve ser a vida. O autor nos mostra que de tudo podemos construir memórias, conceitos e recordações. Transita maravilhosamente em pílulas de praia, ônibus, bar, casa e rua. Aguça nossa curiosidade com finais surpreendentes ou parágrafos lânguidos. Aqui muito me agradou que nem sempre o personagem foi o centro, mas sim a situação, o acontecimento, a impressão. Uma leitura cativante e muito agradável, não esquecendo de mencionar o lindo trabalho de capa e o capricho visual e de gramatura interna impecável da Editora Reformatório.
Recomendadíssimo.

@admiravel_leitura 04/04/2022

Uma coletânea que fala sobre a inconstância da vida
Em “Fidelidade das Araras”, o leitor é brindado com crônicas, contos e textos cotidianos que abordam a inconstância da vida; nem sempre se está no topo, assim como nem sempre se está no fundo.

São escritos que evidenciam a mudança, tanto aquela que pode ocorrer dentro de nós, como a que ocorre a nossa volta. Transformações que, muitas das vezes, estão fora de nosso alcance.

Aqui, os textos falam sobre fins e recomeços, abordando a empatia como um alicerce para fazer de nós, seres humanos, pessoas melhores.

Crônicas que exploram a vida como ela é, evidenciando a fragilidade humana e a forma como é possível se reerguer mesmo que pareça impossível. Textos que apresentam histórias que são de todos nós.

Porque, com certeza, já vimos algum desses relatos em algum lugar.

site: https://admiravelleitura.wordpress.com/