Sonetos de amor e sacanagem

Sonetos de amor e sacanagem Gregório Duvivier

Resenhas - Sonetos de amor e sacanagem

Mi Aragão 11/01/2024

Em todas as suas palavras transparece sua identidade única: sensatez, personalidade marcante, um senso de humor cativante e um pensamento político alinhado com a nossa realidade.

TalesVR 08/01/2024

Guia de imersão
Para aproveitar a leitura sugiro que:

Coloque meias nos pés, selecione a playlist com Los Hermanos, acenda um incenso e se possível pratique Yoga ao lado de uma planta antes de começar. É preciso vibrar na energia de p#u meia bomba que o Gregorio Duvivier imprime nos seus escritos, inclusive é algo que gosto muito pois pelo visto ele se diverte. Eu também me diverti rindo de mim mesmo através dos sonetos. É aquela coisa do: falou pensando em só um e acabou atingindo o Brasil inteiro.

Paola 08/01/2024

Engraçado
Foi uma leitura bem divertida. Aquele tipo de leitura leve e rápida pra se ter entre outros livros. Só uns 25% dos sonetos que não vi muita graça (provavelmente porque minha inteligência não conseguiu acompanhar as referências ?)

Julie.Braghetto 22/09/2023

Viciada em Gregório
Essa foi minha primeira leitura de Gregório Duvivier (e talvez meu quarto ou quinto livro de poemas, gênero pelo qual quero explorar mais), e o que posso dizer é que ele conseguiu me fazer gargalhar e me emocionar com poucas páginas de diferenças.

Agora já comprei outros 3 livros dele. Estou viciada em Gregório e não quero me libertar deste vício.

Amanda2451 11/08/2023

Rom-com
Leitura leve, rápida e divertida. Gregório se sai melhor nas crônicas, acredito, mas supreendeu positivamente falando sobre amor e desejo em forma de poemas.

Teu 11/05/2023

Divertido e espirituoso
Alguns são bons, alguns são ridículos, alguns são tocantes, outros são hilários, tem uns que nem sentido fazem, e outros são pura métrica, vale a pena.

Victória 01/02/2023

Me fez sorrir o tempo todo, achei engraçado e divertido.

Foi o segundo livro do desafio de fevereiro: 28 livros em 28 dias.

Caroline 17/01/2023

Dose certa ?
Mais profundo do que você pensaria pelo título? Simplificando temas complexos, alguns sonetos arrancam gargalhadas e outros, risos nervosos. Sarcasmo, ironia e deboche? na dose certa! O olhar irreverente, crítico e descompromissado de Gregório com a atualidade surpreende e é de uma originalidade bem-vinda! Além disso, a edição da Companhia das Letras é caprichosa até na escolha do papel! Uma boa forma de começar o ano! Mas não reflita muito! Para não perder a graça? hahahaha

Jéssica 10/11/2022

Meu soneto favorito foi o ?Soneto do Esquecimento? por motivos óbvios. Não há como esquecer querendo esquecer. Do livro como um todo eu queria mais humor.

Beatriz.Vilar 19/10/2022

Sonetos de amor e sacanagem
Soneto distraído

Não acredito em deus nem em gnomos mas num amor total sem meios-termos. Nunca entendi direito o que nós fomos mas isso não nos impediu de sermos.

O amor não precisa de mil tomos ou contratos enormes para lermos. Não definimos bem o que nós somos mas isso não nos impediu de sermos.

Fui feliz muitas vezes nessa vida, todas elas fui pego de surpresa. A alegria é sempre distraída.

Felicidade nunca é com certeza. Por não saber quando é que te veria, quis te ver nessa vida todo dia.

Sarah 03/06/2022

livro bem rapidinho com sonetos muito engraçados. vale a pena quando a gente quer passar o tempo com um livro menos denso

Nádia C. 19/01/2022

Não é pra ser levado a sério, e que bom!
Nunca tinha rido com um livro de poemas, mas esse me tirou algumas risadas. Porque eu sou besta demais pra rir.

Faluz 01/01/2022

SONETOS DE AMOR E SACANAGEM. - Gregorio Duvivier
Encantadoras as palavras rimadas nesses sonetos de autoria do Gregorio.
"O Gregório é ,isto de liceu francês com Lapa,
Nele sobra humor, amor, baixaria e lábia.
Como pode um menino ser assim tão desbocado?
Se você leitor, anda triste com o agora,
Leia esses poemas sem demora
e verá que a vida tem soluçãomesmo com as notícias da televisão."
Fernanda Torres.
Karine.Godoy 02/01/2022minha estante
Também comprei e gostei. Meu soneto favorito acabou sendo mesmo aquele declamado pelo Fagundes.

Faluz 02/01/2022minha estante
Qual foi Karine?
Gostei muito do Soneto da filha pequena.

Soneto da filha pequena

Acordei transformado num sultão.
A princesa,miçangas em sua testa,
dava aos gatos,seus tigres,uma festa.
Um cetro de vassoura emsua mão.

Seu vestido arrastava pelo chão..
Com os livros ergueu uma floresta.
Escondida enxergava pela fresta
a poltrona vertida em alçapão.

Da casa sem crianças tenho dó.
Nenhum dos móveis sequer sonhará
Em ter seus afazeres subvertidos.

A pá só servirá pra pôr o pó.
A vassoura somente varrerá. As cortinas jamais serão vestidos.

Gregório Duvivier

Karine.Godoy 10/01/2022minha estante
É muito lindo este também.
O meu favorito foi o soneto do desarrependimento.
Vou te encaminhar o vídeo do Fagundes no insta ?

Luiz.Felipe 31/12/2021

Ah, o amor ? te dirão ? é coisa séria!/ mas, depois de brincar de gato e rato,/ quem brincou já não quer pagar o pato/ e do amor só herdamos a bactéria.? Nos 48 sonetos reunidos aqui, Gregorio Duvivier visita uma ampla galeria de assuntos. Descreve a angústia e o tédio da adolescência. Comenta o noticiário, a política, o Brasil e a pandemia. Analisa a língua portuguesa, os modismos importados na Faria Lima, a pecha de preguiçoso do carioca, as manias lusitanas e os cacoetes franceses.
Há dois temas, no entanto, que se sobressaem em meio a tantos outros: o amor e o sexo, que aparecem sempre acompanhados de boas doses de niilismo, paranoia, obsessão e autoironia. São flertes que não chegam a se concretizar, ou que até se concretizam, mas não terminam exatamente como o esperado. No fim das contas, parece que o prazer, quando vem, sempre traz a reboque um inexplicável medo de morrer.

Joelma.Valverde 28/12/2021

Bem contemporâneo
Acredito que eu esperava mais mas há alguns sonetos muito bons, outros um pouco sem graça. Ponto algo é que tudo é bem atual e citando o Rio de Janeiro.