O jeito de ser Magalu

O jeito de ser Magalu César Souza

Resenhas - O jeito de ser Magalu

Vivi 24/09/2021

O cliente em primeiro lugar!
Gosto de livros de empreendedorismo e é sempre bom ver os resultados que deram certo, principalmente aqui no Brasil. Muita coisa do que foi falado aqui eu já havia tido conhecimento em outros livros, vídeos, palestras etc. Mas, o interessante nesse livro é que tem conteúdo extra que podemos acessar através de QR codes. O autor retrata a cultura da clientividade®, onde o foco principal é sempre o cliente. Vale muito conhecer os processos, lideranças, estratégias de empresas que estão crescendo cada vez mais.

Vitor Hugo 02/02/2022

Magalu merecia um livro melhor...
Que o Magazine Luiza é um fenômeno no varejo brasileiro, isso nós sabemos. Talvez você não saiba como o negócio fundado em 1957, na cidade de Franca-SP, conseguiu ganhar espaço na mente e no coração de milhares de brasileiros. É isso que o livro tenta apresentar.
Dividido em cinco capítulos, contendo cada um deles, uma lição sobre o crescimento da Magalu, o autor apresenta os principais motivos que fizeram da empresa um enorme sucesso.
As cinco lições são:
📍Sucessão exemplar;
📍Cliente no centro de tudo;
📍Paixão pelas pessoas e equipes;
📍Tecnologia humanizada pelo “FiGital”;
📍Senso de propósito: negócios e cidadania.
Ao apresentar os pontos cruciais para o bom desenvolvimento do negócio, o leitor pode imaginar: “são pontos importantes e lotados de grandes ensinamentos”. Bom, era o que eu esperava. Na realidade, fiquei frustrado com o pouco aprofundamento dado nas lições. Aliás, achei um livro parcial, cujo objetivo não é transmitir de forma clara e precisa aos empreendedores, o crescimento da empresa e, como outros negócios podem se beneficiar dessas informações. Pelo contrário, o livro é basicamente um “panfleto comercial” da Magalu.
O desenvolvimento do livro é falho, tendo apenas 124 páginas de leitura, os capítulos não receberam devida atenção, não houve um aprofundamento no estudo de caso da empresa. Não estou tirando os méritos da empresa de varejo, mas, ficou nítido uma grande propaganda em formato de livro. Depoimentos de funcionários/ex-funcionários, citações de palestras, premiações recebidas, apenas um manuscrito para elevar o ego de alguns envolvidos no negócio.
“Se o livro não agradou, qual o motivo de ter dado três estrelas?”. Apesar das críticas, é útil para reflexão aos novos empreendedores, trazendo inspiração para implementar uma boa cultura organizacional, além de ser uma leitura de fácil fluidez, você conhecerá a linha cronológica do Magazine Luiza.
Deixo como recomendação o livro “O Sistema Amazon” de Ram Charan e Julia Yang (com resenha no feed), ali sim, você terá um profundo estudo de caso de um negócio varejista/digital.

site: https://www.instagram.com/1porsemana/
Malaquias1 02/02/2022minha estante
Por que você leu o livro da Magalu???

Lindenberg 25/11/2021

Derrapa e não sai do lugar?
O autor repete muito os mesmos assuntos no livro, deixando-o cansativo e nada empolgante. O conteúdo parece mais um panfleto de auto promoção da empresa, não tem nada relevante para quem quer saber da história da empresa ou da fundadora Luiza Trajano, vários textos são recortes de palestras ou entrevistas da fundadora, que só servem para encher linguiça e acrescentar mais folhas em um livro que poderia ter 10 paginas. ?

iara 05/07/2022

Sobre o Magalu, mas sem profundidade
Fala sobre como o cliente é o centro de tudo, integração entre mundo físico e digital e importância da cultura da empresa. Nada que não poderia ser buscado rapidamente no google sobre o Magalu