Agora veja então

Agora veja então Jamaica Kincaid

Resenhas - Agora veja então

Biblioteca Álvaro Guerra 08/08/2023

Desde a fúria do fim, passando pelo passado sublime e pelo futuro sórdido, Jamaica Kincaid nos brinda com uma história inesquecível sobre separação, mas também sobre o que significa continuar lutando. Uma análise ferina sobre as diversas maneiras como o transcorrer dos anos afeta um casamento. Os personagens, em confronto, se desesperam em situações cotidianas, suas mentes tentando entender linearmente uma realidade que aqui, de fato, não é linear. Escrevendo no passado, no presente e no futuro, Kincaid faz da passagem do tempo sua principal ferramenta narrativa.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788556521316

Mathias 15/11/2021

?? Agora veja então ??
? Livro lido em parceria com a @editora_alfaguara
???????
Em Agora veja então, conhecemos o casal Sweet e seus dois filhos.
????
Primeiro, a Sra. Sweet é uma encantadora mulher que chegou na América em um barco cargueiro vindo da África cheio de bananas. Ela ama seu marido demasiadamente.
???
O Sr. Sweet é seu marido. Ele a acolheu gentilmente desde sua chegada. Entretanto, ele sente repulsa pela Sra. Sweet e detesta tudo relacionado a ela.
???
Cansado de sua Sra., o Sr. Sweet procura prazeres fora de casa. Além disso, ele está cansado do amor que ela tem para com Herácletes, seu filho.
??
Herácletes é o mais novo, e é odiado pelo seu pai. O Sr. Sweet tem um ódio tão grande de seu filho, que gostaria de vê-lo morto.
Perséfone é a primogênita e a mais amada pelo Sr. Sweet. Desde seu nascimento já era amada por ele e a Sra. Sweet.
???????
Morando na antiga da casa da Shirley Jackson, os Sweet são uma família bem peculiar. E conseguem esconder bem o fato de o pai está traindo a Sra. Sweet, por não ama-la.
???????
Até porque, dependendo dele, ele viveria muito bem somente com Perséfone, sua doce e amada filha.
? Experiência de leitura: amei por demais a leitura de Agora veja então. Uma História incrível, muito bem escrita e estruturada da melhor forma possível.
Uma coisa que me surpreendeu muito foi a escrita da autora.
Além disso, eu fiquei apaixonado em cada personagem. Acho que cada um estava em seu devido lugar.
Agora veja então mostra a vida dos quatro, então você conhece bem todos eles. Mas o destaque vai para a Sra. Sweet que do início ao fim se mostrou uma mulher negra guerreira e forte!
Recomendo muito a leitura! Um livro curto e de leitura fluida.
?????
#agoravejaentão
#jamaicakincaid #editoraalfaguara #parceirocia21 #resenhasdomathias #resenha #livros #familia #ler

Isadora Silva 08/06/2023

Surpreendente e poderoso
Agora veja então entrou na minha lista de desejos há pouco tempo, um livro encontrado por acidente e que me surpreendeu de muitas formas. O livro conta com uma premissa simples: uma tradicional família que é abalada pela separação.

Os Sweets são o que se pode pensar de uma família perfeita, mas no fundo são nocivos e perigosos, a história é contada através dos fluxos de consciência de quatro personagens e ao longo da história o leitor vai encaixando as peças e tirando conclusões. A Sra. Sweet me cativou muito e é impossível não sentir dó dessa mulher que fazia tanto pela família e foi duramente rejeitada, sem contar as humilhações e xingamentos do marido, que é um homem tosco.

A escrita do livro é poderosa, mas os fluxos de consciência me deixaram perdida em muitos momentos, principalmente no início do livro, mas apesar disso é uma história que permanece no leitor por sua maestria.

dieipi 14/07/2022

escrita poderosíssima
tudo o que você costumava subjugar, aquela pessoa ou coisa ou evento, se perde para você na morte, e nenhum memorial, nenhum in memoriam, nenhum monumento erigido em sua homenagem pode anular o fato de que na morte você é impotente para a ação, você não está mais no então e no agora, você não é mais nada e só existe à merçê da vontade das outras pessoas e só existe se elas desejaram que você exista (...)

e será agora mais uma vez, pois o agora é contínuo e nunca cessa, o agora é implacável, inacessível a tudo o que é conhecido, e até desconhecido, inacessível a tudo o que se pode agarrar e segurar firme a tudo o que se pode agarrar e segurar firme (...) agora, agora, agora, o que representa a vida em si, o que representa a vida em si, derrota você e te transforma num lixo, algo descartado, pego pelo vento em uma rua vazia, a esmo, a esmo.

Nina Souza 11/03/2024

Um livro exaustivo [12/193 países - Antígua e Barbuda]
Os Sweets são doces no sobrenome e na aparência, mas de família perfeita só o título vazio – e o leitor é convidado a vivenciar as angústias e as dores profundas que existem para manter uma imagem que se baseiam, como sempre, em jogos de poder, brutalidade e fluxos de consciência.

A narrativa não linear mostra como uma família tradicional acaba sendo abalada pela separação – desde o sublime do passado, passando por todos os momentos de fúria do presente que passam a construir, lentamente, um futuro sórdido mediante aos confrontos, a realidade e ao preenchimento de lacuna dos personagens para o leitor conseguir tirar as próprias conclusões sobre a trama.

A linguagem é simples, crua e ferina, proporcionando uma análise sobre como as ações cotidianas, o (des)interesse e o desgaste afeta não só o casamento em si, mas os sentimentos e a percepção do outro. É um livro intrigante, mas extremamente cansativo.

Infelizmente foi um livro que não funcionou para mim em sua totalidade, a narrativa me desgastou tanto que não consegui aproveitar a leitura quanto gostaria. Os personagens acabaram ora não me cativando e ora me irritando pela forma que se permitiam ser subjugados, mas, apesar disso, toda a estrutura da trama e a dinâmica fizeram com que a leitura fosse possível.

site: instagram.com/cartografialiteraria

Marilia Verdussen 24/06/2023

Ótimo. E muito difícil.
A escrita é em fluxo de consciência, e por isso muito cansativo. A história é muito legal, os personagens são curiosos, interessantes, dá muita vontade de saber mais deles. As temáticas são importantes e bem desenvolvidas: intensamente quando necessário, ou veladamente para ser estigante. Mas é pra quem curte fluxo de consciência, o que não é meu caso. Foi muito massante pra mim.