Livre

Livre Henrique German

Resenhas - Livre

Douglas | @estacaoimaginaria 28/09/2021

Ótima estreia de Henrique na poesia
Em seu primeiro livro de poemas, Henrique German presenteia o leitor com dezenas de poemas, descritos por ele mesmo como sem amarras, desprendidos. E é de fato isso que ele entrega, contando diversas histórias, de personagens com ou sem nome, descrevendo cenas que são nossa rotina.

O primeiro poema “Bicho solto” é exemplo disso, funcionando como uma apresentação, de sua poesia, seus versos, de si mesmo – enquanto escritor, ser humano. É um poema que convida o leitor a se aventurar no restante do livro. E é fácil aceitar esse convite, quando ele é feito de forma tão persuasiva.

São poemas que não precisam ter rimas, mas a estrutura é de uma poesia bem escrita – pelo menos para mim, que pouco entendo do gênero. Alguns contos são mais diretos, claros, enquanto outros parecem ter um significado mais profundo e são mais complexos. Alguns contam histórias, outros são mais filosóficos, por assim dizer.

Um ponto comum entre vários contos é a morte. Não sei se é puro acaso ou intencional. Mas me surpreendi a morte aparecendo tantas vezes, ainda que os poemas não tenham conexão. Enfim, outros poemas que destaco: “De papel”, “Capoeira” e “Café com pão”.

Aliás, tem um, em especial, que me parece ser um dos pontos fortes de German. No poema “Baratas”, o autor me faz pensar que ele poderia facilmente escrever um thriller, com toques de humor. É um texto agonizante, divertido, assustador. Não é exagero meu, gente, é sério.

Por fim, devo destacar o trabalho surpreendente da Páginas Editora no cuidado ao projeto gráfico, que é bonito e ousado. Falo de fonte, papel, ilustrações, diagramação. É um convite extra para lermos esses poemas, ao passo que dá vida à poesia de German. Falo da Ilustração de Felipe Tognoli, da edição e revisão de Cláudia Rezende, e da capa, projeto gráfico e diagramação de Letícia Garcia.

Enfim, “Livre” é uma poesia ousada e que, junto ao projeto gráfico, surpreende. Um viva à poesia brasileira/mineira de Henrique German.

site: https://estacaoimaginaria.com/locomotiva-literaria/resenha-livre-henrique-german/